terça-feira, 9 de julho de 2019

Que ingratidão do Jossefo!?

Que ingratidão Jossefa?!
Vamos aos factos:
Todos sabemos que em Março, Ossufo Momade exonerou quadros da Renamo afectos ao Estado Maior General (EMG), nomeadamente, chefe de EMG, General Timosse Maquinze Bote Nhati, cessou funções e foi nomeado assessor um litor do presidente da Renamo.
Coronel Marcos Jossefa cessou funções de chefe de Educação Patriótica no EMG e transferido para a base de Dimba em Cheringoma, distrito de Inhaminga, sem funções.
Coronel Germano Tayo, cessou funções de chefe de efectivos no EMG e transferido para uma base, em Catandica, na Província de Manica, e Tenente Coronel Alberto Mponha, ex-enfermeiro do presidente Dhlakama, cessou funções e transferido para a base de Mangomonhe, no distrito de Chibabava, Província de Sofala.
Graças a nossa reacção, nós os militares fieis ao Maquinze, quando ameaçamos não cumprir as ordens e raptar Ossufo Momade, este após duas semanas devolveu ao General Maquinze ao posto de chefe do EMG, mas sem o seu staff.
Em Março de 2019, Ossufo Momade deu ordens para que os três coronéis fossem presos nas respectivas bases, em palhotas, espécie de jaula, guarnecidas por militares da sua confiança, alegando que estavam a promover uma onda de desobediência contra si, e a orquestrarem um plano para o assassinar.
Quem é da Renamo civil ou militar, que não sabe disso?
Que transferência é essa em que ao transferido não se lhe dá a oportunidade de despedir-se dos colegas e da sua família? O transferido fica guarnecido por militares?
Portanto, tanto o Jossefo, quanto os coronéis Tayo e Mponha, se é que ainda existem, estes dois últimos, escaparam da morte graças a denúncia e grito de socorro do General Nhongo. O Nhongo e seu grupo não estão loucos e nem disseram mentiras.
Nhongo vai mentir hoje? Todo este tempo foi um General temido mesmo pelas tropas da Frelimo, garantiu a protecção do líder Afonso Dhlakama de lado a lado até que a sua morte natural levou o nosso querido líder.
Porquê o Jossefo não emagreceu no tempo da guerra que era o momento onde passava maior privação de alimentos e outros factores adversos á vida humana. Agora que está sem ouvir tiro, acordar sem medo de ser atacado, e aqui em Diriba, Cheringoma, é que emagrece, por causa de serviço? Que mentira grosseira!
Jossefo, porquê não diz que está preso? A troco de quê que você até traiu os que te querem o bem e lutam noite e dia para que os verdadeiros guerrilheiros e generais da Renamo verdadeira se beneficiem dos seus direitos com este fim de guerra.
Quem está a mentir na verdade, é o Jossefo que foi obrigado a dizer às câmaras de televisão aquilo que o os chefes , Ossufo e Manteiga, o disseram para dizer.
Não sabemos quantos dias levou para ensaiar aquele discurso que apresentou à televisão. Por aquilo que conhecemos, foi mesmo ameaçado para dizer o que disse, naquele dia.
Telefones caíram na água, por isso estava incomunicável; não se despediu de colegas e familiares, porque foi transferido; vê se que recebeu um bom baptizado, para dizer aquilo. Foi mesmo uma boa manteigada do Manteiga que colocou na sua boca.
Por isso o nosso título – Que ingratidão do Jossefo!?
Pensávamos nós que o Jossefo agradeceria ao General Nhongo que o salvou da morte certa.
Manteiga, o que fez, só envergou a grande família Renamo.
Quem é criança nesta Renamo são vocês lambe-botas que estão a procura de cargos no partido e no futuro governo da Renamo a custa de nós os guerrilheiros,
Ossufo Momade é confuso quem que não o conhece?
Veio das fileiras das forças armadas da Frelimo . Não veio livremente para a Renamo. Foi capturado em combate e daí mercê a nossa clemência, foi integrado na guerilha.
É este que hoje pode e tem autoridade de chamar de desertor ao Nhongo?
É este que hoje quer destruir Renamo e dividi-la?
Infelizmente temos pena de Elias Dhlakama, apesar de ter sido golpeado, durante o congresso, tinha começado bem. Mas agora estamos a ouvir que já vai ser cabeça de lista em Sofala.
Já está a ser ganho pelo Ossufo e seu grupo. Era a única pessoa e esperança de nós guerrilheiros e membros da Renamo.
Cabeça de lista, vai concorrer. E se não for eleito? Vai ser o quê?Ossufo tem garantia de seus patrões, a Frelimo, de onde veio, e você nosso irmão, confia o quê?quer trocar a presidência da Renamo por um ovo que ainda está no rabo da galinha?
Porquê cabeça de lista e não te indicou Secretário Geral? Preferiu Magibire, porque não domina assuntos militares, é fácil de aldrabar.
Cabeça de lista, é um cargo incerto e ele sabe que não será fácil vencer a frelimo em Sofala.
Comentários
  • Manafe Cândido Albano Sr.perdeu muito tempo a elaborar isso tudo,nem uma criança pença como o sr,afinal um chefe quando exonera alguém é guer
  • José Correia Propaganda
  • Manafe Cândido Albano Informe-se sobre a politica de outros paises,o sr.queriam k essas pessoas permanescem chefes eternamente?
  • Fortuna Nato Jorge Ele só estava e exercitar as letras. Kkkkkk
  • Aly Assuad Sued Mais que revista barata
  • M Nelo Cossa Cossa Voçe noe nada pra distruir Renamo arranja outra coisa assim chumbou em um segundo
  • Miro Chongo Não quero comentar. Como tenho dito, que se cumpra o princípio de pressunção de inocência.
    "Todo mundo é inocente até que se prove o contrário".
    Serve também para a RENAMO.
  • Guilherme Manuel Chauque O sentimento do verdadeiro renamo.
  • Herculano Tauanda Nhone Edite Cossa cossa kuando e que tu converteste para ser membro da Renamo pork no's t conhecemos k e membro simpatizante d A ou B agora vem con essa d dizer k e da Renamo s fores da renamo entao nao contradizer as coisa seja obidiente as regra da caza pork no's a maioria nao somos locos ok e fik saber k tu nao enganar ningue aqui va na masaroca.deixa d interferi nos.
  • Arlindo Luis Buramuge Voce nem louco nao e nao sei como poco te chamar mas perdeu muito tempo ao escrever bujardas voce e um cocabo mesmo
  • Arnaldo Mendes Não descansa q nossa mana, tá a cumprir ordens mesmo? 
    Não a incomoda os números fraudelentos de Gaza porque beneficia aos ladrões de voto, sempre "prrocupada" com a Renamo
  • Estévão Muhinvare o sr.queriam k essas pessoas permanescem chefes eternamente?
  • Ernesto Vicente Juliace Vamos destituir ossufo pork esta gripar o nosso partido. Ossufo foraaaaaa.
  • Mondjovo Zunguza Voce macaco deixa a renamo em paz trata do seu partido.k nem membro tem .
  • Ernesto Vicente Juliace No fb tem muitos caprichos que estam apoiar ossufo um lider sem qualidades e tribalista. Lembro vos ossufo nao esta dirigir um estado ou governo mais sim partido político. Ele esta usar mais força na política do que propriamente inteligência. 10/7 ja chegou o nhongo actua mais actua muito bem.

Sem comentários: