terça-feira, 16 de julho de 2019

A pergunta que não me cala é se é desta forma como construímos a cidadania responsável.

Com certos jovens aqui em Nacala, falo sobre a vantagem a mudança com o exemplo indiscutível da cidade de Nampula que com Amurane mudou completamente do aspecto. Eis que um deles, vestido de camisola de um partido, diz: O Amurane estava a enganar à população com bom desempenho para ganhar popularidade e depois começar a roubar muito... Ainda para a minha surpresa, os jovens disseram em coro que todo o partido que estiver no poder rouba pelo que todo aquele que for a governar vai roubar. Mais disseram: em todos os partidos aqui em África há ladrões.
Bom, algumas destas afirmações já tenho ouvido na TV, portanto, fico a pensar que estes jovens estão a ser induzidos por adultos e quiçá pessoas de grande responsabilidade a um pensamento pessimista como este. Só devem ser adultos que bloqueiam estes jovens à uma projecção de boa governação em África. Esses adultos não falam de países africanos que servem de exemplo de democracia e boa governação.
A pergunta que não me cala é se é desta forma como construímos a cidadania responsável.
Comentários
  • Sandra Pedro Por isso,os adultos de hoje, são os piores.
    Falam o que não sabem.
    1
  • Carlos Trocado Ferreira ... sábios esses jovens: acredito que Moçambique terá futuro.
    1
  • Antonio Wisque nessas vésperas é normal ovir todo tipo de besteira, so falam mas no fundo nem sabem do que falam.
    1
  • Sérgio Fernando No grupo desses adultos o senhor não está lá dentro???
    Jovens de hoje conhecem o tom enganador. As promessas são bem memorizadas.
    Mesmo aqui em Nacala-porto, há cobrança de receitas até as 18 horas. Já vi comerciantes de Muchilipo a reclamar disso, num espírito de arrependidos.

    Há que controlar a mente desses jovens.
    1
    • Antonio A. S. Kawaria Sérgio Fernando, não sei se estou ou não no grupo de adultos que induzem pessimismo em democracia e boa governação em África. Porém, sempre que falo disso tomo como exemplo Botswana, Cabo Verde, Gana, Maurícias e mesmo Ruanda, este último sobre boa governação e combate à corrupção. 
      Não entendi essa de em Muchilipo cobrarem-se receitas até às 18 horas. Qual é a regras da cobrança das receitas?
      1
    • Sérgio Fernando Em Muchilipo parece-me que alguém prometeu que não estariam a cobrar com regularidade. Não tenho a certeza se foi isso mesmo. Mas o certo é que há reclamações.
  • Ser - Huo Afinal estás em Nacala em "TRABALHO"??? Hummmmm

    Já, indo aos jovens, eu te aconselharia a ter mais calma e moderação. No que eles te responderam, não podes tomar isso de leve apenas como algo que alguém está a lhes induzir. Não. Deste o nome do Amuran
    e. O facto de ele ter feito algo não significa que era poluto, e assim quereres que os tais jovens fiquem ceguinhos. Esqueceu o que o SEU MDM andou a falar de Amurane? E falando de MDM, esqueceu o que o Amurane tambem andou a falar do MDM? Os jovens responderam bem, e para mim mostraram que são atentos aos processos de governação. Muitos dos criticam o governo são os próprios corruptos. Vai ver que até quem escreve relatórios de corrupção, para conseguir contrato para realizar tal estudo, teve de soltar um refresco, e no fim acusamos o governo. Aceitando que somos parte dessa espiral pode nos ajudar a pensar em soluções mais responsáveis. Repito, os jovens falaram a verdade. Anda um vídeo do PLO Lumumba por aí, interessante, porque ele, formado e informado que é, reconhece isso que os jovens dizem. Portanto, bom "trabalho" de (des)mobilizacao aí em Nacala.
  • Felizmina Leoboldo Rosario Esses adultos sao fofoqueiros,isso é vez vez todos keremos ganhar,acredito eu k posso ser eleita hje como president d municipio ou dum pais,heid roubar porke kero desenvolver,gozar etc.pessoa pode vir com propaganda dele,eu nao hei d roubar mentira ,vamos votar porke é regra. ..
  • Linette Olofsson Ghana é um bom exemplo e ha um outro. Infelizmente a política é um passo para obtenção de poder económico. Veja a vida de alguns o quanto mudou , é visível ! a altura das listas é sempre problemática.
  • Ser - Huo E mais uma observação mano Kawaria: os jovens devem ter essas variáveis da realidade, e fazerem as escolhas que quiserem conhecendo os riscos e as possibilidades. O que apregoas é que é mau: queres jovens "fechadinhos", sem visão do real. Não.

    E já qu
    e estás a falar de mudança, e usaste o exemplo de Nampula, por acaso tentaste falar com eles sobre a "mudança" que Nampula eu hoje? Já deste uma volta para Nampula? É que ainda não vi um post teu dedicado à mudança de Nampula do brada Vahanle. Manda um aí por favor.
  • Joao Ferrao Ruanda mais um exemplo. Lideranca como chave de tudo
    1
  • Fernando Raundi Jr. Pra me de todos os Governantes a nivel da Africa um bom presidente que tem boas políticas de boa Governação é Kagame o actual presidente de Ruanda.
    É preciso as vezes recorrer alternativas pra haver uma boa Governação em africa.
    Não faz sentido dizer que todo politico vai roubar assim que estar no poder.
    1
  • Antonio A. S. Kawaria Mano Ser - Huo estás nervoso? Porquê será? Eu estou a escutar. Escuto a jovens, a adultos nos mercados, nos chapas. Escuto até membros (adultos) de todos os partidos Incluindo da tua Frelimo. Do resto sabes e a partir deste meu mural que crítico e severamente mesmo os do MDM de que estás a falar. 
    Já agora eu disse que os jovens eram induzidos por adultos. Quem disse que o Amurane não era poluto não é desses jovens. Mas o que isso significa, isso de induzir aos jovens que o Amurane queriam ganhar popularidade para roubar? Não tem um único objectivo o de fazer com que os jovens tenham medo da mudança?
    Há eleições de 5 em 5 anos para avaliar o desempenho de que governa. Se esse rouba e prova-se que rouba é dever e direito do eleitor de tirá-lo do poder. Se que vier fizer o mesmo, no fim dos 5 anos é retirado através do voto. Não se pode induzir aos jovens para tolerar o roubo agora porque supostamente depois também haverá roubo.
    Nota: sou permanentemente cidadão. Em todo o momento exerço a minha cidadania. A possibilidade que comparar os meus compatriotas por eles mesmos de tempo e m tempo e comparar com outros cidadãos do mundo, faz-me com que eu não seja indiferente. Cada conversa que ouço é um objecto de reflexão, mano
  • Antonio A. S. Kawaria Mano Ser - Huo não estou em Nampula mas em Nacala-Porto. Nampula passei por raspão. Mas também não podes me acusar que eu não crítico a governação da Renamo. Tenho posts suficientes aqui que provam que eu digo o que digo à vontade.
    • Ser - Huo Antonio A. S. Kawaria NAO é direito e dever tirar alguém do poder, e sim, um direito de escolha, de decidir o que quer, e para tal, usar as variáveis que tiver em mao. O que mata a democracia é essa ideia de que o que vale é tirar tirar tirar sem mais nada. Dá as devidas ferramentas às pessoas, e nesse exercício de você estar a auscultar as pessoas, não salta para o Facebook para mostrar que tais pessoas são atrasadas. Não, não são atrasadas, estão a te responder conforme aquilo que têm e aquilo que lhes convém, e aquilo que têm da realidade. Você só quer a conveniente para si mano. Repito, os jovens te responderam bem.
  • Antonio A. S. Kawaria Felizmina Leoboldo Rosario, não podes votar somente porque é regra. Se assim o fazes é porque falta-te o espírito da cidadania. Vota-se tendo em conta o desempenho de quem governou nos cinco anos. É verdade que é preciso ter alternativa governativa, isto é, um partido, um grupo de cidadãos que apostam em fazer diferente se é mau ou melhor que aqueles que governam, mas quando a a l alternativa falta, está em causa a nossa consciência de cidadania. A a l alternativa não vem do céu mas de cidadãos de um país.
  • Ser - Huo E é falsa a sua abordagem. Quem andou a disparar para todo lado que Amurane era isto e aquilo FORAM VOCES DO MDM. Esqueceu que Amurane vos convidou até a ir a Portugal para provar as acusações que VOCEA faziam para ele? Sério que estás a jogar baixo assim mano? Portanto, tira Frelimo disso, porque vocês nao são polutos. nada. Vocês fizeram esse trabalho de tentar descredibilizar o Amurane, e agora queres ludibriar aos mais incautos, aos distraídos. Sério mano?

Sem comentários: