sábado, 14 de julho de 2018

o que faria para “safar” a LAM da crise?

Quando alguém pergunta-se a si próprio.
O assunto LAM está a criar especialista em soluções para aviação civil moçambicana no FB. Vocé, Jaimito, como gestor de formação e profissão, o que faria para “safar” a LAM da crise?
Na verdade, o que eu faria, seguindo as regras básicas de gestão em situações de crise, não se faz e por isso ninguém deixar-me-ia fazer. Porém não é algo de que não se pode falar.
1. Primeiro, com apoio claro de especialistas e veteranos na área, formava uma equipa óptima de funcionamento. Um grupo de pessoas que ocupando posições essenciais punham a máquina a funcionar;
2. Mandava fechar todas as lojas da LAM a nível mundial e nomeava, de imediato, agências de viagens, representantes da marca, correspondentes e distribuidoras;
3. Lançava, de imediato, um concurso para contratação de empresas para fornecerem seguintes serviços: Manutenção de aeronaves; gestão de serviços aeroportuários; limpezas; segurança e outras que não concorrem para o corebusiness da LAM sem exclusividade;
4. Calculava o custo real operacional neste modelo e o custo do Downsizing do pessoal (reformas antecipadas, indemnizações e outras formas) para não deixar ninguém socialmente afectado;
5. As dívidas com fornecedores mereceriam um tratamento adequado de acordo com a natureza de cada uma. Algumas poderão ser assumidas pelos outsourser’s, assim como algum pessoal técnico especializado de áreas em processo de descentralização também passariam para os novos operadores do serviço.
6. Outros problemas seriam isso aí mesmo outros…
7. Estas medidas não seriam uma solução definitiva mas, serviriam como transitórias e punham a empresa pelo menos a funcionar com regularidade até que seja injectado novo capital do “novo parceiro” e devolver a empresa ao níveis normais de funcionalidade e inovação e Eu saía.
Comentários
Nito Ivo As melhores opiniões aparecem assim mesmo.
Gerir
Jaime Langa Pelo menos está aí uma contribuição Nito Ivoalgo pode lhes ser útil cabe a quem de direito aproveitar.
Gerir
Eduardo Chichava Ainda por cima mahala. KKKKK
Gerir
Jaime Langa Ai está um orgasmo estratégico de gestão caros Júlio Mutisse Elisio Macamo Gabriel Muthisse Alvaro Simao CossaHerminio Muiambo Adam Yussof é outros amigos úteis para este assunto. Sejam isso mesmo úteis. Posso estar a preparar um pacote dos primeiros 100 dias. LOL.
Gerir
Sic Spirou me parece que o grande e grave problema está nesses "outros problemas"...eheheheh
Gerir
Paulo Araujo Onde vao buscar taco para "outras coisas" se sempre foi saco azul? desorganizacao propositada aquela cena. Nem vale atirar nos areia nos olhos.
Gerir
Responder4 dia(s)Editado
Sic Spirou Mas precisa dar KO!? WENA hahaahahah
Gerir
Paulo Araujo Sic Spirou esse Jaime Langa quer nos viajar. Somos adultos pah
Gerir
Jaime Langa Da para serem úteis? Uma vez na vida. Paulo Araujo e Sic Spirou da?
Gerir
Responder3 dia(s)Editado
Sic Spirou kkkkkk
Gerir
Jaime Langa Considerem que neste modelo não vou dar. Não está orçamentado. Considerem para emitir juízo de valor.
Gerir
Paulo Araujo Jaime Langa vamos tomar cha. Seremos uteis ai porque pagaremos a nossa conta kiki
Gerir
Jaime Langa Paulo Araujo não quero teu chá. Outro dia chamou-me pra chá e lá deu-me cerveja. Mentiroso.
Gerir
Paulo Araujo Jaime Langa bwakakakakakak
Gerir
Jaime Langa Já tenho problemas que bastam kkkkkkkk
Gerir
Laos Saraiva Epah é quem disse que LAM vai te trazer problemas? Kkkk... As tantas sais de lá com uma frota de KIAS...
Gerir
Pedro Miguel hehehehehehe...sabes das coisas.
Gerir
Anacleto Machava Basta obrigar os titulares do cartão vermelho a pagarem pelas suas passagens as LAM podem recuperar makagui. E isso é impossível!
Gerir
Paulo Araujo Se a LAM divulgar os verdadeiros nomes de quem os estao a dever a LAM e os tais pagarem a sua conta a companhia de bandeira até pode retomar o sonho de voar para Europa.
Gerir
Sandra Duque Nicols Será que os gestores que estão a ser nomeados para administrarem a empresa nao conhecem essas regras?
Gerir
Toko Ambaka Todos sabem bem o que deve ser feito. O problema é mais embaixo...
Gerir
Jose Eduardo E entao! O PM nao viu isso? Quanto mais nao fosse por designar meu caro Jaime Langa como interino nessa fase transitoria ate a possivel injeccao de novo capital. Meu caro, disse de outra maneira que concordo plenamente contigo.
Gerir
Jaime Langa Jose Eduardo o PM não precisa ver isto porque sabe que isso deve ser feito. Como eu disse no início não se faz mas pode-se falar... Kakakakakaka
Gerir
Paulo Araujo O PM sabe o que deve see feito mas nao faz porque ele faz parte do problema
Gerir
Muzila Wagner Nhatsave Nao esuqça fazer cobranças coersivas. Com aquele passivo tio Langa nenhum gestor ou patrceiro se metera ali. esquece. voce nao tem escala para recuperar aquele passivo com a actividade normal, e nem ambiente envolvente gratificante para criares demanda e rentabilidade. Mexam a estrutura de mercado da aviaçao, elimina essas taxas absurdas a Kudumba, Aeroportos, MHS, taxas de combustiveis e outros, o que fica na LAM e pouco. e por si so a LAM nao sai do buraco, as politicas na area de turismo e tambem devem acompanhar este processo. sem gente nao ha como tirares a empresa do sufoco.
Gerir
Paulo Araujo A turismo so iria contribuir se deixassemos de extorquir os turistas desde o ponto de entrada até ao destino. A Russia vai lucrar neste mundial mais do que qualquer outro organizador anterior. Um exemplo simples, bastava teres um bilhete de um jogo ja tinhas garantia de ter visto a entrada a custo zero, por isso os estadioa do mundial estavam quase sempre cheios de adeptos dos varios países.
Gerir
Muzila Wagner Nhatsave A curto prazo fazia o que estas a dizer, mas a soluçao imediata pa entrada de parceiros seria a liquidaçao da empresa
Gerir
Rogerio Jose Uthui Nada disso resultaria Jaime Langa. Muitos Conselhos de Administração já tentaram o mesmo. Eu na minha curiosidade ja me informei que 20 passageiros apenas pagam o custo de um vôo doméstico. Como os aviões andam com mais do que 20 passageiros, eu iria garantir que cada vôo acontece, um a um, COM COMBUSTÍVEL E TUDO(kkkkk) e depois perseguir o resto do dinheiro. E apertar nos "fringe benefits".

Sem comentários: