sábado, 13 de julho de 2019

Vamos abrir uma excepçao? O assunto chang nao terá bom desfecho aqui. Esta é a unica oportunidade para punir bem o membro da banda dos bandidos. E também para emitir o sinal necessário à nossa justiça.

A nossa Sociedade Civil, que tanto luta pela institucionalização de um Estado de Direito pleno, decide pleitear o julgamento de um concidadão seu em seu solo pátrio, naquilo que seria mais uma oportunidade para se testar a justiça do judicial, e querem mandá-lo para outras latitudes. Nalgumas bandas, e no habitual espaço social, barómetro de nossa cidadania, se celebrou isso. Sério?
Eu não sei nada, mas com alguma certeza os Yankees e os nossos vizinhos Zumas devem estar a nos rir para cara-de-alho, like estes gajos afinal what's up mesmo?
Cores e politiquice a parte, este foi um passo em falso nosso, se de verdade a ideia é pensarmos num país de hoje e amanhã. Temos problemas a todos níveis, mas não podemos fugir deles, menos entregar-los a outros. São nossos assuntos, vamos resolvê-los, e dos outros podemos pedir assessoria mais formada e informada!
***E no fim, querem(os) que os lambebotas de plantão não chamem alguns de nós de "representantes de interesses imperialistas aka mão-externa". Ninguém precisa chamar algum nome quando você já "se" faz isso e bem!
Comentários
  • Sérgio Angelo Zameia Zameia meu irmão o povo ja não tem confiança com a justiça de moz.porquê vocé ja sabe.
    Ocultar 12 respostas
    • Ser - Huo Sérgio Angelo Zameia Zameia sério que não entendeu o meu post de apenas umas poucas palavras, irmão? Eu te explico: se você acha que seu filho é indisciplindo, você o manda para avó dele né, manda para casa do vizinho, ou assume que deve educá-lo pessoalmente? Se o povo já não tem confiança, qual é a solução?
    • Manuel Chipeja Ser - Huo Meu Pai mandou meu irmao para casa do irmao dele... Coloquei apenas meu exemplo.
      2
    • Ser - Huo Manuel Chipeja seu pai parece que não sabe o que significa ser pai. Só sabe fazer, mas não sabe arcar com as consequências, é isso? Aliás, por isso que há pai biológico e pai social. Sorry, só quis ser justo conforme o seu exemplo.
    • Manuel Chipeja Ser - Huo com todo o respeito por si..e por todos que tem opinião contraria a essa...melhor nao opinar em fundamentos que desconhecem...MEU PAI ERA O MELHOR PAI DO MUNDO...nao por ser meu Pai....mas porque passados mais de 40 anos depois de tomar essa decisão..e hoje eu com filhos...vejo que fez a melhor escolha do momento. e digo'te mais...se es pai...e espero que sejas ...nao leve isso de animo leve. 
      Deixemos o Chang de lado....SOPARA TE DIZER QUE 
      Ha um aspecto que se chama mas influencias...ou aprendizagem por osmose...em que as mas atitudes e os desvios passam mais facilmente para os mais novos. 
      Por isso meu caro reveja o teu perfil de Pai...COM TODO O RESPEITO...SE AINDA DISCORDAS DO QUE DISSE.
    • Ser - Huo Manuel Chipeja simplesmente NAO concordo com os teus argumentos, e minha sorte é que estás a falar de ha 40 anos. Há 40 anos ainda devia estar a circular "Escudo" como moeda, né? E há 40 anos as pessoas eram mandadas para campos de reeducação, sábias? Ainda se faz isso? E já, o que são más influências meu caro? Más influências em casa, no bairro, na escola? 
      Bom, você comecou por fazer uma comparação descabida (estratégia de distração) de um caso financeiro e de Estado com um assunto social e de educação. Agora me manda relaxar? Não. Hoje é sexta-feira e comecei bem cedo o final de semana. Abraço.
    • Manuel Chipeja Ser - Huo e so para mostrar que ele estava certo...estamos nos...a quem o meu Pai apostou e fez valer a disciplina e nos seguimos o exemplo...estudamos...somos formados...
      E o meu irmão...que de Escola nao queria nada...e ate corríamos o risco de sermo
      s desviados por ele ...porque a tendência dos mais novos e' sempre de seguir e imitar os irmaos mais velhos...dizia o meu irmao nao estudou apesar de que o meu Tio tinha fama de ser mais durao que o meu Pai...e mesmo assim nao conseguiu po-lona linha....e hoje esta ai vagabundeando. 
      Mas enfim...se nao entendeste...e se es Pai...espero que entendas isso um dia.
      Feliz Sexta -feira.
      1
    • Ser - Huo Manuel Chipeja respeito o que dizes, mas não deixam de ser falsos argumentos moralistas que trazes, sobre os quais só falta dizeres que o Papa não pode dizer nada sobre casamento porque ele não é casado. Sério mano? Boa continuação aí 👍👍👍
    • Manuel Chipeja Ser - Huo...definitivamente acho que nao entendeste o que estavas a dizer...nem o que eu disse...e muito menos o que estas a querer comparar...Termino como comecei...estou a falar do meu caso...DO MEU PAI...NAO TENHO NADA A VER COM CHANG...respondi a parte que falaste de Pai e filho. So isso. 
      E REPITO nesse caso espero que sejas Pai...vais entender isso um dia..
      Feliz Sexta'feira.
    • Abú Madeira Manuel Chipeja o Ser - Huo está dizendo que quem produz lixo que cuide ou faça a gestão do mesmo e não produzir para o outro cuidar ou gerir. 
      Veja que seu pai entregou o seu irmão ao tio e nada resultou! Hoje de 'viva voz' dizes que estas formado e ele está a vagabundear, será o vosso tio o culpado! ?
    • Eduardo Apita Mateus Eu concordo com o Ser - Huo não faz sentido estraditar alguém para um lado onde não aconteceu o caso, nós temos de aprender assumir os nossos erros e tentar resolve_los. Se este caso vai se mandar para lá e os outros subsequente vamos mandar para aonde?
    • Sérgio Angelo Zameia Zameia ser- huo se o meu filho cometer uma irregularidade em casa e eu não dar conta,e que a mesma fere o meu pai neste caso o avô,e consequentemente o avô o querer lá em casa dele para lhe dar explicação é óbvio que o deixaria ir.trata-se de ir dar explicação depois voltar.dado que o pai nunca reclamou os problemas do filho mas,o avô sim.e aqui em casa o resto da família apoia a ideia de o mesmo ir em casa do meu pai.
    • Manuel Chipeja Alguém já ouviu falar de um colégio interno ou para tropa onde os Pais mandavam os filhos? 
      Por alguma razão era.


      O meu ponto é tão simples. Quando tu tens 3 crianças e o mais velho é uma má influência e se descobres que não tens energias suficientes para lidar com a situação melhor proteger os dois mais novos que perder os três. 

      Porque - e quem tem irmão mais velho entende isso - a tendência dos mais novos é copiar sempre os mais velhos. E nós ja andávamos na cola do Meu irmão para tudo que era ruim.

      Meu tio tinha disposição. Tinha vontade de albergar e de tentar a vez dele. 
      E meu Pai protegeu nos a nós os outros. 
      E gostando-se ou não... FUNCIONOU. 
      LIVRAMO-NOS DA MA VIDA. 
      MEU PAI CONSEGUIU EXERCER A SUA BOA INFLUENCIA em nós os outros outros de MANEIRA POSITIVA sem más interferencias. 
      E RESULTOU.

      Pior seria se fôssemos todos bandidos.
      Ou aalguém discorda disso?
      1
    Escreve uma resposta...
  • Francisco Gaita Há certas vacinas que por serem letais, não dá para testar em humanos. Eu amo o meu judiciário, Não gostaria que este fosse testado com prova-de-fogo, porque quero continuar a amá-lo.
    1
  • Dercio Fernando Assim aquela evidencia daquele tio do Aeroporto que virou assessor nao te chegou...
    2
    • Ser - Huo Dercio Fernando você não pode esquecer que eu sei algumas coisas tuas. Exemplo: quando teu bimbilito não levantou daquela vez com aquela gaja, você desistiu de tantar de novo? É assim que deve ser.
      3
  • Da Cruz Que vá aos EUA! os colombianos e mexicanos sabem do que estamos a falar : crimes internacionais melhor serem resolvidos onde fizeram se sentir. Sem interferência dos poderes locais. Logo Chang deve ir para lá. 😂
    3
    • Lyndo A. Mondlane Estou em sintonia..em mz nao tera justiça..
      Este snhor nao pode compartir a mesma praia com minhas sobrinhas.. É injusto
      1
    • Da Cruz Lyndo A. Eheheheh mas os americanos já fizeram o negócio que queriam. Vão desistir dele.
      2
    • Ser - Huo Da Cruz já desistiram esses. Não é por acaso que se diz que não mexeram nenhuma palha de recurso para o ministro. E nós fomos meter algo, como se eles ainda quisessem saber de nós. Mas ok. Como cantava o Wacko Jacko, "they don't cabe about us".
      1
    • Da Cruz Pra vosso gáudio neh... Kkkkk
      1
    Escreve uma resposta...
  • Ser - Huo Mas, bem bem, Da Cruz, se os "crimes internacionais melhor serem resolvidos onde fizeram se sentir", mais uma razão mais que suficiente e bastante para que o nosso problema seja tratado aqui, onde mais do que nunca e mais que os outros, suas consequências se fazem sentir até na barriga da gente. Não?
  • Da Cruz Se vc nem tem legislação que prevê isso!! 😎😎
    2
  • Júlio Mutisse Você fuma o quê? 
    Você não é normal, correr contra a multidão mesmo?
    2
  • Aristides Mucopa Mucopa Caro Sérgio, eu não celebro a atitude da "Sociedade Civil". Mas não devo parar a onda de apoio a ela sem me interrogar porque. Se, amanhã, as pessoas preferirem uma instituição internacional para gerir o recenseamento eleitoral em Gaza, estarás perplexo, tambem? Eu não.
  • Sérgio Angelo Zameia Zameia ARISTIDES MUCOPA MUCOPA,CADA CASO É UM CASO.
    1
  • Oreste Muatuca Espero não ter percebido como parece que não percebi mesmo.
    Mas, pelo que parece que percebi, a atitude da sociedade é parecida com minha atitude. Eu tenho um filho que já roubou tudo o que eu tinha e não tinha aqui na minha casa. Eu descobri que foi e
    Ver Mais
    3
  • Ser - Huo Sério que alguém fala de um país nos termos de pai, avó, neto? É sério o que estou a ler aqui? Quem é avó de Moçambique? Quem é neto de Moçambique? Quem vai fazer Moçambique ser país?
    Interessante como alguns iluminados amigos meus aqui tratam um PAÍS 
    como um PAI. Interessante é como amigos meus aqui confundem relações e interesses geopolíticos com assuntos de vizinhos de quintal aqui no bairro. Interessante é também o que ouvi no chapa outro dia, alguém a gritar para todo mundo: "NÃO CONFUNDIR GESTÃO DOMÉSTICA COM GESTÃO DE UM PAÍS". Vou procurar aquele bêbado do chapa para lhe pagar uma rodada, porque na verdade ele disse algo que muitos aqui não entendem. 
    Não façam minha babalaza sumir toda de tanto rir tão cedo por favor.
  • Oreste Muatuca O bom é que meu amigo pelo menos me entendeu. Seja como for, é melhor que os que apanharam o seu ladrão o julguem como e onde querem. Isto aqui não é país cosíssima nenhuma. É uma propriedade privada, ou seja, uma sociedade anónima de responsabilidade limitada. Se isto fosse país esse daí não precisava de experimentar uma cela da terra dos Zuma.
  • Fatima Mimbire Vamos abrir uma excepçao? O assunto chang nao terá bom desfecho aqui. Esta é a unica oportunidade para punir bem o membro da banda dos bandidos. E também para emitir o sinal necessário à nossa justiça. 

    Na verdade esse acto e as vozes do que apoiam a ida dele aos EUA é uma reprovação à nossa justiça. Então ela que "surge at ambula".
  • Ser - Huo Cara Fatima Mimbire, sim, a ida dele aos EUA é reprovação à nossa justica. Percebo plenamente. Mas, que aprendizagens teremos disso, no sentido de Estado que pregamos? Acho que precisamos de assumir sem vergonha que somos um país com problemas, e que para tal deve buscar todas as forças para resolver os seus problemas, menos passar os problemas para os outros. É isso que digo NAO, pois, em nada nos serve como aprendizado na construção desse Estado este caso se esgrimido lá, para além do clímax de que "mandamos Chang para os EUA". Queremos ser um Estado de Direito, mas na hora H, achamos que é melhor alugar outro Estado para nos guiar? Costuma se dizer por aí que não só precisamos aprender a pescar, assim como precisamos da paciência do pescador. Nós somos lixo para muitos desses. Estamos lixados com o governo-dia, mas não podemos ajudar o governo-dia a lixar o país.
    Ocultar 11 respostas
    • Fatima Mimbire Ser - Huo so acho que não devemos ser naife. Aqui a justiça nunca funcionou. Os malandros estão impune . Olhe para dois exemplos emblematicos: o ex ministro dos transporte e o pca dos aeroportos. É essa justiça que queres?

      As vezes o que queremos é s
      ó que alguem sinta o peso, já que muitos no fim gozam na nossa cara.

      Olha que nao e por falta de lições, de ideias e propostas sobre como mudar o estado de coisas. É tudo um problema de não havet compromisso. E isso nao muda com a vinda do Chang. O que nao pode acontecer é a impunidade nao continuar, ainda que seja pelas maos de estranhos que a justiça seja feita.

      Essa é a racional.
    • Ser - Huo NAO Fatima Mimbire, não é essa justiça que quero, e infelizmente os exemplos que trazes são bastantes para cimentar a ideia de um Estado falido. Mas também sei que os "outros" nunca vão nos dar nenhuma justiça, pois, sei que sabes que aqui ninguém é amigo de ninguém, cada um vai para os seus interesses. Eu estou a dizer que precisamos martelar até que a coisa funcione, e não acharmos que os outros são a nossa salvação. Isso seria pura fantasia nossa.
    • Oreste Muatuca Fatima Mimbire, não nos interessa salvação neste caso. O que ficou claro é que para a (in) justiça moçambicana, Chang não tem culpa, não cometeu crime. O crime que ele cometeu está previsto no Código Penal americano. E foram os americanos que o prenderam. Que interesse temos nós nele? Que o levem pro raio que o parta e chega dessa novela. 
      Onde está o tal Estado de direito que eu nunca vi. Tudo o que todos querem vêm aqui buscar. Agora se querem levar o cliente deles é que nós vamos advogar um Estado de direito que já ta torto?
    • Moulinho Lehuany Fatima Mimbire Fátima todo processo de construção de um país é longo, assim como foi a justiça no mundo. Mesmo os americanos tiveram um longo precesso histórico, nesse caso Moçambique deve percorrer o seu precesso senão nunca teremos justiça.
    • Roberto Paulo Mas Ser - Huo não se esqueça que este assunto soubemos de fora para cá e o nosso sistema aqui incluindo malta antigo governador do BM apareceram em público a dizer que era mentira, ou seja nunca saberíamos creio que ainda reina alguma desconfiança. Veja agora esta cena de INE vrs CNE nossas instituições estão a emitir uma mensagem que inspira dúvidas.
    • Ser - Huo Roberto Paulo bem dito, mas, quem são as instituições? Parece que estamos a colocar as instituições como se fossem os edifícios, esquecendo que estas são feitas por pessoas.
    • Oreste Muatuca Moulinho Lehuany, por isso precisamos de apoio dos norte americanos, assim como ja nos apoiaram em muitas coisas.
    • Ser - Huo Oreste Muatuca me permita dizer isto: ME PARECES MUITO INGÉNUO mesmo, ou então estás a sabotar o debate, ou então foste alugar a 2M para ti só e so. "Ajuda dos norte-americanos"!?!? Hehehehhhh, preciso de algum charro de primeira para segurar essa.
    • Roberto Paulo Mas bem bem bem esta cena das dívidas se dependesse das nossas instituições acho que nunca saberíamos que aqueles malta A, B, C embolsaram aqueles milhões todos e graças ao apoio de lá de fora de onde as notícias começaram a sair a nossa PGR mandou engaiolar alguns indivíduos que pululavam aqui sem a malta desconfiar que era mola batida e isso acaba condicionando algumas mentes a pensar que é melhor que os malandros sejam julgados lá do que aqui.
    • Roberto Paulo Esta novela de INE e STAE mostra claramente que algo não está bem aqui na nossa pátria. Vamos confiar a quem?
    • Oreste Muatuca O meu amigo, o Ser - Huo, sabe do que estou falando. Aceito que me chame de ingénuo ou proprietário da CDM, mas nessa ingenuidade e CDMismo estamos cerca de 27 milhões de habitantes desta pérola. 
      Uns não assumem a vontade de ir visitar o Chang, a con
      vite de Trump, mas no fundo, no fundo, sabem que é a única decisão sensata. Este é um Estado torto, falido. A (in) justiça é feita para quem não tem eira nem beira. Eu e muitos milhões de ingénuos rogamos a qualquer um que se digne a fazer (in)justiça que a faça. Queremos ouvir que dono dum (não) Estado já foi julgado de verdade alguma vez. 
      Me perdoa mano Ser-Huo por eu não conseguir dizer o que gostarias de ouvir.

Sem comentários: