sábado, 12 de dezembro de 2015

ADMISTRADORES DISTRITAIS PEDEM DESCENTRALIZAÇÃO DE MAIS COMPETÊNCIAS


Comments

1
Transcrevo um comentário colocado no Facebook:
Raul Novinte Quer dizer, em outras palavras os administradores estão apontando a necessidade de um governo que também a Renamo Resistência Nacional Moçambicana tem sugerido. Eu, sendo um perito em Administração pública e de empresas entendo dessa forma. 
E outra coisa, não entendo os porquês os tais ditos distritos não passam a terem estatuto de cidade para que possam competir na administração dos seus interesses e recursos. Afinal de conta o que é que a Frelimo, governo do dia tem medo de perder com isso? Se não tem medo de perder algo, então porque é que não dota as vilas localidades, distritos com estatuto de cidade, para que elas possam ter suas charters, (lei administrativa local) e cada uma poder se desenvolver livremente? Estudei e morei no país onde a administração pública é o exemplo do mundo, falo dos EUA, e precisamente por causa do meu desjo de entender esse ramo (Administration) decidi estuda-lo. 
Posso vos dizer que os EUA é tão forte que é em termos de administração porque a sua administração dá espaço ao povo se administrar localmente e decidir os sues interesses sem intervenção do governo nacional ou estadual desde que elas não atropelem a constituição Nacional. Nesse contexto, existem coisas que as cidades podem e não podem fazer e também existem coisas que o governo nacional e estadual podem e não podem fazer. cada um com seus limites administrativos e jurídicos. 
Por exemplo, a cidade de Cary e Raleigh, nos EUA no estado de Carolina do Norte são cidades próximas. do centro da cidade de Raleigh, para Cary apenas 5km lhes separam, Cary é uma é pequena cidade que Raleigh mas tem estatuto de cidade e tem sua própria autonomia e assim se desenvolvem cada uma com suas autoridades. Outro exemplo que passo a citar é o do Brasil, precisamente No estado de Santa Catarina, passo a citar as Cidades de Nova Trenton e cidade de Brusque no estado de Santa Catarina apenas são separadas por 7 km. Brusque tem cerca de 130 mil abitantes e Nova Trenton é pequena e talvez com 20 mil abitantes mas cada uma goza o mesmo estatuto de cidade. Elegem seus prefeitos e vereadores e governam e administram os seus interesses localmente. 
Outro exemplo é de Florianopolis , Capital de Santa Catarina e a cidade de São José bem próximas mas que uma distancia de nada e só separadas pelos limites de estradas, mas são cidades diferentes. Esse sistema ajuda as pessoas a se governarem efetivamente. Fico sem perceber como é que o prefeito da cidade de Maputo pode governar até bairro das Mahotas, por exemplo. Fico sem saber explicar os porquês por exemplo Nacala-a-Velha na Provincia de Nampula não pode ter estatuto de uma cidade e epoder eleger seu prefeito. 
Não entendo os porques Namialo continua a ser chamado de localidade e Meconta de distrito. Porque é que essas cidades não passam a ser cidades de verdade? Afinal de contas que tipo de governação e administração estamos implementando em Moçambique? Porque é que depois da independência até agora não conseguimos nos distanciar com a colonização? Que tipo de administração é ensinadas na EUM e noutras instituições universitárias em Moçambique? Descentralização é sim necessária para permitir que os homens , as comunidades possam dicidir o que fazer junto com o seu governo local.
Grato amigo.

Sem comentários: