sábado, 3 de novembro de 2012

Explosivos são argumento na grande política

 


2.11.2012, 16:00
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
Lech Kaczynski Polônia presidente explosivo acidente aéreo
RIA Novosti

O redator-chefe do periódico polaco Rzeczpospolita, Tomasz Wróblewski, abandonou o posto após ter sido publicado um artigo onde se dizia que, no meio de escombros do avião presidencial caído nos arredores de Smolensk, haviam sido encontrados sinais de explosivos.


A hipótese terá sido afastada pelo Ministério Público da Polônia, enquanto que a publicação causou grande polêmica e múltiplas repercussões na opinião pública do país.
O trágico acidente ocorrido há dois anos ao avião do presidente Lech Kaczynski parece não deixar em sossego algumas pessoas. Claro que tais catástrofes não são frequentes, mas se mantêm na memória por muito tempo. A queda do Tu-154 com o dirigente máximo polaco a bordo, passou a ser uma moeda de troco num jogo político duvidoso. O líder da oposição, Jaroslaw Kaczynski, irmão do presidente morto na sequência do acidente, lançou veementes críticas ao governo, tendo-o acusado de "embuste colossal" e insistido em demissão imediata do Gabinete de Ministros.
Segundo reagiu o primeiro-ministro, Donald Tusk, "é inadmissível que o líder da oposição, baseando-se em especulações postas a circular na imprensa, faça tais revelações", tanto mais que na noite do mesmo dia o jornal divulgou um desmentido. Todavia, o mecanismo provocatório está lançado, a sociedade fica consternada e os procuradores polacos dirigem queixas à parte russa. Depois, os peritos polacos apontaram a necessidade de voltar a inspecionar o avião na zona do desastre. Um novo exame dos fragmentos, como era de esperar, não deu resultados esperados.
No entanto, a situação não mudou para melhor, tendo sido escolhido um cenário desfavorável, considera Edmund Klich, membro da comissão de investigação da tragédia.
"Acho horrível esta situação e nem posso imaginar como é que uma catástrofe aérea de tal porte pode ter provocado a confrontação e tais ânimos agressivos na sociedade polaca. É um assunto puramente político. Como sou perito em matéria de aeronáutica, este "espaço" não é meu. Enquanto isso, o país está à beira de cisão, tendo agora pouca importância a atividade de novas comissões de inquérito: 36% dos polacos acreditam em atentado premeditado e apenas 4% confiam em resultados da investigação oficial."
A oposição tem declinado quaisquer dados objetivos que não se enquadrem na sua versão de atentado cometido contra o presidente Lech Kaczynski. Mas o jogo se realiza no plano emocional, o que carece de lógica. Por isso, o irmão do ex-presidente não poupa epítetos, criticando o governo que, segundo alega, "há já 30 meses que esconde a verdade sobre um crime hediondo". É assim que ele qualifica a trágica coincidência de circunstâncias que levou à queda do avião polaco nas cercanias da cidade russa de Smolensk. Com isso, a oposição não se cansa de ressaltar que o acidente se deu sob o pano de fundo da aguda confrontação política entre Tusk e Kaczynski.
No afã de tirar desforra, a oposição comete falhas e erros crassos, sendo o artigo em causa precário também do ponto de vista técnico, opina a respeito Yuri Solozobov, diretor da seção de projetos internacionais junto do Instituto da Estratégia Nacional, contatado pela emissora Voz da Rússia.
"A substância explosiva que foi supostamente identificada nos destroços é muito estranha. A nitroglicerina que explode mediante um toque ligeiro, para não falar de turbulências típicas durante o voo, e o TNT foram descobertos muito tempo após a meticulosa investigação levada a cabo por especialistas de ambos os países. A hipótese sobre o atentado bombista vem a lume na altura em que as relações russo-polacas tendem a normalizar-se."
Todavia, seria prematuro pôr um ponto final nessa história. Serão necessários seis meses para a Procuradoria Militar polaca poder esclarecer se o explosivo foi ou não foi colocado no avião presidencial. Talvez as suas conclusões lancem luz sobre o acontecido e mudem a mentalidade dos autores da teoria da conspiração. Ao menos, por algum tempo.

Sem comentários: