CARTAS supostamente escritas e enviadas por homens armados da Renamo com pedidos de paz efectiva foram encontradas na segunda-feira na localidade de Tsenane, em Funhalouro, província de Inhambane, depois de uma tentativa frustrada de assalto ao quartel da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) instalado naquela zona.
As missivas eram endereçadas à população de Tsenane e ao administrador distrital de Funhalouro, Fernando Omar, dando conta que os emissores das mesmas não estão interessados em voltar à guerra, privilegiando a paz.
As cartas, na posse do Governo Distrital de Funhalouro, referem que os homens armados da Renamo instalados na zona de Ribye, sua antiga base, se distanciam da confrontação armada.
Entretanto, segundo o administrador do distrito, os homens da Renamo efectuaram disparos na madrugada de domingo depois de verem frustrada a sua intenção de assaltar o quartel da Polícia, dada a pronta intervenção dos agentes da lei e ordem.
“Nas cartas os homens armados afirmam que não estão em Funhalouro para fazer guerra, daí não quererem a circulação da Polícia na zona, alegadamente por não haver motivo”, contou Fernando Omar, para quem o Governo nunca vai abdicar da sua tarefa de zelar pela manutenção e ordem pública.
Omar referiu ainda que o facto de os homens da Renamo circularem com armas constitui ameaça para a população, embora até hoje não tenha sido registada a ocorrência de nenhum ataque.
“Se são pela paz por que circulam armados?”, questionou Fernando Omar, afirmando ainda que se são realmente pela paz, como escreveram nas suas cartas, então que entreguem as armas e discutam os seus problemas em fóruns próprios, sem ameaçar a população.
Omar acrescentou que a presença de homens armados da Renamo causa pânico à população, que como consequência deixou de realizar as suas actividades com normalidade.
“Se querem viver num país em paz o apelo é que voluntariamente entreguem as suas armas e se insiram na sociedade apresentando projectos que permitam a recepção do Fundo da Paz e Reinserção Social”, apelou o administrador.
NOTÍCIAS – 20.02.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário