Equipamento_militar
As forças policiais moçambicanas desmantelaram esta segunda-feira uma residência no bairro Luís Cabral, na cidade de Maputo, que vinha sendo usada pelos malfeitores como esconderijo de material de guerra, com o qual vinham aterrorizando alguns bairros residenciais.
No interior da casa foram recuperados pares de uniforme militar idêntico ao que é usado pela Renamo, o maior partido político de oposição, para além de diverso material de propaganda semelhante ao desta formação política. Para a Polícia, estes vestígios são bastantes para indiciar o partido de Afonso Dhlakama de uma possível ligação com o caso.
Para além do uniforme e panfletos de propaganda idênticos aos da Renamo, a Polícia recuperou ainda equipamento de comunicação (rádios), lanternas, coletes reflectores e diverso uniforme da empresa de segurança privada G4S.
Segundo o comandante da Polícia na cidade de Maputo, Bernardino Rafael, citado hoje pelo “Notícias”, acredita-se que era desta casa onde eram planificadas e coordenadas todas as investidas dos criminosos, que com recurso a catana criavam terror em algumas áreas residenciais da capital moçambicana.
“Preocupa-nos esta ligação entre o grupo que criava terror com catanas no bairro da Maxaquene com esta residência que albergava criminosos. Preocupa-nos o facto de o material encontrado estar misturado com o fardamento idêntico ao da Renamo bem como o fardamento da G4S”, disse Rafael, acrescentando ter já notificámos a G4S para explicar sobre esta ligação entre aquela casa que albergava criminosos com o fardamento que se assemelha ao da Renamo.
“É desta casa que saía toda a logística dos criminosos para desestabilizar bairros como, por exemplo, o da Maxaquene. É preciso lembrar aqui que na posse dos criminosos que detivemos em tempos na Maxaquene e que actuava com recurso a catanas foi encontrado um membro da Renamo”, sublinou.
O proprietário da residência encontra-se foragido, estando a Polícia a trabalhar no sentido de localizá-lo para melhor explicar a origem deste material paramilitar.
Fonte: AIM