quinta-feira, 3 de março de 2016

Ainda sobre Unay Cambuma, por Egidio Vaz


Brincando com a história da Renamo
Existe na língua portuguesa uma figura (até juridica) conhecida por profanação. Definido em termos simples, tal figura consiste no acto de retirar a algo o seu carácter sagrado, ou o tratamento desrespeitoso a algo que é considerado sagrado (ou de grande mérito) por um indivíduo ou grupo de indivíduos. Vide nas duas viguras: as duas fotos do branco que vêm são de Robert Powell, um cineasta inglês que ficou famoso por interpretar a figura de Jesus de Nazareth em 1977. A sua figura ficou tão popular ao ponto de as pessoas confundirem-na com o verdadeiro Jesus Cristo.
As duas fotos do negro são de André Matadi Matsangaíssa, primeiro Comandante da Renamo. Foi e;e quem liderou o movimento armado até ser morto em 17 de Outubro de 1979. Matsangaíssa é para a Renamo uma figura incontornável. Em reconhecimento a ele e ao seu legado, o Municipio da Beira lhe atribuiu uma rua. Provavelmente numa eventual mudança política, ele pode vir a ser declarado herói nacional. Aliás, a data da sua morte é comemorada todos os anos pela Renamo, e exaltada como heroi e o aior arquitecto da gesta libertária do povo moçambicano do jugo comunista.
Sucede porém, que um individuo bem identificado atribui-se o nome de Unay Cambuma e adopta a fotografia de André Matsangaísse como sua. Não pensou em mais nada. Nem numa lagartixa ou galagala; cobra ou sapo. Foi justamente escolher a figura de Anfré matsangaíssa, expoente máximo da moral renamista. Cambuma é daqueles personagens irreponsáveis e irresponsabilizáveis: põe pessoas a digladiarem; acusa e não prova, especula, insulta e até, quando bem entender, ataca membros da Renamo. Em teoria, ele é o oficial repórter de guerra, documentalista dos que ele próprio apelida por “rangers”, também conhecidos pelo nome de “homens armados”ou forças residuais da Renamo, ou ainda comandos, nos termos do seu presidente.
É este Unay Cambuma que tece graves comentários atentatórias a ordem e tranquilidade públicas, mente, profana e insulta; acusa pessoas de serem isto ou aquilo; atribui nomes de criminosso a figuras bem cohecidas etc. etc.; pratica todos actos vis e ignóbeis e não se lhe conhece a cara senão a figura de André Matsangaísse. Ontem o Canal de Moçambique elevou-o, trazendo o seu nome associado a imagem de Mastangaísse, herói da Renamo. A pergunta é: estaraá a Renamo consciente dos efeitos nefastos que o seu silêncio poderá criar?
Crianças que nasceram em 1990/92 depois da independência nunca leram a Revista Tempo o Noticias de então. Já ouviram falar de André Matsangaisse. Hoje, a mesma foto já é de Unay Cambuma. Cambuma apropria-se da foto de um heroi para praticar actros bárbaros e contrários aos ideias pelos quais Matsangaísse se bateu. E a Renamo não diz nada em relação ao uso abvusivo e não autorizado da imagem de uma das figuras empbnlemáticas da sua história política. Se um dia as autoridades nacionais quiserem o Unay Cambuma, estará ou não o estado a ser coerente? É que ao não se distanciar publicamente desta figura e dos seus actos e ao não proibir o tal Unay a usar a figura do seu heroi, a Renamo endossa a mensagem e o uso da imagem. Só que as consequências serão para breve:
• Em dez anos daqui, Unay Cambuma terá levado a imagem de André Matsangaíssa. 
• Haverá conflito até nas redes sociais para quem buscar a imagem de André Matsangaissa ou de Unay Cambuma. Já não haverá diferença. Eu proprio já tentei (tente também se quiser) buscar “Unay Cambuma” e “André Matsangaissa” no Google e a mesma figura apareceu nas duas buscas. Será que a Renamo estará sempre por perto quando as crianças e investigadores estrangeiros e nacionais do futuro buscarem pela figura de Matsangaíssa pela internet e a distinguirem um cobarde do seu herói?
• Será que a Renamo está ciente do crime que está cometendo contra a sua própria história e contra o país, ao não agir prontamente contra esta profanação?
É verdade que a Renamo pode tirar algum proveito agora, com este mentecapto. Mas os perigos e os efeitos adversos que colherá no futuro contra a sua propria história serão incalculáveis. E, provavelmente irreparáveis.
Disse.





Joel Manhiça Zondiwane A minha pergunta e; sera que a renamo conhece Unay Cambuma?
Meque José Meque A renamo nao conhece unay cambuma.
Rosmina Momade Ninguem conhece unay cambuma.
Jorge Antonio Calane Kito O DOCTOR EGIDIO VAZ num dos trechos desse poste diz q o cambuma é um cidadão indetificado , para dizer q o EV já edtificou o cambuma.
Joel Manhiça Zondiwane se ate agora ninguem conhece o tal Cambuma como a renamo vai puder responsabilizar?
Jonas Joaquim Tolerância que só pode acontecer em em WaterAid Moçambique

Martins Fernando Bode Vim apenas acompanhar de perto.
Tsutsi Fumo TF Esse Unay Cambuma é alguma coisa da Renamo! A Renamo esta ligado com esse Unay!
Sagradinho Jequisson Matsadzanhine Me parece que estas muito preocupado com unay cambuma...
Egidio Vaz Tenho interesse superior por preservar. O nosso destino comum como cidadãos moçambicanos.
Abdulcadre Carlos Mudanisse Im feeling some kind of jealousy on this post.. as a matter of fact unay didnt say the picture belongs to him....
Rosmina Momade Ninguem conhece unay cambuma.
Jorge Antonio Calane Kito O DOCTOR EGIDIO VAZ num dos trechos desse poste diz q o cambuma é um cidadão indetificado , para dizer q o EV já edtificou o cambuma.
Lindo A. Mondlane Embusteiro esse, ha 2 anos com cifras na mao discutimos e. Me bolqueiou, num pais serii teria problemas serios com a justica por incitacao a violencia... Mas prontos teve a sorte de viver numa enorme creche q se chama mozambique.
Amad Ravia Também descordei com ele um dia desses, logo partiu para ignorância me chamou de chingondo e me bloqueio.
Lindo A. Mondlane Kkkkk.. Fiz somatoria das baixas q reportava e resulta q naquele entao ja haviam morto mais de 20 000 militares, mais q todo exercito.. Me extranha q alguem ni seu sao juizo creia nesses embustes.
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Quanto aos bloqueios caros colegas aqui no face. O proprio dono deste post que estamos a discutir, na 2f bloqueiou um pouco mais 150 amigos. Portanto, cada um que publica algo, ja tem suas conviccoes que espera que os colegas o apoiem. Disilusao surge quando aparece alguem que lhe contrapoem contra as perspectivas. Segue o desconforto e tomada decisoes erradas (bloqueios) so pq nao pensamos de forma igual. Me opus ao Professor Cumbane, logo me insulta e bloqueia. Isto é para qualquer um pensante.
Gulumba D. Mutemba Também fui bloqueado pelo senhor Cumbane .
Ariel Sonto ''Crianças que nasceram em 1990/92 depois da independência nunca leram a Revista Tempo o Noticias de então.'' Nao eh verdade. Generalizacao problematica. Sou uma dessas criancas.
Egidio Vaz Com quantos anos leu Notícias de Guerra para conhecer André Matsangaisse pelos jornais?
Ariel Sonto Voce disse que 'nunca leram a Tempo, o Noticias de entao', o que nao constitui verdade.
Gildo Mauelele Eu so tenho uma dúvida. Mas bem bem bem, QUEM É QUE CRIOU A RENAMO E QUEM FOI SEU 1o SECRETÁRIO GERAL?
Mestre Jojo Venho ler comentarios ....#PIPOCAS #PIPOCAS a venda .
Max Lee Mas uma coisa eu entendo, cambuma reflecte os ideais do partido Renamo... A barbaridade dos seus posts dizem muito do partido que ele defende com pseudónimos e insultos. Em suma, a Renamo adora a guerra e farão tudo pra que este continue.
Cleto Goncalves Eu nao concordo.. e penso k Unay esta fazend um papel importante para ja. Os fundamentos tecnico teoricos nao sao convincentes se bem k Unay nao èanomalia para a renamo. Alias penso k èuma figura desenhada e criada pela renamo para alcancar objectivos estrategicos. Estas nos ultimos dias muito preocupado com unay k comeco a desconfiar do certo posicionamento k aqui levas. Penso k Unay nao mente nos factos e ou eventos, concordo k os numeros podem nao ser reais mas a mensagem esta la...se bem k apoia os indefesos a tonarem uma decisao defensiva ante estar na zona.de risco.
Amad Ravia "concordo k os numeros podem nao ser reais mas a mensagem esta la..."
Estas a concordar e aceitar que ele mente, mas mesmo assim dizes que as mentiras dele são louváveis.
Quanta contradição nem?????
Cleto Goncalves Leia bem "os numeros podem nao ser" isso nao quer dizer mentir...
Leia.o.post...ate enteder.
Clayton Zacarias Aly Unay é uma figura mais q figura publica. Se eu entro no fb é porcausa de UNAY. porq tnh outras redes sociais q bato papo.
Narcísio Mula Mas há muitos, Egidio Vaz a usar fotos de Mandela, Samora, Dalai Lama, etc.
Egidio Vaz E daí? Não são pessoas bem conhecidas?
Narcísio Mula Hum, mas tu Egidio conheces Unay Cambuma e já o descreveste a anos atrás, apenas omitiste alguns dados.
Matias Lucas Vinte Eu acho que existe só duas vertentes. 1a - Unay é uma propaganda enganosa encomendada pela Renamo. 2a - A Renamo conhece quem é esse Unay e o protegue. Só isso.
Tony Billa Hoje em dia e assim, ha pessoas q so por ter smart kick ou qualquer cell q tem facebook si acham livres de escrever e dizer calamidades.
O Vaz nem devia fazer braco de ferro com esse tal ai.
MEU PONTO DE VISTA.
Helder Mario Dr E.Vaz, a renamo nao precisa de conselheiros porq ela xta muito bem acessorada
Q tal empelhar se a fzr trabalho da casa da frelimo porq ai nota se q nao existe subordinacao.
Preucupa se cm o teu partido amado porq n acoselhar o PR a rolar mais cabecas
Aq xtam se quiser ajuda
_Ministro de Interior
_Governador de Tete
_Governador de Manica
_Comandante PRM Manica
_Administradora de Tsangano
_Comandante nacional da fir,uir e Goa.
Martins Fernando Bode Vim apenas acompanhar de perto.
Tsutsi Fumo TF Esse Unay Cambuma é alguma coisa da Renamo! A Renamo esta ligado com esse Unay!
Sagradinho Jequisson Matsadzanhine Me parece que estas muito preocupado com unay cambuma.
Egidio Vaz Tenho interesse superior por preservar. O nosso destino comum como cidadãos moçambicanos.
Abel Bernardo Hipócrita.
Star Neves Sinceramente não entendo algumas pessoas mas vou ficar de boca fechada.
Enio Jorge Malema Unay Cambuma cada vez mais a ser exaltado qnto mais falarem desta figura mais celebre se torna se fosse eu ficava calado.
Abdulcadre Carlos Mudanisse Im feeling some kind of jealousy on this post.. as a matter of fact unay didnt say the picture belongs to him.
Nando Ramos Unay parece lucido n k fala.
Zondai Tengaudzoke Quando os imperialistas Americanos invadiam o Iraque com toda sua artilharia de ponta a busca de Saddam Hussein sob pretexto de possuir armas químicas, o chefe da informação falava às televisões que o Iraque estava seguro e que o inimigo sofria tremendas baixas. Mesmo com o próprio edifício onde funcionava este sector de informação em chamas o mesmo não mudava seu discurso de que Iraque estava seguro até que ele fora capturado ou abatido. Não difere do formato aqui aplicado para o caso de Moçambique. A verdade é que a RENAMO está sob um processo de desarmamento e desactivação dos seus centros de concentração de militantes para os Armar. A guerra de palavras nas redes sociais só vai baixar assim que o comando do exército de Moçambique declarar "TERRITÓRIO DESINFECTADO & SEGURO SOB CONTROLE". Fiquemos serenos.
Assane Assuade o analista perdeu tempo, porque ignorou que tantos factos ocorrem com pseudonimos e nada se questiona, da para perceber que dlkama do face bock paralisou o SISE. vale cambuma que informacoes do estado. o povo vai onde ha humildade.
Muassua Bernardo Bem falado Assane Assuade.
Edward Jorge Giorgio Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer. Se isso não acontece sempre vamos ter uma política de ferro e fogo, a situação piora com os políticos que temos sem deixar de fora os tais advogados do diabo conhecidos comos lambe botas.
Celso Mapsanganhe O Historiador Egídio Vaz está a ajudar a Renamo e o Canal de Moçambique no Markiting e divulgação e venda da figura do Unay. Eu antes nem me preocupava com o tal, mais agora, com tanta insistência, só posso ver o tipo como o novo quebra cabeças virtual de Moçambique.
Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata.
Gulumba D. Mutemba E eu que uso a imagem do Michel,Dhlakama e do Savimbi ?
Gulumba D. Mutemba Sou amigo do Unay a bastante tempo,mas não sabia que esta imagem é do Matsangaissa,só agora que o ser disse nos seus post's.
Gulumba D. Mutemba Até para mim Unay é um grande homem. As suas informações são falsas? não sei,só sei que em muitos casos ele publicava e depois o governo confirmava na imprensa. Os número de baixas são reais ? não sei,só sei que o governo oculta de mais a informação que tem a ver com os cconflitos armados,ao ponto de silenciar a nossa comunicação social.
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Arancou minhas palavras ilustre. A preocupacao nao deve ser do Unay, mas aquilo que ele diz. Havia no passado um fulano identificado por Jossias Maluleque que usava como foto a imagem da bandeira da Frelimo. Que relacao se pode fazer? Bom, cada tire suas conclusoes.
Antonio Pombal Mano Egidio,se voce não tem nada a publicar é só calar e ficar no teu canto,não pode publicar coisas sem cabimentos só pra sujar o outro.O Unay Cambuma oque fez do errado pra mano Egidio?Não te fica bem esse comportamento é de onde?Se fosse q xtamos no tempo dos samundas te daria nome de PIDE,ouviu mano Egidio?
Gulumba D. Mutemba Se há mentiras aqui, não vem só do Unay,o governo também mente, oculta. Na ausência da verdadeira informação ,a mentira pode valer a pena.
Veloso Joanete Egidio Vaz, Dzemua mesmo.deixa Unay.
Hugo Estanislau Joaquim Chapo Nao será o tal o filho de Afonso Dhlakhama que usa este psêudonimo?
Gulumba D. Mutemba O governo não pode pensar que quando diz que a Renamo emboscada as fds , mas quase sempre nao houve feridos e nem mortos nós acreditamos. Nao somos tão parvos assim. É aí onde Unay ganha espaço.
Antonio Pombal Esse mano Egidio tem uma familia educada so que pronto,ele é que desviou a rota,mano Egidio nao te conheci assim.
Milagre Julio Força unay
Ramalho Edson Paris Li quase tudo e volto a ler qdo alguem disser que ja nao ha coluna e os tais ditos nao refugiados em Malawi virem a publico dizerem que sao familiares e zangados com o sr.awade...kkkkkkk ate ja
Lindo A. Mondlane esse unay tem realmente informaçao previlegiada.. so que mente e muito.. as victimas que menciona ha que minorar ou seja dividir /1000..
Estevao Zefanias Chauque Descem os likes,poucos comentários, pouca concordância...os bolsos ficam cheios...esse mês é decisiva para Renamo,pessoas como o Dr.vaz,tinha que estar a debater o depois de março,qual saída,que vai ser deste e aquele,não tudo o que o Dr. fala é combustão,que a Renamo se suicida pra contraiar a sua Teoria....se Unay Cambuma for um grupo,,,,,G40+1 não fica bem,agora não.
Muassua Bernardo O Senhor Egidio Vaz deve aprender a conviver na diversidade de opinioes. Deixa o Unay desempenhar o seu papel de cidadania, apesar do Senhor Julgar fofoca. O seu odio pelo Unay nao lhe credibiliza intelectualmente. A sua atitude e' basta baixa. Alguns veem no Unay, uma fonte com dizeres consistentes. Entao deixe de atacar ao Unay e publique verdades e prove que tudo que o Unay diz e' falso. Discuta sem julgar as pessoas. E' assim que aprendeu no ensino superior? Egidio Vaz.
Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata
Nkuyengany Produções "CAMARADA" NYUSI
NAO PODE PERSEGUIR O CAMBUMA
Porque quase todos os mocambicanos que aboninam a sua desgovernacao sao Unay Cambuma. Ate o Sr também e um Cambuma porque ja esta farto de ser marionete do seu "tio" Chipande. Também sei que o "camarada" Nyusi se opos ferrozmente contra a indicação do Paulo Awade como "governador" de Tete e parece que tinhas razao porque afinal de contas o Awade e um doido varrido, bêbado, mulherengo e ladrao cujo filho e tido como um dos riscos de Moçambique por conta da delapidacao das riquezas de Tete.
Caro "camarada" Nyusi as declarações do seu "governador" Awade sobre a situação dos refugiados no Malawi e o cúmulo do intolerável. O Sr também falou bujardas sobre isso mas o Awade atingiu os pincaros do inadmissível. Primeiro dizia que aqueles sao refugiados malawianos que fugiam da seca! Pouco depois afirmou que quem queima casas e celeiros das populações sao os guerrilheiros da Renamo! E, esquecendo se da sua mentira anterior, afirmou depois que as pessoas que estao no Malawi sao esposas e filhos dos guerrilheiros da Renamo. Neste caso este senhor esta a dizer que os guardas da Renamo sao tao malucos ao ponto incendiar e destruir casas e celeiros das suas proprias esposas? E por serem familiares dos guerrilheiros deixam de ser moçambicanos? O "camrada" Nyusi deve demitir este senhor.
Hoje vi no jornal que o "camarada" Nyusi anda a perguntar por mim para me matar ou prender. Sr Nyusi voce nunca vai conseguir encontrar o Unay Cambuma porque ele esta no coração do povo e como disse acima hoje todos sao Cambumas ate seus proprios guarda costas e cozinheiros.
E fica uma advertência: Desactive toda a sua equipe destacada para me perseguir. Da próxima vez que ouvir que estao a me procurar eu irei publicar todos os nomes e tipos de medicamentos que o senhor toma diariamente (tres vezes ao dia) e também vou contar detalhes sobre o que aconteceu com os medicamentos na sua recente viagem ao estrangeiro. Para provar que eu nao brinco em serviço também irei publicar a sua ementa diaria. Mas por enquanto espero que o senhor atire a primeira pedra.
Admiro muito como o senhor perde tempo com Cambuma numa altura em que o pais esta arder. O Cambuma nao faz mais do que publicar os factos e servir de porta voz dos esquecidos. Eu nao invento nada nem minto. Muitas vezes eu tenho omitido as baixas dos nossos irmãos das FDS. O Cambuma luta pela paz fazendo com que os militares salvem as suas vidas desertando. O senhor devia se preocupar em tentar reconciliar se com o lider da Renamo, a pessoa que o senhor enganou em Fevereiro do ano passado. 
Ate devia agradecer o Unay Cambuma por estar a dizer te as verdades porque os seus generais nas FDS tem te enganado nao revelando a real situação no terreno tudo porque querem continuar a extorquir muito dinheiro ao estado a custa do sangue de jovens mancebos. Alias, sao os mesmos generais seus que enganaram o senhor e levaram no a visitar as matchessas do lider da Renamo em Satungira numa altura em que as FDS tinham sofrido grandes baixas e se nao sabia, o senhor nao morreu naquele dia porque o lider da Renamo sentiu pena de ti mas hoje o senhor organiza super ofensivas para acabar com a vida do lider da Renamo. Deve ter aprendido este maquiavelismo do seu tio e mentor Chipande. 
Aconselho o a cumprir o acordo verbal que teve com Dhlakama em Fevereiro de 2015 e ordene que o parlamento ractifique. Se quer dialogar com o lider da Renamo faca o por videoconferência. Ninguém vai conversar consigo porque o senhor e um candidato derrotado. Nao pode se meter com o Cambuma. Podia aqui dizer muita coisa mas nao quero aborrecer a "tia" Isaura. 
Tenho dito.
Gildo Afonso Sim, essa é a resposta de Cambuma.
Issufo Cumbe Carro Egídio Vaz unay e' filho de André Matsangaíssa falei
Egidio Vaz Eu conheço toda família de Matsangaisse. O nome verdadeiro de Uany é Rafael Picardo, para sua informação. Você não conhece Unay. Eu conheço-o
Gildo Afonso Meus qmigos, já leram o último post da resposta de Unay Cambuma ontem? Disse ele muita coisa, dentre elas que o presidende Nyusi toma comprimidos três vezes por dia talvez para se aliviar do stress. Então nossos caros historiadores, investiguem se isso é verdade ou não. Mostrem-nos que os senhores não estão com inveja da investigação e publicação dos factos verdades ou não de Cambuma. Está cada vez mais claro que os nossos académicos, analistas ou historiadores não querem que o povo saiba das verdades podres do nosso país, depois querem nos convencer que todos "somos iguais, uma só Nação, temos democracia e Estado de Direito". Unay desde cedo, soube que se mostrar a cara, ele acabaria como Carlos Cardoso, Siba Siba, ...Sebastião Mabote, Dinis Silica, Gilles Cistac e outros. Não nos façam acreditar que há Liberdade de Expressão e Pensar diferente. Porque não focamos o nosso debate para os G40? Ematum, Custo de Vida? My Loves?...????
Lopes Silica Jr. Não foste entendido, Dr Vaz. Mais uma vez. Mas enfim, são estes os compatriotas que temos. Viva Moçambique
Orlando Maceda Primou??? Vamos continuar a morar no Alto Maé, é muito bom
Arsenio Constantino Para ser sincero, estudei aobre a historia da renamo, estou abalizado sobre oa feitos do André Matsangaissa, mas ainda nao havia visto a imagem dele. Unay Cambuna, confudiu-me!
Estevao Zefanias Chauque O Joaquim Chissano convidou o Guebuza,por este não concordava com o acordo de paz,e quando chegou no poder em 2004,rasgou o AGP,bases da renamo ou ninhos como chamam os advogados lambígues,só respondemprovocações.
Ramalho Edson Paris Continuando a ler "ja vi tudo" ate medicacao do presidente, sua ementa diaria.
Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata
Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata
Jorge Jone Tudo isso por causa do uso de uma imagem pública?! A Renamo não teria mais nada com que se preocupar?
Estevao Zefanias Chauque Agora Para os adoram foto desse inglês como jesus cristos chamam se devotados,religiosos,o próprio filme aparecem negros no grande Israel,ele morreu aos 33 anos,isso ano 33,cada de 30,...o edta mas para fofoqueiro e invejoso do historiador....dude just ur things.....me & Unay Cambuma we are just warmin' up..
Clayton Zacarias Aly Opaaah, hoje logo q cheguei na faculdade todos colegas falavam de Unay. He,he,he. Rendi. Ja é o famoso mais famoso de todos os famosos. Inclusive as crianças hummm
Carolina Da Conceiçao Machate Eu sou mesmo uma atrapalhada, aliás, nunca havia me interessado em conhecer o tal André, via a foto do Unay, semelhante à um tal de Amílcar Cabral.... Pesou!
Muktar Ibn Full Full Problema e' teu nao conheço quem tu es mais escreves muito mal.viva Unay Cambuma,Azagaia,autarquias provinciais e muito mais.o Matssangaissa e' teu pai?te doeu?
Piedade Edyz Pereira Não seja mal educado.
Simoun du Fleuve Caro Egidio Vaz, como historiador, ja deve ter ouvido falar da Rádio Quizumba... com certeza nunca escutou... era a voz da dos Renamo naqueles tempos... Talvez, como historiador, deve-se se inteirar melhor do passado para entender o presente. Hehehehehe!
Dércio Tsandzana Parece que o Canal Moz conseguiu um trunfo, trazer esse Unay ao centro do debate, e parece que o Egidio Vaz foi na boleia. Se ele não importa, então deixemos de falar desse abutre.
Euclides Flavio O mais incongruente ainda é dizer que o Canal de Moçambique promoveu uma figura desconhecida em Manchete do seu jornal. Entretanto, o manu Egídio Vaz conta com mais de 3 posts a falar desta figura incógnita. A pergunta é: Numa sociedade digital entre um post no Mural de Egídio Vaz e o Jornal impresso o que tem mais velocidade? Quem está a dar conhecer está figura nos últimos dias? PR, Egídio Vaz ou a Renamo?
Egidio Vaz Flávio, o que estou a promover não é Cambuma. É o conhecimento. É o debate.
Euclides Flavio E o Jornal?
Gildo Afonso Em minha opinião, acho que Cambuma não é individuo fora da Renamo e não constitui perigo. Ora vejamos: há seca em Maputo e quase toda região sul do país -é um perigo ou não é? Há muita fome no país - é perigo ou não é? Do momento, não há transitabilidade condigna entre os distritos Mocuba Molocue e Gurue, devidos a pouquíssima chuva que caiu ontem - é perigo ou não? Raptos? Emprego? Habitaçao? Paz? Pobreza? Energia? Saude! Educaçao? Corrupçao? Frelimo com a intolerância politica?  Senhores académico sei lá, pressione o governo a olhar o que é prioridade e resolvê-lo.  O governo diz quer, ou não da paz, mas entulhou 2000 mil soldados para caçar Dhlakama na parte incerta. Vamos aonde com essa atitude meus caros académicos? Quem quer PAZ, tem de ser pró- GERRA.
Ricardo Valentim Porque razao a gente se preocupa em ler o que Unay, Unity, Unam-se, Unemo-nos...escreve? Este Homem mesmo sem foto de perfil teria o mesmo nr de seguidores. Ele usa uma linguagem pra o campones e pescadores de la onde nao acesso a nada perceber.
Vem ai uma radio. Kkkkkk
Bruno Andre Chemane Mano Egídio, já reparou que esta mesmo fazendo valer o seu ultimo post sobre este Unay? Definitivamente esta sendo a figura do momento. O que condenou o Canal de Moçambique de faze-lo esta fazendo o mano Egidio. Ignoremos este Unay. Não é digno de roubar o nosso precioso tempo.
Gildo Afonso Mano Egidio, és um académico mas para o assunto de Unay Cambuma, meu caro não tens razão. 
Deixaste a sua academia decidiste atacar um tal de Cambuma. Vire a suas investigaçoes para os priioblemas que citei antriornente. Aí, o senhor sais um Nobel.
Percina Das Neves Neves Bem haja Unay Cambuma.
Henriques Malas Assim estás a dar a informação que o presidente nhyusi queria? 1-saber quem é esse unay 2-a sua localização pelo meu ver o senhor é um alto informador? Quantos meticais o governo ou o partido frelimo irão te dar? isto é o cúmulo da fofoca força nesta tua nova carreira lol.
Rui Tenreiro Tentar demistificar o anónimo só pode deitar fogo na fogueira e dar mais publicidade e atenção que não é a intenção aqui (?). De agitador profissional em breve vai passar a anonimato icónico.
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Mano Vaz, porque falar dele? Voce o eleva com isso. Se nao gostas dele PARE DE FALAR DELE.
Zefanias Augusto Namburete Conheço 5 pessoas acusado de ser unay Cambuma. A verdade é que o unay pode ser uma pessoa muito próximo do do partido Renamo ou mais.
Jonas Malheiro Eduardo Pessoal esse n egidio.
Carolina Da Conceiçao Machate Leiam com atenção... Dr Vaz, mal interpretação do texto mas, muito dentro da Razão. Essa história ficará igual a do ator do filme de Jesus. Imensamente grata!
Francísco Namarocolo Quem se opõe aí Unay talvez seja um G40, supunho que seja o caso do Egídio Vaz, ele deve estar a concorrer a uma vaga no famoso e criminoso grupo G40. Qualquer um que tenta contrariar as publicações de Unay, como esta tentar fazer o Egídio Vaz, deve provar o contrário. O Egídio deve saber que entre os varios internautas que por vezes visitam esta página (facebook) e leem os textos de Unay também foram a escola, não são meros consumidores de informação, muito menos simples analfabetos. Alguns deses internautas possuem níveis muito avançados de escolaridade, Mestrado e Doutoramento. Por isso, por favor, Egídio, Deixe o Unay nos fornecer a informação, não importa quem ele seja, se usa pseudônimo ou fotografia de alguem, isso não é relevante. Por favor, Egídio.
Nando Conceicao Parece que andas preocupado com o tal tipo,se nao e nada nao tens de perder tempo falado dele meu caro,com todo respeito que te tenho jali posts teus muito melhores.
Octávio De Jesus Domingos Saying the truth about a verbal criminal doesn't mean jealousy. As a matter of fact crowds who have never seen a picture of him ,either of Matsangaissa, for sure believe on that.
Emilio Luis Liango Eu que nem conhecia o tipo deixem me informar.
Avelino Namarrocolo Haaaaaa Egidio Vaz, Cambuma nunca disse que era Matsangaisse e mais o facto d usar a foto dele nao eh nada mau, quantos Nyusis, Dlhakamas, e gente famosa morta e viva usams as suas fotos? Aconselho le a desbloquear o Cambuma e conversarem bem, parece que ele lhe conhece bem de Mutarara, as tantas sao familiares e ambos familiares d alguns irmaos que estao em kapise.
Alexandre Rui Pita Donquene Cada coisa da nossa patria amada.não nos preocupemos com o cambuma...deviamos sim , a subida dos produtos e a depriassao do metical face ao dolar.....unay cambuma xta bm de vida e acredito eu k faram o possivel de o encmtrar mas nao conseguirao.
Fernao Pengapenga Pois é! Quem poderá se gabar em ser dono da verdade? Não basta desmentir que 2+2 não são 3. É preciso saber dizer que são 4. Eu questiono as peças de Unay, mas isso não me dá autoridade para desmenti-lo. Não me parece que Unay esteja a profanar André, apenas toma este como ídolo. Isso é perfeitamente normal como é normalíssimo usar o pseudónimo.
Percina Das Neves Neves Acho que o Unay tira sono do proprio Egidio Vaz
Explico porque, a quando do primeiro post sobre Unay Egidio disse que Destacou o Jornal Canal de Moçambique nao Unay
E agora?


tem a ver com que Jornal ou reconhece a grandeza do maninho Unay.

Fernao Pengapenga Pois é! Quem poderá se gabar em ser dono da verdade? Não basta desmentir que 2+2 não são 3. É preciso saber dizer que são 4. Eu questiono as peças de Unay, mas isso não me dá autoridade para desmenti-lo. Não me parece que Unay esteja a profanar André, apenas toma este como ídolo. Isso é perfeitamente normal como é normalíssimo usar o pseudónimo.

Benerth Ralc concordo em pleno, se reparar muitos ha por aqui k usam figuras no perfil, como de Samora, Mandela e.t.c e ninguem abre a boca.

Percina Das Neves Neves Acho que o Unay tira sono do proprio Egidio Vaz
Explico porque, a quando do primeiro post sobre Unay Egidio disse que Destacou o Jornal Canal de Moçambique nao Unay. E agora? Tem a ver com que Jornal ou reconhece a grandeza do maninho Unay

Cléo Morgan Mafu Do nada Unay virou estrela e anda de 'dedo em dedo'.

Jacky Jose Jacky Wamama

Ngonhamo Ngonhamo Quando o odio e revalidade politica esta em causa ,ha risco de se ver erros em tudo que o homem faz.Por favor tragam nos temas e debates com foco de racio util e que possa nos valer a pena ,nos nao lemos para devertir nem debatemos para apoiar as desavensas indeviduais.

Belito Mb ...."um indoviduo bem identificado,
..." diga nos Dr, quem e afinal de contas o Unay cambuma?

Cleto Goncalves Nem ele sabe...ja nos trouxe um falso nome a anos atras

Nelson Machona 1+1=2

Neclino Chaphata Sempre atacando Unay Cambuma!! Parece que quer ocupar o lugar dele nas Redes Sociais.
O dia que Unay decidir contra atacar, ai sim! Será um Caos!

Percina Das Neves Neves Outra coisa, essa missão de procurar saber quem é o Unay é encomenda de quê
As vezes os homens perdem foco de cuidar dos seus lares e investigar outros homens. Unay é fonte de informaçao de muitos. Ate o proprio Egidio Vaz fala dele por ser um obstaculo na sua vida pos tem muitos seguidores. Os amigos de Unay supera os seus isso é verdade. Se falei mal podes me bloqueiar mas sou fã do Unay é um lendario

Amomge Rafael Macuacua Esse unayunay acho nada mais faz do que informar o que esta a acontecer de mau dentro do nosso país e que o governo tenta esconder

Jainito Pedro Assustado com o presente post. O cambuma disse nos seus posts k o prof egidio vaz era seu inimigo e o Prof nao reagiu aquelas acusaoes. Hoje parece provando isto. Tentando procurar chamar atencao p um possivel aconselhamento..kkkkkkk.abraco prof

Luciano Mapanga O Dr. Vaz acabou popularizando ainda mais a figura do Unay em relação ao jornal Canal de Moçambique.

Assane Salate Continue a escrever estamos numa fase de consumo, havemos escolher oque pode nos servir.

Jose Chirruco Egídio sou seu admirador e seguidor. Esse unay já mexeu com muitos de nós. Alguns o idolatram e outros o chamam nomes., mas no fim todos temos o seguido até ao ponto do nyussi se preocupar. Agora voltando a sua deliberação como queira não ouve ao lado dos... Puxe para a verdade. Sabes porque o beirão luta em Angola? Eu não sei

JR Agogo FDS estão morrendo nos combates e os familiares não sao informados , qual é o problema de Unay informar as famílias via fbook?
Responda-me Dr.
A frelimo organizou embuscadas contra o Dhlkma usando meios e recursos que deviam servir , proteger o povo. Fica mal o Unay denunciar isso?
Responda-me Dr.
Usaram o dinheiro do povo para comprar armas para matar o Dhlkma, mentiram que gastaram o dinheiro para aquisição da famosa EMATUM. Concordas com isso?
Faz mal o Unay denunciar?
Responda-me Dr.
Membros e quadros da renamo estão sendo marginalizados , perseguidos, assassinados por aqueles que acham ser donos do País. Está bom isso?
Onde está o problema do Unay em trazer os nomes dos que planeam e praticam isso?
Responda-me Dr.
Imagine se o unay é um grupo de pessoas que achou promover a imagem da renamo e denunciar oque se faz nas escondidas contra o povo e, usam a foto do Matsangaisse para que esta fique patente nos corações dos Moçambicanos, onde está o erro?
Obs: Dr critica este indivíduo pelo facto de usar foto que não é sua , porque não criticou O DOM DINIZ SINGULANE que usou a imagem da igreja para conseguir tirar o Dhkma do esconderijo para o matadouro?
2--Porquê não criticou bandidos da frelimo que usam a imagem da SOCIEDADE CIVIL para sair arua a tratar assunto que tem haver com o seu partido?
3-- Sr Dr deve criticar aqueles pastores e padre que roubaram a imagemda da igreja para "LAVAR A IMAGEM do GUEBUZA aquilo que chamaram de Bons Feitos. Quem é contra a verdade é a favor a falsidade.

Arnaldo Tivana Ilustre Egidio Vaz, um reparo o Conselho Municipal da Beira não atribuiu nenhuma rua a André Matsangaíssa mas sim uma rotunda localizada nas Av. Acordos de Luzaka e Kruss Gomes. Quem me dera se o herói tivesse uma rua ou Av em sua memória.

Manuel Fernando Belas palavras... So que infelizmente estamos numa sociedade em quando aparece um a tecer um comentário contrário a um grupo que se auto intitula de analistas, é vilipêndiado, vaiado, chamado...hoje por exemplo o dr Egídio so por uma pequena observação ao boneco unay é chamado nomes como G41...kkkkkkkkk... Será que é possível todos pensarmos da mesma maneira simultaneamente?? Impossível.

Manuel Fernando Força dr Vaz, continua a ser críticas equilibradas e apartidárias para o fortalecimento da nossa jovem democracia. Força, Moçambique precisa de pessoas como o Sr.

Manjor Lopez Portugal São muitas, as pessoas que usam as imagens do Mondlane, d Samora e até da bandeira de maçaroca nos seus perfis , Prq é que isso não pode constituir uma grave preocupação para ti sr Vaz?
Para a sua análise, as figuras da FRELIMO são:
-MENOS IMPORTANTE QUE ANDRÉ MATSANGAISSE?
-É UMA MANEIRA DE AGITAR OS QUADROS DA RENAMO DE MODO A IMPEDIREM O JORNALISMO DE UNAY CAMBUMA?
-É SIMPLES CIÚME...?
-OU É UMA MANEIRA DE ADQUIRIR O PÃO QUOTIDIANO NO BOLSO DA FRELIMO?

Manuel Fernando ....*continua a fazer críticas...

Benerth Ralc kkkkkkk...e eu aqui me divertindo com os ciumes do Egidio, kkkkkkkk deve estar muito chateado e sem perceber acaba ele mesmo elevando o Unay Cambuma para um patamar nunca por ele alcancado..Entao se eu usar a foto de Martin Luther king no meu perfil ou foto de Obama ou de Samora ou de sei la quem eu quiser e atribuir-me um pseodonimo estarei a contrariar algo? Estarei a invadir alguma privacidade? E problema? Caro Egidio, nao auto-expurgue a sua boa figura e bom nome dos seus admiradores por pertenceres ao G40, isso passa logo, alias G40 e historia, para de nos exibir esse seu lado de ciumes, insultos, inveja, faca o seguinte da tambem tu a sua versao sobre a situacao militar ja k disse k e um investigador e viaja muito entao esta ai a oportunidade, fa-le nos do k ve nas suas viajens em vez de vir aqui insultar e mostrar odio por alguem k nao conhece.

Alfredo Macuácua Não vejo nenhum problema em, primeiro, usar pseudônimo, mais, usar imagem duma personalidade, como sua; quantos não usam a imagem de Che Guevara, de Mondlane, de Samora, de Dlhakama, etc... Agora, se o que o "tal" de Unay Cambuma escreve, é verdade ou não, a responsabilidade é dele. Concordamos ou não, esse "é outro capitulo". O resto é o resto!

Cristiano Manejo Agora ele virou o polémico,por nos trazer informaçôes ou é polemico por causa da foto do seu perfil ?

Sinembo Ndaneta Egidio quem avisa seu amigo é. voce é dos que pisca para a direita e vira para outro lado. Atenção se a frelimo que tanto elevas um dia se te decobrir sua manha, eliminar-te-há, veja os vários exemplos de um passado não longiquo.
Pai muna acia makakana akunhumba Mutarara. Deixe o Sr. Unay fazer o papel dele.

Danilo Silva Manuel Marques..veja isto.

Calisto Cumbana Se unay te encomoda porquê não o incluiu na sua lista dos bloqueados? Lembrado que quando houve ataques na França o senhor usou a bandeira francesa como sua foto capa esqueceu? Te doi aonde?

Sem comentários: