terça-feira, 6 de novembro de 2012

Greve de fome de reclusos não muda posição do Governo


O Governo não vai dar o braço a torcer face à greve de fome protagonizada pelos reclusos transferidos das celas do Comando da Cidade da Polícia da República de Moçambique (PRM) para a Cadeia de Máxima Segurança, vulgo BO.
Os motivos da greve, segundo a ministra da justiça, Benvinda Levi, que falava minutos depois da reunião de Conselho de Ministros, estão relacionados com os altos sistemas de segurança montados naquela prisão para evitar fugas dos reclusos. Ela deu a entender que aqueles cadastrados não queriam se sujeitar às medidas locais de segurança. E como gesto de pressionar, decidiram fazer greve de fome, desde a passada sexta-feira.
“As medidas de segurança foram redobradas. Este facto preocupa os prisioneiros que queriam ter mais liberdade. Não vamos mudar o cenário e certamente eles vão desistir da greve”, disse.
Para a governante, a corporação já tomou algumas medidas no sentido de continuar a garantir alimentação para este grupo.
“Não vamos nos tornar reféns dos reclusos. Eles que se adaptem às novas condições de segurança. Tomamos todas as medidas em termos de alimentação e não vai lhes faltar alimento”, referiu.

CIDADÃ DETIDA NA TAILÂNDIA

Quanto à situação da cidadã moçambicana detida na Tailândia por tráfico de drogas, a ministra disse que existem quadros do seu ministério que se encontram naquele país a trabalharem no assunto.
“Temos quadros na Tailândia a tratarem directamente do assunto da cidadã, de modo a providenciarem assistência jurídica à Mónica Novela em todas fases do processo”, garantiu, acrescentando que se trata de trabalho técnico e não político.

Sem comentários: