sábado, 19 de março de 2016

Aldeões Mocambicanos nas escavacoes de rubis “ baleados e abandonados a sua morte”

Os magnatas dos negócios sul-africanos Christo Wiese e Brian Gilbertson operam por trás da Gemfields, uma empresa que tem sido acusado de operar em uma zona "militarizada" na zona rural norte de Moçambique, onde as forças do Estado e uma empresa de segurança sul-africana alegadamente maltrata e mata aldeões. Tudo Isto coloca a questão reivindicativa de que a Gemfields "o que é" o principal produtor de gemas de origem ética "do mundo.


(M&G) Por Estacio Valoi e Gesbeen Mohammad / ZAM
11 Mar 2016


Esta investigação foi parcialmente apoiada pelo fundo da publicação Africa Investigates Collective em parceria com a ZAM magazine como paate das suas investigações transnacionais
"O Meu filho foi baleado pelos homens da Força de Intervenção Rápida," conta-nos Geronimo Potia nos diz. O seu filho, Antonio Geronimo, tem 18 anos e é pratica mineração artesanal, vasculharando a terra na procura de rubis na localidade de Namanhumbir, a nordeste do distrito de Montepuez, em Cabo Delgado. Esta família contou que têm a mineração como seu meio de subsistência. Mas, em abril 2015, Antonio foi morto a tiros, supostamente por agentes de segurança do governo, enquanto ele estava na mineração.

Guardas proteger os recursos de rubi para o seu proprietário, Montepuez Rubi Mining (MRM) - uma joint venture da empresa sediada no Reino Unido, Gemfields, e seu parceiro moçambicano, Mwiriti Limitada.


Quarenta por cento dos rubis de todo o mundo são esperados apartir  desta concessão de 336 quilómetros quadrados. É considerada o maior depósito de rubis do mundo.
Apenas a MRM é permitida a produção e venda de rubis a partir desta região. É um investimento lucrativo para a empresa que detém uma licença de exploração mineira de 25 anos exclusivos sobre a área, concedido pelo governo de Moçambique em Novembro de 2011.

Os magnatas do Sul Africano e empresários parecem ter reconhecido o potencial do depósito de rubi. Os Recursos da Pallinghurst Johannesburg- estão listados, num grupo de investimento em mineração, que é o maior acionista da Gemfields. Seu maior acionista é Sul-Africano bilionário varejo Christo Wiese, com uma participação pessoal considerável em Montepuez. Pallinghurst é presidido pelo ex-presidente-executivo da BHP Billiton e Sul-Africano Brian Gilbertson. executivo-chefe da Gemfields, Ian Harebottle, também é Sul-Africano.
Wiese e Pallinghurst não respondeu a perguntas

MRM iniciou suas operações em este depósito rubi, em 2012. Em outubro de 2015, as operações tinham rendido 75% accionista maioritário da MRM, Gemfields, mais de 122 milhões de doláres americanos em receitas de um leilão.
A Gemfields, líder mundial em pedras preciosas, com um monopólio sobre os famosos ovos Fabergé, juntou-se a MRM numa parceria com um número de indivíduos poderosos ligados ao partido Frelimo , no poder em Moçambique.
Samora Machel Jr, filho do primeiro presidente de Moçambique, é o presidente do conselho de administração da MRM. O diretor-executivo da empresa, é Raime Pachinuapa, um dos filhos de Raimundo Pachinuapa, um ex-comandante guerrilheiro sênior da Frelimo durante a sua guerra contra o domínio colonial Português.

A Gemfields adoptou atriz Mila Kunis como sua embaixador da marca. Em um vídeo pró-motional, Kunis glorifica a Gemfields por sua abordagem ética à mineração de pedras preciosas. "Eles levam muito orgulho na forma como socialmente e eticamente responsável que são. Eu acredito no que eles acreditam ", diz ela. "Eles não apenas dizê-lo por uma questão de dizê-lo."
zona militarizada
Com várias forças resguardando os interesses da MRM, protegendo o depósito rubi contra qualquer um que tenta minerar no local, os moradores dizem que a região foi transformada em uma "zona militarizada".

Em Namanhumbir, onde Geronimo perdeu a vida em 2014, a Força de Intervenção Rápida (FIR), parte da secção das forças especiais do exército moçambicano, ajudou  o MRM garantir que os mineiros não licenciados não entrariam na área de concessão. Os agentes FIR estavam equipados com armas do tipo AK-47 ..
Eles foram recentemente substituído por uma outra autoridade do governo, a Força de Proteção de Recursos Nacional (NRPF). Cerca de 35 agentes NRPF patrulham a mina portando armas de fogo.
Além disso, a polícia moçambicanas tem intervido nos campos de rubi.

Procurador chefe de Montuepez
O procurador chefe da localidade, Pompilio Xavier Wazamguia a cerca das forças para-militares no local disse a nossa reportagem que: "Eu não sei por que, mas nós temos [forças de segurança do Estado] proteger a minha. No meu ponto de vista, deve ser dever da empresa para criar o seu próprio programa de segurança para protecao  ".

A Gemfields argumenta que os agentes de aplicação da lei do governo estão presentes "para defender a lei da terra e para proteger os interesses nacionais do país".
Além de o papel do governo moçambicano em proteger a mina, a MRM usa os serviços da empresa de segurança private, Risk Solutions arkhé, uma subsidiária moçambicana da Risk Solutions Omega da África do Sul.
A sua equipe de 470 agentes garante que os mineiros ilegais são mantidos fora dos campos de rubi. A Gemfields diz que apenas cerca de 3% do pessoal arkhé é que é portadora armas de fogo. Mas os moradores chamam os guardas "Nakatanas" (homens de facão). Os moradores afirmam agentes de segurança arkhé os tem espancando e atira sobre eles. A Arkhe não quis fazer comentários.
Além Arkhe, A Gemfields emprega mais de 100 outros agentes de segurança a quem se diz não estão armados.

A Gemfields contesta que a área se tornou "militarizada".O  Porta-voz Gillian Langmead disse-nos que: "Nossos funcionários de segurança e os empreiteiros arkhé patrulham a área de concessão do MRM para protegê-lo contra a mineração ilegal, e para monitorizar e relatar qualquer outra actividade illegal. Eles são obrigados a fazê-lo de uma forma treinada e profissional. "
Mas os moradores de Montepuez sugerem o contrário.


Mortos e espancados


Com os olhos cheios de lágrimas, Geronimo Potia lembra de como seu filho, Antonio, foi baleado e deixado para morrer na terra vermelha de Namanhumbir. Seu corpo foi levado para casa por seus amigos, contrabandistas estrageiros de rubi, que também arrecadaram o dinheiro para as despesas do funeral e algum para o sustento da família Potia.
"Se não fosse por eles, o corpo do meu filho teria sido deixado lá; não teríamos tinha dinheiro para o enterro ", diz Potia, sentando-se desanimado em seu pau a pique casa em uma aldeia perto da Namanhumbir.

"A empresa não nos ajuda; a polícia não nos ajuda. "

Potia estava com medo de relatar a morte de seu filho para a polícia, acreditando que ele poderia sofrer o mesmo destino. O Ministro do Interior, Jaime Monteiro, que está a cargo da FIR, não conseguiu reagir às alegações da Potia.
Langmead da Gemfields disse que a empresa não estava ciente da morte de Antonio, "Mas vamos, claro, fazer o nosso melhor para investigar [ele] cuidadosamente e prontamente se você é capaz de providenciar com mais informações."
No entanto, ela disse Gemfields estava ciente de um recente documentário da Al Jazeera em que Potia descreveu a morte de Antonio.

Há outros relatos de garimpeiros sendo baleado e deixado para morrer em território MRM.
O procurador distrital Wazamguia revelou que quatro agentes de segurança foram condenados por matar e fotografar um depósito rubi do MRM. Eles incluíram um funcionário Arkhe, dois oficiais de FIR e um oficial NRPF, disse ele.
"Em 11 [outros casos de violência] ainda estamos reunindo provas ... ligados à polícia, FIR e da Força de Protecção do Ambiente que estão todos envolvidos no patrulhamento da mina", disse Wazamguia.
Em uma entrevista, Harebottle disse que ele não sabia sobre a condenação do empregado Arkhe, mas estava ciente de um tiro pela equipe Arkhe: "[O atirador] foi preso e após investigação foi definitivamente considerada inocente porque um grande grupo de pessoas estavam atacando-o com facões ", disse ele.

Langmead reconheceu dois incidentes "de disparo de mineiros ilegais por pessoal de segurança contratado pela MRM, incluindo Arkhe", mas acrescentou que a polícia tinha investigado e limpou o acusado. Ela também se referiu a dois casos em que agentes da FIR foram condenados por atirar e matar mineiros lá - não está claro se estes estavam entre as convicções listados por Wazamguia.
"Gemfields plc nega categoricamente a inferência de que ele aprova ou sanções actos de violência", disse ela. "Nem Montepuez Rubi Mining Limitada, nem seus directores, funcionários e contratados estão envolvidos em violência ou intimidação contra as comunidades locais."

Ela sugeriu alegações de violência na mina eram "às vezes instigados por negociantes e intermediários, cujo acesso à rubis ilícitos é impedida pela presença do MRM".
Mas um Wazamguia visivelmente irritado objetou: "As pessoas estão sendo violentamente violadas. Eles estão sendo brutalmente espancado ... os números falam por si. "

Os moradores alegaram que a Nakatanas, "trabalham para os brancos", usando varas de madeira para bate-los nos joelhos e outras articulações de modo que "eles não possam trabalhar".
Em uma entrevista, um adolescente disse que ele "foi espancado pelos brancos 20 vezes em minhas nádegas com um bastão", e que seus amigos tiveram que ajudá-lo a caminhar para o hospital.
Ele e outros alegou quando são apanhados escavação, os guardas também tomar seu dinheiro e fazê-los limpar seu escritório.
Wazamguia sugere que "a empresa deve conversar com as pessoas que trabalham com ele para que eles possam parar de assediar o povo".
Nem sempre é claro quem sejam os agressores até que a investigação foi concluída. Mas Wazamguia acredita que MRM tem a responsabilidade de investigar as alegações de incidentes na sua concessão rentável. MRM insiste que não investigar.

luta séria
 

Um vídeo produzido pelo Instituto Gemológico da América (GIA) caracteriza uma cena vívida de mineiros aparentemente ilegais na concessão da MRM fugindo como tiros tocar para fora. A gemologist apresentando o filme diz: "Eles estão atirando [inaudível] para torná-los com medo."
Um funcionário MRM diz no vídeo: ". Nós estamos lutando a sério" Quando a poeira assentar, o apresentador diz: "Eles estão vindo com um [um motor da terra], a fim de remover todos os poços de mineração para que os mineiros não voltem. "

Um policial que nos falou sob a condição de anonimato, afirmou que a MRM ordenou forças estaduais para usar "todos os meios" necessários para manter mineiros ilegais longe de seu território.
"Nós temos que seguir as ordens, por isso, atirar, e às vezes acabamos acidentalmente acertando alguns deles na confusão."
A Gemfields afirmou "categoricamente que os garimpeiros não estão sendo filmados", porque eles são garimpeiros em território MRM 'e as forças de segurança não estão matando-os' em nome de MRM ' ". https://www.youtube.com/watch?v=7Dy5pzRWXkI

As máquinas de escavação

Nas aldeias próximas ao depósito de rubi, muitas locais relataram incidentes semelhantes ào que envolveu Antonio Potia.
Os Pacores de Namanhumbir viviam os rendimentos de rubis seu filho, Manuel Artur, extraído na área. Manuel foi baleado no mesmo dia em que Antonio morreu. mineiros companheiros vieram contar a seu pai, Artur Pacore, que os membros da patrulha FIR atiraram no estomago.
"Eles disseram que ele se arrastou para fora do depósito de rubi e se arrastou por cerca de cem metros. Em seguida, ele morreu. "Como Potia, Pacore disse que estava com muito medo de denunciar a morte de seu filho para a polícia.
Langmead disse que a empresa não estava ciente da morte de Manuel.
Alguns mineiros artesanais acredito que eles também enfrentam perigo mortal de máquinas de terraplenagem do MRM.

Um mineiro local chamado Abdul afirmou que seu primo foi enterrada viva por ma-chines da empresa. "Ele estava trabalhando com outros dois em um buraco de três metros. Eram cerca de 100 me-tres longe de nós, ainda trabalhando, quando eu e outros voltaram para casa. Nós escondemos quando ouvimos as máquinas que vem. Depois de um tempo voltamos a olhar para eles. Em seguida, vimos as máquinas. Eles foram preenchendo o buraco em cima deles ".
Mas Langmead negou veementemente esta conta. Ela confirmou que a empresa não preencher escavações ilegais, mas diz que "um processo rigoroso foi posto em prática para garantir que nenhuma MRM 'cavando máquina' já matou um mineiro ilegal, seja por acidente ou intencionalmente".

Em muitos lugares, a concessão de rubi do MRM é perfurado com poços estreitas, muitas vezes mais de três metros de profundidade, escavado pelos mineiros artesanais. Muitas vezes, é difícil dizer se os mineiros estão trabalhando neles. E a instabilidade do solo faz com que ele a entrar em colapso, enterrando mineiros vivos sem MRM tendo qualquer responsabilidade.
Wazamguia diz: "Não há nenhuma evidência de que a empresa tenha deliberadamente feito tais coisas.
"Eu não estou dizendo que [afirma que as pessoas estão enterradas por equipamentos MRM são] verdadeiras ou falsas. Pode ser verdade, mas o que nos é dito é que essas pessoas estão mortas devido ao colapso do solo. Ela exige uma investigação completa, mas não temos os meios para chegar ao local a tempo de testemunhar tais eventos. "

Pedras baratas


Sem a proteção de suas próprias autoridades e temendo que eles poderiam ser mortos, centenas de garimpeiros artesanais pararam de tentar apanhar rubis. Eles agora estão colocando granadas em redor de mina vizinha de nkata, que se encontra fora da concessão da MRM.
Entrando em nkata ao entardecer, encontramos centenas de homens cobertos de poeira vermelha, carregando picaretas, voltando do trabalho. A área de mineração é dispersada com escavações de entre três e 14 metros de profundidade.

Um trabalhador chamado Issufo, que já trabalhou aqui por mais de três meses, não quer voltar para Namanhumbir. "Eu estava cavando rubis dentro de um buraco quando a FIR chegou. Disseram-me para sair. Quando eu saí do buraco, um deles me um tiro na perna ", disse ele.
Infligido em julho de 2014, as feridas onde a bala entrou e saiu a perna direita ainda são visíveis.
Langmead disse que a empresa nunca ouviu falar de Issufo: "No entanto, a descrição eo calendário do incidente não corresponder com os nossos registros, salvo que entendemos FIR foram dispersar um grupo hostil de mineiros ilegais, quando um dos mineiros foi baleado na perna por um membro da FIR ".

Issufo diz mineração granada é muito menos rentável do que cavar para rubis. "Eu não encontrar o suficiente para fazer algum dinheiro", diz ele. "Eu tenho cinco filhos e nada para levar para casa para eles."
O Ministro de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia e Pedro Couto, recursos e energia Mineral Ministro, se recusaram a comentar as alegações descritas.


Boxe: O grupo de mineração Sul Africano
Embora ela está listada em Londres e executado a partir de lá, casa de mineração Gemfields tem fortes raízes sul-Africano.
O seu accionista maioritário, segurando a 48%, é Pallinghurst Resources, que é dominada pelo Sul Af-riquenho tycoon de varejo Christo Wiese e seus companheiros Saffer, legenda mineração Brian Gilbertson.

Segundo o relatório anual mais recente da Pallinghurst, diretor não-executivo Wiese possui menos de 20% da empresa. Não há nenhuma sugestão de que ele tem algum papel em suas operações.
Um funcionário no escritório de Wiese disse ao telefone que ele "não tem tempo para responder", mas ela forneceu um endereço de e-mail para que perguntas foram enviadas. Ele não respondeu.
Gilbertson, que fundou Pallinghurst e detém uma participação de 3%, corre o patrimônio de recursos naturais em Vestor como seu presidente executivo. Ele disse Gemfields está se esforçando para se tornar a De Beers de pedras preciosas.
Pallinghurst porta-voz Jos Simson se refere a todas as perguntas para Gemfields. Esta semana, a mulher no escritório do Gilbertson disse que seu assistente pessoal iria fazer contato, mas eles não (confirme novamente na manhã de quinta).

Sul Africano nascido empresário Ian Harebottle é o executivo-chefe Gemfields e a face pública de suas pedras preciosas "de maneira ética". Na África do Sul, ele já trabalhou como consultor para muitas empresas de mineração. Ele é proprietario de  1% do minerio explorado.

O filho de Gilbertson, Sean, é um diretor-executivo da Gemfields. Sean tem trabalhado para Rio Tinto e Glencore International, depois de receber uma educação universitária na África do Sul. Ele tem uma reputação como um negociador formidável outro representante de mineração de industry.Pallinghurst a bordo do Gemfields em um papel não executivo é Finn Behnken, que tem um número de identidade do Sul Africano e estudou e trabalhou aqui.
Pallinghurst parece ter um interesse adicional em Gemfields através de uma entidade Ilhas Cayman registrado chamado Investec Pallinghurst, uma subsidiária da empresa de investimento Sul-Africano-nascido Investec. Com uma participação de 12,6%, esta entidade paraíso fiscal é o terceiro maior acionista Gemfields '.
Investec não responder a perguntas.

ADD: CSR
Antes de iniciar as operações em Moçambique, MRM prometeu benefícios para as comunidades locais e estabeleceu um programa de responsabilidade social corporativa. Mas os moradores afirmam agora muitas de suas promessas não se concretizaram e acusam a empresa de "terra legalizada agarrando".

Os moradores dizem que um centro de saúde em questão, crucial para a luta contra o aumento dos níveis de HIV, ainda não foi construído. Em vez de reabilitar totalmente uma escola, disse provincial administrador do distrito Arcanjo Cassia, a empresa deu um edifício antigo da época colonial Português ", uma nova camada de tinta".
MRM gaba de que ele já perfurou 11 poços de água potável, mas em algumas aldeias estes não estão trabalhando, os moradores dizem. Eles se queixam de que a empresa leva água de suas represas aldeia para limpar seus rubis
Cassia diz: "Nós não recebem nada. Nada!"

Mas Gemfields diz que fez mais do que qualquer outra empresa teria feito numa fase tão precoce de tal operação em grande escala. Ele diz: "A responsabilidade social empresarial sempre foi e continua a ser uma prioridade fundamental para MRM."
Ele aponta para outra escola que diz foi construído, a instalação de iluminação, a distribuição de frangos para moradores e outros projetos.

Plano de reassentamento da empresa reuniu-se em particular a resistência, e alguns afirmam que a polícia persegui-los fora de suas casas por agredir-los e queimando suas casas. Um homem local diz: "A empresa vem e diz que a área pertence a eles."
Gemfields nega isso. Porta-voz Gillian Langmead disse: "Não reassentamento de qualquer Vil-lage tem ocorrido até agora. Qualquer reassentamento futuro, provavelmente, só envolvem a única aldeia de Ntoro ".

Ela confirmou que as estruturas foram queimadas, mas negou que a empresa desempenhou um papel. Ela culpou a destruição no conflito entre colonos ilegais e aldeões.
Em uma entrevista separada, no entanto, A Gemfields, na pessoa do seu director executivochefe Ian Harebottle confirmou que as cabanas de residentes "ilegítimos" foram queimadas, mas somente depois que eles foram forçados a deixar pela polícia. "Não aldeia legal ou habitação legal já foi incendiada", disse ele.
Alguns dos moradores agora se referem a Namanhumbir como "El Dobrado" - "a cidade em colapso" - a cidade dourada mítico "El Dorado".



"A empresa vem e diz que a área é sua pertença."

Plano de reassentamento da empresa encontrou resistência por parte da população , e alguns afirmam que a polícia perseguiu –os , tirando-os da s suas casas agredindo-os  e a posterior  queimou as casas. Disse um aldeão: "A empresa vem e diz que a área pertence a eles."
Gemfields nega isso. Porta-voz Gillian Langmead disse: "Não reassentamento de qualquer vila tem ocorrido até agora. Qualquer reassentamento futuro, provavelmente, só envolvem a única aldeia de Ntoro ".

Ela confirmou que as estruturas foram queimadas, mas negou que a empresa desempenhou um papel. Ela culpou a destruição no conflito entre garimpeiros ilegais e aldeões.
Gemfields executivo-chefe Ian Harebottle disse que as casas dos moradores "ilegítimos" tinha sido incendiadas  depois dos moradores  terem sido forçados a sair pela polícia. "Nenhuma aldeia legal ou habitação  foi incendiada", disse ele.
Alguns moradores agora se referem a Namanhumbir como "El Dobrado" ou "a cidade em colapso" - um abastardamento da cidade dourada mítico El Dorado. –

 Sul Africanos (SA) profundamente enraizados na empresa

Embora esta esteja  listada em Londres e executado a partir de lá, o epicentro  da mineração Gemfields tem fortes raízes sul-Africanas.
O seu accionista maioritário, com 48%, é Pallinghurst Resources, que é dominado pela Sul-Africano tycoon de varejo Christo Wiese e lenda da mineração Brian Gilbertson.
De acordo com o relatório anual da Pallinghurst, diretor não-executivo Wiese possui pouco menos de 20% da empresa. Nada sugere que o mesmo desempenhe algum papel nas operações da Gemfields.
Um dos funcionário no escritório de Wiese disse que ele "não tem tempo para responder", mas forneceu um endereço de e-mail para onde as  perguntas foram enviadas. Contudo,  ele não respondeu.

Gilbertson, que fundou Pallinghurst e detém uma participação de 3%, corre o investidor recursos naturais equidade como seu presidente executivo. Ele disse Gemfields está se esforçando para se tornar a De Beers de pedras preciosas.
Pallinghurst se refere a todas as perguntas Gemfields e disse Gilbertson não quis comentar separadamente.
O  Sul africano  nascido empreendedor e antigo consultor de mineração Ian Harebottle é o Chefe  executivo da  Gemfields e a cara pública de suas pedras preciosas " eticamente adquiridas" e proprietário de   1% mineiro explorado.
Sean ,  filho de Gilbertson,  é um diretor-executivo da Gemfields. Sean trabalhou  para a Rio Tinto e Glencore International, e, tem uma reputação como um negociador formidável na indústria de mineração.

Pallinghurst é outro representante no corpo directivo da Gemfields e Finn Behnken com identificação Sul Africana, com seus estudos e trabalhado naquele Pais não ocupa nenhum cargo executivo.
Pallinghurst parece ter um interesse adicional em Gemfields através de uma entidade Ilhas Cayman registrado chamado Investec Pallinghurst, uma subsidiária da empresa de investimento Sul-Africana  Investec. Com uma participação de 12,6%, esta entidade representativa no paraíso fiscal é a terceira maior accionista da Gemfields. A Investec não quis responder as perguntas. - Estacio Valoi & Gesbeen Mohammad

Sem comentários: