terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleições EUA 2012 [MINUTO A MINUTO]

 

6 de Novembro, 2012por David Dinis, em Washington, Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro, em Lisboa
Barack Obama ou Mitt Romney? Siga as presidenciais norte-americanas em directo.
Votos eleitorais apurados até ao momento:

Atribuídos a ObamaAtribuídos a RomneyPor atribuirNecessários para vencer
333502270


Artigo em actualização permanente. Recarregue a página no seu browser ou pressione a tecla F5.
00h46 Nuno Escobar de Lima A enchente já lá vai na festa da embaixada dos EUA no Hard Rock Café. O fecho das urnas no Ohio deu o mote para a debandada, mesmo entre os norte-americanos, que a julgar pela sondagem interna devem ir aliviados após as primeiras projecções para aquele estado.

00h44 @daviddinis Front Page Bar, em Duppond Circle, DC. Cheio. Democratas em maioria. Todas as tvs, em cada sala, ligadas na CNN. Forget Fox, forget MSNBC.

00h42 É importante colocar em contexto a vantagem actual de Mitt Romney. Os primeiros estados a cair no cesto do republicano encontram-se tradicionalmente à direita e contam com um número relativamente reduzido de votos que permite um apuramento célere dos resultados. Mas valem pouco no Colégio Eleitoral. Verdadeiramente importante nas próximas horas será o resultado na Virgínia, no Ohio e na Florida.
00h41 Mitt Romney vence na Carolina do Sul, prevê a CNN. 9 votos eleitorais.
00h37 Nuno Escobar de Lima No piso de baixo do Hard Rock Café, uma maioria norte-americana mostra-se mais atenta, principalmente ao que se diz sobre o Ohio. Ribeiro e Castro está nesse grupo.
00h36 Nuno Escobar de Lima A CNN já mostra gente nas ruas de Chicago, confiante que festejará a vitória de Obama. Mas está a anos de luz da enchente de 2008.

00h34 @daviddinis Ohio, polls. Obama à frente três pontos. No bar há gritos de festejo.

00h33 Sondagem à boca da urna: Empate na Carolina do Norte (49/49), ligeira vantagem para Obama no Ohio (51/48) (CNN)
00h30 Romney vence na Virgínia Ocidental (5). Too close to call na Carolina do Norte e no Ohio (projecção CNN)
00h25 NBC prevê vitória para Romney no Indiana. São mais 11 votos para o republicano no Colégio Eleitoral.
00h23 @PedroAlvesGuerr Pouco mais que 700 votos separavam Obama de Romney depois de contados 450.000 na Florida. Vai ser uma noite longa.

00h19 Nuno Escobar de Lima A festa no Hard Rock Café continua indiferente às primeiras projecções, talvez devido à previsível incapacidade das sondagens em antecipar vencedores em estados-chave como a Virgínia.

00h12 Nuno Escobar de Lima No Hard Rock Cafe de Lisboa, os convidados do embaixador norte-americano Allan Katz dão uma larga maioria ao Presidente: apenas 25 votos para Romney entre mais de 150 participações.

00h10 @daviddinis Parece que há uma festa preparada para a vitória de Obama, aqui em DC. Custa 20 dólares! Não sei se o Romney é mais caro ou mais barato.

00h07 Uma olhada no mapa eleitoral do Google pode sugerir que o Indiana está prestes a cair no cesto de Romney, há que contar com centros urbanos tendencialmente pró-democratas como Gary (uma das cidades mais negras dos EUA) e Indianápolis.
00h01 @daviddinis Virgínia, exit pools. CNN não faz previsão. Too close to call

00h00 Obama vence no Vermont (3 votos eleitorais), Romney vence no Kentucky (8 votos). Projecção CNN.
23h50: Dez minutos para o fecho das urnas em Delaware, Washington DC, Florida, Geórgia, Kentucky, Vermont, Virgínia, Indiana e Carolina do Sul. E dez minutos para as primeiras projecções.
23h46: @PedroAlvesGuerr: Porque o humor tem um lugar especial na política norte-americana, o comediante negro Chris Rock apela ao voto do eleitorado branco em Obama porque... Obama é afinal mais branco que Romney. Dúvidas? Este vídeo apresenta alguns argumentos de peso.
22h35: O Google disponibiliza um mapa interactivo com o apuramento dos resultados em tempo real.

22h25: @daviddinis: O responsável pelas eleições no Ohio disse à CNN esperar ter resultados à meia noite de hoje. Cinco da manhã em Lisboa. Hora a reter.

22h20: Obama é o candidato favorito dos fãs da página do SOL no Facebook. A esta hora, uma pequena sondagem soma 277 votos no democrata e apenas 23 em Romney. E há 11 pessoas que votariam num terceiro candidato. Pode continuar a responder à pergunta aqui.
22h14: @PedroAlvesGuerr: Quando votar é um caso de vida ou morte. Para além do idoso que 'ressuscitou' em Detroit, há o caso de uma grávida que entrou em trabalho de parto na assembleia de voto.
23h11: @daviddinis: Parece que o Obama teve um apoio especial (CNN, SOL)
23h09: Outros dados da sondagem da CNN: as mães preferem Obama a Romney, os pais votam no republicano e há uma divisão ideológica muito marcada entre o campo republicano e a cidade democrata.
23h05: Números pouco significativos e ainda menos surpreendentes começam a surgir em condados rurais no 'red state' republicano do Kentucky: vantagem clara para Romney. Daqui a 55 minutos vamos ter uma noção mais exacta das primeiras tendências quando fecharem as urnas no Delaware, Washington DC, parte da Florida, Carolina do Sul, Virgínia, Vermont, Geórgia e no resto do Kentucky e do Indiana.
23h00: Encerram as primeiras urnas em alguns condados do Indiana e do Kentucky. Resultados parciais em breve.
22h57: @PedroAlvesGuerr 62% dos apoiantes de Obama nunca foram à missa, contra 34% dos apoiantes de Romney(CNN)

22h53: Do Texas a Nova Jérsia chegam relatos de mesas de voto a adiar o encerramento devido a falhas técnicas, no primeiro, e aos constrangimentos provocados pelo Sandy no estado em que o Governador Chris Christie permitiu votar por email.

22h51: @daviddinis: Primeiros dados, sondagem CNN. 60% diz que a economia é o mais importante. Romney é o mais apto para 51%, Obama 47%. Mais um empate :)
22h41: @daviddinis: 25 condados-chave para acompanhar esta noite segundo o Politico.com

22h40: @daviddinis: Enquanto não saem as primeiras sondagens, um guia para saber o que está em causa no Politico.com
22h38: @PedroAlvesGuerr: Privilégios de um Presidente: Obama pôde contar com Scottie Pippen (ex-Chicago Bulls) no jogo referido pelo Nuno. Assim é fácil ganhar.
22h31: Nuno Escobar de Lima: As urnas ainda não começaram a fechar e Obama já obteve a primeira vitória. Tal como há quatro anos, o Presidente espantou a ansiedade com um jogo de basquetebol e os primeiros relatos dão conta de uma vitória por «cerca de vinte» pontos.
22h28: @daviddinis: Nas tv's. A MSNBC ainda faz campanha contra Romney. A Fox News faz o mesmo, contra Obama. Ninguém desistiu.

22h18: @daviddinis: Em Washington, as ruas ficam subitamente vazias. Todos em casa, ou nos bares, para ver as eleições.

22h10: Não são apenas eleições presidenciais. Os norte-americanos votam hoje para 435 lugares do Congresso (câmara baixa do parlamento), 33 assentos no Senado, o Governo de 11 estados e aproveitam ainda para referendar 174 questões em 38 estados: Oregon, Washington e Colorado perguntam aos seus eleitores se devem legalizar a marijuana, quatro estados discutem o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a Califórnia referenda a abolição da pena de morte. Temas polémicos como a interrupção voluntária da gravidez (Montana e Florida) e o suicídio medicamente assistido (Massachusetts) juntam-se a referendos sobre questões mais ou menos prosaicas como a aposta em energias renováveis (Michigan) ou o uso de flúor na água da torneira (Kansas).
22h00:Este vídeo de uma urna de voto electrónica que altera um voto em Obama para um voto em Romney tornou-se viral e já motivou uma intervenção das autoridades eleitorais da Pensilvânia, como referimos há alguns momentos. Trata-se de uma falha técnica isolada.
21h57: Longas filas são um cenário que se repete em vários pontos dos Estados Unidos. Na Virgínia, espera-se até quatro horas para votar no condado de Prince William, afirma o correspondente da CBS Mark Knoller.
21h39: Em que candidato votaria se fosse um eleitor norte-americano? Barack Obama? Mitt Romney? Abrimos uma sondagem sem qualquer carácter científico na página do SOL no Facebook. Mais tarde, vamos conferir os resultados.
21h32: Como e porque é que o vencedor das presidenciais é determinado através do número de 'votos eleitorais' e não do número de votos totais? Tentamos explicar essas e outras questões sobre o sistema eleitoral norte-americano neste artigo.
21h14: Um episódio caricato chega-nos de Detroit, no Michigan. Um idoso colapsou em plena assembleia de voto e esteve sem batimento cardíaco durante alguns momentos até ser reanimado por um enfermeiro. Após recuperar a consciência, a primeira pergunta que dirigiu às pessoas em redor foi: «Cheguei a votar?». Não tinha, e os paramédicos que entretanto chegaram ao local não conseguiram transportar o paciente para o hospital sem o deixarem votar primeiro.
21h07:Como está a decorrer a votação? De uma forma geral, bem. Mas já há notícias de alguns incidentes isolados. Na Pensilvânia e no Colorado, as autoridades tiveram de reiniciar algumas urnas de voto electrónico devido a falhas técnicas. No decisivo Ohio, o Partido Verde entrou com uma acção judicial depois de ter detectado supostos indícios de fraude, mas a justiça estadual rejeitou imediatamente a queixa, considerando-a desprovida de fundamento.
21h00: Quando é que vamos conhecer os primeiros resultados da noite? Às 23h, hora de Lisboa, fecham as urnas em alguns condados do Kentucky e do Indiana. Mas é às 00h que vamos ter as primeiras projecções com o encerramento de todas as assembleias de voto no Delaware, Washington DC, Florida, Geórgia, Vermont, Virgínia e Carolina do Sul. Cerca das 00h30 podemos ter as primeiras projecções de vitória no decisivo estado do Ohio.

20h59: Boa noite. Acompanhamos a partir deste momento a jornada eleitoral norte-americana com os contributos do editor de Política do SOL David Dinis, em Washington, e dos jornalistas Nuno Escobar de Lima e Pedro Guerreiro em Lisboa. Durante as próximas horas, iremos actualizar as últimas informações sobre o encerramento das urnas nos Estados Unidos e o apuramento dos votos.

Sem comentários: