domingo, 15 de julho de 2018

O genro pobre tem que falar com cuidado e com o tom de voz baixo, ao passo que o rico é livre de falar como quiser e com qualquer tom de voz

O pobre paga com trabalho e o rico, com fundos. . É deveras triste como a sociedade trata o pobre ou aquele que detém menor capacidade financeira numa família. Na sogaria, por exemplo, quando há eventos festivos, é sempre solicitado aquele genro pobre, primeiro, para chegar horas antes e fazer trabalhos de base, como: esticar lona, afiar as facas, arrumar as cadeiras, matar cabrito, boi, etecetera. Ele faz estes trabalhos e ainda tem que aguentar ficar a espera da hora marcada para o início da festa, altura em que aparecem os restantes genros, portanto, aqueles que possuem um poder financeiro e diversos outros convidados de honra. Arruma as cadeiras e é solicitado a sentar-se em último momento e, muitas das vezes, em um banco que for a sobrar num lugar menos privilegiado da festa. O genro pobre é ainda o último a sair porque do local porque tem que arcar com outro trabalho de arrumar as coisas e deixar tudo como estava. Como forma de enganá-lo a trabalhar sem reclamar, eles dizem: "Tú és filho de casa por esta razão que te chamamos mais cedo para vir controlar as coisas e confiamos nas tuas habilidades em momentos assim. Contigo nada falha". . O genro pobre, em sessões familiares, nunca são valorizadas suas ideias por mais brilhantes sejam. Na maioria dos casos até nem é convidado a dar algum parecer sobre os assuntos em debate. Os acordos alí saidos são sempre, no entender deles, concordados pelo coitado do genro pobre, ou entao, que se conforme. Do tipo pegar ou largar. Ninguém o escuta até o fim do seu fio de pensamento pois não existe paciência e tempo. A última palavra é sempre dada ao genro com poderes de compra. O genro rico apenas comete falhas sanáveis, ao contrário disso, o pobre comete erros fatais e inadmissíveis. O genro pobre tem que falar com cuidado e com o tom de voz baixo, ao passo que o rico é livre de falar como quiser e com qualquer tom de voz que lhe apetecer, no fim, sempre terá razão. O genro rico é atendido de imediato quando solicita a presença dos sogros, mas, o pobre tem que antecipar o encontro faltando semanas ou mesmo meses, senão ninguém aparece. ___Sinceramente!. Ser pobre é um assunto sério que ultrapassa toda seriedade. É uma bagagem pesada. Eu juro que na próxima encarnação não quero ser pobre. Kkkkk...
Comentários
Abdul Gafar Baltazar Kkkkkk ya é pesado....
Gerir
Responder57 min
Victor Niquice E' muito melhor ser rico de espirito. Enquanto continuarmos a olhar a riqueza como sendo aquela material, continuaremos fora de no's e a vivermos a pensar que estamos Mortos. Vivamos na Paz de Deus, Irmaos!
Gerir
Responder52 min
Responder47 min
Marcelo Tepane Ucoha E verdade muzungu kkkkkk
Gerir
Responder45 min
Nire Ernesto Manhalo Nao acontece so apenas na sograria também nas nossas próprias famílias...
Gerir
Responder33 min
Esmail Alberto Juma Ai falou irmão
Gerir
Responder24 min
Nitafa Hi Nomo Mas na verdade è o que acontece.
Gerir
Responder23 min
Manhique Antoniolopes Iza Salvador Bila Mamaweeeee sograria juro..
Gerir
Responder17 min
António Moreira E mais Muzungu Ndini. É o genro pobre, que corre atrás do frango, mata, esfola, corta em pedaços e entrega a sogra.
Gerir
Responder13 min
Armando Macahava Machava Pura Verdade Kkkk
Gerir
Responder3 min
HA CABRITOS QUE VIVEM A CUSTA DAS PENSÕES DOS ANTIGOS COMBATENTES NO DISTRITO CAIA, NA PROVINCIA DE SOFALA.
INBOX:
Em nome de todos antigos combatentes residentes no distrito de Caia, sintam – se cumprimentados grandes generais. Refiro – me aos porta – vozes (internautas revolucionários, General Nitafa, Unay Cambuma, Muzungu Ndini, Afonso Chicuare, Calisto Meque, entre outros) dos sem vozes (nos o povo).
Generais,
Os estrondos das suas vozes são audíveis ao nível nacional e acredito que internacionalmente também. Portanto, permitam – nos fazer o uso das mesmas para que encaminhem a nossa preocupação ao Ministério dos Combatetentes. E que estamos cansados de sermos roubados a olho nu e sem podermos fazer nada para inverter o cenário. A direcção distrital dos antigos combatentes solicitou – nos para que fossemos consultar os nossos nomes nas vitrines de modo a abrir nossas contas bancarias para que podessimos receber as nossas pensões. Ate la fomos e constatamos que os nossos constam. Procedemos, portanto, com a abertura das contas. Um tempo depois saíram os cartões. E por imposição da direcção dos antigos combatentes, tivemos que deixar os cartões alegadamente para que se rosolvesse o caso daquele valor que estava em atraso, visto que o receberíamos acumulado. Só que quando solicitaram - nos para reavermos os nossos cartões, foram connosco nos bancos locais e depois de efetuar o levantamento disseram – nos que o valor acumulado nas nossas contas pertence a instituição e o nosso sera aquele que iremos receber daqui para frente. Não será mais uma roubalheira a nossa vista? Afinal, a direccao não tem conta própria onde são canalizados os recursos inerentes a instituição? Pedimos aquém e de direito para averiguar esta situação. Perdemos a nossa juventude lutando pelo pais e hoje perdemos a velhice lutando pelos nossos direitos. Isto e muito mau. E tao mau que um dia pode vir a terminar por uma guerra jamais vista na historia. Importa referir que nem são todas armas entregues a ONUMOZ. Nos também temos as nossas para uma retaguarda segura. E se as coisas continuarem assim, jamais haverá uma paz efectiva no nosso pais, visto que depois de terminarem as negociações com a renamo, de seguida sera o governo com a Frelimo em Cabo Delgado e por ultimo com os antigos combatentes ao nível nacional. Do domento sem mais. Ate breve, meus Generais.
Comentários
Responder14 h
Responder10 h
Ruben Jacob Triste este cenário
Gerir
Responder3 h
Moçambique Em Guerra Isso deve ser realizado breve.
Gerir
Responder3 h
Carlos Manuel Freitas A frelimo e malandra pergunta os madjermans foram vitimas a Te hoje....
Gerir
Responder2 h
Nitafa Hi Nomo INBOX:
" Não é em Caia so aqui em Barue ta acontecer isso mano,mas o dinheiro daqui destina se a próprio chefe daqui o senhor José Sairosse."
há 2 horas · Enviada por telemóvel
Gerir
Responder2 h
Carlos Manuel Freitas Chama a procuradoria!
Gerir
Responder1 h
Nitafa Hi Nomo INBOX 2
"Eu só da qui em Catandica e só segurança do Millenium bom, acompanho toda situação com estes velhos aqui."
há 7 minutos · Enviada por telemóvel

Sem comentários: