terça-feira, 12 de novembro de 2019

As ilegalidades da Lava Jato peruana

Domingo, 3 de novembro de 2019
As ilegalidades da Lava Jato peruana

Intercept publica hoje uma reportagem produzida a partir  gravações de áudio que mostram procuradores do Peru pedindo para que um preso mentisse sobre sua ligação com outros investigados pela Lava Jato no país. 
A estratégia lembra o modus operandi da Lava Jato brasileira que o Intercept e seus parceiros vêm denunciando desde junho. A prática é ilegal, como já mostramos na #VazaJato, porque no Peru, assim como no Brasil, a colaboração precisa ser espontânea. 
Além disso, os procuradores não podem manipular as declarações para fortalecer a sua narrativa de acusação. 
As gravações que publicamos  na reportagem foram entregues ao Intercept por uma fonte que pediu para não ser identificada  e analisadas em conjunto com o site peruano de jornalismo investigativo Ojo Público. 
O preso em questão era Martín Belaunde, um marqueteiro e operador político que aspirava se tornar colaborador da justiça e assim se livrar da prisão. Nas gravações, ele afirma que um procurador da Lava Jato peruana lhe pediu para omitir uma declaração sobre uma alegada doação eleitoral da Odebrecht ao ex-presidente Olanta Humala porque o próprio ex-diretor da construtora, Jorge Barata, havia negado ter feito o pagamento. 
O ajuste em suas declarações sobre a Odebrecht tinha como objetivo evitar conflito com “a tese da procuradoria”, nas palavras do procurador Allan Castillo.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA → 

Tem amigos no Peru ou em outros países da América Latina e quer enviar a reportagem? Preparamos uma versão dela em espanhol, neste link.
 
Rafael Neves
Repórter
Rafael Moro Martins
Editor contribuinte sênior

Gostou do que leu?

Quantas práticas ilegais, corruptas, injustas e violentas permaneceriam ocultas sem o trabalho dos nossos jornalistas? O Intercept precisa de você para continuar investigando.

 

FAÇA PARTE DO TIB →

 

Destaques

Associação bancada por Nestlé e Coca-cola tentou engavetar guia que recomenda comida de verdade
João Peres
Fabricantes nunca conseguiram digerir o Guia Alimentar da População Brasileira, que acaba de completar cinco anos. Neste ano, tentaram derrubá-lo novamente.
Mês da Consciência Negra: não estamos na Wakanda do jornalismo
Bruno Sousa, Juliana Gonçalves
Um terço da equipe que faz o TIB é negra, mas isso não é suficiente. No mês da Consciência Negra, criamos o #TIBNegro para mostrar nosso lugar nesse país que finge que não é racista – mas que só dá espaço para preto uma vez no ano.
 
Documento revela pressão da Embratur sobre a Funai para transformar terra indígena em hotel de luxo na Bahia
Amanda Audi
 Ofício assinado pelo presidente da Embratur pede à Funai que jogue no lixo processo de demarcação de terra em Ilhéus, beneficiando um grupo de hotelaria português.
Leia a série com as mensagens secretas da Lava Jato
The Intercept Brasil
Uma enorme coleção de materiais nunca revelados fornece um olhar sem precedentes sobre as operações da força-tarefa anticorrupção que transformou a política brasileira e conquistou a atenção mundial.

Sem comentários: