sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

De que se orgulha Nyusi? (II)

Moçambique pertence ao grupo dos 10 países mais atrasados do mundo, ainda que seja detentor de imensos recursos naturais, tais como carvão mineral, gás natural, jazidas de areias pesadas, minas de ouro, ferro, bauxite, uma floresta tropical e pesqueiros, mas não tem sabido aproveitar essas potencialidades para alavancar a sua economia nacional. Tem um imenso território agricultável, pois, possui cerca de 36 milhões de hectares de terra arável, mais de 60 rios com curso de água permanente, porém, é um excelente importador de produtos como a batata, arroz, cenoura, tomate, cebola, alho, pimento, etc. não se sabe bem se é disso que o Presidente se orgulha.
Nyusi orgulha-se de estar a conduzir um barco sem destino cujo leme foi tomado de assalto por piratas e comerciantes de banha de porco, seus colegas na arte de bem cavalgar o povo. Se for o caso, julgo que Nyusi não deve ter motivos bastantes para se orgulhar, antes pelo contrário devia envergonhar-se de um país que está sendo empurrado à falência pelos seus velhos camaradas dotados de uma tremenda ganância de um enriquecimento rápido e sem causa, que se apropriaram do destino comum de todo o povo moçambicano. Nem mesmo que Nyusi tente refugiar-se na sua insatisfação, pouco faz para sair dela.
O país não precisa de insatisfeitos, mas, de homens e mulheres laboriosos, dedicados à pátria e comprometidos com o povo e, fundamentalmente, com a sua causa de libertar do neocolonialismo. Não basta que o Presidente se sinta insatisfeitos com a presente situação, pois esta foi criada por si e, principalmente, pelos seus camaradas. O povo quer acções concretas que possam imprimir outro dinamismo ao desenvolvimento.
O povo quer ponha a máquina estatal que o Presidente dirige mude o rumo das coisas e deixe a insatisfação para si e seus amigos. O povo votou, se votou, em si, Presidente, e não naqueles que falam muito e não fazem nada de concreto para melhorar as condições de vida de todos os moçambicanos.
Se o Presidente da República não está satisfeito, mas o povo está muito insatisfeito com a postura do comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Jorge Khalau, e com o ministro do Interior, Jaime Monteiro, por andarem a incitar à violência e promoverem o desarmamento compulsivo dos homens da Renamo, à margem dos entendimentos e acordos alcançados.
Eles têm muita lábia sem proveito algum e o povo pode desconfiar que eles tenham conhecimento quem são os raptores e assassinos que intimidam os moçambicanos e moçambicanas que ganham a sua vida honestamente. Não se sabe muito bem se são se desobedientes ao seu comandante-chefe que, depois de anunciar, de forma tímida trémula, que o desarmamento compulsivo vai parar, mas eles continuam na dianteira dessa brincadeira de mau gosto, ateando o país e levantando o machado de guerra.
Persistem dúvidas sobre quem não entende, se é o Presidente ou os belicosos Jaime Monteiro e Jorge Khalau, que este é um problema resultante de uma megafraude que a “cinquentenáriaFrelimo levou protagonizou para continuar no poder. Um problema político deve ser resolvido por métodos políticos e não pela força das armas, como pretendem os belicistas do regime da Frelimo. Sabemos, incluindo o Presidente Nyusi, que o paretido Frelimo e o seu candidato não venceram as eleições de 15 de Outubro de 2014. Isso é um segredo aberto.
Se o Presidente Nyusi quiser ficar satisfeito, afaste-se dos que apostam na “savimbização” de Dhlakama e faça o que o povo quer – traga a paz a qualquer preço. Esqueça para sempre os conselhos belicosos de Alberto Chipande, seu predilecto conselheiro, de Jorge Khalau, o fala-barato, e de Jaime Monteiro e de Salvador Mutumuke, seus ministros do Interior e da Defesa, e de outros que, de guerra só entendem dos manuais clássicos sobre esse fenómeno sócio-político. Que o Presidente não se deixe enganar mais com impostores e mentirosos que querem “lixar” o nosso país!

59 pessoas gostam disto.
22 comentários
Comments
Milton Raulmilton A escrever
Gosto116 h
Silvina Crm Moreira Vou dizer o k acho, ele deve sentir-se orgulhoso porque conseguiu enganar alguns com sua carinha. Ate eu cai...
Gosto516 h
Cassamo Litos Ele disse k é o Dias empregado , mas nao é uk parece, o filho anda por ai na cidade de Maputo de carros de ultima geraçao e sem chapa d matricula , se for vc a andar d um vitz sem chapa de matricula... Ja sabem
Gosto216 h
Emanuel Felizardo Nhokwe Nhokwe Esta tudo no errado, ate agora na mudou.
Gosto316 h
Camilo Chilengue Mocambique. Kkkkk yuwi pior paz devido os derigentes
Gosto16 h
Ismael C. Gocaldas Somos o pais com as maiores reservas mundias de grafite e fosfato.
Gosto15 h
Camilo Chilengue Mas cntinuamos pobres msmo com tantas riquezas q a gente tem
Gosto215 h
Simone Nhamucho Boa reflecçao.
Gosto15 h
Cadu Moreira Sim senhor, quem fala assim não é gago não, apenas lamento o facto de os visados não puderem ler e refletirem sobre o conteúdo deste artigo.
Gosto215 h
Antonio Martins Mesmo que leiam eles pouco ligam e até riem-se, só que o aviso fica traçado.
Gosto215 h
Abrao Caetano Promiscuidade política...
Imoralidade;
Hipocrisia
Gosto115 h
Jose Gove É uma pena mesmo pk nxo president ta nas mãos dsses conselheiros sao eles k lhe colocaram nu puder e ele n ker ser judas pra cm eles..
Gosto15 h
Emanuel Felizardo Nhokwe Nhokwe Mesmo ele consegui ver que o pais esta num troco errado, mas a heronia juntamente com a cobardia tomou conta deles dai que esta sendo um territorio sem norte ou sem distino. E muito grave isso
Gosto115 h
Mateus Mauricio Madebe Vamos fazer o seguinte tendo em conta que todos sabemos criticar,vamos cada um na sua área de residência dar ideias de como desenvolver o nosso belo Mocambique,começando claro da nossa casa,quarteirão,bairro,cidade e província.parece que estamos a ficar especializados em criticar e não a dar ideias e soluções concretas para cada situação em concreto.viva Mocambique,viva moçambicanos comprometidos com o bem estar
Gosto115 h
Manuel Cardoso Não é viável.
Abrao Caetano Meu caro Meteus Mauricio Madebe, neste país não faltam idéias de como desenvolver o país. Existe um bando de larápios que tem como objectivo cumprir uma agenda oculta de levar o paía à miséria. Que sempre irão fazer de tudo pra bloquear qualquer tentativa de querer sair desse buraco em estamos.
Vou te dar 2 exemplos: Meu pai tem propriedades em Matutuine já vão por aí 25anos. Quando quis explorar usando métodos mais industriais foi barrado por uma "burocracia de ferro", que no final ficamos a saber que o motivo da dificuldade é porque um camarada está a ambicionar um espaço que engloba as propriedades do meu pai. O tal camarada ficou a saber que há recursos minerais na tal área e assim está em curso o processo de usurpar os espaços das mãos dos proprietários.
Segundo: Ma minha zona quando nos reunimos para fazer limpeza na rua, sempre aparece um contigente policial pra nos amedrontar alegando que estamos a usar armas brancas: enxadas, catanas, ancinhos, etc.....
Que país é esse?
Gosto214 h
Mateus Mauricio Madebe Meu irmão se o espaço está na vossa posse ninguém vai vos tirar,use vias legais e proteja o investimento do teu pai.qnt a impedimento reconheço que possa existir por parte de pessoas de má fé que em nome de uma instituição queiram se aproveitar,nesses casos não tenha nada a temer para defender os vossos interesses e denuncie
Gosto214 h
Manuel Cardoso Se uma boa parte dos jornalistas, cumprisse com suas obrigações, como faz o Sr Edwin, os cidadãos estariam bem melhor informados e agradecidos. A boa e não a enganadora informação contribui para o bem de todos incluindo aqueles que não andam na graça de Deus.
Gosto111 h
BI Lata Orgulha se pelo povo passivo
Gosto110 h
Faustino Manuel Da ao Cezar o que é do Ceżar.
Gosto5 h
Madisco Maleiane Acrisio Ja dixe Mazanga " mutahi koka dindassi "
Gosto1 h

Sem comentários: