sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mais dois ataques hoje ao longo da Estrada Nacional nr.1

Mais dois ataques hoje ao longo da Estrada Nacional nr.1, nos troços Save-Muxungue e Maringue-Caia. O país está a ser destruído por interesses de gulosos. Estamos lixados. Agora as colunas militares vão iniciar no rio Save até o rio Zambeze.

De novo, os disparos no troço Save - Muxúnguè

Mas há quem ainda continue a dizer que o país está em paz efectiva
Numa altura em que o Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, continua a tentar liderar um discurso que possa vender uma imagem de tranquilidade e paz efectivas, (apesar de algumas situações pontuais de criminalidade), no terreno, o cenário que se assiste é cada vez mais degradante.
Com efeito, para completar a triste realidade dos milhares de refugiados moçambicanos em terras malawianas e ainda dos raptos e assassinatos de membros da Frelimo e da Renamo, esta quinta-feira, por volta das 5h30 minutos, os fortes e barulhentos tiroteios regressaram ao troço problemático (Save-Muxúnguè).
Felizmente, para começar, não houve registo de mortes. Entretanto, três pessoas contraíram ferimentos que podem ser considerados ligeiros. Houve ainda o registo de danos materiais (também ligeiros) em cinco viaturas civis, das quais um camião do Ministério da Saúde, que transportava medicamentos.
O mediaFAX falou telefonicamente com a porta-voz da Polícia da República de Moçambique na província de Sofala, Sididi Paulo. Ela falou de ataques que aconteceram no intervalo das 5h30 até 7 horas. Disse que cinco viaturas foram atacadas em momentos separados, exactamente na mesma zona: a região de Zove, que dista cerca de 12 quilómetros da sede do posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, província de Sofala. Zove faz também do distrito de Chibabava.

Sididi Paulo diz não ter dúvidas que a acção foi protagonizada por homens armados da Renamo. Recorreu ao modus operandi e a zona dos acontecimentos para identificar os atacantes, mais concretamente o “ataca e foge”.
Diz que é assim como os “bandidos” da Renamo agem.
O mediaFAX soube que os três feridos foram assistidos no Hospital Rural de Muxúnguè e não correm perigo de vida.
A porta-voz policial assegurou, igualmente, que logo depois da ocorrência, brigadas das autoridades moçambicanas foram destacadas para o local e, neste momento (tarde de ontem) as viaturas continuam a circular normalmente.
“As FDS estão no terreno a monitorar a situação no sentido de garantir a livre circulação de bens e pessoas” – assegurou.
Entretanto, apresentando números tanto ou quanto diferentes, o chefe do Posto Administrativo de Muxúnguè, falando ao canal público de rádio, disse terem sido quatro, as viaturas atacadas.
São viaturas particulares que tinham duas pessoas cada, precisou Domingos Fernandes. Do ataque resultaram três feridos, depois de terem sido atingidos por estilhaços de vidros dos carros.
Todas as viaturas faziam o trajecto rio Save – Muxúnguè e tudo aconteceu entre as 6h30 e 7 horas.
Os tiroteios acontecem três dias depois de o chefe de mobilização e propaganda da Renamo em Sofala, Horácio Calavete, ter anunciado a instalação de postos de controlo ao longo da Estrada Nacional Número Um e Número Seis. A montagem de postos de fiscalização visa, segundo a Renamo, impedir a circulação de viaturas que levam agentes das FDS, supostamente, com missão de raptar e matar membros e dirigentes da Renamo.
MEDIAFAX – 12.02.2016
28 pessoas gostam disto.
18 comentários
Comments
Meque Magira Està mal isso
Gosto2 h
Rildo Rafael Triste cen]ario!!!!
Gosto2 h
Assanito Neamite Alguém sabe me dizer onde vive o cidadão guebuza? Eu ca sei o que fazer com ele pra acabar com essa merda de guerra.
Gosto22 h
Celso Jossias Nesses atakes perdì um amigo novo integrante da FIR.
Gosto2 h
Rildo Rafael Oh! Meus Deus! Triste! Força a família enlutada!
Gosto2 h
Lazaro Mabunda Triste Celso Jossias. Nao vejo filhos de Guebuza nem de Nyusi nesta guerra. Estes andam em restaurantes.
Gosto42 h
Wa Pessoa Filhos de Dhlakama também.
Eddy Marchal Wa Afrika #Assanito #Neamito sabes meu irmão eu também juntamente cm outros 7cidadãos estamos a procura da residência desse fulano pois é o arquitecto d toda esta comfusão, tdo prk quer escapulir-se dos grandes golpes k deu ao cofre do povo, bem cmo da tentativa d instalar uma ditadura aki na pérola, vamos a isso temos k captura-lo custa q custar mas ele e os filhos devem pagar pelos crimes comtra este humilde povo q até hoje comtinua a cruzar as mãos perante esta acção criminosa do regime d comtrabandistas narcóticos.
Gosto2 h
Armando Nenane Isto esta a ficar feio
Gosto2 h
Man Man assim nao anima...
Gosto2 h
Eddy Marchal Wa Afrika Meu mano #Lazaro #Mabunda, eu acho q os arquitectos desta guerra ganham motivos pa seguirem em frente pork a população q vive nas cidads onde emcontram-se alojados neste momento a esperarem do vôo par outras latetudes lhes dá mimos, pois ja vai tarde q o povo deveria ter se revoltado até d forma violenta para cm atetudes daqueles criminosos k ja tramsferiram tdo quanto tinham d importante aki e apenas deixam as malas metálicas cheia d armas para os póbres se matarem. O povo deve manifestar-se violentamente comtra a corja d assassinos q insistem na guerra pa não serem julgados, e muito menos tensionam devolver o q sakaram dos cofres. Estou tão triste d jeito q até me dá a vontad d pegar em arma parar n meio d estrada por ond um deles passar atirar a moda Estado Islâmico ou Boko ya haram. Afinal porkê k os dirigentes africanos são burros assim?até ao ponto d dstruirem ou seja venderem as almas dos seus seres semelhantes??? Na vutisa mina.
Gosto2 h
Esneta Manuel Naife K mau mau
Gosto2 h
Sergio Ribeiro Então já não vão governar apartir de Março? Que culpa tem o povo? Estas atitudes são protagonizadas por quem se intitula PAI DA DEMOCRACIA. Se a idéia é fazer guerra, então que a faça com quem tem armas para responder na mesma proporcionalidade. DEIXEM NÓS O POVO FORA DISTO!!!
Gosto1 h
Fernao Pengapenga Pois é! Os alérgicos à paz sequer têm a honestidade de reconhecer que o país está, efectivamente em guerra. Perderam a legitimidade de governar este povo só lhes resta a tirania.
Gosto1 h
Jose Cesar Almeida Serias o primeiro a morrer. nada de pensarem que quem esta no trono é quem rouba pah....porque a pessoa ou o partido nao se organiza e crie condiçoes para vencer no inves de estarem sempre a falarem de fraude, roubo, etc etc...vao a base e sensibilizem a massa ate conseguirem...o que eu acho é sede de matar apenas....querem imitar aquele grupo radicalista da Nigeria...que so fazer sofrer o povo...Num desses discursos nao sei se ouvi mal ou nao a dizer que iria evacuar todos do sul para o sul e os seguidores que sao do sul o que fara deles???? Poxa pah...nao brinquem com coisas serias....seus fanaticos de balas
Gosto1 h
Celso Jossias A falta d imformaxao tambèm contribui. Os grands canaìs d comunicaxao ràdio, televisao e alguns jornais nàda fazem se n apènas ocuparèm o tempo em programas d intertendimento. Mas seja là ki for isto està xerando màl e, o fèdo irà xegar atè as nàrinas da maioria da populaxao.
Gosto1 h
Stelio Massinga Caro Lazaro Mabunda quem esta a destruir o País?
Gosto1 h
Celso Jossias Grands restaurantes nacionas, e internacionais, altos carros d luxo. Gastando bilioes nas suas contas em cada refeixao. Pra nòs o pao e axucar vai subindo.
Gosto1 h
Romua Shommar Eu vi os filhos de Dlhakama a viajarem nesse troço. Eles viajam sempre, mesmo sem motivos. Acho que nos carros de civis atacados estavam ali eles. Filhos de Dhlakama que estão nas FDS.
Gosto1 h
Lazaro Mabunda Stelio Massinga, leia e releia para entender. E depois escolha quem está a destruir. Tens tres possiveis respostas, dependendo do lado onde se encontra: 1) Frelimo/Renamo, 2) Frelimo, e 3) Renamo. Escolha a resposta que te satisfaz.
Gosto30 minEditado

Sem comentários: