sábado, 13 de fevereiro de 2016

Quem é Julião João Cumbane na história do país para tratar à figura de Joaquim Chissano com tanto desprezo

PALAVRAS EMBRIAGADAS DE JULIÃO JOÃO CUMBANE
Julião João Cumbane Hermes Sueia (e Yaqub Sibindy), Joaquim Chissano brincou com todo povo moçambicano, quando permitiu que aRenamo continuasse armada ilegalmente. Foi uma grave irregularidade! Eu não vejo motivos bastantes para o celebrar como obreiro da paz, porque ele apadrinhou ilegalidades e isso está a custar caro a todos nós. O país não avança em segurança por causa da "paz" que Joaquim Chissano ajudou a manter engando ao Afonso Dhlakamae ao povo moçambicano. Eu tenho estado a pensar sobre este assunto de todos os ângulos que posso imaginar. ...

O NOSSO COMENTÁRIO
1 - Quem é Julião João Cumbane na história do país para tratar à figura de Joaquim Chissano com tanto desprezo? 

2 - Julião João Cumbane! Será procurador especial de uma determinada ala oportunista que não tem coragem de vir ao público para enfrentar Joaquim Chissano? 

3 - Com que mandato de poder Julião João Cumbane, usa para chamar Joaquim Chissano de um brincalhão que teria brincado com todo o povo ao deixar a Renamo andar armada?
Que percentagem de povo com que Julião João Cumbane  representa para chamar nomes pejorativos a um verdadeiro obreiro da PAZ que até aternidade à história não vai conseguir sonegar quando for a descrever o massacre de mais de um milhão e meio de moçambicanos que foram mortos numa guerra entre irmãos da mesma Pátria!

Meu caro Julião! A valentia de fazer guerra contra qualquer inimigo não se manifesta dentro dos gabinetes, mas sim no próprio terreno donde se desenrolam os combates!
Pergunte o General do Exercíto, Alberto Joaquim Chipande, então Ministro da Defesa, durante o período da guerra dos 16 anos, o que foi preferível para ele, entre a opção de diálogo com a Renamo ou a continuação duma guerra contra a mesma com à meta de lograr uma victória militar do Governo sobre o movimento rebelde?
Por favor evitem propalar palavras embriagadas neste espaço público, pois não foi fácil fazer assinar um Acordo de PAZ, com um movimento tão complexo como a Renamo que no terreno dos combates estava em superiodade em relação à Frelimo e seu Governo!
Não foi fácil convencer derrotas eleitorais à um movimento que mesmo nas urnas nunca foi derrotado duma forma transparente!
Tratar Chissano como se fosse uma besta, gostaria que o Ilustre Professor Julião João Cumbane, cavasse mais um bocado nas suas acusações contra Joaquim Chissano!

PIMO - Bloco de Orientação Construtiva
A FRELIMO ACABA DE SE TORNAR INIMIGO DE SI PRÓPRIO - JOÃO CUMBANE É UMA AUTÊNTICA BOMBA HUMANA ENCOMENDADA PARA EXPLODIR JUNTO DO PESCOÇO DE JOAQUIM CHISSANO AFIM DE DESTRUIR POSSÍVEIS PERIGOSOS BOMBEIROS CAPAZES DE APAGAR O PRESENTE CONFLITO ARMADO
Para defender o império de gás e petróleo, a Frelimo acaba de se tornar inimigo de si próprio!
Os porquês ataques à figura de Joaquim Chissano? Esvaziar todos os labirintos da PAZ, desenhados por Chissano, constitui uma nova estratégia dos lapitadores dos fundos públicos para justificar à presente guerra contra Dlhakama!
Eís à nossa análise:
1 - Dlhakama formalmente declarou à Renamo perante às Nações Unidas, UNMOZ como um movimento totalmente desarmado, cuja armas foram entregues as Nações Unidas, em plenas cerimónias públicas!
2 - Dlhakama tem autorização da CR, à força da homologação do AGP, para possuir uma pequena unidade composta por seus guerrilheiros de confiança, afim de construir um corpo de segurança dos quadros superiores da Renamo!
a) O AGP, não determinou à quantidade dos efectivos dessa unidade, mas sabe-se que às armas e munições, usadas por essa unidade, estavam sob responsabilidade das autoridades governamentais - PRM!
b) O AGP, omitiu o período da durabilidade dessa unidade de segurança dos responsáveis da Renamo, pois não contou com possíveis cenários de Afonso Dlhakama perder eleições consecutivamente!
3 - Declarar que Dlhakama, possui armas ilegais, constitui uma ignorância de má fé da interpretação do espírito do AGP, pois o que preocuparia às autoridades seria munitorar esses cenários, via diálogo para alcançar um consenso sobre à integração da segurança da Renamo junto do Corpo de segurança dos responsáveis do Estado!
4 - Acreditamos que se Guebuza e Nyusi, tivessem assumido o espírito de diálogo permanente com o Líder da Renamo, tal e qual fazia Chissano, jamais o país teria regredido à situação de novas confrontações militares de grandes proporções, com o pretexto de desarmar à Renamo pela força!
5 - Está claro que a Renamo não entregou todas às suas armas as autoridades, pois Dlhakama tinha traçado o plano "B" para a sua sobrevivência, caso fosse traído pela Frelimo durante a implementação do Plano "A"!
6 - Quando concluiu que os seus interesses não estão a ser honrados pelo seu parceiro do AGP, voltou para o mato afim de reconstituir o seu poderio militar que em 1990, levou o regime de Maputo a lhe reconhecer como verdadeiro parceiro para negociar à Paz e não o Apartheid, como o mesmo regime defendia antes!
Mais vez Dlhakama, recorreu à mesma táctica para pressionar mais um diálogo com vista à corrigir o que ele apelida de erros sistemáticos do Governo da Frelimo, com interesse de lhe prejudicar com o perigo de regredir o país para um sistema político monopartidário!
7 - No entender do BLOCO DA OPOSIÇÃO CONSTRUTIVA, PIMO /PEC-MT,achamos que à mesma ferramenta que Joaquim Chissano, usou para a construção do AGP, devia ser usada novamente para retocar algumas falhas que surgiram ao longo da implementação deste grande instrumento da manutenção da PAZ e da Democracia, conquistado pelo povo moçambicano, sob à liderança das duas forças históricas da nossa nova civilização política e democrática!
8 - Está claro que Dlhakama não quer Guerra como o meio para alcançar o novo consenso sobre à correcção do AGP, mas achou melhor à táctica duma desobediência civil ao regime da Frelimo, proclamando ilegalmente à constituição de autarquias provinciais como pressão não sanguínea para levar a Frelimo e o seu governo para uma nova ronda de negociações sobre o futuro do país!
9 - Porque à Frelimo, também tem prazer para aproveitar explorar algum motivo credível afim de mergulhar de novo o país numa nova guerra, eís que o Partidão não acolheu essa pressão como pacífica, mas sim quer fazer guerra séria à qualquer custo para aproveitar queimar todos os arquivos referentes aos rombos financeiros provocados pelos aspirantes da nova burguesia negra para explorar outros pretos!
10 - Julião João Cumbane, é um intelectual recrutado pela nova burguesia de rendimentos duvidosos, para desencadear uma ofensiva psicológica afim de justificar publicamente, razões credíveis sobre o desencadeamento duma nova guerra generalizada contra à Renamo, começando por abater politicamente Joaquim Chissano, acusando de mau obreiro da PAZ, para que este não volte a ser de novo o bombeiro do povo para apagar o presente conflito!

Sem comentários: