quinta-feira, 19 de julho de 2018

Os funcionários cantam os parabéns em tom coordenado


Eu reprovo...
O Ministro Celso Correia (MITADER) celebrou anos há dias. Ele está de parabéns. Não sei quantos anos, se é uma data redonda. Mas isso não importa. Importa é que o Ministro Celso é uma das estrelas do Governo de Nyusi. Ele faz as coisas andar. Só estava sendo ofuscado pela Letícia Klemens, de quem eu desconfiava mas sua performance derrotou meu preconceito. Pois, o Ministro Celso tem vindo a somar vitórias. Sua entrega é abnegada. Como quem rema contra a corrente. Em plena crise, ele arrasta a banca comercial para o interior. Seu apego na conservação não tem paralelo. Nem sua incursão na agricultura familiar, através do Sustenta. Um dos seus maiores trabalhos mudou o paradigma na gestão das florestas. O acordo com a China para processar madeira cá dentro é excelente. E mais escolas tem recebido carteiras fabricadas a partir da madeira apreendida. Mas, quem consegue esses feitos tem de se manter nesse registo de trabalho e humildade. Não precisa de se atrelar em propaganda barata.
O Ministro completou anos e anda por aí circulando um vídeo de evocação. 2.4 Minutos! Todo o Ministério parou para cantar os parabéns ao Celso, numa insossa cultivação de personalidade. Um Ministério inteiro, todos os seus departamentos, interromperem a jornada de trabalho para saudar o ministro só lembra o Kim Jong-un, salvas as devidas proporções. A duração do vídeo parece insignificante. Mas fazer o footage leva tempo. E as incidências behind the scenes envolvem maquiagem, indumentária que se destaca, o melhor fato e, portanto, esta coisa foi preparada com todo o cuidado. Os funcionários cantam os parabéns em tom coordenado. Também foi envolvida uma sala de aulas com meninos sentadinhos creio que em carteiras inspiradas pelo Mitader. Ou seja, em tempo de crise, foram despendidas horas e horas se preparando um vídeo para parabenizar o Celso. O Ministro não merece? OK! Mas esta narrativa romantizada de sua personalidade não faz jus à dimensão do seu trabalho. Todos sabemos que Celso Correia está escalado para assumir voos mais altos no Estado e no Governo num futuro próximo. Mas não precisa deste tipo de marketing sem gosto. Seu trabalho vale muito mais que centenas de vídeo promovendo sua imagem. Imaginem se todos os ministros imitassem este video? Ou se o PR Nyusi tambem entrasse na mesma onda? Seria uma gazeta geral. Eu reprovo o vídeo.


Sobre do vídeo do aniversário do Celso Correia
Conheci o Celso Correia por acaso do trabalho. Trabalhamos juntos um bom tempo, numa situação em que, mesmo tentando esconder o mais íntimo da personalidade, não havia como um dia não revelá-lo em tela gigante plasma, por causa da pressão que o job exigia.
Durante esse tempo, vi um jovem pragmático, com um pensamento estratégico que partia dos detalhes até aos resultados, muito concentrado nos processos, com destaque para os procedimentos individuais, sempre focado para um resultado colectivo.
Não lhe vi a puxar a brasa para a sua sardinha, não lhe vi a cobrar os louros, não lhe vi a procurar estar sempre à frente para mostrar “you know who I am?”.
Isto tudo para dizer que tenho sérias dúvidas que aquele vídeo saiu da sua cabeça. E tenho razões e experiências que bastem para afirmá-lo.
Criticar Celso Correio por aquele vídeo, é o mesmo que criticar o aniversariante por uma festa surpresa, pois mesmo este não gostando da festa, não tem como, porque ela, surpresa que é, já está lá.
Por isso, antes de criticar ao sô ministro pelo vídeo, temos que entender quem foi a head que teve a ideia, e qual é o objectivo. Mas a minha dúvida de que não foi ele, essa mantém-se e reforça-se a cada minuto.
Aliás, quem conhece ou acompanha o trabalho do ministro, sabe que ele é muito discreto, e tende a se afastar de qualquer tipo de publicidade.
Aquele vídeo tem outro arquitecto e não Celso Correia.
Nhanisse!
Gosto
Comentários
Diogo Teresa Eu tb trabalhei para o Celso e hmmmm.... ok, os tempos sao outros.
Gerir
3 h
Jah Yahwah Matavele Fala aí mana. Quando trabalhou para ele era showfista?
Gerir
3 h
Diogo Teresa Jah Yahwah Matavele 😷 tenho 4 filhos para criar.
Gerir
3 h
2 h
Sic Spirou Nem precisa dizer mais. Há meias palavras que dizem tudo. obrigado Tete.
Gerir
2 h
Angela Maria Serras Pires Ele além de ser vigarista e um básico por isso poupa nos a graxa adicional
Gerir
3 h
Maria João Marques Por acaso, ja me fizeram uma festa de anos surpresa, exactamente para me darem graxa, odiei , apeteceu-me ir embora naquele momento, só não fiz, por vergonha. Vi o vídeo, e esta é uma prespectiva que nem tinha pensado, ser uma festa surpresa…. de qualquer das maneiras é horrível, cheira a lambecuzise e eu descontava no salário de quem fez !  só para não serem lambões
Gerir
3 hEditado
Sic Spirou eu não iria aceitar o vídeo . mandava apagar . a que horas tiveram tempo pra mandar os funcionários reunirem se pra aquilo!? aqueles alunos na escola!? façam me o favor!!
Gerir
3 hEditado
Maria João Marques Sic Spirou eu também não aceitaria, mas há nesta era galáctica que não tens como, é viral ….num instante tens mais de 100.000 visualizações e não podes controlar ….
Gerir
2 h
Sic Spirou Sim mas se é algo dirigido a mim, primeiro devem dar me a conhecer. pior eu que sou avesso a surpresas! ehehehheh e se for me subordinado....vamos ter problemas!!
Gerir
2 h
Maria João Marques Sic Spirou eu concordo em parte contigo, mas também acho que o Jah Yahwah Matavele colocou uma questão que pode ser pertinente e aí temos de dar o beneficio da duvida. Ninguém normal, acha #normal #parabensexcelencia…. que coisa mais brega …. eu corria com aquela gente toda …. credo    , obrigava-os a decorar a constituição da Republica numa semana ….
Gerir
1 h
Sic Spirou Paula Martins deve ter mesma idéia...se é que ainda está nas nuvens!! 😅😅😅😅
Gerir
1 h
Maria João Marques Sic Spirou Não sejas chato, eu posso dar o beneficio da duvida ….In dubio pro reo é o que estou a usar , tu , melhor que ninguém conheces esta expressão , e ela assenta no o princípio jurídico da presunção da inocência, deixa-me pensar assim …. ok ? chato ….. arre !!! deves estar de tpm
Gerir
1 h
Jah Yahwah Matavele Ele sabe mana. SPC (Só para contrariar).
Gerir
1 h
Sic Spirou Já disse. só falo depois da Paula vier aqui. até lá ficamos assim eheheh.
Gerir
1 h
1 hEditado
Pedro Uamba Uamba No video não vi nada de extraordinario porque aquilo foi feito com celular e que qualquer um dos funcionario podia dar a ideia as direcções para gravar e lhe mandar. So para ver a edição é amadora mesmo os videos, agora se me disser que surpresa é bajular! ai é que ja não entro.
Gerir
3 h
Lyndo A. Mondlane Ok.. mS lhe corresponde a ele sancionar..
Ha culturas onde se sanciona o individuo por excesso e por defecto...
Nas empresas ha casos em q se produzes mais do necessario se te sanciona..
Gerir
3 h
Elvis Armando Quando não se encontra maldade no trabalho peocura-se até nos..., deixe os buzinar
Gerir
3 h
Sic Spirou bombeiros. hahhahahahahh
Gerir
3 h
Sic Spirou Maria não me admira este post. ainda veremos outros!! depois Nyusi está a tentar corrigir isso e volta e meia...estamos a fazer vídeos na hora de expediente! (aposto que dirão que foi numa hora livre). eheheheh
Gerir
3 h
Jah Yahwah Matavele Não entendi a tua ideia. Queres dizer que foi ele que fez ou não? Decida-se!
Gerir
1 h
Genito Zunguze OAbraão Lembra que ja apostou que Russia ia ganhar o mundial?
Gerir
2 h
Nyahbing Nhanala Eu não ficaria triste se meus subordinados me fizessem um vídeo destes. O problema é que nem tenho subordinados. Kkkkkk.
Gerir
2 h
Jah Yahwah Matavele 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Gerir
Comentários
Emidio Beula Estava a ver o vídeo agora mesmo...
Gerir


Responder2 h
Moiane Telma da Gloria Envia pra mi please. 845179654
Gerir


Responder2 h
Bruno de Mello Bando de lambe botas sem dignidade alguma
Gerir


Responder2 hEditado
MaNuel Bila Hahahahaha
Gerir


Responder2 h
Mansur Aly Mussa Maralha de puxa sacos
Gerir


Responder2 h
Ivone Soares Well said
Gerir

Sic Spirou a pergunta a seguir; quem pagou aquele vídeo à Hollywood!? os funcionários fizeram por livre vontade!? foi na hora nornal de expediente!? 
estou atônito com esta atitude!! Logo nesta altura que o PR Nyusi vêm "mandando" que as coisas mudem no sector público! um bolo e uma singela ida de alguns colegas pra o gabinete dele..era bom!!

Gerir


Responder2 h
Bruno de Mello Foram obrigados mano
Gerir


Responder2 h
Sic Spirou ...então não são lambe botas. ou faz ou dica mal visto no job! em tempo de crise....já sabes! eish
Gerir


Responder2 hEditado
Bruno de Mello Sic Spirou vergonha sabe🙈🙈
Gerir


Responder2 h
Sic Spirou ...assim como diz o MM. se ele chegar aos tais voos altos, nem imagino o que nos espera!! eheheheheh
Gerir


Responder2 h
Bruno de Mello Capaz de kilar a própria cota
Gerir


Responder2 h
Mahamad Hanif Mussa Cenário da curta metragem meticulosamente preparado (so pode ser pelo próprio). Outro sim, sinonimo de muito dinheiro por ai. Alais, dias atrás lemos ser o "bombeiro" da governação...
Gerir


Responder47 min
Sic Spirou ahnnn sim...tanto que já está a "bombear" o ministério da Cultura. hehehehhehh
Gerir


Responder36 min
Paulo Manso Bajulação colectiva!!
Gerir


Responder2 h
Amos Nhama Eu reprovo o vídeo, se for para brilhar o senhor pode com seu trabalho e muito bem, não com o Spot publicitário como se de uma promoção de ovo podre se trata se.
Gerir


Responder2 hEditado
Vasquinho King Foi escolha certa em momento errado. Mas a culpa nao é do Ministro é de bajuladores sem caracter infiltrados se calhar mas a Inspecção Mitader pode nos dizer algo aqui e clarificar zonas de penumbra para saber se o acto ocorreu em plena luz do dia laboral
Gerir


Responder2 h
Oweni Esmael Ah ah ah ah ah ah de tanto puxar até ferir sensibilidade da Clemens! Mas onde entra a clemens no aniversário de...?
Gerir


Responder2 h
Dalfino Hóster Guila Pela sua forma de estar e por aquilo a que nos habituou eu não creio que foi ele quem preparou. Dai que essa tacada de "marketing" não me parece a mais acertada, Mosse. Se foi uma surpresa, mais uma razão para duvidar que tenha sido dele a iniciativa. Não tenho constatado acções de marketing deste Ministro senão a repercussão que o seu próprio trabalho tem tido. 

Como impedir uma surpresa?

Boa pergunta para um próximo texto. Difícil de responder. Principalmente quando se trata de uma surpresa sem precedentes.

Gerir


Responder2 h
Aunorius Andrews Simbyne Ca entre nos... isso eh de menos... basta para mim que ele continue a trabalhar e mostrar serviço ao povo...se sobe não sobe... o que importa sao os benefícios para o povo... Ha muito dirigente que nao faz 0,001% do que este Ministro faz... autentico bombeiro... veja o caso da escumalha de administradores nomeados pela Frelimo, que nao sabem nada do que acontece no seu distrito, piores que um aluno de segunda classe--um desastre de dirigentes... haja ciencia!
Gerir


Responder2 hEditado
Sic Spirou kkkk Adriano Biza sobre aquele assunto de paternalismo!! 😅😅😅
Gerir


Responder2 h
Aunorius Andrews Simbyne Ha tanta coisa seria e grave da qual deveriamos estar focadosa criticar... por mim, respeitando claro o seu direito de liberdade de expressao oh Marcelo (que nao eh de Sousa), to address essa coisa de video foi um tempo gasto num assunto nao-assunto e superfluo. Poderias estar a debruçar sobre os Administradores deste video:https://youtu.be/B1Dnq8_wLrsGerir

Responder2 hEditado
Sic Spirou uma coisa não anula outra. se vc acha qje esse assunto é relevante. faça você um post a falar disso. por isso anima estar num estado de direito: cada um de nós vê e fala do que quer e pode. ehehheeh
Gerir


Responder2 hEditado
Aunorius Andrews Simbyne Sic Spirou Be attentive Sic. Eu bem disse, respeitando o direito de free speech do Marcelo, sabia que apareceria um Sic para dizer faca tu mesmo isso... so acho que ha assuntos prioritarios e mais graves que mereciam a abordagem aqui feita... alias meu comentário só foi possível porque sou um fanático confesso das abordagens do Marcelo Mosse, que se diga. Se não o fosse, nem perderia meu tempo aqui.
Gerir


Responder2 h
Sic Spirou então não coloca agenda tua aos outros. o que é grave pra ti pode não ser pra outros.
penso que essa mania de se pensar que devemos todos atacar o mesmo assunto é tacanho! depois vai parecer que somos um país pequeno!

Gerir


Responder1 hEditado
Aunorius Andrews Simbyne Sic Spirou I am sincerely sorry, but "tacanho" eh ate aqui nao teres percebido que o meu primeiro comment foi uma simples opinião e fi-lo com as devidas salvas ao Marcelo Mosse... nao houve da minha parte nenhuma imposição ou qualquer abordagem agressiva para que o autor do post fizesse isto ou aquilo... let's be serious!
Gerir


Responder1 h
Sic Spirou lets get serious; do your part! ehehheh cada um tem sua visão!! abraços.
Gerir


Responder1 h
Aunorius Andrews Simbyne Damn Sic Spirou, you know I have done my part... You just dont want to recognize it... that's a matter of pride... that's it...kkkkk

Gerir


ResponderVer Tradução1 hEditado
Dario Khan Parabens Sr. Celso correia... Quanto ao video n vejo nada de mal... Foi felecitado pela sua equipe e registada para recordacao.. Poxa deixem de mesquenhices pah...
Gerir


Responder2 h
Dario Khan Eu Aprovo
Gerir


Responder2 h


Responder2 h
Marcelo Mosse Anotado...obrigado pelo reparo.,
Gerir


Responder2 h
Mabunda Prince Marcelo Mosse, sobre "a sala de aulas com meninos sentadinhos" me parece que tem a ver com o Instituto Médio de Planeamento Físico e Ambiente que funciona em Marracuene e que foi projectado por esse Ministério.
Gerir


Responder2 h
Nelio Raul Joao Ai no spot, os meninos trajados de camisetas amarelas, trata se do Instituto Formação em administração de terras e cadastro (INFATEC), localizado na Machava....
Gerir


Responder1 h
Teodório Chambal Marcelo Mosse tens toda sua razão. Ora imaginemos que a cada aniversário de um ministro, seu vice, é se a moda pega DN, o país que quase que nada produz para por completo.
ABAIXO O LAMBIBOTIGISMO.

Gerir


Responder2 h
Cristyna Matola Não vi o video
Gerir


Responder2 h
Aunorius Andrews Simbyne Joanguete Celestino Professor, it seems that the aboive mentioned video was blocked or removed...whatever, but it's uanavailable.
Gerir

Antonio Pereira Não vejo problema de maior no vídeo. Se os trabalhadores do MITADER não foram mobilizados e obrigados a fazer o vídeo, não vejo qualquer problema, sobretudo porque neste tipo de surpresa, o aniversariante é tipo "corno" e é sempre o último a saber. Quanto à maquiagem e indumentária que refere, não vejo nada disso e também não vejo requisitos de produção nenhuns, nem é um trabalho profissional. A meu ver a qualidade de imagem é de um vídeo filmado com telemóveis, sem o uso de tripés, estabilizadores de imagem, câmaras profissionais e os trabalhadores do MITADER foram filmados exactamente como saíram vestidos e maquiados das suas casas.
Gerir


Responder2 h
Joanguete Celestino Tony foste tu que produziste o video?
Gerir


Responder1 h
Tania Jamisse Paco E foi mesmo assim. Telemóveis pessoais. Nenhum ensaio. Feito na hora. Ninguem foi obrigado. Quem o fez, o fez de livre e espontanea vontade para surpreender alguem em quem acreditamos num singelo cantar de parabens pelos seus 40 anos. Nao envolveu qualquer custo. Não foi um presente de 100meticais. Foi um video como muitos para alguem que tem alguns funcionarios que pararam não mais que 3 minutos que podiam estar a tomar café e cantaram os parabéns a um colega de TRABALHO, que é coincidentemente seu chefe.
Gerir


Responder1 hEditado
Antonio Pereira Joanguete Celestino Não. Não tenho nada a haver com esse vídeo, mas os audiovisuais são a minha formação profissional e dá para ver que é um trabalho totalmente amador.
Gerir


Responder1 h
Domus Oikos De noite pra dia os funcionários tomaram iniciativa...?
Gerir


Responder1 h
Tania Jamisse Paco Domus Oikos é dificil isso para pessoas que trabalham em equipe?
Gerir


Responder1 h
Vasquinho King Porque gostam de falar de coisas que nao sabem?
Gerir


Responder55 min
Sarmento Abel Sande Celso Ismael Correia (Maputo, 18.07.1978). Portanto, sao 40 anos.
Gerir


Responder1 h
Domus Oikos Culto de personalidade.
Gerir


Responder1 h
Francey Zeúte E sujou o pano. Não há muito a dizer.
Gerir


Responder1 h
Rildo Rafael Marcelo Mosse a quem reprovas? Aos funcionários? Ou ao Celso?
Gerir


Responder1 h
Jasmin Rodrigues O mal neste video nao e o aniversariante organizar isto... e obvio que isto nao veio dele.... o mal do video (e nisso tenho de concordar com o Marcelo Mosse!!) e o facto de trabalhadores de um MINISTERIO, portanto servidores publicos, terem tirado k seu tempo de trabalho para parabenizar o ministro!!! Que tem de especial ele? A ter que ser assim e fomentando o principio da igualdade que o facam para TODOS os trabalhadores sem descriminacao de cargo, posicao e escolaridade!!! A pessoa por detras do video (mentor da ideia) demonstra uma nova de lambebotismo....nota se ate que foram pessoas classes e diferenciacao a nivel de cargo nos diferentes grupos! FEIO!!!

Nao deve existir previlegios e nem se deve cultivar os mesmos... adotem esse sistema para todos... tem empresas que tem bolo 1 x por mes para os aniversariantes do mes seja ele ministro, PCA ou servente! Tratamento igual para todos!

E para isto que se foi a escola? Que nos formamos? Para aplicar conhecimentos nao em como melhorar a vida dos Mocambicanos (que deram muito pelo Pais) e sofrem todos os dias....mas pra pensar em novas tacticas de lambebotismo????

VERGONHA!!!

Gerir


Responder1 h
Mendes Menete Igualzinho ao Idi Amin Dadá.
Gerir


Responder1 h
Maria Margarida Chaves Marques Celso Correia: um ministro que me tem surpreendido pela positiva! Pelos vistos também amado pelo seu staff. Gostei da surpresa - amadora - que lhe fizeram. Bonito.
Gerir


Responder1 h
Mendes Menete Celso Amin Dadá CorreiaGerir

Responder1 h
Bill Ortega Por mim, o vídeo não devia ser institucional como se pode perceber nas imagens e bem descritas aqui, cada um de forma individual e de acordo com o seu tempo e aproximação ao tal, podia o fazer e partilhar só com o aniversariante... acredito que maior parte dos protagonistas deste vídeo de louvores não conhecem e/ou não tem nenhuma relação de proximidade com o aniversariante. TAMBÉM REPROVO
Gerir


Responder1 h
Guilherme Paulo José Zavane Deve fazer parte do Job Description
Gerir


Responder1 h
Décio Pedro Gomes Caro Amigo Marcelo Mosse, sou teu fã, seguidor e admirador; mas este post, é caso para dizer que teve muita abordagem para pouca matéria. Um gesto de felicitação não caso para estarmos aqui a debruçarmo-nos. let´s fast forward on that.
Gerir


Responder1 h
Francis Manuel É a velha história " preso por ter cão e preso por não ter cão".Enfim,mais uma peripécia no país da piada pronta.
Gerir


Responder51 min
Anselmo Titos Cachuada A PGR pode escrutinar quem pagou a infame ideia: se do bolso público ou dos funcionários! Há matéria abominável porque incriminável.

PS: em nenhuma daquelas cabeças ocorreu que o acto era juncoso? E antes, o projecto foi apresentado ao ministro ou foi
 surpreendido? De todas as maneiras, o ministro deveria ter reprovado, mesmo antes de ser executado. Mas é como se diz e bom adágio muito popular:" É no melhor pano que cai a nódoa". O responsável pela Comunicação e Imagem do Ministro deve ser punido, exemplarmente!
Gerir


Responder28 minEditado
Jasmin Rodrigues Acredito que isto e obra e iniciativa do responsável pela comunicacao e imagem.
Mas nao acho k tenham envolvido custos para execução deste trabalho...foi mesmo pelos celulares...
Gerir


Responder28 min
Anselmo Titos Cachuada Não me parece, pois eu trabalhei, por ocasiões diferentes, em sectores de Comunicação. Este tipo de trabalho exige uma equipa vasta, desde a captação e edição e softwere apropriados que duvido que seja apenas celular a executar, por mais top de gama seja! Salvo equívos!
Gerir


Responder22 min
Bento Estevão Machaila Apoiado. Não havia necessidade daquele aparato todo para celebrar o aniversário do ministro Celso Correia, e não acredito que ele tenha tido conhecimento prévio dessa iniciativa.
Gerir


Responder8 min

Sem comentários: