sábado, 30 de novembro de 2019

#GAZA18 EM LIBERDADE, mas um DESAFIO A OPOSIÇÃO

O grupo de 18 jovens pertencentes ao recém formado partido, Nova Democracia de Salomão Muchanga foram postos em liberdade condicional após o pagamento duma caução no valor de 720 mil meticais vindos de vários extratos sociais, sobretudo de activistas nacionais que em tão pouco tempo conseguiram reunir o valor pedido pelo tribunal.
Estes jovens encontravam-se desprovidos de LIBERDADE desde 15 de Outubro, dia das eleições gerais, após serem neutralizados pela polícia acusados de falsificação de credenciais para assistirem o escrutínio que teve como vencedores a Frelimo e Nyusi, e vencidos, o desorganizado partido #Renamo Unida de Ossufo Momad e Magibire que de oposição não tem nada, se não discursos vazios e sedutores que até destruiram a própria Renamo.
Tenho plena certeza que, os 18 jovens estavam sim na posse de credenciais espantalhos, esta táctica foi orquestrada pelo SISE, Frelimo, STAE, CNE para que estes membros da ND não assistissem a votação...isto aconteceu, o STAE chamou de falso o que emitiu.
O que mais me espantou é que perante esta situação calamitosa de assassinato a Democracia, a restante oposição manteve-se calada, o que denuncia que a nossa oposição é ódio de si mesma...ela se preocupou mais em desvendar os "codenames"New Man, NYS.
A prisão dos 18 jovens é uma chamada de atenção para que a oposição se una em torno de um único objectivo que é tirar a Frelimo do poder.
As mudanças obedecem estágios...Não se tirará a Frelimo nos próximos dois pleitos ( 2024-2029), pois, ela ainda está intacta devido ao surgimento do grupo de choque psicológico e físico deniminado G40 que contempla jornalistas, sociólogos, pesquisadores, agentes secretos.
A mudança não virá da Renamo, do MDM, nem do PIMO, mas sim da UNIÃO entre os partidos da oposição.
A Frelimo vai vencer os próximos dois pleitos a se realizarem em Moçambique por várias razões tais como:
- Protecção dos seus membros envolvidos no calote financeiro de 2.2 biliões de dólares:
- Controlar a indústria de gás para o seu enriquecimento;
- fortalalecer a burguesia político-partidária...
- Ódio entre a oposição ( MDM e Renamo, partidoa estes próximos ao poder)
Como os 18 Jovens de Gaza, quanto o Pondeca, Cistac, Siba-Siba, Cardoso, a história repetir-se-á se nada for feito no próximo quinquénio.
A mudança via armas deve ser descartada, ela não é moderna, e tende a implantar governos sangrentos e opressores também...a Renamo deve procurar também urgentemente em todos os dicionários do mundo, e de todas às línguas o real significado do termo "Democracia".
" aqueles que pensam tirarão algo de útil no meu texto, aqueles que usam a orelha e emoção para raciocinar se resignarão nos insultos"
Comments
  • Felizardo Manhice A quando da detenção dos 18 jovens oposição manteve-se surda e a imprensa seguiu o exemplo. A ND lutou sozinha nas redes sociais a busca de socorro. Entanto tivermos a oposição que temos não haverá mudanças. É por isso que a Renamo ainda não conseguiu tirar os seus 6 jovens igualmente detidos. A esta ND aconselho-a a infiltrar-se no sistema político e administrativo da Frelimo de modo a aprender as estratégias que estão por detrás da vitória deste partido. A Frelimo fez o mesmo durante a LALN. Introduziu Mário Machungo e outros no aparelho colonial e mais tarde foram os impulsionadores da elaboração dos planos de governação em 1975.

Sem comentários: