segunda-feira, 25 de novembro de 2019

4 JULGAMENTOS, 2 CRITÉRIOS:

4 JULGAMENTOS, 2 CRITÉRIOS:
Recuemos no tempos - O julgamento da Aldina dos Santos, na RSA, tinha como causa 3 meninas recrutadas em Moçambique, usadas e abusadas sexualmente na RSA. A notícia encheu jornais, estações de radio e de televisão. A ex-PIC - Polícia de Investigação Criminal e a Procuradoria Geral da República acompanharam o processo a par e passo, na RSA. O Jornal Notícias destacou um celebre jornalista, Helio Filimone que, acompanhou e reportou tudo, sem deixar uma vírgula. A TVM destacou o jornalista Francisco Junior que reportou tudo e fez crônicas e crônicas sobre o caso. Havia interesse em se saber a verdade e faze-la chegar ao Povo.
No caso Mido Macie, o cenário foi o mesmo. Havia vontade de se fazer conhecer toda a verdade. Ê um cidadão que havia morrido às mãos da Polícia Sul-Africana.
No julgamento do Caso Manuel Chang, na mesma RSA, no qual, quer queiramos, quer não, está em causa a maior Fraude Financeira, nunca vista na República de Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza e Filipe Nyusi, neste caso, os Criterios para se Não Fazer Chegar a Informação ao Povo, sofisticaram.
Já agora, peço que me digam em que medida a TVM lá esteve, quem era o reporter, se tiver estado. Façam o mesmo sobre a RM e o Jornal Notícias. Não sei se alguém lá esteve para daqui há uns anitos nos presentear com um livro sobre o caso, como o meu amigo Helio Filimone fez no caso Mido Macie. Igualmente, não sei se a TVM passou alguma Reportagem similar àquelas reportagens feitas e difundidas por Francisco Junior, sobre o Caso Aldina dos Santos e Mido Macie.
Quando falo da RM, da TVM e do Jornal Notícias é porque estes órgãos de informação são pagos pelo Erário Público ou seja, pelo dinheiro de todos nós, dinheiro da República, para nos informarem como um Dever consagrado na Constituição da República para com os cidadãos.
Acontece que, se não fossem os ditos Órgãos de Comunicação Social Independentes, ninguém saberia, até onde se sabe, o que aconteceu naquele Tribunalzinho de Kempton Park e, mais Tarde no Supreme Court de Johanesburgo/Gauteng.
O próprio Partido de que Manuel Chang faz parte, veio a terreiro assumir que um membro seu se tinha desviado da rota. Recordemo-nos das declarações de Joaquim Chissano, Luisa Diogo e Tomás Salomão sobre o caso e seu sujeito.
O que é que a TVM, RM e o Jornal Noticias acham que deveriam continuar a ocultar ou a não informar às pessoas? Porquê? O assunto era de interesse da República ou não?
Quanto à PGR, que esteve em peso nos Casos Aldina dos Santos e Mido Macie, desta feita, também esteve em peso só que num sentido de marcha ao qual, um dia, voltarei.
O quarto julgamento é o que aconteceu e terminou há dias em Nova York, naquela Cidadezinha chamada Brooklin.
Neste julgamento estava em causa o sujeito-mor, o mestre de cerimônias, o DJ, o arquitecto da Mega-Fraude que levou à morte de milhares de moçambicanos, que retardou e fez recuar o desenvolvimento do país tantos anos e hiptecou a sua vida, tantos e tantos outros anos e gerações.
Porque ê que os nossos principais órgãos de Comunicação Social ( RM, Jornal Notícias e TVM) primaram pelo silêncio e indiferença? Será que o caso era de menos importância comparado com os Casis Aldina dos Santos e Mido Macie? Estes órgãos de Comunicação social será que sabem quantos milhares de mortes advieram do Concerto da Orquestra Bustan e Amigos?
E sobre a PGR?..... voltarei ao assunto...
Comentários

Sem comentários: