terça-feira, 15 de março de 2016

O escritor moçambicano Mia Couto deveria evitar fazer considerações políticas

“Ao impor condições para o diálogo a Renamo mostra que não está interessada no diálogo”  -Mia Couto

“AO IMPOR CONDIÇÕES PARA O DIÁLOGO A RENAMO MOSTRA QUE NÃO ESTÁ INTERESSADA NO DIÁLOGO” -MIA COUTO

Classifique este item
O escritor e jornalista moçambicano, Mia Couto, diz que o facto de a Renamo impor condições para o diálogo com o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, mostra que o partido não está interessado em dialogar.
Mia Couto referiu que impor condições para o diálogo é chantagear o governo e o povo.
 Ele falava à Rádio Moçambique a propósito da iniciativa presidencial de mais uma vez convidar o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para o diálogo ao mais alto nível, como forma de por fim à tensão político-militar no país.
“No fundo quem impõe condições está a jogar com vidas humanas, está a fazer chantagens com aquilo que é a tranquilidade dos moçambicanos todos “-referiu Mia Couto.
O escritor e jornalista explicou que a pré-condição que o povo devia exigir da Renamo é que entregue as armas e siga para o diálogo.
“Um partido político não pode, ao mesmo tempo, ter presença na Assembleia da República e ter armas.”-sublinhou Mia Couto. (RM)
Mia Couto tem sido parcial
O escritor moçambicano Mia Couto deveria evitar fazer considerações políticas , para continuar a merecer a consideração, admiração e respeito de todo público nacional. 
Tem sido recorrente Mia Couto posicionar-se do lado da Frelimo e seu governo nos seus pronunciamentos públicos e isso não faz bem a uma figura do tamanho de Mia Couto.
Desta vez, Mia Couto diz que a Renamo ao colocar pré-condições para iniciar o diálogo com o governo, demonstra que não deseja conversar. Isso é uma grande falácia para quem se lembra de como o governo quebrou a confiança com a Renamo, e não só. Depois de emboscadas e cerco à residência de Afonso Dhlakama pelas forças do ver na mentais, exigir a inocência parece-me um exagero.
Mia Couto devia ser mais equilibrado, equidistante das disputas políticas para continuar a ser o património de todos os moçambicanos. Mia Couto é uma referência de grande estatura da literatura moçambicana, por isso, devia evitar entrar em questões polémicas.
Politicamente, eu não podia esperar posicionamento diferente de Mia Couto por uma pessoa que, em 1974, integrou a campanha contra o multipartidarismo em Moçambique. Poderia ter mudado como muitos o fizeram mas o nosso grande escritor parece não ter mudado a sua opinião. Continua agarrado a indivíduos acusados pelo Tribunal Penal Internacional de fazer graves violações dos direitos humanos.
O nosso Mia Couto não viu nenhuma gravidade nas emboscadas feitas pelas forças governamentais contra Dhlakama nem na invasão e ocupação da sua residência na Beira mas vê apenas a falta de vontade de dialogar quando a Renamo exige garantias de segurança e agenda concreta do que se pretende conversar.
Comments
Abel Joaquim ainda ker sentir o sabor da vida
Manuel Maria Subscrevo Edwin

Samson Fumo Edwin não Se obriga a pessoa a fazer o que não quer, estas no MDM porque eu e tu sabemos muito bem porque, ninguém te obrigou, excepto, o Mia Couto escreve on que sente e o que quer ensinar, ninguém lhe obriga a fazer isso. Por isso antes de escreeveres pare e pensei antes de fazer pobrice.
Edwin Hounnou Pela boca fechada, não entra mosca alguma.
Eduardo Domingos Mia está forçar resgate
Yaqub Sibindy Meu caro Edwin Hounnou! 


Eu acho que o Mia Couto, não só devia procurar distanciar das disputas políticas, mas sim devia acima de tudo, distanciar das actividades terroristas do Estado que ostenta à sua cidadania, representando a soberania máxima que Mia Couto se orgulha de pertencer a partir da sua diplomacia das letras!



Afonso Dhlakama não está a exigir pré condições políticas para o diálogo com o Chefe do Estado, mas sim está a dar opção ao Presidente Nyusi e ao público em geral, se o Presidente deseja negociar com o cadáver de Dlhakama ou com um corpo e alma de Afonso Dhlakama!
Francisco Moiane Pelo k tenho acompanhado vós advogais a liberdade de expressão. To assustaderrimo com o vosso projecto. O vosso Moçambique o património de todos é o k não fala. Deixem o sr dizer o k lhe vai na alma tal kual vc diariamente diz tanta coisa que não concordo mas acho democrático falares. Tá difícil falar de democracia e pratica_la
Jossias Ramos Mesmo que o faça de forma parcial. Aliás, quem sabe: ele pode estar a abdicar da literatura para ocupar um cargo no Comitê (da Frelimo) na cidade de Maputo. Eh livre, não eh isso, mano?
Jossias Ramos Mano Moiane?
Antonio Augusto Cussimbue Sob meu ponto de vista Mia Couto acima de tudo é um cidadão livre que pode expressar-se como pensa. E, Sr Edwin não é o público. Nem toda gente é da Renamo. No meu caso este nome é irritante. Mesmo as crianças evitam pronunciar este nome. Falar da Renamo é o mesmo falar de diabo ou sataná. Quem não vos conhece nos meandros da malícia?! Sempre se falou. Quando a cabeça não trabalha...conclua.
Cristina Ussene É isso mesmo.
Faizal Raimo Acha ele que o facto de ser escritor deve dar blá-blá-blá sem respeito?
Edwin Hounnou Antonio Augusto Cussimbue, antes de tudo quero-lhe dizer que eu não sou membros da Renamo. A seguir gostaria de the perguntar que nome dá aos que robins fundos públicos, inventam Ematum, devastam as nossas florestas, saqueiam os nossos recursos naturais, vendem o nosso gas a preço de banana para receberem luvas depois?
Francisco Moiane Chamam se políticos, meu caro Edwin Hounnou. Do Ocidente ao Oriente fazem o mesmo. Kdo lá chegares espero k não faças pior. Aliás seja amanhã a Renamo ou o MDM no poder farão exactamente o mesmo.
Mouzinho Zacarias Mia Couto parece um lunático e que não vive nesta terra
Hdeson Catarino Massinga Ediwin eu vou me asociar a Dr yaqub Sibind em alguns aspetos ele è escritor sua missaõ è promover a paz atrasves da literatura , se formos a ver ele è mas Purtugues do que Moçambicano , è preciso intender qual è a intençaõ dele , è de continuar a ter seu prestigio as custa do Estado, isso ta mas claro , ele è o que è por que este Pais , que menos importa , se ele , tivesse um comrtimento , teria sido coerente no dia da sua condecoraçaõ , existe gente boa , em literatuta como calane da cilva è Frelimista , mas ele tem os pes asentos n chaõ .ele que nos deixe em paz
Antonio Augusto Cussimbue Critique também a Renamo como partido político que não pode empunhar-se em armas de fogo a margem da lei, se é que não é da Renamo. Aguardo.
Abdul Jabaru Antonio Augusto Cussimbue, nao e esse o tema, leia e nao venha nos confundir
Hdeson Catarino Massinga Antonio niguem è a favor a guerra apenas queria dizer o segunte pra hoje um Jovem ou tantos Jovens terem liberdade de inportar um carro do Japaõ a sua escolha , se o Regime , estivesse se mantido de maneira que a ,movimentaçaõ de bens e pessoas , fosse ainda hoje com baze na guia de marcha onde voce taria , esta redes socias que hoje usamos pensas que estariao disponivel , sente com seus tios avos diraõ , a miseria que eles viveraõem tempos as humilhaçoes.
Hdeson Catarino Massinga Isso è o custo da Inportaçaõ da literatura no Pais quem nao sabe que ele è mais purtugues do Que Moçambicano
Edwin Hounnou Não preciso fazer demonstrações matemáticas perante ninguem para provar que não sou deste ou daquele partido. Não tenho tal obrigação.
CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
Há muito tempo escrevi que uma coisa é, o certificado que as universidades atribuem aos seus estudantes, e outra é o certificado de competência ou incompetência que a sociedade nos atribui.
Face aos recentes pronunciamentos do Mia Couto, da leitura rápida que efectuei à alguns comentários discordantes, percebi que, o que mais conta em Moçambique não é o certificado que as universidades nos atribuem, mas o certificado que a sociedade nos atribui.
Um dos comentários que mais me marcou, foi do Inocencio Amade que disse " Triste para este homem. Tanto fez para o pais na produção de conhecimento, vai terminar anonimo porcausa da politica! Triste mesmo"
Eu faço das suas palavras as minhas. Pululam aqui muitos intelectuais, que de intelectual no fundo não tem nada senão reproduzir algumas fichas que aprenderam na Faculdade, que em pouco ou nada contribuem para trazer as tão desejadas soluções perante o problema em que vivemos no País.
Os pronunciamentos do Mia Couto, fazem me recordar de muitos palhaços que ostentam títulos universitários e investigadores, mas as suas contribuições em vez de trazerem a solução, aumentam o problema.
Porquê uma pessoa do tipo Mia Couto cai num ridículo daquele?
Mouzinho Zacarias Mia couto ja nao merece respeito de ninguem
Humberto Pinto da Cruz Um Gato é sempre Gato.
Não importa se MIA ou não.
Se pega ou não algum Rato.
É sempre Gato.
Octávio Ramos Cardoso Se estivesse calado, fazia melhor figura...
Henrique António Jeremias País da marrabenta, democracia teorica nao pratica..... Mil aplausos tinha o Mia Couto mas desta vez mil insultos e criticas tera.
Nao vejo a parcialdade do Mia Couto nesta versão.
Inocencia Massango Se tivesse falado posicionando-se na parte da Renamo estaria tudo bem ném? A nós já não queremos saber quem é o culpado ou não, mas que resolvam esse caos . Dialógo é o que queremos tsém!
Augusto Magaure O regime só lhe restava um apoio incondicional de um "simba" o gato bravo. Triste!
Francey Zeúte O que nao vi aqui nesta rede é a parte que o Mia diz que nao foi correcta a forma como se agiu na BEIRA, aquando de retirada as armas aos homens armados da RENAMO, em casa de Dhlakama. Mia disse e quem ouviu directamente a Radio Mocacambique e nao ouviu dizer ou leu apenas aqui, sabe(rá) dizer que Mia nao foi parcial. Da mesma forma que condenou o recurso as armas por parte da Renamo, também condenou a forma como algumas armas foram retiradas ao partido de DHL. Que foi parcial nao é verdade.
Antonio Augusto Cussimbue Sr Massinga não promova o racismo. A verdade é única e deve ser dita. doa a quem doer. O que vocês exigem não está consagrado na constituição da República. Não é do fechar e abrir dos olhos que as regras de um jogo se mudam. Tudo indica que são preguiçosos políticos. Para licitar. no país temos 40 municípios. Indiquem pelo menos um que está sob vossa direcção. Não enganem as pessoas. o que vocês sabem é matar. Nós FRELIMO já trocamos tantos presidentes. Por que não trocam o vosso que já está obsoleto ou caduco?
Abdul Jabaru Antonio Augusto Cussimbue , o senhor e baixo e mal educado nao serve para debater com ninguem
Secinio Fernando Estas doente?
José Nbeua Conversa do costume,conversa pa boi dormir!!!
Antonio Augusto Cussimbue Bem dito. Da mesma forma Mia Couto não pode ser obrigado a pensar equidistantemente a vontade de um sicrano ou beltrano. Ele pensa a sua semelhança.
Antonio A. S. Kawaria Mia Couto é tipo Marcelino dos Santos. Caduco.
Moreira Vasco Subscrevo o que disseram Francisco Moiane e Antonio Augusto Cussimbue muita força irmãos porque o Sr Edwin julga se dono da razão e por lança muitas vezes confusão e agitação no fb e os seguidoras deles vêm atrás com insultos a toda gente incluindo o Chefe de Estado. Agora tão a ver? Já estão insultar Mia Couto por via dele.
Edwin Hounnou Eu não sou o dono da verdade, nem mesmo vocês o são. Mas eu persigo a verdade e vou atrás dela de forma incansavel.
Hdeson Catarino Massinga Nao som da renamo nem tenho cor partidaria , racismos acho que , nao tem tido oportunidades de reler a vida do Dr Mia couto, mas isso è de menos, o que è verdade , sao seus discursos incoerentes , nao ha razaõ , pra suas palavras , partidarias , nao sinto me obrigado a aliarme anehum partido, sendo todos , de ma governaçaõ, suas injustiças, tanto a Frelimo , a Renamo, prefiro me aliar a Dr Yaqub Sibindy , que sei que ele , ja nao luta pra governar , mas sim trazer soluçoes e verdades patentes, hoje . Meu carro prefiro , lutar pra garantir , uma vida melhor a pois a minha , morte , pois tudo que eles conquistarem , nao saira desta terra fica aque e os outros vao esvaziar , na sua ausencia
Hassane Francisco Concordo com o artigo, ainda mais quando nao diz algo que tenha pe e cabexa, um absurdo como esse.
Antonio Augusto Cussimbue Muito obrigado Sr Morreira Vasco pela sua subscrição visionária. Eles querem desencaminhar o povo. Mas o povo deve estar atento a manobras subversivas a Unidade Nacional, Paz e progresso. O povo quer a Paz e não a guerra.
Hassane Francisco Mais quando muito tempo levar ainda fechada, cria mau alito pois nao Edwin Hounnou. Kakkkkkkkkk
Joao Moreno Força aí Edwin e Yacub.
Hdeson Catarino Massinga Ter opiniaõ contraria, nao significa ser da oposiçaõ, tudo que falamos , temos como baze, que todos os homens nao sao iguais , seja em pensamentos, em açoes, seja em atitudes , todos temos liberdade, de espreçaõ, so nao temos , liberdade de manifestaçaõ, podemos , nao aceitar ,certas coisas , mas n fim todos temos os mesmos , direitos como homens , e isso devia ser o mas focado , a verdade dever estar acima de tudo, os nossos filhos , estaõ em crescimento, e sao livres de escolher suas açoes ,seje elas partidadrias e mesmo de ideias
Carlos Manuel Conde Jeque Meu caro Edwin! Apenas gostaria que fizesse uma avaliacao de ilustres personagens socorrendo do livro "O FIM DO IMPERIRIO 

E O NASCIMENTO DA NACAO"! Pois dentre varios assuntos chamou-me atencao uma nota de roda pe pag 247 com ref 329 feito pelo irmao do escritor e poeta MOR! Na altura informei a minha familia para analizar-mos as inverdadaes e se valia apena reagir em memoria e honra a figura referida mas ....
Carlos Manuel Conde Jeque Meu caro Edwin! Apenas gostaria que fizesse uma avaliacao de ilustres personagens socorrendo do livro "O FIM DO IMPERIRIO 

E O NASCIMENTO DA NACAO"! Pois dentre varios assuntos chamou-me atencao uma nota de roda pe pag 247 com ref 329 feito pelo irmao do escritor e poeta MOR! Na altura informei a minha familia para analizar-mos as inverdadaes e se valia apena reagir em memoria e honra a figura referida mas ....

Carlos Manuel Conde Jeque Meu caro Edwin! Apenas gostaria que fizesse uma avaliacao de ilustres personagens socorrendo do livro "O FIM DO IMPERIRIO 

E O NASCIMENTO DA NACAO"! Pois dentre varios assuntos chamou-me atencao uma nota de roda pe pag 247 com ref 329 feito pelo irmao do escritor e poeta MOR! Na altura informei a minha familia para analizar-mos as inverdadaes e se valia apena reagir em memoria e honra a figura referida mas ....
Hdeson Catarino Massinga Vimos o Imperio Romano durante seculos , oprimido o Povo hebreu , (Judeus) onde esta hoje o Imperio Romano? Vimos o Grande Egito oprimui o povo Hebreu por 400 anos e qual foi o fim do Rei Faraò? Temos que crer que seremos julgados , se nao for pelos homens , seremos julgados por Deus , que nao aceita comissoes nem sera curupto n seu julgamento
Francisco Moiane Não entendi discursou subjectivamente. Kem é romano; Kem é Faraoo. Põe os chifre nos bois?
Jr Chauque Devia é pacificar os dois lados para a paz e não ter problemas da balança e acredito que podiam lhe ouvirem e termos a PAZ até quando acusações?
Hdeson Catarino Massinga Jr Chauque , esta a tardar mas seja bem vido, kkkkkk
Masquil Dos Santos António Todos somos livres e temos liberdade de expressão para cada um expor o que sente, mas com isso não quero dizer que tudo o que as pessoas dizem é ou não correcto rãzão pela qual as críticas são sempre bem vindas e do outro lado, por vezes enquanto não devemos puxar o debate para o lado do nosso partido político, mas sim devemos analisar para descobrimos o que é bom para manter uma Paz efectiva no nosso País sem ofensas durante o debate. Obrigado e muita força pelas vossas análises positivas!
Moreira Vasco Aonde Edwin Hounnou tenha um pouco de vergonha pork k eu saiba tudo k vem do governo tá mal crítica critica até nem é criticar mas sim falar mal e tudo k acontece no teu partido é bem feito vocês são omniscientes?
Edwin Hounnou Somos todos pela paz, talvez à excepção dos armamentistas. As principais figuras da nação deveriam coibir-se de tomar partido e Mia Couto é uma figura de destaque, por isso, sugere-se-lhe a moderação e contenção.
Edwin Hounnou Ao Moreira Vasco volto a dizer que pela boca fechada mosca alguma entra.
Moreira Vasco Isso é que é democracia k está fazer
Edwin Hounnou Fica na sua se tem ideias.
Mebanze Joao NESTE PROCESSO NAO HÁ NEUTROS
Álvaro Xerinda Seriamente falando é possível verificar um diálogo sem pré condições tendo em conta o conflito em causa?
Secinio Fernando Façam tudo só queremos PAZ
José Nbeua Politicamente Mia Couto sempre foi um cagado de medo e um merdas! Não é de agora.
José Nbeua Talvez possa ir esclarecer o Tribunal Penal Internacional sobre os crimes da frelimo,são os muitos. Desde E. MONDLANE aos dias de hoje é enorme a lista!!!
Renato Maculuva Pisou na bola como forma de concertar a borrada, nos ajude a convencer o Governo a mandar recolher a Polícia (FIR, UIR e FDS) para os quarteis e esquadras como condição CIN QUA NON para o Diálogo queremos PAZ, senhores.
Lito Elio Aí está aquela estória dos likes, só é imparcial aquele "gosta" do que eu Escrevo ou DIGO. Em verdade vos DIGO que a verdade sou eu, a democracia sou eu, imparcial sou, quem sabe sou eu, ... Eish
Reinier Cedeno De facto, para uma figura como Mia Couto esperava-se mais imparcialidade. Muito boa observação caro Edwin Hounnou
Carlos Patricio Mia Couto padece de umbilicalismo frelímico. Até parece duvidar da sua própria intelectualidade. É muita pena porque não nao escapará ao juízo da História.
Poulo Damasio Elvira Tomas O Mia Couto,esta de lado da FRELIMO porque come junto! Isto fica mal inocente civis que o povo em geral.
Felismino Santos Santos Mia Couto é da FRELIMO, nao restam duvidas a ninguem, deve continuar a defender seu partido nunca foi imparcial nos seus pronunciamentos pelo menos ele é correcto quanto a isso
José Nbeua Politicamente Mia Couto é um merdas e à muito tempo!!!!
Denzel Nhamuave Enquanto, Edwin Hounnou continuar a apegar-se a discussao de pessoas e nao de problemas e solucoes, nunca te libertaras da mediocridade. Cada um tem suas preferencias partidarias. Quem lhe fez juiz de escolhas alheios? Nao queira ganhar protagonismo, reduzindo os outros...Mia Couto eh muito maduro para tomar posicionamentos . Mia eh uma Catedra do Pensamento...procura sua turma...
José Nbeua Como é possivel um homem como ele,k escreve o k escreve,continuar aliado a gente k estão c contas para ajustar com o Tribunal Penal Intetncional
Edwin Hounnou Denzel Nhamuave, peço-lhe que não insulte porque eu não nsultei a ninguém nem a si nem a que pretende, supostamente, defender.
Edwin Hounnou Não caia tão baixo, Denzel Nhamuave!
Armando Cuna Gosto muito do Mia Couto. Leio com enorme prazer tudo quanto ele escreve. Eh muito profundo a pensar. Mas, no essencial, estou de acordo com o Edwin. Mia nao pode passar a vida ignorando as atrocidades que a Frelimo comete e insistir que neste conflito o unico que erra eh apenas a Renamo. Mia nao condenou as duas armadilhas que a policia fez ao Dlakhama nem a posterior invasao ao seu domicilio na Beira. Porque? Nao encontrou gravidade em tudo aquilo? Mia Couto eh uma voz de autoridade e, para ser justo nao pode ficar calado perante as agressoes reiteradas a Paz, protagonizadas por forcas muito bem identicadas que hoje ameacam Cistak e Cistak aparece crivado de balas no dia seguinte.
José Nbeua Para mim, o conheço dos tempos de escola e politicamente nunca gostei do seu comportamento!
Edwin Hounnou COMENTANDO O COMENTÁRIO DE MIA COUTO SOBRE EXIGÊNCIAS CHANTAGISTAS DE AFONSO DLHAKAMA CONDICIONANDO O INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES COM O CHEFE DO ESTADO 

Eu acho que o Mia Couto, na qualidade de um prestigiado escritor de gabairido internacional, devia-se prezar com à lógica da verdade, evitando rebaixar se ao nível de maquiavelismo político, comprometendo-se exclusivamente com a sua diplomacia das letras! 

Sem lhe retirar o direito constitucional que lhe assiste, alinhar se ou não à qualquer pensamento político, achamos melhor que o Ilustre escritor devia fundar o seu próprio partido político para evitar confundir à opinião pública, ou no mínimo declarar também publicamente, como membro do Partido Frelimo! 

Como escritor, achamos que devia procurar distanciar-se das disputas políticas, tecendo opiniões que ajudam os políticos à encontrarem palavras de reconciliação e perdão mútuo sobre qualquer magoa do passado, afim de alcançar um ambiente de confiança com vista à consumação da PAZ efectiva! 
Mia Couto devia acima de tudo, evitar "fotografar-se" junto de todos planos terroristas do Estado, movido contra membros da oposição como nova regra de "jogo democrático" que nos últimos dias têm sido dirigidos contra cidadãos inocentes, somente por exercerem o direito de pensar diferente!
Afonso Dhlakama não está a exigir nenhumas condições políticas para o diálogo com o Chefe do Estado, mas sim está a dar opção ao Presidente Nyusi e ao público em geral, se o Presidente deseja negociar com o cadáver de Dlhakama ou com um corpo e alma de Afonso Dhlakama!
À Dupla Construtiva, acredita que em relação ao cerco terrorista a residência do Líder da Renamo, no passado dia 9 de Outubro de 2015, protagonizado pelas FDS, desrespeitando o papel imparcial dos ilustres observadores/mediadores nacionais, mais uma vez, qualquer declaração encorajativa para Dhlakama, sair da sua parte segura sem o acompanhamento dos mediadores internacionais, Mia Couto estaria à carimbar CERTIDÃO DE ÓBITO de Afonso Dhlakama! 
É isso que o escritor chama de chantagem?
Denzel Nhamuave Me perdoe...qualquer ofensa
Jose Armando Chitula Tens razão Edwin e o problema dos académicos cobardes
Edwin Hounnou Cinco estrelas para Armando Cuna!
Pelembe Miller Assino por baixo
Omar Macuvele Com tanto respeito pelo Escritor, mas desta vez pisou na bola.
Muhamad Yassine Caiu da ponte politica
Manuel Ernesto Pedro Pedro Tem medo de ser assassinado,
Mindo da Villa sineramente com tantos assasinatos que o proprio governo nao tem se explicado nem eu colocaria condicoes sim visto que aqui mata-se ate as 09h em praca publica e ninguem eh nada feito.
Inocencio Amade Triste para este homem. Tanto fez para o pais na produção de conhecimento e terminar anonimo porcausa da politica! Triste mesmo
Baptista Cumbane Eu sempre admirei o Mia, mas nós últimos dias tem nos brindado com posições claramente parciais e partidárias.

Estou decepcionado....
Mateus Capitene Epá!!! Onde foram parar os ensinamentos deste homem?!..
Limiter Thomo Afinal percebo agora que pensar nao e para todos.

Sem comentários: