terça-feira, 16 de julho de 2019

Maria Alice Mabota - CARTA ABERTA AOS LIBERTADORES DA PÁTRIA - quem foi verdadeiramente o combatente Armando Emilio Guebuza?


Comments

1
Dirce said...
Alice mabota
Para de ser arrogante, quer fazer critica faça que é um direito seu, mas andar a atacar pessoas não a levam a nenhum lado. A senhora diz que é educada, mas sempre que aparece o seu discurso é arrogante e desrespeitoso para com as pessoas, onde esta o seu berço? Alice, para criticares alguèm primeiro tens que ser exemplar, na organização onde estas devias dar lugar a outros, não achas que 20 anos é demais. Onde esta a democrasia ai, e ainda mais contra os orgão democraticamente eleitos. Na sua instituição não existe transparência, há muita coisa podre, que se for a rebalta, vai te cair a mascara. A manifestação que lideraste teve aderência porque os muçulmanos estavam lá a defender a causa dos raptos, dos qual eu também apoio e a senhora quis se aproveitar para a sua agenda, só que estes se distanciaram.
Existe uma agenda política que a senhora quer seguir, que não é a dos direitos humanos. Em qualquer parte do mundo a causa de direitos humanos não é discriminatória. O que vemos aqui em moçambique, os direitos humanos são defendidos para os malfeitores. Maria Alice, não engane o público, que conhecemos a sua agenda.
Tenho dito
2
Job John said...
Se basta ser da frelimo para ser como ele entao diria Que basta ser mocambicano para nao ser bom governante.
3
Matolinha said in reply to ZACARIA...
Senhor ZACARIA, parece que lhe estão a dar razão (Massada Massa)e eu concordo convosco. Absolutamente!
Matolinha.
4
Massada Massa said...
Na realidade os mocambicanos precisam de ser libertados dos libertadores,isso e escravidao no nosso pais e por. mocambicanos
5
Kanga Hanha Muzai said in reply to joao machate Ngwnya...
Hoi ilustres
Vale mais tarde que nunca
Junto-me a turma para enaltecer a cobardia, a sem vergonhices, o descaramento, a imbecilidade, alienação mental, a desinformação, a estupidez, a malvadez, a ignorância intencional, turvidez mental.
Assim vejo reflectido o Sr. João machate Ngwnya
Apelo para ficar estarrecido com as verdades ditas pela Sra. Dra. Alice MABOTE, uma incrível guerreira moçambicana felizmente ela não foi a Naxingueia .
Mais não disse
Kanga Hanha Muzai 
6
joao machate Ngwnya said...
Estimada Alice e antiga colega de Escola,
As governacoes que compara com a de Guebas aconteceram em contextos diferentes. Quantos intelectuais e analistas tinhamos nessas fases comparadas com actual? Que meios de comunicacao tinhamos? Quantas escolas tinhamos? Tinhamos televisao? O Guebas esta ser vitima do progresso no pais. Se nao houvesse reclamacoes eu estaria preocupado porque significaria que as pessoas nao cresciam intelectualmente a ponto de nao saberem os seus direitos.
Guebuza foi, na luta armada, um combatente como outro no escalao da Chefia la em Dar-es-Salaam. Alimentava sonhos dum Mocambique desenvolvido e prospero como qualquer combatente. Sem sair em sua defesa, nao seria justo dizer que ele representa o ponto mais baixo do progresso do pais por causa dos multiplos problemas. Sabe, gerir um pelotao de 36 soldados e gerir uma brigada de quase dois mil homens a complexidade nao e igual. O Guebas esta a governar um pais num despertar do povo sobretudo nos centros urbanos. Criticar e bom. Mas temos que faze-lo de forma construtiva, (disse Salomao Moiane). Ha criticos frustrados que se fossem dados o poder poderiam ate matar o Guebas e outros que foram e sao da Frelimo por razoes que soeles sabem. Eu pugnariam pela mensagem de promover a tolerancia mutua e criticas construtivas. Diabolizar um cidadao que foi eleito, nao acho justo. Porque a colega Alice nao se filia a um partico e vai ao parlamento impor as leis e regras que vao resolver tudas "as facatruas Frelimistas" que se dizem por ai? Caros da Frelimo, deixem os criticos acabarem as energias falando, e trabalhem. O pais esta andar. O pais nao e Maputo. O Povo quer o Presidente perto dele porque o elegeu.
7
umBhalane said in reply to Francisco Moises...
Muana nhoca ndi nhoca - o filho da cobra é cobra.
E sempre a dizer, sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA
8
Francisco Moises said...
NADA DE PESSOAL CONTRA A SENHORA ALICE MABOTA. Ela exprimiu os seus sentimentos, dando a entender que alguns dos diabos da chamada camarilha de "libertadores" sejam melhores talvez e que talvez tenham alguma consciencia do que Armando Guebuza. Aqueles individuos todos que ela alistou nao sao de modo algum diferente do Guebuza. Guebuza e eles sao todos sapos da mesma lagoa com toda a sujidade da lagoa nos seus corpos e sao responsaveis por toda a criminalidade contra a humanidade que invadiu a Frelimo e que depois assolou Moçambique.
Pode alguém dizer que Sergio Vieira e Mariano Matshine tem mais consciencia do que Guebuza? Os individuos que Alice Mabota mencionou foram sempre companheiros de armas e nesta situaçao em que o pais vive, eles sao todos ricos, detem o poder, mandam, desmandam, fazem, desfazem e desfalam, pagagueam, despapagueam, roubam, cleptomaniam o pais, oprimem e matam o povo com todos os meios ao seu alcance.
Ela idealisa Samora Machel que foi um homem sem consciencia que trilhou o grande caminho para a tragédia, apoiado por estes boçais que ela alistou e aquem ela se dirige para responder as suas perguntas. Ela pode continuar a idealisa-los, mas nao receera nenhuma resposta deles e delas.
A vassoura que varrera o Guebuza devera tambem varrer todos aqueles mapanga e matsotsi.
O povo idealisa Eduardo Mondlane, um individuo que ele nao conheceu visto que a Frelimo lhe disse que era um bom individuo ou o quê é? A Frelimo nao era melhor no tempo de Mondlane, pelo que nao chorei a ausencia daquele homem que criou a tragédia que depois veio a meter a Frelimo num inferno que viveu e vive -- num beco sem saida.
Foi ele que na base de regionalismo promoveu o Armando Emilio Guebuza. Vi, vivi a historia, tendo eu sido um dos oponente acerrimos do regime de Eduardo Mondlane na Frelimo. Se a camarilha destes malandros pudesse jamais falar a verdade poderia confirmar o que digo. Se Guebuza pudesse jamais admirir e falar a verdade, podia confirmar o que digo.
Difero-me da Alice Mabota na percepçao e nao no facto de que ela nao deve criticar o regime da Frelimo. Na verdade, apoio que ela continue e tive sempre respeito por ela.
Mas gostaria que ela soubesse que todos aqueles lideres da Frelimo que ela nomeou pertencem a mesma panela diabolica na qual Guebuza esta metido. Nao sao diferentes do Guebuza. Sao camaradas de armas do Guebuza. Comem e comungam o mesmo evangelho diabolico com Guebuza.
Cabe ao povo acordar-se para varrer estes gajos do poder, pois que os alistados nunca poderao varrer o Guebuza do poder. Pode um demonio varrer um outro demonio?
9
umBhalane said...
A questão do significado de liberdade, libertador, é, de facto, uma questão pertinenta.
É como aquela outra questão da tal de democracia - outra questão também assaz pertinenta.
Porém, cada qual usa a pertinência que quiser, porcauso cada um é como cada qual, e ninguém é como evidentemente.
Deste jeito maneira, até que a pergunta do Sr. Zacaria está bem alavancada:
« Será pertinente dizer que os Moçambicanos precisam de se "LIBERTAR DOS LIBERTADORES "??? »
E impactante.
E sempre a dizer, sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA
10
ZACARIA said...
Boa tarde .,
Será pertinente dizer que os Moçambicanos precisam de se "LIBERTAR DOS LIBERTADORES "???
Saudações Cordiais.,
11
Nthorro said...
É de facto uma síntese das principais preocupações do POVO.
Pelo menos esta senhora sabe estar.
Da ilustre lista que menciona, acho que a falta de uma resposta ou uma posição seria cobardia. (quem cala consente).
Urge libertar o POVO de tanta falta de respeito deste governo. Votamos na Frelimo a contar com a melhoria na continuidade das acções de Joaquim Chissano, que com as suas falhas, poderíamos estar num país melhor hoje.
É triste ver o Governo sem respeito a tecnocracia. Falta lógica em tudo que o Governo realiza. Uma BANDALHEIRA TOTAL!!
Ignora-se o POVO de uma forma extraordinária.
Ler a carta da Alice confere-me uma sensação de grito de clamor por uma saída. Sr Libertadores, LIBERTEM-SE!!!!
PRECISAMOS CHEGAR A ESTE DRAMÀTICO ESTÁGIO???
PS. Escrevo de Maputo, talvez por isso faço parte da lista dos críticos do país, mencionada na última visita presidencial à Maputo.
Nthorro
12
Marvin said...
Poderam essas senhoras e senhores donos de Moçambique ...responder as perguntas nao vou dizer da Alice mas sim perguntas do POVO ?
Será que essas/ e esses senhores senten na pele o sofrimento do povo? caso nao onde vivem?
aguardaremos cpm grande espectativa as vossas respostas aqui estarei de novo
Marvin

Sem comentários: