terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Manica regista diariamente 200 novas infecções do HIV/SIDA

A PROVÍNCIA de Manica regista, diariamente, cerca de 200 novas infecções com o vírus causador da Sindroma de Imunodeficiência Adquirida (SIDA).
O Governador de Manica, Alberto Mondlane, que revelou o facto ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra SIDA, afirmou que em cada 100 pessoas, pelo menos 15 a 16 estão infectados pela chamada doença do século.
A província de Manica figura em quinto lugar entre as cinco províncias com índice de seroprevalência bastante elevado, em cuja lista se destacam Gaza, cidade de Maputo, Maputo-província e Sofala, segundo estatísticas actualizadas citadas pelo governador local.
Os adolescentes e jovens constituem a faixa etária mais flagelada pela doença, situação que resulta não apenas da promiscuidade sexual nesta camada populacional, como também e principalmente pelo consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e de substâncias psico-activas, nomeadamente os estupefacientes.
O Governador Alberto Mondlane fez este pronunciamento no decurso das celebrações do 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a HIV/SIDA, ontem assinalado sob o lema “Proteger o Adolescente e Jovem do HIV/SIDA e Garantir um Moçambique Saudável”.
Na ocasião, Alberto Mondlane referiu que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de narcóticos é factor essencial que torna vulnerável a camada jovem, por estas substâncias incentivarem comportamentos de risco que propiciam a contaminação pela doença.
Os distritos localizados ao longo dos corredores da Beira e Tete, nomeadamente Gondola, Chimoio, Vandúzi, Manica, Báruè e Guro são os que apresentam maior taxa de seroprevalência, de acordo com a fonte, que afirma, entretanto, que apesar do elevado índice de seroprevalência e a multiplicação de novas infecções, o número de óbitos pela doença tem vindo a reduzir nos últimos tempos, mercê da adesão das pessoas vivendo com o HIV/SIDA ao tratamento antiretroviral.
Sobre tratamento antiretroviral, dados em nosso poder revelam que de 2004 a esta parte, a província de Manica expandiu o tratamento para mais de 55 mil pacientes, sendo que em 2015 pelo menos 14.600 infectados beneficiam-se do TARV, o correspondente a mais de 90 por cento dos indivíduos inscritos no programa.
A circuncisão masculina é uma das recomendações da OMS para a prevenção de novas infecções em homens e na província de Manica o programa que arrancou em 2014, já beneficiou 14 mil e 824 indivíduos de sexo masculino, entre adolescentes, jovens e adultos.

Sem comentários: