O proprietário do jornal anunciara em Fevereiro a decisão de acabar com a edição em papel, transformando-se a partir deste sábado num título exclusivamente digital, na sequência de um decréscimo contínuo das vendas.
O jornal britânico The Independent publica este sábado a sua última edição em papel e os seus responsáveis acreditam que esta opção exclusiva pelo suporte online será "um exemplo" que outros jornais no mundo seguirão.
No último editorial do jornal impresso lê-se que este é o fim de "um capítulo", mas que outro se inicia "e o espírito do The Independent continuará a florescer". O mesmo texto refere que a história julgará esta transição para o online e prevê que este passo "como um exemplo para outros jornais no mundo seguirem".
Com cerca de 60 mil exemplares vendidos por dia, incluindo 40 mil assinantes, o The Independent, criado em 1986, é o diário nacional com menos vendas no Reino Unido, atrás dos tablóides The Sun ou Daily Mail e de outros jornais como o The Times, Guardian ou Daily Telegraph. No seu melhor ano, 1989, a circulação paga do The Independent chegou a ultrapassar os 420 mil exemplares.
O proprietário do jornal anunciou em Fevereiro a decisão de acabar com a edição em papel, transformando-se a partir de hoje num título exclusivamente digital, na sequência de um decréscimo contínuo das vendas. "A indústria dos jornais está a mudar e essa mudança foi iniciada pelos leitores. Eles mostram que o futuro é o digital", afirmou Evgeny Lebedev, um britânico de origem russa, num comunicado. A família Lebedev comprou o título britânico em 2010.
Carta de Evgeny Lebedev aos leitores
Num editorial, o Guardian presta homenagem ao The Independent, que considera um jornal "realmente maravilhoso" atingido pelas mudanças no mercado publicitário. "Grandes jornais que sobrevivem há séculos vêem os seus modelos de negócios desafiados como nunca. Por isso, ninguém celebrará o fim do The Independent em papel", lê-se no texto doGuardian. Os dois jornais são conotados politicamente com o centro-esquerda e fizeram campanha contra o envolvimento do Reino Unido na guerra do Iraque de 2003.
A última edição impressa do The Independent inclui quatro revistas especiais que olham para os 30 anos da sua história. O grupo do jornal (ESI Media) também confirmou a venda, sujeita à aprovação dos accionistas, do título i, uma versão mais leve do diário The Independent.
O título será vendido ao grupo Johnston Press, que também deverá acolher "um número significativo de trabalhadores" do jornal The Independent. A venda deverá envolver um montante de 25 milhões de libras (cerca de 32 milhões de euros), segundo os media britânicos.
"Existirão algumas demissões entre a equipa editorial", admitiu o grupo ESI Media. Cerca de 150 pessoas trabalhavam para o The Independent.
Actualmente, o site do jornal, com cerca de 70 milhões de visitantes únicos por mês, já é rentável e antevê um aumento de receitas de cerca de 50% para o ano corrente.
Actualmente, o site do jornal, com cerca de 70 milhões de visitantes únicos por mês, já é rentável e antevê um aumento de receitas de cerca de 50% para o ano corrente.
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