quarta-feira, 18 de julho de 2018

ENEAS COMICHE



Pinnacle News


12 h ·

ENEAS COMICHE: se a informação contida no Wikipedia não estiver errada, Eneas Comiche nasceu a 28 de Julho de 1939, no Distrito de Moma, Província de Nampula. é uma pessoa que praticamente é octogenária, isto é, na casa 80 anos. É este octogenário que está sendo levado a ribalta eleitoral para disputar o lugar de Cabeça de Lista, no novo formato eleitoral recentemente acolhido na Construção da República. Comiche já dirigiu brilhanteme o Município de Maputo entre 2003 a 2008. Alguém ou um punhado de pessoas achou que não deveria renovar o seu mandato. Para isso, essa pessoa ou punhadinho de pessoas achou que estava no seu direito de não dar explicações ao Povo votante sobre a não renovação do seu mandato na direcção do Município da Capital do País. 10 anos depois, se ele passar, no seio do partido, as mesmas pessoas que na calada da noite o vilipendiaram, quererão que o Povo votante, vote nele, porque é o melhor, com ele, o Município de Maputo, avança.... afinal, porque é que correram com ele há 10 anos? Se há 10 anos acharam que não deviam explicações a ninguém sobre essa corrida, espero que desta feita se justifiquem com razoabilidade porque é que quererão que nós votemos nele.


Ademais, Comiche, com quase 80 anos deve ser um Trisavô ou, Bisavô, no cenário mais jovem. O lug para o qual ele vai ser levado a disputar, quem lá deveria ser levado, são os seus netos e não ele....afinal, ele ou pessoas como ele, quando é que vão a reforma? Se Comiche ainda é arrastado para tais cargos, quando é que se pensa que ele deverá ceder esse lugar aos seus netos? Será falta de quadros competentes? De 1975 para cá, passam 43 anos. Onde andam os quadros que foram formados, de lá para cá? O ensino pôs-indecência não conseguiu formar ou multiplicar mais "Comiche"? Comiche é quadro do Tempo Colonial. Aquando da Independência ele devia ter 36 anos. Será que 43 anos depois não se conseguiu formar quadros capazes para dirigir a governação municipal?

Eu acho que o próprio Comiche deveria declinar a sua indicação a esse cargo. É um cargo que ele deveria saber dizer que serve melhor aos seus netos e não a ele. Comiche deveria seguir o exemplo de Joaquim Chissano, que bem ou mal, disse "já chega".... Comiche, com toda a competência que tem, deve ter a sensatez necessária e dizer "já chega, procurem uma pessoa mais nova, eu quero descansar e cuidar dos meus bisnetos". O discurso de que "o meu partido ainda precisa de mim" esconde dentro dele aquela ganância da maioria dos dirigentes africanos que uma vez no poder, de lá não querem sair, até que de lá saiam no caixão ou quando são escorraçados. Espero que Comiche saiba ler os cenários e diga "já chega".


Ele pode e deve continuar a servir o partido estando na periferia porque o tempo é dos seus netos. Se ele não tiver sido capaz de formar netos (para não falar de filhos) capazes e competentes, não deve forçar o Povo votante a votar nele porque o tempo é dos seus netos.


Damião Cumbana

Marcelo Mosse
17 h ·

Fazer avançar Samora Jr. sem machucar Comiche

Agora que a Renamo carimbou sua aposta no Eng. Venâncio Mondlane, a liderança da Frelimo deve se desfazer de suas picardias domésticas e aprovar a candidatura de Samora Machel Jr. para a cidade de Maputo. Eneias Comiche era uma proposta compreensível no meio daquele emaranhado de candidaturas internas sem expressão na sociedade. Mas entre Samora e Comiche, quem tem condições para combater contra Venâncio é o primeiro. Comiche é uma reserva moral na gestão da cidade e devia seguir como tal.

Tem boa reputação no seio de boas franjas da sociedade urbana de Maputo. Foi o melhor presidente de camara da cidade desde a independência mas, com quase 80 anos, é improvável que ele consiga mobilizar o grosso do eleitorado jovem. Sua cruzada contra a corrupção foi de tal modo audaz que, ao invés de criar bolhas de integridade, atraiu a raiva dos pequenos caciques da Frelimo nos bairros, cuja acumulação estava atrelada na especulação da terra urbana. Há dois episódios marcantes do seu combate. A reprovação do certificado de habitabilidade do Maputo Shopping Center, da família MBS (desafiando uma família poderosa que financia a Frelimo), e o chumbo da construção do templo da IURD na Avenida Julius Nyerere, em 2004.

Comiche estava destinado a um segundo mandato. Mas foi encostado por Armando Guebuza. Sua escolha recente pela Comissão Politica, ignorando a directiva sobre as eleições internas, foi uma intromissão no processo normal na Frelimo. Um sinal de desnorte. Comiche não tem o apoio da bases e aceitou dar cara a essa intromissão. Samora Machel tem o suporte de cinco distritos urbanos, da OJM, da OMM e dos Combatentes. Mas há um problema: ele não tem a chancela da liderança do partido. Porque?

Porque, em 2014, quando o anterior SG da Frelimo Filipe Paunde declarou que havia três nomes (Nyusi, Pacheco e Vaquina) para suceder Guebuza como candidato presidencial do partido, Graça Machel fez parte de um movimento da Frelimo “lite” que escreveu um abaixo-assinado exigindo a abertura das eleições a mais candidatos. Luísa Diogo e Ayres Ali entraram no despique. Luísa Diogo passou para uma segunda volta contra Nyusi. E Graça deixou claro seu apoio a Luísa.

Este episódio está determinando uma certa relutância no apoio a Samora por parte da liderança, que é projecto para as eleições presidenciais de 2025. Sua passagem pela municipalidade de Maputo seria um trampolim para esse desiderato.

Mas o processo tem sido intricado. Samora atraiu algumas feras internas. Recentemente, uma mensagem superior lançada para as bases alertava para estas terem o cuidado e evitarem eleger candidatos com processos judiciais anticorrupção. Dias depois lá estava ele a ser chamado para o GCCC para ser ouvido sem razão aparente. Ele é socio minoritário duma empresa em conflito com o INSS mas, por regra, quem responde pelos actos de gestão são os gestores e não os accionistas. Foi bizarro ver o GCCC entrar nesse expediente. Samora saiu de cabeça erguida.

Agora que ele está na shortlist com Comiche, começou o escrutínio necessário à sua personalidade. Há quem poderá tentar ligá-lo aos trabalhos menos bons da GemFields, a rubi mining de Montepuez, em Cabo Delgado, mas Samora é apenas um Administrador não executivo. Ao longo dos anos sua postura tem sido discreta, preservando uma imagem imaculada, distante de negociatas e longe da demagogia. A 2 de Maio de 2012 ele deu uma entrevista ao SAVANA onde mostra seu pensamento político e sua visão de Moçambique, levando o sociólogo

Carlos Serra a apelidá-lo de herdeiro político de Machel. Quem convive com ele diz que Samora tem a meiguice de Josina (sua mãe) e a impulsão do pai. Ele não é um fracote. É um conciliador. Sereno mas bate no martelo quando se defronta com uma injustiça. Nas últimas semanas, ele tem estado a perceber com as diversas vereações qual é o estado clínico da cidade. Se ele chegar à edilidade, Maputo ganharia um presidente de camara com experiencia de gestão no sector privado, essencial para melhorar sua performance.

Na próxima semana, a Frelimo vai decidir. Se a imposição de Comiche vingar, a Frelimo terá menores chances de manter a edilidade. O despique esperado para as eleições de Maputo é entre dois jovens: Samora Machel Jr versus Venâncio Mondlane. Há uma percepção popular segundo a qual sangue novo é necessário. Comiche teria menos hipóteses que Samora.

Mas então como descalçar a bota desta imposição? É simples: a liderança da Frelimo e a Comissão Política tem de baixar seu super-ego. Para Comiche não sair machucado neste processo, ele devia endossar Samora Machel Jr. e apresentar-se como seu tutor. Uma espécie de casamento entre os dois nomes. Comiche apelando a seus eleitores e Samora buscando o voto maioritário da juventude. A pior humilhação para a liderança da Frelimo seria insistir em Comiche e entregar a cidade de Maputo de mãos beijadas à Renamo.


GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

165165
14 partilhas
38 comentários
Comentários

Inacio Arnaldo Mazive Qualquer candidato apresentado pela Frelimo irá ganhar as eleições na Cidade de Maputo.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Jr Chauque Então que venha o Comiche só para veres... A concorrer com VM
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Domus Oikos Está ultrapassado isso. Frelimo pode perder Maputo
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Gitandra Valoyi De facto, Domus Oikos! O ano de 2013 foi suficiente para concluirmos isso.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Antonio A. S. Kawaria Inacio, com base nos votos?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Osvaldo Checo Nao e verdade. Passamos a vida a cantar isso no lugar de fazermos o trabalho de mobilizar os jovens a votarem no nosso partido. Agora e nosso tempo o trabalho dos mais velhos ja foi feito nao podemos assumir que esse trabalho e para vida inteira
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Osvaldo Checo Um dos maiores erros da juventude do nosso partido e de nao ser forte a semelhanca da juventude do ANC vamos
la mostrar o sangue novo da
Frelimo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h · Editado

Geraldo Manjate Nesse sentido, eu gostaria de ver Anibalzinho a concorrer já que qualquer um vindo dessa ala ganha...será?...1975 foi a muitooo...tempoooo, provalmente não acompanhou bem os resultados finais de David Simango na eleição passada.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Inacio Arnaldo Mazive O Anibalzinho não é membro e nem é militante do Partido Frelimo. Numa eleição disputada por muitos concorrentes não era possível o David Simango ter 100%dos votos o importante é ele ter ganho. Percebo as coisas que ocorrem desde 1975 é que a Frelimo continua a comandar. As eleições de Outubro a Frelimo e o seu candidato sairão vitoriosos no Município de Maputo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h · Editado


Escreve uma resposta...





Nordine Mussagy Mussagy ...pequenos caciques da FRELIMO...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Joaquim Sérgio Inácio Manhique Ita vona letho. A juventude deve vingarGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Maria Margarida Chaves Marques Nenhum deles tem conhecimentos técnicos suficientes para dirigir um municipio, a não ser que consiga ter orçamento para se rodear/contatar um boa equipa técnica com experiência em planeamento e gestão de municipios. A gestão de um municipio não se faz (ou melhor, não se pode fazer) com base em vontade política e amadorismo. A continuar assim, o resultado está à vista ...
11Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Ocultar 11 respostas


Marcelo Mosse Por isso que [eh Comiche devia ser uma especie de tutor. Os mais velhos tem se aceitar que esse eh o seu papel....
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h · Editado

Pedro Pimenta Sugiro "mentor" como papel dos mais velhos ....
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Marcelo Mosse Pedro Pimenta Sim...na verdade trata se de mentoria...eu disse tutoria porque creio que eh mais compreendido por ca...de certa forma mentoring, tutoring e coaching sao conceito mais ou mesmo similares....mas a ideia central creio que esta captada >A tutor is a person who provides assistance or tutelage to one or more people on certain subject areas or skills. The tutor spends a few hours on a daily, weekly, or monthly basis to transfer their expertise on the topic or skill to the student (citacao rapida da wiki), Um abraco.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h · Editado

Soshangane Waka Waka Machele "Nenhum deles tem conhecimentos técnicos suficientes para dirigir um municipio..." muito categorica a afirmacao. Cara Maria, quem tem tais conhecimentos?
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Soshangane Waka Waka Machele "Nenhum deles tem conhecimentos técnicos suficientes para dirigir um municipio..." muito categorica a afirmacao. Cara Maria, quem tem tais conhecimentos?
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Eusebio Sanjane Soshangane Waka Waka Machele eu pensei que eles devessem ser o elo político da governação municipal e, que teriam de ser cercar de pessoas com essa tal capacidade técnica.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Osvaldo Checo Simango tambem nao tinha. Basta saber trabalhar com as pecas certas e nos lugares certos.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Geraldo Manjate Veja , caro Marcelo Mosse, afinal não estavas tão errado assim no outro post...está aqui de novo o nome Comiche, a sua fonte não se enganou não...houve algum ruido mas este nome volta a baila.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Wa Ka Mabjaia Waka Machele, may be - and it’s a strong may be - she’s got a point. Maybe she’s being too harsh but she may have a REAL and STRONG point. I’d say it’s a gut feeling informed by credentials that each of the potential candidates may have, not only in managing things but in managing things that may be as complex as a municipality. Comiche... we already know. He’s proven himself capable. Everyone else who’s been “officially” or “unofficially” considered (SM Junior, G. Mendes, F. Mabjaia, just to name a few and for that matter VM in the opposition side) wouldn’t give me that confidence that they’d be “the right person in the right place”. What I also like and agree about Maria’s point is that she also adds that if anyone of them is picked, given possible lack of knowledge, skills, experience, etc. in municipal management, in order to succeed, they would have to have a decent budget muscle and flexibility that would allow them to surround themselves with technically sound and capable people that would help them, as leaders, deliver. That is a very fair point.
They maybe good leaders but, unless there’s something publicly unknown, to Maria’s point, none of them has sufficient technical knowledge and competence to manage a municipality. If they happen to be good leaders, great, but, in order to succeed, they’d need solid and proven technical expertise around them, unless it’s just to have someone filling the vacuum.

2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 14 h

Felisberto Massingue Wa Ka Mabjaia being a mayor is not about technical expertise, is about leadership! A good leader will "hire" the right people to support him technical
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 7 h

Wa Ka Mabjaia Felisberto Massingue, hence the point about budgetary flexibility that would allow any of them to hire and surround themselves with the right people. And it’s also about having a clue about what municipality management - or similar case in size/complexity - is about. That doesn’t mean candidates should’ve managed a municipality beforehand. It means they have to have proven leadership skills...
What leadership credentials can be pointed out in any of the candidates? I’m not saying they haven’t, I’m saying what any of them have to showcase? Bringing those credentials forward, rather than just saying it should be x, y or z would help a great deal for someone like “myself” (mind quotation mark) who isn’t necessarily concerned about name tags but is interested in what candidates can offer...
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 5 h · Editado


Escreve uma resposta...





Hélio Mahanjane
👍🏽Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Narcyo Mula Os maputenses em princípio odeiam a Renamo. Creio que o Venâncio poderá não conseguir a mesma votação de 2013. Mas mesmo uma derrota pode não ser má se os números da Renamo melhorarem na capital. Isso pode acontecer. Julgo que Machel, apesar de pouco conhecido tem a possibilidade de usar o bom nome da família. Com Eneas o Mondlane pode tentar dividir o voto
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Hussein Nácir Rupava Tio Mula, cuidado com esse teu princípio. Esta geração não é a mesma em que vocês cresceram que se sentem endividados com a FRELIMO". Esta geração e da Coragem ( não dá viragem). Coragem de mesmo com cartão vermelho votar de forma a punir a actual governação que finge que o país está a caminhar rumo ao progresso.Que a nossa forja do homem novo, camaradas heróis da produção se ponham a pau.
A ver vamos.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Narcyo Mula Hussein Nácir Rupava Certo. Pensei nisso. Mas tem o factor extra campo.hehehe
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Ofelia Da Silva Tomas Pior com a posição k tomou.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...





Joao Mazivila Antonio Para mim Samira Jr, vai nos fazer perder, onde esteve este todo tempo, a fazer política de restaurantes, longe das massas, tragam gente que está a fazer algo nas bases, hoje em dia os municípios são jovens a maioria, tem muita cede de ver coisas
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Cremildo Maculuve Eu comentava num outro mural que a hipótese que eu coloco é a de que a Frelimo quer usar o capital político de Comiche para vencer e depois, passado pouco tempo, este anunciar a sua retirada por razões de saúde, por exemplo, e, porque já não há intercalares, a mesma Frelimo indicar um substituto não tão eleitorável.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Luís Loforte Maculuve, mas isso diminuiria o ego e aligitimidade (não legal) a Samora, Jr. Um político, para mais jovem, deve ser legitimado pelo voto, e não por geringonças. Há uma saída airosa na reflexão do Marcelo Mosse!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h

Luís Loforte Queria dizer, "...e a legitimidade...".Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 7 h

Cremildo Maculuve Luís Loforte concordo que a saída seria airosa, mas não sei se a Frelimo se arriscaria tanto. Aliás, vozes há que ainda não descartaram o GMendes dessa corrida às internas. O que não tem de apoio na elite Freli, até pelo temor de uma mais que provável rebeldia em caso de vitória, tem de popularidade junto das massas, dentre as quais as mamanas dos mercados.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Luís Loforte Cremildo Maculuve, é pena que a FRELIMO não tenha ainda desenvolvido capacidades para aceitar debates entre concorrentes, mesmo no seu seio. Hoje, fica sempre a impressão de que os putativos candidatos representam interesses de alas para as satisfazer no decurso dos mandatos. Salvo seja!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Cremildo Maculuve Essa é de facto a impressão que fica. Que os candidatos não têm vontade própria e não passam de marionetes e piões de guerras mal resolvidas do antigamente.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Luís Loforte Cremildo Maculuve, em relação a alguns, também fica a sensação de que não podem viver fora dos meandros do poder, ficam lá tanto tempo, mas quando saem ficam à espreita de qualquer outra chance para lá voltarem.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Cremildo Maculuve O poder deve ser das piores drogas. Viciam-se a viverem rodeados de salamaleques e à custa do erário público que não mais se reintegram. Em respeito ao seu palmarés acho que o EC deveria abdicar.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...





Vasquinho King Vota se no Partido nestas eleições e nao na pessoa e qualquer um serve e depois o Partido pode manipular nas eliminatorias internas sem se questionar alegando imcapacidade
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Hermenegildo Sadina Bem visto, é uma das mais prováveis situações.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Escreve uma resposta...





Paulo da Conceição Afinal o Gilberto Mendes não estava a preparar a sua aparição não Frelimo também?!? Dziku Gahh de vez
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Paulo Monteiro Burlas de ultima hora
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · Ver Tradução · 11 h


Escreve uma resposta...





Aulate De Almeida Dino Grande analise Marcelo Mosse, os meus eternos eternos parabéns, so u2 pequenas correccoes: Comiche foi afastado em 2008 e nao 2005 como diz no texto, e Paunde anunciou 3 pré-candidatos em 2014 e nao 2004, de resto foi uma profunda e coerente abordagem, espera-se umas eleicoes renhidas em Maputo...
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Marcelo Mosse Pois...muito obrigado pela correcao. Grande abraco.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h · Editado


Escreve uma resposta...





Justin Costumes Amarildo Chale Nello MatequeraGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Amarildo Chale Grande abordagemGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Escreve uma resposta...





Augusto Magaure Marcelo! Nao se equivoque, com a nova lei vota-se no simbolo do Partido, e a Frelimo ha muito que nao se simpatiza com o povo, a Renamo esta na moda meu caro irmao. Pessoas de bem nunca votarao na ditadura, corrupcao e na ma governacao da Frelimo.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h · Editado

Sofia Meneses Dias Cassimo Não existe ditadura corrupção e ma governação na renamo? Faça me o favor de dar exemplo contrário.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Malume Mabjaia Concordo consigo Dr Augusto Magaure, a frelixo perdeu credebilidade neste pais. Ninguem mas ninguem mesmo quero ouvir falar destes lacaios e caducados de sempre
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Escreve uma resposta...





Francisco De Assis Cossa A entrada do samora Machel Junior na politica tem que ser mesmo para trabalhar com objectivo de ajudar o país e não querer-se aproveitar da politica para outros fins, sob pena de manchar o bom nome que a familia machel tem deixado pelo seu saudoso pai e que inspira toda juventude moçambicana.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Eduardo Macamo Texto simplesmente translúcido!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Leonardo Costa Sou se calhar dos poucos que entende que ser jovem não caminha de mãos dadas logo a prior com competência( a qui, abro aspas para dizer que não estou a colocar em causa a figura da Samora Jr).- Entendo que tanto Comiche pelo facto de ter feito um bom trabalho, assim como Samora, por revelar ser alguém com visão, qualquer um pode sim dar num bom candidato. O mais importante para mim são ideias para Maputo, visão para os jovens, projectos para os velhos, iniciativas para desenvolver habilidades nas crianças.Etc...mais importante : Força e motivação! O resto é resto.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Rogério Ba-Senga E Maputo? Ganha ou perde caindo de "mãos beijadas" à Renamo?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Paulo Monteiro Não será de mãos beijadas p Maputo é dos municepes e não da FRELIMO ou seja lá kem for, ira p mão de kem os citadinos assim o kiserem e desejarem! Ore e oriente sua mente p se libertar da escravidão!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...





Antonio Messias gerir nao e saber fazer mas e ter capacidade de coordenar a equipe criar cinergias fazer com que os que sabem fazer sevapoiem e coorden as accoes para um unico objectivo nenhum dirigente sabe tudo que tem q dirigir mas usa os experts para concretizar
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Álvaro Xerinda Comiche vai a reforma que os seus netos o esperam
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Francey Zeúte O grande receio de quem olha e ve no Samora Jr na politica é mesmo de ve-lo engolido pelos esquemas do partido e contaminado pela insensibilidade incluindo até a negligencia que tem caracterizado esta ultima governação municipal. de resto, parece consensual que Samora jr deva avançar e fazer um frente a frente com outro candidato jovem e quem vencer trabalhe e trabalhe bem para este Maputo que há muito anda órfão de um edil à altura.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Helio Thyago Krpan Yuri Jorge Guiliche leitura obrigatória.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Initovitch Gulupov Mano Marcelo Mosse (salvo melhor conhecimento) eu nao vejo lideranca, pujança, capacidade ou mesmo dirigismo por parte do SMJr. Talvez validado pelo adágio ou "achismo" popular consubstanciado pelo bom e idolatrado nome do seu falecido pai de que "filho de peixe, peixinho é". Mas isso pode nao ser tao verdade. Eu "nunca" vi o Samito a fazer politica, senao em reuniões do CP/CC que por "default" ele é membro. Nunca apareceu na mídia a dizer NADA sobre o país, nem o que ele pensa...se calhar ele nem vive aqui! Única vez que ouvi dele foi quando se falava das "pedras de Montepuez". Portanto, ser filho do saudoso SMM e carregar consigo o nome "Machel" nao faz dele um (bom) lider.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Paulo Monteiro Concordo e sabemos e muito bem k foi lá nas minas de rubi de moatize onde moçambicano foram e tem sido maltratados como nem sei se cães são assim tratados, e a pergunta k não cala é a seguinte, onde ele estava, está e u k seta doa munícipes do Maputo c um edil cruel e invencível c este
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...





Jasmin Rodrigues Caro Marcelo Mosse neste post tendo a discordar de si. O Samora nao tem rastos de algo feito ou alcancado por ele. Defender que porque ele e administrador nao executivo ou que e so accionista nao o iliba da respnsabilidade moral de onde mete o (bedelho) negocio! O Samora peca por um outro factor...restringe se a um meio elitizado da capital (e mesmo denteo dele e numa certa elite). Nao me considero massa mas nunca vi o Samora dizer a ou b sobre nada. Quais sao os seus ideais (?!!?) paixoes (?!??) ou ate mesmo dores como cidadao?!? Nunca se expressou!!!
Ca entre nos so sei o carro k que conduz (kkkkk mostro aqui o meu lado de fofoqueira)! Quica um simango in the making... deixar pssar as coisas...fechar o olho... perpetuar a ma gestao ja existente...aumentar as taxas e deixar nos como a puor cidade a nivel de imundície... isso sim vejo o Samora jr. a fazer! Falta lhe Paixao, Garra e ate Controvérsia!!!!
Comparativamente ao Venancio.... apesar desta esquizofrenia partidaria... sei e vi a paixao que tem pelas coisas... o fulgor com que defende as suas ideias (por mais interesseiras k sejam).... tem inimigos (o que e bom!) e de facto um politico!
No meu ver... de facto a Frelimo nao tem candidato a altura porque durante muito tempo, e deixe me que lhe diga ainda padece desse mal, fechou os olhos ao sangue novo, a juventude, e mais as mentes que estao la nao acreditam no poder de semear sementes pra depois colher frutos num futuro proximo... tem sempre a visao no hoje. No fundo parecem do mesmo mal que a Renamo com o Saudoso Dlhakhama. Nao tem planos de sucessao a longo prazo! Vejam quem saos as elites hoje dos nossos meandros... os antigos combatentes e seus respectivos filhos! Nao existe um unico self made e nao ligado a elite!

Estou completamente contra nomeações a cargos onde nao existe rasto de trabalho anterior ao mesmo! Em tudo!

O candidato a Presidente de 2028 deve começar a trabalhar hoje e criar EVIDENCIAS concretas e RESULTADOS!!!
12Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Francey Zeúte Não podia concordar com mais alguém senão com este posicionamento. bem visto
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Zivanai Macocove Boa análise, fora da energia reduzida de Comiche, este Jr só tem Samora, em termos de valor adicional o Comiche é de longe uma aposta certa. Em relação, empresa Rubi, mesmo sendo administrador não executivo ela ganha honorários, fruto da violação e sofrimento das populações. Sim ele tem mãos sujas..... Pareces agente de marketing ou em pré campanha a favor do Jr Samoriano..... Lameque
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Eugenio da Câmara Altamente, o mosse só está a projectar o smj, mas de facto a única coisa relevante que se sabe dele é que é filho de Samora Machel- de política nhent apenas um pouco de domínio de negócios
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Donaldo Tovela





GIPHY
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Ivan Do Carmo Lameque Zivanai Macocove, a forma que os textos pro-os-cabeça-de-lista vão surgindo. Dá azo à ideia que trazes ( parece haver clara intenção de favorecer as principais personagens dos textos). Mas creio ser um exercício muito normal. Para nós que gostamos de futebol. Sobretudo o europeu, sabemos como os textos têm sempre um linha bem definida.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Jasmin Rodrigues Ivan Do Carmo Lameque nao quero acusar ninguém mas passou me esse pensamento pela cabeca... pode nao ser propositado....devemos acreditar que ha gente que nao se deixa levar...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Escreve uma resposta...





Paulo Sergio Tricamegy Mas o nome Machel, interessa á cúpula da Frelixo reaparecer e com destaque?
Não acredito.Juro, palavra,sinceramente.....iriam morrer assim!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Josue Almeida Tambara Comiche é a melhor proposta feita. Maduro e experiente.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Sic Spirou Mas o Samito como diz alguém (aliás atribuído a Tomás Vieira Mario tal texto), não tem expressão social nem política na cidade e menos no país. a voz dele não é conhecida. seus planos políticos!? 2012!!? em política isso é século passado,não está actual!
aqui vem mais uma vez dar me razão os factos; é necessário que as pessoas com meses de antecedência comecem a dar nas vistas! é preciso falar, conquistar antes os eleitorado potencial, pra pressionar a seguir os membros e as lideranças partidárias. e não o contrário!
tenho a certeza que o eleitor conhece mais o Comiche que outro candidato do mesmo partido!
Comiche eu creio, apesar da idade tem sim ainda capital político mas pecam por ser uma imposição interna...como vcs querem que seja considerado Samito. este pode sobressair no fim mas não com o apoio de fora (eleitor) que devia ser a sua base de início de conversa e barganha com os bosses!
vamos a ver!!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Ocultar 32 respostas


Paulo Sergio Tricamegy O único capital de Samito , e é poderosíssimo ao olhar do povo, é o nome Machel!
Mas a Frelimo não vai querer reacender essa chama!
O Samito só precisava de ir buscar aqueles que o pai dele educou, convenceu e que até hoje , sentem a pátria como aprenderam.As gerações 60,70.
E seria um tremendo adeus Frelixo e um renascer daquela Frelimo que mesmo imperfeitissima, era nossa, o povo!
......mais não digo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Sic Spirou ....um capital do apelido na pessoa sem peso popular não é nada. a única pessoa da família Machel que consegue manter a chama acesa, é a Graça. sempre ativa, nos meios de comunicação social. palestras, etc. isso de visibilidade é importante e não sair do nada pahnnnn
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Soshangane Waka Waka Machele nem me vou atrever a defender SM Jr por conta das conotacoes de familiaridade a vista. mas gostaria de fazer algumas interpelacoes: 1) que capital tinha Calisto Cossa quando concorreu a candidato do seu partido para o Municipio da Matola, e o que se diz do desempenho dele hoje? 2) quem era Filipe Jacinto Nyusi antes de ser candidato a candidato presidencial no partido? 3) o que se conhece do perfil/historico de gestao (empresarial/organizacional) de Samora Machel Jr vs as competencias (tecnicas) que se precisa para gerir um Municipio, em particular o Municipio da capital? 4) quais sao os requisitos que se espera de um cabeca-de-lista ao Municipio: competencias comunicativas, historico de grande homem publico/tribuno, opinionista reputado; competencias de gestao, valores eticos, etc? 5) o apelido/familia de Samora Machel Jr e' um factor detrimental (contra), favoravel/abonavel a sua candidatura, ou deve ser um nao-factor? 6) os membros do partido Frelimo que o terao escolhido nos distritos urbanos onde fez "campanha" ou pelas agremiacoes sociais do partido o escolheram porque ele e' simplesmente filho de Samora e Josina? 7) Para Presidente do Municipio pretende-se uma pessoa popular, cheia de ideias politicas, grande mestre de mobilizacao de massas, vendedor de sonhos, um cabecudo-senhor sabe tudo ou pretende-se que o grupo ou partido concorrente e seu cabeca-de-lista tenham uma proposta de programa de governacao claro, consistente, consequente?
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Sic Spirou no caso meu caro, é a guerra Suja que está a fazer se contra Comiche. então estamos nas comparações apenas do CV de cada um deles...se não estivesse o "velho" na corrida, eu nem me metia tipo o jovem não é alternativa. provavelmente até defendia ele em relação aos outros jovens que estavam na corrida interna.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h · Editado

Helio Filemone Inguane Soshangane Waka Waka MacheleJa fez o mote da defesa...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Cremildo Bahule Soshangane, nao vou comentar nada.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Soshangane Waka Waka Machele Cremildo Bahule sabes que no minuto seguinte ao teu comentario serias um homem condenado a fuzilamento...antecedido de chambocadas. sabes que terias a tua vida cronometrada e estarias a rezar pai nossos e ave' marias...kkkkk
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Cremildo Bahule ...um gajo que grita liberdde e ameaca os outros 'e louco. P.S.: gostei dos teus argumentos, mas como nao comento politica fico por aqui.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Jasmin Rodrigues Soshangane Waka Waka Machelediscordo desta sua posicao.... Calisto nao herdou MAPUTO e os seus “problemas”... todos os municipios tem o seu Q de problemática.... claro...porem ou se tem cariz ou nao! Ja agora quem era Simango antes de Maputo... ou melhor quem (o que) era Maputo antes de Simango??? Kkkk e voila... veja o que e hoje! Temos muito poucos exemplos de referencia positiva de gestao da coisa publica para que possamos comparar... questionar... NYUSSI muito menos serve de referencia... porque alguém ja disse no passado... nao temos Presidente(ainda esta por se lhe provar a competência para alem daquela de andar atras de rabo de saias...nem em casa consegue educar o seu filho...portanto nao serve de referência nem sujeito de comparacao)....para gente com Tutano e formacak como Vocemesse espero o kick off de questionamentos de legado de trabalho!
Nao estariamos a ter este debate ou quica serianum outro contexto... se OS Candidatos tivessem a disciplina de trabalhar desde a sua infância politica com vista a resultados para o bem de todos! E altura de exigirmos isto! Paremos com argumentos de vai provar quando chegar la...vai aplicar os conhecimentos de Business man etc... o Mesquita tivemos o mesmo debate nas redes sociais... e ainda os myloves hoje são oficialmente meios de transporte em Mocambique!!!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Soshangane Waka Waka Machele Jasmin Rodriguesobrigado pelos teus comentarios. sao estas respostas, afinal, que se pretende, ao colocar estas interpelacoes. perceber o que voces os eleitores querem (eu nao me recenseei e nem sinto saudades do cartao de eleitor...espero so' pensar no cartao de eleitor la' para 2023)
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Sic Spirou vc nem devia comentar. nem cartão tem!!?? aehnmmm
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Jasmin Rodrigues Mmmmmmmmmm.... entao qdo argumentas quem era... em vez de tu proprio explorares esses questionamentos e educando mais e mais...e porque te achas...(?!???) aguardo pela definicao que melhor achas adequada...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Paulo Sergio Tricamegy é po isso que o país não vai pra frente.
Porque a Frelimo produziu muito ngwenha como tu, que por mérito nunca seria capaz de alcançar nada, apaixonados pelo lambe-botismo, como um cão esfomeado a defender o seu ossGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h · Editado

Sic Spirou a quem te referes? não sei se vale a pena debater insultos...seja a quem for que está a insultar . não sendo meu post....só posso lamentar. abraços.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Cremildo Bahule Sic, como diz Djibra, os gajos nao tem cartao de eleitor em moz e gritam: lula livre.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Sic Spirou ... não dá pra perceber! ehehhGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Paulo Sergio Tricamegy Sic Spirou retribuo.
Ha muita gente aqui na Europa, moçambicanos de gema , que adopta uma política de vender a terra e os seus habitantes aos patrões europeus.
Eles teem razão!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Sic Spirou acho que está a debater coisa diversa meu caro!! com licença!!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Buene Boaventura Paulo Eu ainda não vi o tal Machel aqui no Facebook!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Sic Spirou kekekekekke
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Paulo Sergio Tricamegy Buene Boaventura Paulo eu não entendo. Podes explicar.? ObrigadoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h · Editado

Buene Boaventura Paulo Só é apelido que está em discussão Sr. Paulo Sérgio porque a (tal) pessoa é omissa, ausente e alheia a tudo quanto lhe querem associar. O seu silêncio só é audível nos bajus e puxa sacos, sempre na forja e especializados em colocar cágados em cima do postes, para volta e meia chorarem à custa da desgraça colectiva.
Ele nunca tossiu seja em que for sobre ou por Cidade de Maputo, senão a ostentação de um fabuloso nome. Moçambique e Maputo não merece mais este tipo de equívoco
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Paulo Sergio Tricamegy Buene Boaventura Paulo 100% de razão tens, e decerto podes avaliar melhor que eu que não vivo aí .
Mas nada disso eu afirmei.So disse que o nome , bem usado , é de um poder incalculável.
Eu conheço bem o governo de Moçambique, Frelimo se assim quisermos chamar, e sei que perante factos , mesmo a verdade não sendo do nosso conhecimento ( onque aconteceu em Mbuzini) ele não deve ter tido até hoje possibilidades de se mexer. A Frelimo mata!
E foi isso que eu disse simplesmente.
Para terminar: o facto de aparecerem logo esses profissionais lambe-botas com o papo da Frelimo escondido a dizer que eu não “sou “!micambicanonetc ( literalmente foi o disseram) deixa-me mais preocupado ainda sobre o futuro da nação .
Se os estrangeiros percebem que tem tanto viciado em lamber botas , vão fabricar graxa com sabores e enquanto lambem , eles ficam com a terra .
Só quem não praticou e que não sabe que trabalhar anima!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Manish Cantilal Soshangane Waka Waka Machele penso que o apelido do samito nao esta lhe favorecer. Samito tem 48 anos e ate hoje nunca vimos nem ouvimos ele.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Soshangane Waka Waka Machele Manish Cantilal epa. vai ter que djobar maningue nessas internas...e na campanha propriamente dita. vai ter que falar, aparecer, apanhar frio, sujar-se.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Sic Spirou ...
pois..
só agora.

eheheh
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Manish Cantilal Soshangane Waka Waka Machele yah, politica e isso
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Jasmin Rodrigues Ja vai tarde.... sujar se com a poeira de Guava.... o cheiro a latrina do fajardo ou da baixa de maputo... conviver diariamente com a insegurança do mylove....com as taxas de lixo k nos sao cobradas e nada de (sequer) lata de lixo... lidar com a policia municipal e as cobrancas de parqueamento (inexplicável!!!) das estradas quase k inexistentes ou sera melhor lidar com a cobranca das taxas aos vendedores ambulantes de passeios tb por si ja desfalecidos... tem estado protegido estes anos toooodos e nao pode hoje vir dizer que percebe os problemas do municipe... e sequer de que tem solucao para os mesmos!!! Kkkkk e uma paródia
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Soshangane Waka Waka Machele Jasmin Rodrigues pode aprender com o "teatro" do outro no ultimo ano. o brada que foi rejeitado apesar de muito popular e "carismatico".
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Tony Guns Não precisamos ter candidatos conhecidos e ou de renome. O que precisamos, fazer é ter pessoas com capacidades técnicas para gerir o município de uma forma séria e laborosa. Os partidos devem fazer conhecer aos municipes as capacidades que os candidatos têm e as vantagens que estas podem produzir para o desenvolvimento harmónico da autárquia. Temos que começar a valorizar o poderío técnico existente que na essência vai ser o menu principal na gestão municipal.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h

Buene Boaventura Paulo Estão a sacrificar o homem... cheira - me que está a ser empurrado para se servirem dele e não porque é solução para os problemas da Cidade.
A um edil exige-se um pensamento próprio sobre como coordenar a estrutura que vai trazer mudanças e não ficar aquartelado e cómodo atrás do partido. Não é por esta razão que se tem mudado Presidentes, mesmo sem cumprir os dois mandatos? Julgo que Samora Jr tem outras prioridades que não são estas de ser edil, mas o partido quer lhe usar como uma carta, que depois de lançada não mais será útil, fora deste jogo
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h

Jasmin Rodrigues Kkkkkk no tal que tem boladas de certificados de 12a classe? Kkkkkk tem muito k aprender sim... no jogo das boladas....
Sabe nos que ralamos no banco da escola e somos “letrados” nao somos distraidos!!!! Vai chegar a nossa vez.... ou vem gente CAPAZ ou não recebe voto!!! Isso de populismo so por nos dar comedias k nos afogam as dores do mundo real nao basta!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...





Buene Boaventura Paulo Quem é esse Samora Machel Jr? É que nunca se ouviu falar dele para ser uma estrela, até abafar um COMICHE. Talvez o assunto tem a ver só com idades porque da política, intervenção social e experiência de governação estamos a comparar a luz e escuridão!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Helio Filemone Inguane um traco de luz alumia a mais ofuscante escuridao
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Escreve uma resposta...





Herculano Cumbi Ya Marcelo Mosse ,voce tem uma visao conclusiva fudida mano,passa expressao /visionaria!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h · Editado

Dudu Matlombe Nara Namuiche Namuiche Rui Henriqueta Matsinhe Eddy Vilanculos Herlander NamuicheGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Tele Aguiar Quantas gemas jjá tens no bolso. oooh MM ?
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Marcelo Mosse Há há há há Etelvino. Tas ainda nesse quatro mental? Como vai isso? Saudades para. AbraçoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h

Tele Aguiar ok pariango....eu tou fora de tudo quanto é esquemas
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...





Paulo Manso Caro MM. Concordo que se queira promover Samora Machel Jr. Mas por favor: não o façam usando o subterfúgio idade para o considerarem melhor que o Sr. Eneias Comiche!! Imensas desculpas. Que se escolha outro caminho. Projetem um programa ambicioso para a cidade de Maputo sob comando do filho dos Heróis. Mas, repito (com outras palavras) : não o comparem ao Sr. Comiche! Sou jovem, maduro o suficiente para lhe dizer que a minha geração tem outros parâmetros de qualificação de gestores para o município de Maputo. E o Sr. Comiche ainda é quem mais e melhor preenche as nossas preferências. Mas não somos armários fechados a sete chaves. Estamos a espera que, a ser o escolhido, Samora Jr. nos convença na campanha.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h · Editado

Faizal Jamal Ontem eu li um post cujo título remetia a história do bambú... Nas entrelinhas da narração percebi que ele leva muito tempo a organizar a base das suas raízes chegando a durar 5 anos sem dar caras na superfície, mas assim que tiver segurado bem o solo …Ver mais
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Paulo Sergio Tricamegy Será ?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Escreve uma resposta...





Paulo Monteiro Apostar no Samito só p leva o apelido machel m acredito k irá mudar a invenção de voto , pois este já esta muito bem formada na mente dos eleitores,
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h

Jaime Mondlane Forca pra os doisGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h

Magacebe Majacunene Sao perto de 3 milhoes de novos eleitores.
Sabe-se la porque de algumas casas de culto lotarem e outras quase as moscas.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h

Niquina Domingos Domingos em atras que estamos enfrenteGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 7 h

Jasmin Rodrigues Infelizmente o jovem sofre no Mylove...nos becos de guava... na bicha do hospital com senhas de 1 Mt.... tudo isso para ainda ter que ir votar num jovem que nao conhece... nunca ouviu falar?? Kkkkk

A frelimo perdeu o norte ao ignorar a geracao do whatsapps... k ja nao se deixa levar pela historia da carrochinha e os videos do Samora .... eu que fui chorar durante o cortejo pelas ruas da cidade sei o quao foi forte o legado do Machel... mas a geracao do wazzap... do djelaz quer sentir na pele essa boa vida... esse bem viver e coitados nao sentem! Porque se da o previlegio a jovens como os filhos do Nyussi...Etc...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Joao Cabrita Marcelo Mosse, samorista confesso, viola de forma ostensiva o princípio da Frelimo da era Machel de combate sem tréguas aos "comprometidos". Pretende apresentar um quadro superior de empresa mineira como não estando de forma alguma comprometido com as atrocidades em curso no Distrito de Montepuez. Ligado está, irremediavelmente; o nome dele e de outros melhores filhos do povo eternamente associados a processo judicial levado à barra de tribunal londrino por instituição de direitos humanos, perante a embaraçosa indiferença da CNDH. Distanciado, há muito que devia estar. Por imperativo de consciência. Mas não está. Esta uma realidade que Mosse não pode - nem jamais conseguirá - ofuscar. Difícil, o papel de promotor de campanhas eleitorais, tendo como pano de fundo uma organização corroída por inúmeros males.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h



Sem comentários: