sexta-feira, 6 de julho de 2018

Como Elon Musk pode ajudar a salvar as crianças presas na gruta


Peritos das empresas de Musk vão estar amanhã com as autoridades. Vídeo mostra quão difícil é o percurso pelo interior da gruta
O bilionário da indústria automóvel e espacial, Elon Musk ofereceu ajuda às autoridades tailandesas para o resgate das 12 crianças e do seu treinador que estão há 13 dias presos numa gruta. Dada a complexidade das operações, Elon Musk não se comprometeu com nenhuma ação. Vai enviar peritos das suas empresas SpaceX (construção espacial) e Boring Company (construção de túneis) para que estes percebam como podem ser úteis.
O próprio anunciou no Twitter que ficava à disposição para ajudar no resgate.
O uso do conhecimento de especialistas da empresa de túneis pode ajudar a dar força à tentativa de resgate através de uma abertura na montanha. Evitando assim que o grupo com idades entre os 11 e os 16 anos tenha de fazer o percurso pelo interior da gruta, parcialmente inundado, e com troços muito complicados, como mostra este vídeo no Twitter.
"Assim que percebermos no que podemos fazer ou enviar de útil, vamos fazê-lo. Estamos a reunir feedback e orientação das pessoas que estão no terreno em Chiang Rai para determinar a melhor maneira de ajudar nos seus esforços de resgate", referiu um porta-voz da Boring Company à BBC.
Embora não tenham ainda definido como vão ajudar no resgate, o próprio Musk já tinha dado algumas pistas. Por exemplo, tem "um radar avançado de penetração no solo", que é "muito bom a escavar buracos" ou tecnologia para "criar um túnel de ar debaixo de água", por onde as crianças poderiam sair.
Esta sexta-feira, em resposta no Twitter, Musk deu ainda mais algumas ideias de como podem ajudar. "Inserir um tubo de nylon com um metro de diâmetro através do complexo da gruta e enchê-lo de ar como um castelo insuflável. Deve criar um túnel de ar debaixo de água contra o teto da gruta e adaptar-se às formas mais complicadas como um buraco de 70 centímetros."
O governo tailandês já referiu a a equipa de Musk poderia ajudar com serviços de localização, retirada de água ou fornecendo energia.
As crianças estão presas na gruta há 13 dias, com o seu treinador de 25 anos. Mais de 1300 operacionais estão no terreno a estudar a forma mais segura de trazer as crianças da gruta. Um dos caminhos o mesmo pelo qual entraram, mas que agora está parcialmente inundado, o que impediu o regresso da equipa logo a 23 de junho. É um caminho difícil, que demora seis horas a ser percorrido, pelos militares treinados.
Esta sexta-feira um desses militares (já na reserva) acabou por morrer durante uma missão em que estava a colocar oxigénio na gruta onde se encontra a equipa de juniores e o treinador.

Isabel Maria Silveira Ramos
Todas as hipóteses serão bem-vindas, salvaguardando maior perigo daquele que por si só, já está instalado. Queira Deus que acabe todo esse sofrimento e que os esforços das equipas de resgate consigam no mais curto espaço de tempo, colocá-los a salvo - crianças e treinador.
GostoResponder1 h
Rosa Maria Portela Ribeiro
Bem haja.Penso que só a conjugação de esforços poderá salva-las.
GostoResponder11 h
Celeste Feital
A conjugação de esforços e a nossa união com Deus em oração pela sua salvação...Por favor peçam a Deus....porque a Deus, NADA É IMPOSSIVEL.
GostoResponder52 min
Francisco Assis
O que é estranho é que os miúdos só para "fugir à chuva", tivessem penetrado, tão profundamente na gruta.

Antonio Fernandes
Pelo que percebi, conforme as secções de gruta iam inundando, eles foram procurando abrigo mais para dentro.
Responder158 min
Maria Rebeca
Quem vê uma enxurrada na sua direcção foge sempre no sentido oposto.
Responder145 min

Sem comentários: