sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Maria da Luz Guebuza indisponível para ser candidata a Presidente de Moçambique

 

Primeira-dama moçambicana nunca pensou, sequer, em suceder ao marido


Publicado: 13h44m, 22 Nov. 2012 | Actualizado: 14h19m, 22 Nov. 2012
Maria de Luz Guebuza asseverou esta quinta-feira, em Vila Nova de Gaia, que não está disponível para ser candidata ao lugar de Presidente da República de Moçambique. Questionada pelos jornalistas sobre se estaria disponível para se candidatar nas próximas eleições presidenciais em 2014, seguindo-se ao marido, reeleito para um segundo mandato em outubro de 2009, Maria da Luz respondeu, com um imediato "não", seguido de risos e gargalhadas. "Não... não, nem nunca me passou pela minha cabeça isso", reiterou.

A Primeira-dama moçambicana está numa "visita de amizade" a Portugal até sexta-feira, tendo já participado esta semana num seminário internacional na cidade do Porto denominado "Doença Oncológica e HIV na Pediatria: duas realidades sem fronteira". "Esta visita é uma visita de amizade entre os nossos povos", explicou, à margem de uma visita ao edifício da Presidência de Vila Nova de Gaia às Caves Taylor's.

Maria da Luz declarou que foi convidada pela Fundação Intur (criada na Guiné-Bissau com delegação na cidade do Porto), para participar na conferência sobre o cancro nas crianças e o HIV (SIDA). "Nesta nossa participação nesta conferência então tivemos a oportunidade de visitar Vila Nova de Gaia e fomos muito bem acolhidos e a amizade entre o povo moçambicano e o povo português foi mais estreitado e continuará a ser estreitado cada vez mais", acrescentou.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia - Luís Filipe Menezes, declarou, por seu turno, que era "uma grande honra" receber a Primeira-dama de Moçambique, referindo que "Moçambique está a ser um caso de sucesso numa África em desenvolvimento", designadamente na sua "afirmação do ponto de vista político e económico". "É patente que têm sido dados passos magníficos em frente e que merecem o elogio e a credibilização internacional e daí decorre o desenvolvimento económico e o interesse do mundo por aquilo que se passa em Moçambique", referiu.

Maria da Luz Guebuza visita esta quinta-feira a Reserva Natural Local Estuário do Douro, a Orla Marítima, o Parque Biológico de Gaia, terminando na sexta-feira a visita ao norte de Portugal na cidade de Famalicão.


Sem comentários: