quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CONTRA O DISCURSO DA SUPERIORIDADE MORAL

CONTRA O DISCURSO DA SUPERIORIDADE MORAL
Cada indivíduo é dono de si mesmo. Eis o primeiro princípio de justiça para os liberais como eu. Uma vez que aceitamos a auto-propriedade como primeiro e fundamental princípio, é fácil definir o que constitui uma conduta justa e uma conduta injusta. Injusta é simplesmente qualquer conduta que viola os direitos de propriedade do indivíduo, quando ele próprio não infringiu os mesmos direitos dos outros. Portanto, acções como assassinato, roubo, estupro ou fraude, não importa se praticados por particular, por grupos de indivíduos ou pelo governo, são práticas injustas porque violam a propriedade alheia.
O debate público nacional está prenhe de esquemas argumentativos que se ancoram nesse vício tacanho e falacioso que é a superioridade moral. Por exemplo, ser da oposição é estar frustrado ou ser da Frelimo é estar a buscar a sobrevivência material. Amiúde, esse esquema atrofiante polariza a sociedade e paralisa o debate que se desejaria baseado no mérito das questões. Idem, em relação a corrupção. Ao falar mal dos outros, nós nos colocamos numa posição de superioridade moral contra o “mal”. Todavia, a corrupção é um mal social mas que está longe de ser imaginada como nossa parceira de cama. O historiador brasileiro Leandro Karnal (UNICAMP) tem afirmado que não existe governo corrupto com cidadãos honestos nem cidadãos desonestos com o governo incorrupto. Ou seja, o governo, não é o oposto de Moçambique, mas se calhar, o espelho da sociedade que somos. E sobre as formas de como extirpar a corrupção, a solução – que é longa – não passa apenas por Maputo (governo) mas por famílias, salas de aula, relações pessoais; ou seja, passa pela dimensão ética.
Hoje, está mais que claro que a corrupção grassa todos sectores da nossa sociedade: igrejas, partidos políticos, sector privado, sociedade civil, associações recreativas, etc. Ou seja, ao tratarmos a corrupção como essencialmente político, estamos todos nós a encetar vergonhosamente uma fuga em frente, ou, jocosamente, fugindo com rabo à seringa. É caso para perguntar: onde é que buscamos tanta coragem em falar dos outros sobre assuntos de que nós próprios somos parte?
Apesar de entender que grande parte do debate seja politizado, lamento notar que toda detracção política gravita em torno das pessoas que necessariamente sobre as propostas de mudança. Com efeito, em toda sociedade, a detracção política tem uma função mas as coisas ficam más quando essa detracção está focada em aspectos pessoais e na adjectivação estúpida.
A maior subversão de valores da democracia dos últimos vinte anos foi a desconfiança na política como instância de harmonização e solução de problemas. Os moçambicanos gostam é da força, da intervenção do estado e da fofoca. O mais alarmante deste momento é que pouca gente escuta e muita gente dá opinião.
O que pretendo chamar atenção aqui é que é muito mais fácil falar dos outros e não das suas ideias pois para tal, basta nos empoleirar no altar da superioridade moral e começar a adjectivar. Debate verdadeiro começa pelo reconhecimento da alteridade e da apreciação das propostas das questões. Isto é tão difícil cumprir para aqueles cuja missão é distorcer o debate. A política é uma instância para harmonização e solução dos problemas. Mas antes disso existe um trabalho que deve ser feito: conhecê-los.
GostoMostrar mais reações
70 comentários
Comentários
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Texto é mais texto.... Vejo que o problema ser contrariado ....
O melhor quando as formigas percorrem a fila para o doce açucarado (lambebotismo) outras formigas procuram outras soluções...


O problema serem contrariados, se o País está sendo mal governado o povo tem que silenciar. Admirei me certo discursos de AUTO ELOGIO, AUTO SUPERAÇÃO .
GostoMostrar mais reações
·
6
· 20 h
Gerir
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Notável que alguns estão alinhados em CERTAS cores PARTIDÁRIAS para manterem BEM ESTAR...

Eu como CIDADÃO vou me CONSIDERANDO ANALFABETO enquanto faltar, HOSPITAL, ESCOLA, TRANSPORTE, POLÍTICAS ACERTADAS.
GostoMostrar mais reações
·
4
· 20 h
Gerir
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Depois daquelas REPORTAGEM de NOTÍCIAS DE NHAMANHUBIR onde existe RECURSOS à POPULAÇÃO SOFRE e perde os seus DIREITOS SOCIAIS ate de cultivar a TERRA....

Moçambique está mal. Só um CORRENDO atrás do seu MELHOR querendo que os outros fecham os OLHOS, OUVIDOS e sigam a fila...


CADA faz sua ESCOLHA é que seja ESCOLHA CONSCIENTE.... SUCESSO
GostoMostrar mais reações
·
2
· 20 h
Gerir
Ajm Selemane
Ajm Selemane Texto longo. Ponto d vista correcto. Contudo mto teorico. O k choca por vezes c a etica c a realidade vivida em moz.
GostoMostrar mais reações
·
5
· 20 h
Gerir
Juma Aiuba
Juma Aiuba É verdade, mano Egidio Vaz. O cinismo, a incoerência e a hipocrisia são formas de corrupção. É tudo desonestidade. Quando a cigarra se infiltra no meio de formigas para sobreviver é corrupção. Quando o lobo se faz passar por ovelha idem. O mais acertado é aliar o discurso à prática pois é mais fácil pregar virtudes do que praticá-las e é mais fácil ser profeta depois do evento acontecer.
GostoMostrar mais reações
·
44
· 19 h
Gerir
Claudio Lombene
Claudio Lombene Kikikiki,Apesar do analfabetismo funcional generalizado,acho que entendemos o comentário.
GostoMostrar mais reações
·
6
· 16 h
Gerir
Rutuane Valgy
Rutuane Valgy Sao criticos administrativos mano Juma
GostoMostrar mais reações
· 14 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz A não ser que tenha entendido mal, o Juma está a encorajar a todos a primarem pelo bem. Depois disso vem a colaboração.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 5 h
Gerir
Juma Aiuba
Juma Aiuba Nada mais do que isso.
GostoMostrar mais reações
· 5 h
Gerir
Sérgio Fernando
Sérgio Fernando Mentira... Acertou na indirecta, pena que ha ignorancia ou fingimento. Mas é dificil tapar o sol com a peneira.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 2 h
Gerir
Jawardo Cesar Joao Joao
Jawardo Cesar Joao Joao ESCOLHAS:hoje erguem estatuas e adoram,quando o rio dà a curva derrubam como se nao fossem os mesmos adoradores de ontem...
ESCOLHAS:Fidel Castro negou ser estatua.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 19 h
Gerir
Rutuane Valgy
Rutuane Valgy Fidel é outro nivel.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 14 h
Gerir
Angelo Chumane
Angelo Chumane Egidio Vaz! Alguns discursos pomposos e falaciosos não podem esvaziar o foco da questão principal: Porquê nos abandonou? questionaria o povo. A opinião pública na qual nos acostumou e apregoou manchou seriamente a própria confiança que muitos dos "miúdos" dessa área política inspiraria. Decepcionou muitos "putos", por um lado, tomado jacobino, traidor e mentiroso. Por outro, infiel a si próprio, confuso e sem foco. Não quero o julgar mas a sociedade é que está a falar em mim neste momento. Para quem vê um soldado das balas transparentes, organizadas e sem cores, a desertar das fileiras de uma paz que se martirizaria nos anais de uma escola da verdade - É motivo para algazarra, claro.‎

Mas, não vês a importância que tu tinhas? Por isso, está na balança do julgamento popular. Por mim o silêncio era o mínimo de respeito por aqueles que lhe estimavam. Não foi um bom momento para se alambazar soberbamente com escolhas tão patéticas como essas, pelo menos para muitos. Ambiente politicamente conturbado e algumas decisões a mais alto nível muito aquém das expectativas de um homem que julgariamos sério e com convicções a altura de um académico de renome. A voz do povo individado, que conota as dividas contraídas pelos seus mais leais novos sequazes, te condena, não eu. É como se estivesse sujeito a um servilismo ligeiro para ter essa coragem de Caprazine, kkkk..‎

Há quem diga que o académico respeitado ficaria melhor do outro lado do que ali onde está. Dada a natureza incisiva das abordagens dignas de respeito, sem dúvidas, mas, mascaradas interesseiramente? Não sei, digas tu. Os apetites carnais do Judas Iscariotes na percepção dos mais atentos quer 30 moedas, duma guerra que não lutou. Vendeu seus ideais que paradoxalmente confusionaram tantos "miúdos" da futura escola da ciência política? Há quem lhe exaltava ao lado, de Jaime Macuane, Frangoulis, Castelo Branco, Mosca e companhia, mas hoje, mais a Cinderela neste conto do vigário.

As pessoas têm falado por aí: O que é que o dinheiro não atrai? Apenas os homens justos, íntegros, pelo menos, talvez, com um pingo de justiça jamais se vulnerabilizariam tão traidoramente.
Mais do que projetos ou ideias críticas coisa muito fácil deve haver outra coisa que lhe conecta a esta escolha que deixa uma escola da ciência política moçambicana inerte e "enduvidada" quanto ao seu futuro. Onde um dia, um remanescente significativo do pouco que resta acabará engolido pelos tubarões da vergonha sócio política e económica.
Dizem por ai!‎
GostoMostrar mais reações
·
24
· 18 h · Editado
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ajude-me a responder problemas concretos. Que lado é esse? Qual é o nome do partido político que representa esse lado? Qual é o objectivo desse lado? Existe alguma incompatibilidade entre ser membro da Frelimo e ser honesto, justo e incorruptível? Alguma incompatibilidade entre ser membro da Frelimo e estar do lado da justiça?
Eu percebo que alguns me tinham como seu instrumento. Quando dizem que eram meus seguidores estão a mentir. Na verdade tinham me transformado em seu refém e instrumento. Com isso, provo mais uma vez que penso por mim e para o meu conforto moral.
PS: a propósito, quanto é que ganhava doutro lado?
GostoMostrar mais reações
·
12
· 18 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Lukuekue, qua é o partido que não enfrenta a corrupção institucional? Qual?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não estou a negar. Veja o termo: enfrentar a corrupção. Significa ter a consciência do fenômeno e lutar para resistir e acabar com ela. O princípio é o mesmo por mim anunciado. Não se acaba a corrupção por decreto. Temos que enfrenta-la.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Lukuekue Amani, aí está a razão de não prejulgamentos. Veja que de acordo com o que se diz aqui, eu saí do lado bom para me aliar ao lado mau. Mas pelo que sei, esse tal lado que me acusam de ter abandonado eu deixei-o assolado pelos mesmos males. São partidos da oposição, sociedade civil etc, estão prenhes dos mesmos problemas. Nem eu consegui resolver. É a sociedade como um todo que deve enfrentar o fenômeno. Mostre-me um único oásis livre dos males e eu vou para lá. Não, não existe. E o melhor não é fugir. É engajar. Dar a contribuição.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 15 h
Gerir
Rutuane Valgy
Rutuane Valgy Esse Egidio Vaz esta atras de Mercedes Benz. Esta a correr contra o tempo. Força VAZ
GostoMostrar mais reações
·
2
· 14 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Rutuane Valgy se queres parar de aprender comigo, diga. Bloquei-te. Faltar respeito é sinal de má educação. Estou a tentar gerir-te mas estás a piorar.
GostoMostrar mais reações
· 12 h
Gerir
Angelo Chumane
Angelo Chumane Dr. Egidio Vaz, não pretenderia aqui retomar o ping-pong da vitória pessoal e do insulto para o público nas suas escolhas, não! A escolha é boa para quem quiser mudar de vida, mas, as características de imparcialidade, comentários e justificações políticas de muita proeminência a qual nos viciara outrora desvaneceram magicamente para um: Damn!

Ninguém diria que Vaz era da oposição ou do grupo X ou Y mas, a sua visão imparcial, de crítica coerente inspirava a muitos e em nada justifica o rumo que toma. Mas, enfim... as coisas mudam. É uma espécie de uma auto agressão mental percebes, talvez, irreversível que lhe incha os miolos de uma direcção tão extasiante a si próprio mas para muitos: um descalabro total. Cuspias balas em benefício de todos, não de Y ou Z, não! Mas, e agora? Estará engalanado de "Yes Man". Espera se seca na estação de produção de ideias científicas para o consumo público? Serás substituído, sem dúvida nenhuma mas um mau exemplo para posteridade, dizem os críticos mais incisivos.

A pergunta que fica é: porquê ele se deixou publicitar com utilidade eterna digna de um heroísmo e inscrição na história académica? A FRELIMO de hoje é sintomática e está a procura da justiça no seio dela mesma. Há problema de falta de honestidade dentro dela própria. É conotada como não seria por causa das dívidas e desmandos políticos, sociais, etc (é o partido no poder). Entrou para ajudar a resolver isso? Não seria a altura de leituras mais fugazes? Precisamos de ti nessa diferença que lhe caracteriza. De que esperariamos dessa nova versão de ti próprio?

Conhecendo a "FRELI", estaria mesmo a capturar académicos (são inúmeros) ? ou os académicos excitados pelo bolso das moedas remanescentes das EMATUN's se acasalam apaixonadamente ? Ainda é possível falar de seriedade desse sistema? Onde esta aquele respeitado Vaz? Mas quem lhe garante que não será instrumentalizado por eles? Quando não precisarem mais de ti, te acantonarem voltarás para aqui. Eu sei. O prestígio não enche nenhum bolso mas pode ser mais salutar que viver controlado, conhecendo muito bem o seu ímpeto académico ainda podes ser confundido como um bode expiatório, é perigoso.‎

‎"Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo." Che Guevara‎ ‎

GostoMostrar mais reações
·
1
· 8 h · Editado
Gerir
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Angelo Chumane, esse chorrilho com o qual nos brinda nos seus comentários, é a forma que encontrou para chorar a sua perda? Poupe-nos do teu discurso falacioso, sossega o teu coração que ainda te restam as Moscas, Macuianas, Frangoulis e companhia.
GostoMostrar mais reações
· 9 h
Gerir
Jose Alexandre Faia
Jose Alexandre Faia Alguns trechos com muita coerência, especialmente no que toca a Moçambique ter o governo que somos. Mas eu não sou ASSIM !!! Como faço para punir os ladrões e restaurar a verdadeira democracia ?
GostoMostrar mais reações
·
10
· 18 h
Gerir
Anselmo Titos Cachuada
Anselmo Titos Cachuada Me parece que isto é só introdução para um tema de tamanhos contornos e importãncia. Não, mano Egídio não pode encerrar este assunto assim só... Não, Não e Não!

PS: lembani bassi tive i tiziwembo pai! Wa...mwatani ku gwanda kwanga nzero?
GostoMostrar mais reações
· 17 h
Gerir
Samuel Chacate
Samuel Chacate Egidio Vaz, esta é uma verdadeira denúncia a considerar ao nível do debate...há muitas ideias k já ñ vem, mercê deste comportamento nos círculos ...
GostoMostrar mais reações
·
1
· 17 h
Gerir
Marcelino Seda
Marcelino Seda Palavras sábias mbuia
GostoMostrar mais reações
· 16 h
Gerir
Linette Olofsson
Linette Olofsson Legado da ditadura no nosso País? Anos , dias, noites debaixo de um regime schizofrenico e patologico, a doutrina marxista leninista no País?
GostoMostrar mais reações
·
3
· 16 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz No MDM há liberdade e democracia? Há?
GostoMostrar mais reações
· 15 h
Gerir
Linette Olofsson
Linette Olofsson Há sim! Fomos o primeiro partido político em Moçambique a usar as redes sociais de forma significativa, estamos aperfeiçoando, temos mais liberdades que o seu novo partido (velho, cansado e problemático), que colocou o país numa decadência, descrédito total e completo a nível nacional e internacional!
Nenhum, nenhum membro da Frelimo , altamente formado ou não se posicionou , condenou as dívidas ocultas, a Paz oculta de trégua em trégua que se vive neste País! Será que esses todos concordam?
GostoMostrar mais reações
·
2
· 15 h · Editado
Gerir
Egidio Vaz
GostoMostrar mais reações
·
1
· 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Pois é. Está claro que está a fazer política. Bom trabalho
GostoMostrar mais reações
·
2
· 15 h
Gerir
Linette Olofsson
Linette Olofsson Caro Egidio Vaz ! Sempre o fiz com coerência e verticalidade, sabes bem o quanto já me custou caro! Estou aqui, caí, levantei, caí, levantei-me sempre pela mesma causa!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 15 h · Editado
Gerir
Linette Olofsson
Linette Olofsson Estou a envelhecer...com os mesmos princípios !!!
GostoMostrar mais reações
·
3
· 11 h · Editado
Gerir
Ivan Nhaca
Ivan Nhaca Concordo plenamente
GostoMostrar mais reações
·
1
· 16 h
Gerir
Ivan Nhaca
Ivan Nhaca com tudo o que ele disse no post
GostoMostrar mais reações
· 14 h
Gerir
Ivan Nhaca
Ivan Nhaca qual é a sua posição quanto a postagem?
GostoMostrar mais reações
· 14 h
Gerir
Ivan Nhaca
Ivan Nhaca kakakakka...
GostoMostrar mais reações
· 14 h
Gerir
Ivan Nhaca
Ivan Nhaca espero que tenha efeito se for o caso
GostoMostrar mais reações
· 14 h
Gerir
Claudio Lombene
Claudio Lombene Na minha opinião,a pessoa deve identificar-se se forma clara com as suas escolha,e não camufla-las.
GostoMostrar mais reações
·
7
· 16 h
Gerir
Elódia Stella Jamisse Fontes
GostoMostrar mais reações
· 13 h
Gerir
Manuel Mageta Taque
Manuel Mageta Taque Kkkkkkkk....
GostoMostrar mais reações
·
1
· 10 h
Gerir
Zivanai Macocove
Zivanai Macocove Bom desafio por ti lançado este EV: Ser da Frelimo e ser honesto, justo e incorruptível. História está a ser reescrita aqui na arte de fazedores de opinião. A teres sucesso será fim do bipolarismo e início de multi facetados opinadores.
GostoMostrar mais reações
·
4
· 16 h
Gerir
Honorio Isaias Massuanganhe
Honorio Isaias Massuanganhe Concordo plenamente que um homem so é livre se poder fazer suas escolhas livremente..Contudo, a questão fundamental reside no facto de que a liberdade de escolha deve ser consequência intrínseca do uso da racionalidade...essa que nos permite mudar de ideias e factos quando os velhos argumentos não sustentar mais a nossa forma de ver as coisas e o mundo...mais ainda, o homem justo submete se sempre ao escrutínio da sua consciência...nós somos sempre o somos e nunca o que dizem de nós...
GostoMostrar mais reações
·
6
· 15 h · Editado
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Escrutínio da consciência equivale ao policiamento ideológico. Que escrutina a consciência alheia é um ditador. Eu não obedeço nem a ditadores muito menos à escrutinadores de consciência. E não admito o discurso de superioridade moral. Não.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 15 h
Gerir
Honorio Isaias Massuanganhe
Honorio Isaias Massuanganhe concordo plenamente contigo, eu me refiro a necessidade de nos submeter escrutinio da nossa propria consciencia...
GostoMostrar mais reações
· 14 h · Editado
Gerir
Antonio Lagres
Antonio Lagres Caro Egidio Vaz, as suas opções melhoram o debate politico. Ninguem deve tirar os seus direitos, consagrados nos números 2, 19 e 20 da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Go on.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 15 h
Gerir
Manuel Bila
Manuel Bila Um homem é como um rio a sua corrente de agua esta sempre a mudar de hora em hora. Haverá sempre frustração ao seguir-se os ideais dos outros em vez dos próprios ideais.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 15 h
Gerir
Sacire Viagem
Sacire Viagem Eu entendo. Que as ideias mudam e as pessoas são livres. E a liberdade é a melhor benção que um ser pode ter e exercer na máxima plenitude. E não é discutir opção de pessoas que podemos desenvolver. Pois cada um faz o que é Melhor para si. E todos nós fazemos escolhas a procura do melhor de uma forma ou outra. Por isso continue a lutar pelas tuas escolhas. Isto chama se liberdade ou seja freedom
GostoMostrar mais reações
·
2
· 15 h
Gerir
Nelson Augusto Nhatave
Nelson Augusto Nhatave Acho que o dr. Egídio Vaz devia dizer o dito por não dito ou o feito pelo não feito como fez o saudoso Hermínio dos Santos. Alegar k foi obrigado ou coagido a tomar aquela decisão. Pelo menos apaziguaria a opinião pública...
GostoMostrar mais reações
·
4
· 14 h
Gerir
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Opinião pública? Ou a sua opinião?
GostoMostrar mais reações
· 9 h
Gerir
Constantino Joao
Constantino Joao Vamos deixar o Doutor Egídio Vaz em paz, ele cansou de fingir ser crítico as más práticas do governo do dia, quando o que mais ele queria(a sua maior ambição) era fazer parte dessa máquina.
Nem todos os que estão ao nosso lado fazem parte da nossa cau
...Ver mais
GostoMostrar mais reações
·
8
· 14 h
Gerir
Adozinda Maria
Adozinda Maria Eich!!!! "No comments"
GostoMostrar mais reações
· 14 h
Gerir
Hilario Agostinho Mabota
Hilario Agostinho Mabota Eu não entendo porque as pessoas se dizem frustradas com Egídio Vaz depois de terem visto o convite e constatado que milita no partido frelimo. Esperavam que fosse de que partido? Que partido essas pessoas acham que ele devia militar? É hipocrisia querermos discutir filiações políticas de quem quer que seja. O que aconselho é a discussão de ideias , pois isso nos fará crescer. Egídio Vaz tem feito críticas ao governo do dia, mesmo sendo do mesmo partido que este. Ou seja, o facto de ele se identificar com a frelimo não faz dele um membro passivo. Eu que tenho lido seus posts noto que ele às vezes critica duramente e há vezes em que vê algo bom na sua óptica e congratula.
Se quisermos olhas para filiações políticas da maioria que hoje lança pedra contra Vaz , podemos ficar desiludidos. Portanto, vamos discutir obras e não pessoas
GostoMostrar mais reações
·
3
· 14 h
Gerir
Jaime Langa
Jaime Langa Egidio Vaz nao gosta desse discurso....
GostoMostrar mais reações
· 3 h
Gerir
José Luís
José Luís li mais que a metade dos comentários aqui deixados pelos compatriotas e conclui que esta-se fazer aquilo que todos condenamos: Linchamento, sim percebi que o indivíduo Egidio Vaz está ser linchado por optar por um caminho que muitos o consideram obscuro...talvez seja pela forma como fez chegar a msg que doravante milita nos encarnados, mas onde Egídio milita não deveria ser questão de debate, mas sim as idéias que ele sempre defendeu se vão se manter firme ou não. Faço votos que mantenha seus ideiais firmes mesmo estando sob disciplina partidária.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 14 h · Editado
Gerir
Nelson Augusto Nhatave
Nelson Augusto Nhatave Disse e bem, caminho obscuro.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 13 h
Gerir
Elson Guila
Elson Guila Concordo que a corrupção é um mal da sociedade (em um todos sectores). Concordo também que a forma de combater deve começar no meu bairro, fazendo palestras dirigidas à população, mas o medo de levar tiro me impede de tomar a iniciativa.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 13 h
Gerir
Lory Sipuma
Lory Sipuma Egídio seu camaleão fanfarrão, Nyusi é macaco Velho meu irmão só vai t usar mais nada
GostoMostrar mais reações
·
2
· 13 h
Gerir
Notiço D'Akeelaya
Notiço D'Akeelaya "Tens o direito de ficares calado ou tudo o que falares poderá ser usado contra ti..."
Egídio o "julgamento" popular está indo por aquilo que falavas, e estas tentativas de justificares a tua pureza são em si um sinal de sentimento de culpa e quanto mais falares mais te enterrarás. Chegado a esse estágio, coma e cale! Se não fores egoista mostre-nos como chegar aí...
GostoMostrar mais reações
·
5
· 13 h
Gerir
Mathusso Jucuiana
Mathusso Jucuiana Se eu não vive praticando o nepotismo, corrupção, amigismo, servirismo, crientelismo, etc, de certo que sou livre de praticar o discurso da superioridade moral.
Este fenómenos, só seria possível minimiza-los se o combate for feita de cima para baixo.
Todos sabemos que é simples acabar com o mal, quando derrubamos a cabeça.
Todos estes discursos, surgem exactamente pela frustração conjunta.
Mas também entendi neste texto que, devemos nós todos assumirmos a nossa posição com membros de uma sociedade que luta para preservação da boa imagem. Isso é bom.
Concluindo: há duas ideias no texto, chamar atenção para o envolvimento de todos no combate de todo tipo de mal que aponquenta o nosso país, através de atitudes abonatórios.
A outra ideia, do qual menos concordo é a de não criticarmos sobretudo os nossos goververnates porque nós também praticamos o mesmo mal.
GostoMostrar mais reações
· 13 h
Gerir
Miro Guarda
Miro Guarda Aqui esta o cerne da questao Egidio Vaz... '... não existe governo corrupto com cidadãos honestos nem cidadãos desonestos com o governo incorrupto. Ou seja, o governo, não é o oposto de Moçambique, mas se calhar, o espelho da sociedade que somos...' Todos somos honestos ate que estejamos ao lado do queijo...
GostoMostrar mais reações
· 13 h
Gerir
Rosa Luis
Rosa Luis Viva dr Egídio salvou ponta do ouro
GostoMostrar mais reações
· 13 h
Gerir
Paula Martins
Paula Martins "Ou seja, o governo, não é o oposto de Moçambique, mas se calhar, o espelho da sociedade que somos. E sobre as formas de como extirpar a corrupção, a solução – que é longa – não passa apenas por Maputo (governo) mas por famílias, salas de aula, relações pessoais; ou seja, passa pela dimensão ética." Concordo plenamente, o restante não comento.....
GostoMostrar mais reações
·
1
· 12 h · Editado
Gerir
Wild Antonio Alfredo
Wild Antonio Alfredo No comment! (...)
GostoMostrar mais reações
· 11 h
Gerir
Francisco Dos Santos
Francisco Dos Santos Fingimos que estamos num estado em estado de Direito mas não estamos,os orgaos do Estado estão aprisionados num deles que é o governo,tal situação não permitara,que corrupção seja combatida ferozmente,um partido quando domínio absoluto,do judiciário,legislativo e executivo não ha como combater a corrupção.no nosso País cultivo- se do "poder no cano da AKM"
GostoMostrar mais reações
·
1
· 11 h
Gerir
Isaias Tivane
Isaias Tivane Eu concordaria com E. V. se ele estivesse do lado do moçambicano que as vezes até dorme sem meter nem uma grama de comida por falta. Mas como bem sei que EV rebola nas iguarias de qualidade imensurável, apenas anseia mais do que tem, concordo que ele fale assim. OS PASSOS DE UM CHEFE E QUE DITAM OS PASSOS DOS SUBORDINADOS. NENHUM SUBORDINADO PODE CAMINHAR MAIS RÁPIDO QUE UM CHEFE, MESMO QUE TENHA TAMANHA CAPACIDADE.MAS OS SUBORDINADOS PREGUIÇOSOS ACABAM SE SOBRECARREGANDO A VELOCIDADE, SE O SUBORDINANTE FOR VELOZ. PORTANTO, OS CHEFES E QUE DITAM OS PASSOS.
GostoMostrar mais reações
· 10 h
Gerir
Fobricco Bennan
Fobricco Bennan João Comelão 😒 tsk
GostoMostrar mais reações
·
1
· 10 h
Gerir
Francisco Dos Santos
Francisco Dos Santos Separar os orgaos do estado eficazmente será um contributo maior para o combate da corrupção,aliada a uma censura pública,incluído pelos pares do partido.
GostoMostrar mais reações
· 9 h
Gerir
Nk O Rei
Nk O Rei Na República de Moçambique, visitando a nossa Lei Fundamental, claramente se vislumbra que todo cidadão é livre de constutuir, aderir e participar em partidos politicos.
Se esta permite, nada, nem ninguem a "deve" contrariar. Todos esses actos devem se
r acompanhados da livre análise cognitiva, desimbuída de qualquer coação, quer moral ou fisíca. O cidadão é livre optar por uma em derimento de outra força política, quiça nenhuma, tudo mas, tudo mesmo depende da sua identificação com os ideais políticos de um certo grupo constituído em partido.
Creio que ninguem tem o direito, embora sem babuta legal o exerça, de crucificar outrem pelas suas escolhas política.
Alias, tal acto é demonstração irrefutável de intolerância política, esta nefasta para construção de um verdadeiro Estado de direito e democratico que muito e todos, suponho, almejamos.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 7 h · Editado
Gerir
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia Se o Estado teimar em não desencadear um combate cerrado contra a corrupção, assistiremos a estas contestações populares com mais frequência e um pouco por todo lado. O Povo esse, está cansado de demagogia - tal como o post é exemplo - quer ver acções concretas.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 7 h · Editado
Gerir
Ismael Chutumia
GostoMostrar mais reações
·
1
· 7 h
Gerir
Adelino Buque
Adelino Buque Caro Egidio Vaz! Realmente, a maior liberdade que o homem tem eh de ser dono de si mesmo, sobre as liberdades diz o adágio popular que "antes ser a cabeça do rato que rabo do leao" o rato vai para onde quer e o rabo do leão depende deste!
GostoMostrar mais reações
·
3
· 6 h
Gerir
Antonio Jaime Frank Frank
Antonio Jaime Frank Frank Em mocambique a lei e bonita e esta d parabens mas so favorece aos que conseguem manusea la,mas quem?os k a fazem para o seu beneficio.Ora vejamos.temos ate fontes claras pelos jornais e mesmo debates em televisao onde uma individualidade comete e imprisionado a prisao maior mas isento a instrucao do processo disciplinar mas um cidadao comum,nao vale a pena em menos d 20 dias ja tem um processo.K haja debates mas devem surtir efeitos poqque a tacanhice dos d cima supera a espectativa.D ego pelo chumbo e a mediocrecidade pelo conhecimento dakilo que sao direitos humanos,faz com k si fale em debate assuntos importantes k nao se cumprem.Que fazer a voz do povo mocambicano inteligente e desvalorizado, nao para por ai vamos a isto.keep nn fighting.
GostoMostrar mais reações
· 4 h
Gerir
Valdmiro Francisco Ligonha
Valdmiro Francisco Ligonha E isso de seguir cegamente certas individualidades nas redes sociais sem nos questionarmos em relação a sua verdadeira agenda ou de legitimarmos certas entidades virtuais como se fossem ícone da moralidade, probidade e verdade absoluta ".. a luz para seguir.." é mais perigoso ainda. Penso que há muita contra informação camaleonica por aqui, a um ponto que até comentamos um post que apenas divaga e nada diz, que não comunica!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 4 h
Gerir
Victor Nhatitima
Victor Nhatitima Pelo menos o Egidio Vaz deixou claro qual é o partido dele... e em democracia as coisas são assim mesmo. As pessoas apresentam se de forma despida e sem mascaras...aqueles que apontam o dedo a ele, que tambem façam o mesmo... digam nos de que partido são, talvez assim, deixe mos de discutir pessoas e passamos a discutir idéias.... força Egídio Vaz
GostoMostrar mais reações
·
1
· 4 h
Gerir
Relvas Da Cunha Relvas
Relvas Da Cunha Relvas FREEDOM ,, todo humano precisa de liberdade ate mesmo para escolher o partido que quiser.

Egídio Vaz

Moçambicanos por aqui, tenho a dizer que:
A ESCOLHA DA COR PARTIDÁRIA TEM HAVER COM IDENTIDADE NA IDEOLOGIA POLÍTICA DESSE PARTIDO.
Se o senhor escolheu Frelimo como a militar significa que IDENTIFICA-SE com a frelimo e de toda acção desse partido, pelo que não precisa se justificar, apenas os comentadores admiram seu talento.
TODO ANALFABETO é facil de corromper
TODO POBRE é facil de corromper
UMA SOCIEDADE MAL-FORMADA , FRAGILIZADA e AMEANÇADA é vulnerável da corrupção,,,pois,,,
ESTA É A SOCIEDADE QUE O GOVERNO DO DIA PROJECTA.
Escolaridade fragilizada em passagens automáticas.
Povo empobrecido propositadamento.
Povo menos informado e proibido de exercer seus direito.
EGÍDIO FORÇA NA TUA IDENTIDADE
GostoMostrar mais reações
·
1
· 3 h
Gerir
Heleno Bombe
Heleno Bombe A vida é feita de escolhas boas ou más
GostoMostrar mais reações
· 3 h
Gerir
José Dausse Juliasse Juliasse
José Dausse Juliasse Juliasse Naturalmente:Concordo consigo Dr, são palavras sabias. quem sabe fala, e quem fala sabe,ou seja fala quem sabe.
GostoMostrar mais reações
· 3 h
Gerir
Sérgio Fernando
Sérgio Fernando Ilustre #Egidio ja nao lhe entendo. No passado, fazia criticas ao governo da Frelimo, promovia inqueritos para avaliar o desempenho dos ministros e, finalmente, trazia as suas conclusoes sob o ponto de vista do beneficio do cidadao pacato. Afinal naquele apenas estava a limpar o seu caminho e revelar as suas capacidades profissionais? Agora com a publicacao da nova lista do G40, incluindo o seu nome, as publicacoes estao totalmente paralisadas. Está com a chucha na boca? Que decepcao.
E ja vem com discursos de querer lancar areia nas nossas vistas. Nao cola isso. Na verdade, nao se trata de discursos de superioridade moral.
Isso que o ilustre fez e está a fazer é burla da nossa consciencia.
Roubou a nossa lealdade... E, por favor, devolva-nos.
Quando eu crescer quero ser igual a si, furtivo da sobrevivencia.
Mocambicano sempre reclama quando é burlado. Nao importa as circunstancias.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 2 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Continuarei a fazer tudo o que que eu vinha fazendo com a excepção de fazer aquilo que pessoas como o senhor Sérgio gosta de fazer que é destruir o país e a esperança das pessoas. Os inquéritos, questionários e todo tipo de pesquisa de opinião continuarão a serem feitos.
GostoMostrar mais reações
· 2 h
Gerir
Esperanca Jetimane
Esperanca Jetimane Realmente, ninguem combate algo que nao conhece. Mas para Combater o sistema ate ao seu ultimo suspiro, estando no sistema, tera que cometer suicidio. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ........
GostoMostrar mais reações
·
2
· 1 h
Gerir
Noy Chicuate
Noy Chicuate Força Dr. Egidio cada um usa os seus meios, o que importa é o fim.
Estamos dentro.

Sem comentários: