sexta-feira, 4 de agosto de 2017

BALBÚRDIA NO PALÁCIO PRESIDENCIAL



Se alguém tinha dúvidas sobre a balbúrdia que reina no Palácio de José Eduardo dos Santos, basta ler dois recentes actos jurídicos emanados da Presidência da República para perder as ilusões.
Leia-se o despacho presidencial interno n.º 17/17, de 25 de Julho, aparentemente assinado pelo Presidente, e a anterior circular n.º 27/ 2017, de 19 de Junho, exarada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do PR, Manuel da Cruz Neto.
Na circular, Cruz Neto informa que os presidentes dos conselhos de administração das várias entidades públicas devem preparar um relatório sobre a entidade que dirigem para ser entregue ao novo Governo resultante das eleições.
Sendo uma mera nota de serviço, a circular não demite ninguém e não cessa mandatos — nem poderia fazê-lo.
Contudo, a circular está escrita de forma medíocre e pomposa, com um linguagem de tal modo arrevesada que leva a mal-entendidos. E assim, muitos pensaram que através desta circular Cruz Neto tinha demitido Isabel dos Santos da Sonangol, Filomeno dos Santos do Fundo do Soberano, bem como todos os outros príncipes, barões e ladrões que ocupam as presidências das variadas entidades públicas.
Instalou-se o pânico. Então depois de tanto trabalho para colocar os Infantes de Angola à frente da Sonangol e do Fundo Soberano, limitando os poderes reais do futuro presidente da República, vem um subordinado do pai-presidente estragar tudo e declarar vagos os cargos a partir das eleições gerais? Não, isso era intolerável.
Surge então o bizarro despacho presidencial interno. O presidente puxa as orelhas ao seu ministro, que aparentemente tinha emitido uma circular com instruções inaceitáveis. Na realidade, as instruções eram bastante simples, mas estavam muito mal redigidas.
Para que não haja dúvidas sobre o futuro dos seus filhos à frente da Sonangol e do Fundo Soberano, o presidente explica no seu decreto, de forma muito clara (talvez haja aqui mão de um jurista experiente como Carlos Feijó) que a cessação do mandato do presidente da República e dos seus ministros não implica a cessação do mandato dos titulares dos órgãos da administração indirecta do Estado, como empresas, institutos públicos ou similares, uma vez que estes são nomeados de acordo com a lei para mandatos fixados temporalmente no acto da nomeação.
Assim, em termos simples, não é por sair o presidente da República que cessam automaticamente os mandatos de Isabel dos Santos na Sonangol ou de Filomeno dos Santos no Fundo Soberano. Estes mandatos só terminam no final do prazo estipulado.
Por isso, e para evitar confusões, o presidente revoga a circular do seu chefe da Casa Civil.
Toda esta trapalhice demonstra que o presidente já não governa, pois deixou que o seu chefe da Casa Civil emitisse uma circular que gerou a maior confusão. Dos Santos teve de revogar a circular, num acto de prepotência que humilhou o seu colaborador.
Para evitar a humilhação, teria bastado que Cruz Neto emitisse uma segunda circular interpretativa. Em vez disso, o presidente chamou o seu ministro de burro e não o deixou sair da trapalhice com dignidade.
Surpreende que uma circular mal redigida gere tanto pânico e obrigue a uma intervenção desproporcionada do presidente. Há medo no Palácio Presidencial. E há balbúrdia. Vivem-se os dias do fim.
Mais importante do que circulares e despachos, mais importante do que quaisquer artifícios e recursos legais para tentar legitimá-los, convém não esquecer que Isabel dos Santos e Filomeno dos Santos ocupam os referidos cargos porque o pai os pôs lá. São cargos políticos que personificam o nepotismo que José Eduardo dos Santos normalizou ao longo do seu reinado. É por isso que, se alguma decência moral lhes restar, os filhos do presidente deverão anunciar que colocam o seu lugar à disposição do novo Governo.
Aliás, um dos argumentos mais ouvidos em defesa da nomeação de Isabel dos Santos foi o de que se tratava de um acto político, da exclusiva competência do presidente, não podendo ser sindicado pelos tribunais. Ora, se foi uma decisão política, resultante de uma decisão livre do presidente, não se pode agora alegar razões administrativas e formais para sustentar que a “princesa” permaneça o cargo.
Como dizem os ingleses (tão apreciados pelos filhos do presidente): “You can’t have your cake and eat it too” (não se pode ter um bolo e comê-lo ao mesmo tempo).


Dionisio Casimiro · 
Trabalha na Empresa Beezon Software
Maka Angola, seria interessante que vossas notícias fossem mais resumidas. Digo isso por dois notivos; 1- Pelas redes sociais, a informação deve ser curta e objetiva, de modo q em pequenos instantes, o leitor consiga captar a informação. Por isso q existe os resumos, 2- Têm q saber vender o vosso peixe, e quando o assunto é informação e, que obriga o leitor ler, primeiro a informação tem q chamar atenção ao leitor, criando-o curiodidade. Para isso, é necessário que haja um resumo b sucinto dá informação, esse resumo criando interesse ao leitor, ele irá acessar o link onde consta a informaçao na íntegra. ATENÇAO: jogar todo esse texto ai, nao comove o leitor a ler a informação
Pedro Starboy Årgolas · 
vale dizer q concordo #Dionisio
Gosto · Responder · 1 · 3 de Agosto de 2017 16:42
João Lobito Jay-b · 
Discordo contigo caríssimo,o Maka Angola só faz bem colocar o texto todo,pois há muita gente que não tem saldo de dados.
Gosto · Responder · 7 · 3 de Agosto de 2017 17:13
Bênção David Diampanga · 
Trabalha na Empresa Ministério da Educação - MEC
O resumo demasiado de um texto acaba por ocultar alguma informação, podendo inclusive deturpá-la. Sejamos mais amantes da leitura e menos preguiçoso do ponto de vista mental.
Gosto · Responder · 9 · 3 de Agosto de 2017 18:15
João Kenyata Kenyata
E mesmo o comentário do nosso amigo também é bastante longo!
Gosto · Responder · 6 · 3 de Agosto de 2017 19:08
Manuel Passos · 
Sim que é o meu caso..
Gosto · Responder · 3 de Agosto de 2017 19:10
Revelação Apocalipse · 
problema da leitura
Gosto · Responder · 3 de Agosto de 2017 19:47
Don Eddie · 
Não vejo nada de mais na extensão desta crónica. Não se tratando de notícia mas sim de pensamento livre de factos presumivelmente veridicos, não vejo razões para se reclamar que não seja q6e se queira omitir a verdade ou por mera preguiça mental. 😎
Gosto · Responder · 1 · 3 de Agosto de 2017 23:07
Maurício Oliveira · 
Eu acho os artigos do Maka Angola bastante elucidativos e até didacticos...
Gosto · Responder · 2 · 3 de Agosto de 2017 23:08
Rei Negralhada · 
Dionisio bota a preguiça de lado e cultiva a leitura. hoje eu leio muito que até me tornei viciado 70% graças a este site
Gosto · Responder · 2 · 3 de Agosto de 2017 23:44
Cerino Jorge Jorge · 
Antes do texto, encontra-se o resumo.
Gosto · Responder · 4 de Agosto de 2017 0:20
Julio Cesar Africano
Respeito a opinião do Dionisio, Porém não concordo! O que o maka angola faz é dar oportunidade a todos de se informarem com um custo baixo. E qualquer um pode ate dar-se ao luxo de depois de ter acesso a notíticia na íntegra, desligar o seu contador de dados e efetuar a leitura e só voltar a ligar o contador de dados para comentar, para além de não precisar gastar saldo para abrir o link... É muita facilidade!! Basta não ter preguiça de usar o cérebro....
Gosto · Responder · 3 · 16 h · Editado
Rei Negralhada · 
os outros site de informação não disponibilizam informações a custo no FB e acho que só a ANGORUSSIA utiliza o AMP mas que só é possivel abrir se usarmos a rede movicel no modo gratiso (que também tem sido uma grande ajuda). Quanto ao Maka Angola tem sido the best porque nas 2 operadoras a gente abre o conteudo mesmo sem saldo de dados
Gosto · Responder · 16 h
Neusa Lucas · 
Trabalha na Empresa Mundial Seguros S.A.
ele vais isso pouca gente tem acesso a internet alguns so no zero isso facilita sim.
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Anibal A. Guedes · 
O seu texto de proposta não é pequeno...
Gosto · Responder · 12 h
Domingos Van · 
Manager na empresa Self-Employed
Mais um caso de "preguiça aguda"... o texto nem é extenso, não precisa sacrificar a clareza, por mais concisão!
Gosto · Responder · 11 h
Domingos Santa Rosa · 
Se reparar 1º vem o resumo do texto todo e depois sim vem o titulo:.....TEXTO INTEGRAL ....... se kizeres avançar k avance se nao,nao......concordo com o texto do RM k só facilita o universo da juvintude k xta no FB ZERO...gracias...
Gosto · Responder · 10 h
Jose Fernando Soba · 
Maka angola faz bem, mesmo sem tiver que ir ao site , leio toda notícia. não se pode resumir tanto informações do gênero, isto é pra quem quer e acha importante.
Gosto · Responder · 9 h
Veronica Sopite · 
É o roto a falar do rasgado. Também escreveu tanto quando devia ter feito o reparo em 1 ou 2 linhas.
Gosto · Responder · 1 h · Editado
Ceitas Rico
So mais 20 dias como " Imperador " de Angola e, o futuro dele, do " Imperador "
JES, seus familiares e seus fiéis seguidores do" topo da gama " tornar-se-á inseguro, mesmo que for o JLO.
O JLO também tem filhos, familiares e , começou adquirindo, agora, também, fiéis do "topo da gama".
O jogo vai começar no dia 23.8, estará forte e duro e sujo e, nós vamos so já assistir.
Carrasco Arcanjo ·
O fim desse reinado está próximo. Não restará pedra sobre pedra que não será derrubada (é bíblico).
Dionisio Casimiro · 
Trabalha na Empresa Beezon Software
Nao é só escrever e falar. Temos q ter atitude n dia 23
Gosto · Responder · 4 · 3 de Agosto de 2017 15:46
Carrasco Arcanjo ·
Se dependesse só de mim, o MPLA já seria extinguido em 1992.
Gosto · Responder · 4 · 3 de Agosto de 2017 15:51
Nara Santos · 
Trabalha na Empresa Make-up School
A sério? O que acho e percebo disso tudo é que as pessoas não sabem ou ainda não se aperceberam que vota no jlo é o mesmo que votar no jes, isso por que o jlo foi indicado pelo jes, acham que o jlo mudasse ou luta se contra a corrupção como alegou seria indicado? Já estão a mais de 30anos no poder.....
Afonso Sapalo Drants · 
Pessoal se voce tens um carro um bom tempo, mais vale mudar de motor ou mudar de motorista? Isto é o que esta acontecer no nosso país.
Marcos Rodrigues Figueira XB · 
Como diz-se na sabedoria popular" que o feitiço também apodreci e o quimbanda também morre" Está na hora de devolverem todos nossos dinheiro! Muanda mone.
Gosto · Responder · 15 h
Dionisio Casimiro · 
Trabalha na Empresa Beezon Software
Que Deus!?. Ele fez a nós a sua semelhança e capacitou-nos com uma inteligência infinita e capaz. Ele faz justiça sim, isso na terra como nis seus. Mais esperarmos a sua vinda pra q as coisas melhorem acho q nao é o cinho certo.
Guilhermechimboto Guilherme
Foi bem claro para poder perceber quanto o Maka Angola vem informar-nos, cabi cada um de nós ter paciência de leitura, deixar de Preguisos em leitura
Gosto · Responder · 13 h
Peter John
Jose eduardo dos santos está com um pé no caixão e outro na cova. Os filhos não largam o poder nem por nada deste mundo; é aí que continuam a roubar milhões de dólares ao povo. Só a força para os tirar desses lugares assim como os seus lacaios. Rua com eles todos já. Força oposição rumo à mudança e a victoria. Chega e basta desta bandidagem do MPLA.
João Mavinga · 
Trabalha na Empresa Consultant
É preciso fazer referência ao D.R. da sua nomeação. O seu antecessor que foi Ministro de Estado.
Jose Nunes · 
Para acabarem com essa nojice toda tinham de acabar com os FP dos Generais e demais merda, como procudores ect,ect. o que a meu ver mudam as moscas mas a merda e a mesma
São Martins
Subscrevo...
Responder · 9 h
Fernando Francisco Kiala · 
Trabalha na Empresa Dash Miami Boutique
os vossos sâo contados podem fazer tudo mais tudo que tem principio tem o seu fim ,assim como voces do mpla boa sorte o diabo vos acompanha
João Mavinga · 
Trabalha na Empresa Consultant
N.B. : Sr. Manuel da Cruz Neto é Ministro e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, não é Ministro de Estado.
Judson Tiago · 
Ele é sim, Ministro de Estado e Chefe da casa civil do presidente da República...
Responder · 3 de Agosto de 2017 22:02 · Editado
Joaquim Mulunda Kinito · 
Ate tipo vivemos numa era de monarquia, onde Rey faz oque lhe der na mente
Carlos Keyne · 
Pois é! Triste, olha até onde essa gente chega. Até um simples reparo do presidente na tentativa de reparar o erro do seu colaborador é motivo para destratar o Sr.! O comentarista que disse numa matéria passada que se JES peidar e um desses jornalistas souber com certeza vão fazer umn texto a criticá-lo, tem toda razão.
Gosto · Responder · 12 h
Domingos Santa Rosa · 
K treste a pequenes da tua mente.....todo esse 38 anos de poder entaovais dizer k Ele nunca peido?????
Responder · 10 h
Ericlenia Martins
O que deveria ser retratado nesta informação é o reparo feito pelo presidente, mas como existe aqui a minha interpretação e a dos outros, resta apenas respeitar.
Gosto · Responder · 5 h
Sala Bi Sala-Ludi Kissassunda
Cada momento que passa os dias estão descontdos, não há sofrimento para sempre nem alegria para sempre, hoje ricos amanha mendigos e hoje pobre amanha ricos , mas de conciencia amigos de dinheieo adquirido com o sofrimento dos outros, como dizem os sabios, henriquecimento sem causa, estes todos verão dias negros na s suas vidas , mesmo o M ganhar havera sempres mudaçna nem todos que dizem senhor os adoran.
Nelson Guimarães Amaral · 
Moinani Matondo, não sei a quem se inspiras para teres essa capacidade de injuriar ou dedução equívoca, mas fique a saber que no top 10 das injúrias e calúnias, já conseguiste o quinto lugar, atrás do Fernando Vumby, Rui Verde, Rafael Marque e Raul Diniz.
Gosto · Responder · 11 h
Jorge Alves
Não vi razão para uma segunda circular, qdo a primeira só solicitava os relatórios. É claro que não pode haver desgovernos durante o período eleitoral. Depois disso quem for eleito como presidente procederá em conformidade considerando ter já tomado posse. Assim creio.
Gosto · Responder · 9 h
Faustino Lopes · 
Desculpa se estiver a ser ignorante. Mas alguém pode me dizer qual é a utilidade dessa matéria para a sociedade?
Gosto · Responder · 11 h
Sebastião Neto Pinto · 
Bom, depois de ler varios comentários, chego a conclusão que muitos de nós, não percebemos a politica angolana e como ela é gerida.
Gosto · Responder · 14 h
Tchiculo Al · 
tudo termina uma dia. e o término é inevitável.
Dito Pedro Manuel Pedro · 
Isso um dia vai acabar gente. Deixa sò.
Calvino Vladimir Cassoma · 
O futuro depende de nós dia 23. Só existem 2 partidos tirando o tal MPLA. Tem 19 dias para o certo.
Responder · 16 h
Martinho Agostinho Albino Mark · 
na vida tudo tem o seu tempo.
Tiboyto Pai da Ruth
TÁ TÃO PIOR, DO QUE AQUILO QUE EU PENSAVA.

DEUS PROVERÁ, ESSA INJUSTIÇA DO ESTADO ANGOLANO PARA COM O SEU POVO.
Hélder Vicente · 
...pq há medo no meio deles... o futuro incerto...
Nelson Binário · 
Trabalha na Empresa DepEd NCR
" The GAME IS OVER" dos Santos
Gosto · Responder · 9 h
Luiz Felipe Martins Sertã · 
E tem gente dizendo > Obrigado Papai !!
Gosto · Responder · 8 h
Ney Da NZ Ney · 
Estamos a chegar lá, é já no dia 23....
Rosário Goma · 
Operador na empresa Call Center
Presidente infrutífero
Gosto · Responder · 1 h

Sem comentários: