quarta-feira, 16 de março de 2016

O Muito Verdadeiro vice-ministro


Canal de Moçambique, nr. 348 - 16 de Março de 2016.






Canal de Opinião

Beira (Canalmoz) - Camarada vice-ministro.

Veríssimo significa Muito Verdadeiro. Veríssimo é também um nome respeitável.
O que não pode ser veríssimo é a surpreendente declaração à TEVÊÉME da sua homonomia vice-ministro afirmando em total desconexão que a sua equipa de pesquisa “não encontrou evidências que provam alegados abusos dos direitos humanos por parte das forças de defesa e segurança em Kapesi”.
E porque os nomes espelham o que somos, o Muito Verdadeiro Veríssimo, talvez consciente de que tapa o sol com a peneira, acabou dando mão à palmatória, ao admitir a possibilidade de reavaliar a sua pesquisa.
Ora, é aqui que o vice-ministro prova ter sido menos verdadeiro. É aqui que admite implicitamente haver uma margem de erro abismal nos resultados da sua pesquisa.
A admissão de se proceder a reavaliação é só sintomático de uma falta de método na pesquisa do meu amigo Muito Verdadeiro. Até prova em contrário, o seu resultado não é de fiar. Não nos fornece a margem de erro, nem afirma os procedimentos seguidos no apuramento de tal conclusão.
O Muito Verdadeiro vice-ministro, ao pronunciar-se nos termos em que se pronunciou sobre a conclusão da pesquisa, não só põe em dúvidas a capacidade da sua equipa, como também a idoneidade dos resultados, que, mesmo que certos, não conferem plausibilidade, pelo grau de hesitação com que o difunde.
Algo parece ter querido deixar claro que os resultados do relatório foram uma encomenda, uma encenação mal interpretada, que expõe o Muito Verdadeiro amigo vice-ministro ao ridículo. A mim, que bem o conheço, meteu-me dó ver o Muito Verdadeiro paradoxalmente enganando a si próprio, com todos os dentes da boca, que não achou evidências que não queria achar. Fazendo textualmente coro com o governador de Tete, outro infelizardo que há poucos dias apareceu na STV fazendo “pronunciamentos” forçosos, de deixar a uma criança corada – não é preciso ser tão claro para corar.
O que a mim me deixou encabulado, não é só o ridículo como o Muito Verdadeiro saiu TEVÊÉME, como o titubeante resultado a que chega, demonstrando estar tão inseguro como demonstrando propensão a manipulação, que hoje em dia, desculpa-me a frontalidade, se tornou o carácter e o requisito básico para nomeação dos dirigentes ao nível do nosso Estado.
Tirando o facto de que deu para matar saudades assisti-lo na TV, vendo o Muito Verdadeiro amigo a falar não deixou dúvidas de que, se pudéssemos sujeitá-lo a um detector de mentira, veríamos o aparelho ridicularizá-lo, e à equipa que comandou.
De um momento para o outro, têm sido os nossos dirigentes apanhados desprevenidamente a tentar proceder a arranjos que os levam a perder compostura que não lhes fica bem, pelo respeito que merecem, pelo cargo nobre que representam, muito caros à imagem do nosso país. Parece estarmos a lidar com dirigentes rascas em cada tentativa “desconseguida” de tapar o sol com a peneira.
Parece-me querermos reincidir que a estupidificação tornou-se um critério básico e legível a nomeação dos membros do Governo e responsáveis do Estado, desde o nível inferior até ao escalão mais alto.
De um momento para a outro, quer me parecer que somos forçados a nos conformar com as afirmações de dirigentes deste Estado, de tão espantosas, tão caricatas e ridículas, que podem indignar os cães, os gatos, as cobras, os pássaros, e menos a eles próprios, o que é uma pura desgraça de um país pobre como o nosso.
Um aviso à navegação: era de todo urgente que, no lugar de se inventarem escapatórias ou eufemismos tendentes a agradar aos chefes, que os dirigentes do Estado relevem que em primeiro lugar há que prestar leais serviços ao povo e à Pátria Amada. Auguro que, na reavaliação da sua pesquisa, o Muito Verdadeiro amigo se cuide de fazê-lo de forma imparcial, o que influiria na percepção sobre o que realmente falhou neste novo ciclo de guerra entre as arquirrivais Frelimo e Renamo, que a nós que sofremos as mazelas dos dois, muito cansam ao povo sofredor pisoteado como se de capim se tratasse. (Adelino Timóteo)
Jonas Joaquim Se na verdade o Veríssimo mentiu, a tarefa de Temoteo devia ser outra , de nos trazer a verdade com factos. Dizer hoje passados bons dias depois dos pronunciamento do vice-ministro que ele mentiu cais no ridículo a tua tarefa não ee aparecer aqui dizer mentiu mentiu sem trazer dados novos para os leitores. Hoje foste preguiçoso não leu nada de Cambuma já que ee a tua fonte fidedigna.
Abdul Rachid Said Veríssimo deve responder perante o tribunal internacional de Haia.
Isto se chama de encobrimento de crime contra humanidade.
Raul Almeida Sem esquecer do assassinato do músico pelos seus guardas junto ao muro do palácio em Quelimane na altura governador da província. Até hoje aguardamos pela justiça.
Abdul Rachid Said E verdade, tinha me esquecido do famoso cantor da terra de mukapata. Mas esses pha, quando estão la em cima esquecem que um dia podem cair e ser como um qualquer? Porque castigar vossos irmãos?
Butiga Claudio mais..este sr. mviceministro è o mesmo antigo director do camin de ferro da beira ?????
Abdul Rachid Said Pode ser, director executivo antes
Mario Maiser Maiser Disciplos do diabo a prestar contas ao seu senhor, como que quisesse dizer "vamos derramar mais sangue".
Butiga Claudio esteSr. " muitoverdadeiro " ès o mesmo que anticamente era director do Camin de Ferro da Beira ????
Aditos Nhambau Eu nunca esperei uma resposta boa dos camaradas, nas gírias populares é akilo k se dz cagar na rua confiando teimosia ,k corresponde desmentir a verdade confiando no poder. Ele n ia buscar a verdade mas foi maneira encontrada para gastar dinheiro dos imposto numa altura k a crise toma conta do povo.
José Luís Uma crônica bem elaborada. Realmente o muito verdade encarnou o semblante de paspalho.
David Jose Francisco Jose Qual mais qual nunca si deixa seu irmao aser maltratado chega a policia diz q nao houve nada ola lila
JR Agogo "Encobrimento de crimes contra a humanidade " é punivel.
Nico Voabil Mas pensou o que afinal? Que a peneira é mais grande que o sol? Coitado.
Marcos Luis Rabo Se calhar o gajo Fuma
António Mutombo a ideia afinal era dar porrada ou governar?
Tomas Humbe Pois,estao a levar com mais 1400 desercoes,os miudos das fds ja estao si comportar bem os enviou no campo de batalha eles desertam. O ministerio dos combatentes achou por bem nao dizr aos k tombaram mais o povo sabe das hecatombes k as fds sofrem.
Jonas Joaquim Somente os psicopatas acreditam no que diz este velho. Há uma guerra em que só se morre um lado. Se as FDM estão a levar porrada porque não faz cancelas nas estradas como havia prometido? cadê o governo nas 6 província? e porque ele anda escondido? Um doente a sofrer na mata psicopatas......peguem o vosso cu........
Amos Madjiruane essa questao faz muitos membros da renamo ficarem sem palavras
Orlando Nogueira Este homem só quis o que a constituição permitia...nas províncias onde ganhou, poder governar. Frelimo agarrada ao poder, disse que isso não era possível....o magistrado que estava a tratar do assunto foi morto porque deu razão a este homem psicopata como você o chama. Quem quer a queda é o governo, porque não quer largar o poder para continuar a roubar...o mesmo que o presidente de Angola, presidente há 35 anos, você acha normal?? A democracia ha eleiçõesde 4 em 4 anos, e só pode candidatar-se 2 vezes. Ai nesses países onde não ha democracia não largam o poder. Seja coerente veja as coisas com olhos de ver, não tome partido so porque tem la amigos. Tenha um bom di, e pense no que leu aqui.
Admiro Carlos Sitoe Melhor é sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens. Provérbio 9:10
Quem ver está mensagem partilha até as forças políticas moçambicana lê a mensagem...seja renamo ou frelimo.E os dois presidentes.. Falamos é Nyuss
Mahlathine Mkhambane Estão a levar porrada aonde? A Renamo tem alguma Zona Libertada que não esteja sob o controlo do Governo? Qualquer um pode chegar de surpresa, atirar uma pedra e fugir. É o que a Renamo está a fazer. O próprio líder da Renamo anda escondido não se sabe aonde. Se dá tanta porrada assim, porque é que foge? Dizem que não pode sair do mato porque tem medo do Governo. Como vai governar as tais 6 províncias? A partir da parte incerta? Estamos a 16 de Março...
P-khadafy Tomas Singano falaste de zona libertada? pk usaste este termo?
Ivanzi Mangwena Essa supresa é uma tática é dai onde ha boa porrada, nao se esquesse q na luta contra colono, a tambem a tática era essa conseguiu se,toma nota.
Alexandre Macitela O sentido inverso..!se na guerra dos 16 anos o apostolo da disgraca era a a Renamo,agora a Frelimo a panhou a mesma tatica/sacrificar opovo. Eu joao ninguem agredeco a voca responsabilidade para com o povo desta vez agradeco porque eu nunca falei na Assembleia da republica para parir as mordomias, o meu lugar e' no gueto chamanculo,mafalala,polana canico/se nunca tive nada nao tenho nada aperder..!
Jorge Tovela Nisso concordo com o Nini Satar. Ha jornalistas de meia tigela que a custa do sofrimento do povo vao procurando sobrevivencia dos seus jornais falidos e endividados. Coitados. O que se vê é a porrada que Dlakama nos da a nós inocentes justamente na zona onde quer governar nos. Eles atiram e poe se a correr. Se batem tanto assim porque nao enfrentam os homens da UIR?
João Pedro Que porrada sr Dhlakama, o governo tem tudo sobre controle, até quando com essa palhaçada de ficar no mato, melhor arranjar outro mecanismo para governar o país, fight no more-
Papnes Zengueza Com mui tristeza k os canais televisivos nada falam! Apenas cortes de fitas. O Marco esta findando e as 6 provincias tanto faladas continuam sob controlo do governo central.
Filipe Matsinhe Joaquim Francisco chunguane,essa pergunta vem pra mim? De qui quando é lider não pod ser psicopata?
Mortalinho Caetano Alo Jonas, Primeiro mostrar o meu desagrado com a sua escrita da lingua portuguesa. Oque significa Cade? procurei nos dicionarios nao encontrei, mesmo com os que estao sendo usados pelo Portugal, Brazil e cabo verde depois de acordo autografico Nao encontrei..... Triste.
Salomão Nhantumbo O título do Jornal é só pra vendas porque se ele da tanta porrada porquê foge e se esconde feito um rato? Cade o governo? É um caso de se dizer ora bolas
Algy Cassimo Mussagy Alssimu Melhor atacar cidade d Maputo e em menos de uma semana havera soluçao das diferenças.
Filipe Matsinhe  epaaa. Sem comentário vocês m ganharão.chamao um lider de psicopata. yaaa não ta sendo fácil.
Joaquim Francisco Chunguane Agora penso que se é líder não pode ser psicopata? Quantas coisas prometeu que nunca cumpriu? Você pá está se enganar.
Amosse Jamo Jamo Propaganda e` uma arma muito perigosa, por isso usam boatos para mentrodar os outros. Morre 1 mas diz que morreram 100 uir, por isso nao acreditmuito nessas mentiras quem esta enganar os outros e` o Dlhakama, nos ficamos a espera alias Marco e` este que esta acabar sem comprir a promessa.
Samuel Bola O ministerio da defesa disse que desertearam 1400 militares.voce acha mesmo que esses desertearam ou morreram?perdido
Amosse Jamo Jamo Quem foi militar entende oqui esta acontecer meu irmao Samuel bola.
Lasti Zaix este dhlakama e mentiroso pha, porque não falou dos 7 homens que foram capturados em chiandame.vc dhlakama sabes muito bem que a UIR nao brinca nem esses teus madalas conhece nos bem.
Amos Madjiruane kkkkkkkkkkkkkkkk,entao voce é o tal esquadrao da morte
Lasti Zaix não conheço esquadrão da morte e nunca ouvi falar desse nome?
P-khadafy Tomas Singano hahahah.por favor
Filha Jojoch Pobres jornalistas Matsangaisas,ou Bandidos armandos de meia tigela
Felisbelo Betchaps Tangal oque fez a filha do governaor de TETE??
Sebastian Cardoso Doente, tem problemas gravissimos de saude mental...
Samuel Bola Estava apenas a ler os comentarios mais deu vontade de responder a todos.
As perguntas sao essas e passo a citar:
1-porquê o dhlakama se esconde?
2-se ele disse que estao a levar porrada,porquê ainda se esconde?
3-hoje é 16,estas a governar aonde?
4-dhlakama é pscopata e mentiroso.

Essas perguntas foram feita por simpantisantes da frelimo,apartir dessas perguntas mostra claramente que ninguem na frelimo ja desarmou a sua mente.

1-o dhlakama nao está escondido,ele está em gorongosa e se sente bem la,voces todos sabem onde ele está,a frelimo estava com inveja de ver as molduras humanas aderindo os comicios do dhlakama,por essa razao tentaram lhe matar.

2-se ninguem nao acredita nas baixas por parte das fds,esse so pode ser o anormal,o dhlakama nao estâ escondido,ele está em casa dele e as imprensas ja foram la em casa.o ministerio da defesa ja confirmou que 1400 militares desertearam.

3-dhlakama está a governar sim,a renamo controla 6 provincias nas assembleias provincias e ja chumbou varias projecto mal projectado.ainda estamos dentro de março,ele garantiu que até no final de março ele vai governar difinitivamente,os que nao acredita podem esperar para ver.

4-essa forma de estar a ensultar o dhlakama,mostra claramente o desespero total dos lambebotas.ensultando o dhlakama nao vai mudar nada,os planos ja estao traçado.no lugar de apelar a paz,estao a ensultar,para o quem?
O dhlakama ja prometeu e ja cumpriu,dhlakama mostrou-se ser o verdadeiro amante da paz por nao ter retalhado as emboscadas.
Eu tenho pena desses fanácticos que ainda acredita num partido que ja morreu.
Fernando Antonio Madavane David teve que eliminar Golias numa batalha e Deus concedeu essas forcas para libertar o povo dele. Acho que e chegado o momento para libertação do povo.
Joaquim Antonio Os da renamo nao tem palavras a falar sim sinhor, pior os da frelimo perteram control na totalidade.
Orlando Nogueira Corruptos nunca querem largar os bons poderes, porque lhes da muito dinheiro....rouabm que se farta.
Rafael Muchanga Velhote so fala merda, pork pede a Nyusi para ir ao hospital kando fica doente?
Maura Viriato Nhalungo Hiiiii , Madala Dlhakama tem outro sobrenome Psiko...
Gilberto Cleide Maluleque Eu quero A guerra

Alemao Nobre Malta pra mi isso é somente uma política pouca verdad e muita mentira.

3 comentários:

Unknown disse...

P Onde Vamos assim?

Unknown disse...

P Onde Vamos assim?

Anónimo disse...

Ao inferno!