sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Resultado da Eleição para Membro do Secretariado do Comité Central da Frelimo

Apesar de não ser abrangida pela directiva das eleições internas, instrumento que preconiza que a função de deputado é incompatível com a de membro do Secretariado do CC, Carmelita Carmelita Namashulua e Amélia Nakare colocaram lugar à disposição.
MAPUTO - No Secretariado do Comité Central Carmelita Namashulua e Amélia Nakare ocupavam as pastas de Secretária para Assuntos Parlamentares e Autárquicos e Secretária para Formação e Quadro respectivamente.


Neste sentido, são seis vagas para preencher o Secretariado do Comité Central, sendo que cinco já foram arroladas, nomeadamente Esperança Bias, antiga Ministra dos Recursos minerais e Deputada da Assembleia da República; Agostinho Trinta, actual Governador de Inhambane; Chakil Aboobacar, actual Administrador de Monapo, província de Nampula, António Niquice, Deputado da Assembleia da República e por fim, Helena da Glória.

O Secretariado do Comité Central é composto por nove membros incluindo o Secretário geral do partido.

De salientar que não foram mexidos os seguintes membros: José Psico, da Administração e Finanças e Aida Libombo, de Relações Externas

Camarada Chakil - 174 votos

Camarada Trinta- 172 votos
Camarada Niquice - 169 votos
Camarada Helena - 159 votos
Camarada Bias - 153 votos

Novo secretariado do Comité Central por áreas:

1. Chakil Aboobacar - Área Economica
2. Agostinho Trinta - Assuntos Parlamentares e Autárquicos
3. Antonio Niquici - Área Mobilização e Propaganda e Portavoz
4. Helena da Gloria Muando - Organizações Sociais
5. Esperança Bias - Administração e Finanças
6. Aida Libombo - Relações Exteriores
7. José Tomo Psico - Formação e Quadros




Agostinho Vuma adicionou 2 fotos novas.
9 min
Parabéns Cda Presidente Filipe Nyusi, parabéns pela direção dos trabalhos da sessão extraordinária de hoje.
O Cda Presidente Filipe Jacinto Nyusi, num exercício de verdadeira lição de aprofundamento da democracia interna, dirigiu hoje, o Comité Central do Partido FRELIMO, que acaba de eleger, esta tarde, novos membros para o seu Secretariado, num processo de reestruturação em cumprimento de dispositivos estruturais que revelam maturidade e profundo sentido de organização e responsabilidade.
Acabam de cessar funções camaradas de inquestionável e elevado sentido de militância e abnegada dedicação ao serviço do Partido FRELIMO.
Fruto das suas elevadas capacidades e espírito de serviço, os camaradas Sérgio Pantie, Damião José, Edson Macuácua-a, Carlos Moreira Vasco e Carmelita Namashulua, imprimiram na FRELIMO um dinamismo que nos permitiu alcançar inquestionáveis vitórias eleitorais cumprindo o nosso mandato de Partido líder do desenvolvimento da Nação moçambicana.
A FRELIMO e Moçambique terão para sempre uma dívida de gratidão e reconhecimento aos feitos destes jovens que hoje cessam funções no Secretariado do Comité Central com sentido de missão cumprida e para emprestar desta sua dinâmica ao funcionamento da nossa Bancada Parlamentar, e não só.
Para as vacaturas abertas no Secretariado do Comité Central, foram eleitos os camaradas Chakil AbooBacar, Agostinho Trinta, António Rosário Niquice, Helena Muando e Esperança Bias, quadros de reconhecido mérito, elevado domínio e capacidade para encarar os novos desafios que se colocam ao nosso Partido.
Duas lições se podem tirar deste processo que hoje teve lugar. Primeiro, que a FRELIMO é um Partido em constante renovação. Segundo, que a FRELIMO é um Partido que não só apregoa mas, sobretudo, vive e aprofunda a democracia.
São exemplos a reter sempre que se queira debater democracia e desenvolvimento. E há quem possa vir a sentir-se surpreso com as futuras vitórias, tão certas, que se avizinham.
É mesmo caso para reafirmar que " A VITÓRIA PREPARA-SE. A VITÓRIA ORGANIZA-SE."
Empregando uma expressão da giria popular, "tiro o chapéu" a este Comité Central, pela sua visionária capacidade de encontrar, entre os melhores, os quadros certos para o seu Secretariado. "Tiro o chapéu" porque este Comité Central soube, uma vez mais, colocar os interesses da colectividade acima dos interesses de individuos que, nos últimos tempos vinham manifestando e até publicando intenções e informações especulativas com a pretensão de criar desordem e influenciar decisões de competência apenas deste órgão.
"Tiro o chapéu" porque esta sessão extraordinária soube colocar-se muito acima de especulações e assumir o seu papel de único órgão deliberativo e representativo das aspirações e expectativas dos membros e militantes da FRELIMO e dos moçambicanos.
Termino felicitando os camaradas hoje eleitos para o Secretariado do Comité Central e augurando-lhes sucessos nas novas funções.
Mãos a obra, camaradas. A FRELIMO e os mocambicanos confiam em vós nesta tão nobre missão de implementar as suas estratégias e continuar a liderar os processos de desenvolvimento da nossa democracia e da luta contra a pobreza moçambicana.


Sem comentários: