domingo, 6 de agosto de 2017

Conselho Superior da Magistratura Judicial monta emboscada e prende Rufino Licuco

publicação de Fernando Veloso.
4/8 às 2:11

Fernando Veloso
3/8 às 21:23


Conselho Superior da Magistratura Judicial monta emboscada e prende Rufino Licuco

Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique acaba de prender há instantes, Rufino Licuco, que havia sido condenado a um luxuosa pena de 200 milhões de meticais num badalado caso de violência doméstica contra a Josina Machel, filha de Samora e Graça Machel. Para a prisão de Licuco foi montada uma emboscada estranha. A defesa de Rufino Licuco havia interposto uma queixa contra a juíza por esta ter falsificado a sentença. Havia efectivamente duas sentenças e o Conselho Superior da Magistratura Judicial abriu um processo de inquérito contra a juíza Marina Lubélia. Hoje foi marcada uma audição a Rufino Licuco onde devia dar a sua versão sobre a queixa que submeteu contra a juíza. Só que era tudo um esquema. Logo que Licuco entrou para a sala de audiência a polícia cercou o local e diz que tinha “ordens superiores”. Todos os argumentos que a advogada tentou esgrimir fora respondidos com “estamos a cumprir ordens”. Até o oficial de justiça que estava a acompanhar o caso pediu o mandado e foi ignorado e Licuco recolheu com violência à mistura como se vê na imagem.
Recorde-se que a defesa havia recorrido da decisão e aguardava pela instância a seguir, mas também aguardava pela resposta da queixa que submeteu ao Conselho Superior da Magistratura Judicial e à Procuradoria da República a nível da cidade que ainda não saiu. O CanalMoz apurou que Licuco vai à Cadeia Central. (Notícia em Actualização)

O momento em que Rofino Licuco foi capturado...

Afinal de quem são as ordens superiores ?

Maputo (Canalmoz) - Até pouco depois das 16 horas, Rofino Licuco continuava nas mãos da Polícia da República de Moçambique, porque o director da Cadeia Central havia se recusado a recebe-lo como recluso por "falta de clareza" e porque os agentes da Polícia não tinham nenhuma documentação, mas apenas "ordens superiores" para meter na cadeia. Instalou-se uma confusão na recepção da Cadeia Central sendo que a unidade penitenciária não aceitava cumprir as tais ordens superiores, sem nenhum documento legal.
Quando já eram 15:30, hora que as instituições do Estado fecham na República de Moçambique elementos da direcção da cadeia já queriam sair, mas mais uma vez vieram as "ordens superiores", para aguardarem pelo documento que ainda estava a ser digitado, porque afinal nem sequer existia.
Só depois das 16 horas, com a recepção oficialmente já encerrada, apareceu um oficial a civil, que não se sabe se é da PIC ou do Tribunal com um "mandado de condução ao estabelecimento penitenciário provincial de Maputo".
O mandado com data de hoje e emitido esta tarde tem a assinatura da juíza Evandra Uamusse. Após apresentarem o documento, Rofino foi conduzido às celas. (Redacção)

16 comentários
Comentários
José de Matos
GostoMostrar mais reações
·
3
· 3/8 às 21:37
Gerir
José Maria Antas
José Maria Antas É pena não ser o Guebas
GostoMostrar mais reações
·
4
· 3/8 às 22:29
Gerir
Cassian Cruz
Cassian Cruz Detendo a quem? Não estou a perceber a situação 😲😲
GostoMostrar mais reações
· 3/8 às 23:15
Gerir
Maylene Paulo
Maylene Paulo espectaculo barrato
GostoMostrar mais reações
·
2
· 3/8 às 23:18
Gerir
Lidia Francis Francis
Lidia Francis Francis Mozambique no seu melhor...
Triste realidade
GostoMostrar mais reações
·
2
· 3/8 às 23:27
Gerir
Yussuf Adam
Yussuf Adam pARECE UM RAPTO.....
GostoMostrar mais reações
·
1
· 4/8 às 0:12
Gerir
Adelino Branquinho
Adelino Branquinho Agora percebo, quando se diz, que a justiça é cega. Agora percebo, quando se diz, que ninguém está acima da lei. Agora percebo menos, de tudo.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 4/8 às 0:47
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Eu nem tenho palavras. Tristeza cheia de vergonha de assistir a estas coisas.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 4/8 às 2:05
Gerir
Jose Crespo de Carvalho
Jose Crespo de Carvalho Um teatro acima da lei.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 4/8 às 2:17
Gerir
Carlos Carvalho
Carlos Carvalho Vivem onde?sempre assim foi.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 4/8 às 4:46
Gerir
Emilia Titosse
Emilia Titosse Realmente a nossa justiça só benefecia aos que estão no poder! Gostaria de ser um kamikaze mandar explodir directamente os tubarões da F................... Carambas!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 4/8 às 11:56
Gerir
Anselmo Damiao Tocova
Anselmo Damiao Tocova Só para ver assinatura é de um homem. E não da senhora Evandra Uamusse.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 4/8 às 13:39
Gerir
Aziza Throne
Aziza Throne Um espetáculo barato
GostoMostrar mais reações
· 4/8 às 13:42
Gerir
Manejo Dulcidio
Manejo Dulcidio Uma novela gratuita de Mozi
GostoMostrar mais reações
· 4/8 às 17:00
Gerir
José Maria Antas
José Maria Antas Está bonita a situação a ver até quando
GostoMostrar mais reações
· Ontem às 14:06
Gerir
Johnny Kymes Refo
Johnny Kymes Refo Yopswi languta... 🔥🔥
GostoMostrar mais reações
· 5 h
GostoMostrar mais reaçõesComentar
22
Comentários

Aurélio Bull Gza Autêntico opróbrio.
Shame on Machel family.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 4/8 às 9:00Eliminar

Eusébio A. P. Gwembe Os guardas do gajo, aonde estavam?
Aurélio Bull Gza Guardas contra agentes da pic?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4/8 às 14:16Eliminar

Abou-Shakur Natooshi Isto e' na verdade um atropelo. Tal como a 1olho disse que a familia Machel iria lhe "mostrar", aconteceu e com protagonismo do Judiciario. Vergonha do pais que somos.

Muzila Wagner Nhatsave O canal nao contou a historia toda. O CSMJ nao emboscou ninguem coisa nenhuma. esse senhor tinha uma mandaddo de prisao desde Março e andava em parte incerta. ele proprio e que se vendeu atraves da imprensa dizendo onde estaria no tal dia , pois a audiencia era do seu interesse pois tratavasse da queixa deste contra a juiza. A advogada foi contactada para sa dizer o paradeiro do seu constituinte , e esta mesma disse nao saber na altura. Esse acto de aparente violencia nao documenta o que se passou ateriormente. isso aconteceu apos a policia pedir reforço para efectivar a prisao, pois, os seguranças do reu se opuseram a primeira ordem de prisao, reagindo com violencia contra policia. so depois de chegar o reforço e mesmo assim com nova resistencia como se ve nas imagens, e que foi possivel prender o individuo. Realmente o director da penitenciaria recusou se a receber o detido, sob alegaçao de que o mandado de prisao e captura estava caducado, dai tendo pedido um mandado de conduçao feito pela Juiza Evandra. ha muito sensacionalismo e pouca verdade nesta noticia claramente tendenciosa

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 4/8 às 17:00Eliminar

José de Matos O comportamento da Policia prejudica o caso da Josina!
Matias De Jesus Júnior O Muzila Wagner Nhatsave é sobrinho de Graça Machel e primo da Josina Machel e um dos beneficiários dos 200 milhões caso sejam pagos. Está a liderar a propaganda em nome da família.
Matias De Jesus Júnior Todo o mundo sabe que de justiça este caso não tem nada, mas sim uma grande encenação.
Matias De Jesus Júniorhttps://youtu.be/1zdTOyqEZ48



STV PontosdeVista 30 07 2017
Não editado pela STV-SOICO
YOUTUBE.COM

GostoMostrar mais reações · Responder · 4/8 às 22:33Eliminar

Matias De Jesus Júnior Ai está a explicação jurídica que desmonta todo este teatro...

GostoMostrar mais reações · Responder · 4/8 às 22:36 · EditadoEliminar

Muzila Wagner Nhatsave Matias não sou corrupto como tu que recebe dinheiro para fazer esta campanha. Graças a Deus que vivo do meu suor e conquistei tudo com esforço próprio e nunca precisei nem de ajuda dos meus pais para nada. Há dias fiz te um tag para tu mesmo veres no mural da Josina o screenshot da mensagem dele a pedir desculpas pelo que fez. Nem reagiste. Só sabes atacar a integridade moral das pessoas.
Eu aqui apresentei uma versão das coisas e com cronologia dos acontecimentos, coisa que voces jornalistas não fizeram e por razoes obvias. Em momento nenhum puseste em causa o que eu disse. Limitando te a fazer um disclose da minha relacao familiar com a vitima. Muito baixo da tua parte meu caro pensei que fosses ter o mínimo de consideração pela nossa amizade.
Me limitei ao debate não envolvi teu nome por respeito, pus em causa a instituição e não a pessoa do Matias Guente.
De lamentar essa atitude baixa e repugnante da tua parte.
Deus te perdoe.
Matias De Jesus Júnior Muzila Wagner Nhatsave, se achas que o Canal fez uma campanha contra a família Machel o que achas que a família Machel fez com a juíza ao ponto de ela aceitar um exame médico que fizeram em casa de Graça Machel?? O que achas das noites que a suposta vítima passou com o agressor na África do Sul depois da alegada violência? Há outras coisas que nem vou dizer em respeito à família Machel mas eles conhecem a minha opinião sobre este negócio. Se fosses honesto e não corrupto a primeira coisa que devias dizer é que és sobrinho de Graça Machel e estás a defender o dinheiro que está em jogo e és um dos interessados. Isso se fosses honesto como alegas ser. Mas de honesto não tens nada. E tu sabes disso e conheces o teu papel neste caso. Escolhes atacar o Canal e a mim porque somos os únicos que estão a denunciar toda a manipulação que está a ser feita. Eu no teu lugar ficava calado. Serás um dos beneficiários desse dinheiro caso o golpe dê certo. Só que acredito que não acredito que seja possível comprar a todos. Vai haver bom senso. Atacar a mim e ao Canal não é a solução. Solução é assumirem que isto é uma bolada e não tem nada a ver com violência doméstica.

Matias De Jesus Júnior O Muzila Wagner Nhatsave é sobrinho da Graça Machel e primo da Josina Machel.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4/8 às 18:38Eliminar

Aurélio Bull Gza He he he he heVer Tradução

GostoMostrar mais reações · Responder · 4/8 às 18:55Eliminar

Muzila Wagner Nhatsave Não seja baixo Matias. Estas a distrair as pessoas porquê? Mas fico feliz porque ao menos não me desmentidas. E estas mal informado sou neto e não sobrinho.
Bonifacio Ildefonso A sentença nao transita em julgado nao mesmo qdo esgotados os recursos mas sim,depois de proferida a sentença o Reu/Autor sentindo se inconformado,devera recorrer a instancia superior mediante certo prazo e dai sucessivamente supremo.Esgotados os recursos internos,pode o mesmo recurso ser recorrido a nivel internacional

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4/8 às 23:28 · EditadoEliminar

Muzila Wagner Nhatsave Exatamente não precisava andar fugitivo tinha toda base legal a seu favor para estar fora. Um advogado minimamente competetente o livrava desta situação ha muitas falhas por onde se pode pegar e desconstruir o caso. Mas como a estratégia e ganhar na imprensa.
Crocante AndradeEl Patriota vem ca se favor

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 8:50Eliminar

El Patriota Afinal...

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 10:44Eliminar

Bonifacio Ildefonso Caro Joao Cabrita, o Conselho não tem competencia pra Convidar o Autor/Reu pra falar lhe do seu recurso mas sim, pra lhe falar da queixa tb,pra convidar o Magistra a se pornunciar sobre tal vicio.Ele poderia tb, dirigir se a Provedoria mas todas as instancias iriam esperar da decisão do Recurso. Estamos hoje em 05/08, vamos ver qto Tempo o Conselho vai levar pra decidir.Um prazo razoavel são 45 Dias,visto terem passado o Conselho perde o decoro juridico do principio judicial de imparcialidade

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 17:13 · EditadoEliminar

Wakamaā Mabjaia Não tenho nada a favor ou contra qualquer uma das partes envolvidas neste imbróglio (Josina vs Rufino). Mas é muito, mas muito suspeito que alguns jornais e jornalistas estejam sendo demasiado óbvios na selecção e narração dos factos. Parece que estão decididos a fazer o máximo que puderem para ganhar a condenação e enterro de uma das partes envolvidas no caso - no caso a Josina - na corte da opinião pública. Se a Josina e os seus não têm mérito de ganhar o caso simplesmente porque as evidências materiais não estão a seu favor, que seja. Mas não se lhe negue o direito à justiça apenas por ela ser uma Machel. Isso não é justiça e toda esta campanha claramente virada a difamá-la devia ter isso em conta. Incomoda ver que ódios por esta ou aquela pessoas interferem na forma como encaramos a justiça, a ponto de fazer com que façamos campanhas para denegrir uma das partes, ignorando os factos ou selecionando-os e torcendo-os de modo a encaixarem na nossa narrativa. Isso não é jornalismo. Aonde anda o princípio de formar e informar com rigor e isenção?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h · EditadoEliminar

Bonifacio Ildefonso Todos estamos de acordo que o Processo esta viciado e os Jornalistas não estão ajudar.Esperava ler novidade

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hEliminar

Matias De Jesus JúniorMuzila Wagner Nhatsave, se achas que o Canal fez uma campanha contra a família Machel o que achas que a família Machel fez com a juíza ao ponto de ela aceitar um exame médico que fizeram em casa de Graça Machel?? O que achas das noites que a suposta vítima passou com o agressor na África do Sul depois da alegada violência? Há outras coisas que nem vou dizer em respeito à família Machel mas eles conhecem a minha opinião sobre este negócio. Escolhes atacar o Canal e a mim porque somos os únicos que estão a denunciar toda a manipulação que está a ser feita. Eu no teu lugar ficava calado. Serás um dos beneficiários desse dinheiro caso o golpe dê certo. Só que acredito que não acredito que seja possível comprar a todos. Vai haver bom senso. Atacar a mim e ao Canal não é a solução. Solução é assumirem que isto é uma bolada e não tem nada a ver com violência doméstica.

Sem comentários: