sábado, 21 de novembro de 2015

O exército está fragilizado e o moral entre os militares, sumiu.


UMA VEZ MAIS PARABÉNS

Por mim, depois dos atentados de Zimpinga, Amatongas em 2015 e satungira em 2013, aliado à "rendição" do PR, só posso concluir o seguinte:
1. As notícias que lemos aqui no Facebook sobre recrudescimento do conflito armado, e o perecimento em massa das nossas FDS, são verdadeiras. O exército está fragilizado e o moral entre os militares, sumiu.
2. A Renamo é um verdadeiro cancro para os nossos dirigentes no geral e o partido no poder em particular, que tudo tentaram para menosprezar a legitimidade e capacidade técnico-combativa dos seus guerrilheiros da Renamo e seu líder.
3. O PR e o partido no poder saíram enfraquecidos no meio disso tudo, e revelaram que o braço armado da Renamo é forte, e difícil de vence - lo pela via militar. Uma vez mais parabéns cota Nyussy.
4. Que não se pode torpederar a vontade do povo expressa nas urnas, razão pela qual as quando as nossas FDS visitam certa zona para o desarmamento coercivo, é a própria população que denuncia aos guerrilheiros que recebemos hóspedes, estão hospedados no local x, o que de certa forma inviabiliza as pretendidas ofensivas.
5. Que o lider da Renamo realizará o seu sonho de governar as províncias centro e norte do País, porque isso reflecte a vontade daquelas populações.
6. Precisamos de eleições antecipadas, livres, justas e transparentes para pelo menos daqui a um ano.
7. Alguns conotar-me-ão com este ou aquele partido político, mas uma coisa é certa, em Moçambique, quem pensa com lucidez é automaticamente da oposição, e assim pensa o meu irmão Julião João Cumbane.
Pelo sim, pelo não, uma vez mais, parabéns cota Nyussy


Comments


1

Não subestimemos Dhlakama e Renamo. Ninguém na Renamo mostrou sinais de relaxamento da sua atenção devido ao discurso de Nyusi ou qualquer outro.
Para a Renamo o governo da Frelimo já devia ter caído como fruta podre há muito, muito tempo. Não cai porque está a ser sustentado pela União Europeia e FMI. Estas instituições vão dar ao governo da Frelimo 300 milhões de usd até ao fim do ano e mais 700 milhões a seguir. Para que a Frelimo se aguente no poder. Para que a Renamo não tome o poder.
Portanto, para a Renamo o pior adversário é, como sempre foi, a comunidade internacional. Dizem eles, cinicamente, que é melhor ter-se um regime corrupto a governar, porque facilita negócios, enquanto que uma oposição forte garante a fiscalização do dinheiro.
Dhlakama e Renamo serão péssimos governantes, de acordo com os europeus, porque são demasiado puritanos. Dhlakama nunca foi apanhado em qualquer negócio ilícito. Os dinheiros que a Renamo recebe do Estado são religiosamente justificados ao Ministério das Finanças, como manda a lei. Ninguém consegue apontar um dedo à Renamo ou Dhlakama. Mau para o negócio, concluem os europeus.
A aposta no partido de oposição forte, a partir de 2008, foi o MDM, graças a um relatório altamente tendencioso da Chatam House, que "mostrou" que Dhlakama e Renamo estavam políticamente em vias de extinção. Este relatório já está a ser alvo de críticas azedas por parte dos académicos que estudam Moçambique. É evidente que se sustenta em informações falsas e tendenciosas.
Hoje a comunidade internacional está a ganhar consciência do enorme erro que cometeu. O MDM de Daviz Simango é igual ou pior que a Frelimo em corrupção e não pode ser o tal que vai fiscalizar os investimentos estrangeiros. A Renamo poderia servir para este efeito, mas é demasiado forte e está em vias de tomar o poder. Quem vai depois fiscalizar os investimentos estrangeiros? A Frelimo? MDM?
Eis portanto a questão. A Renamo, tomando o poder, certamente que também se vai corromper. Isto é inevitável. A indecisão sobre o futuro de Moçambique vem da certeza da incapacidade dos moçambicanos saírem da miséria e passarem a pensar num desenvolvimento sustentável.
A experiência de governação da Frelimo, a nível global no País, e do MDM em casos particulares, mostram qual a tendência dos moçambicanos em matéria de gestão dos seus recursos. A tendência é a pilhagem. Um homem com fome quer comer tudo o que encontra. E para os europeus, a Renamo é o homem com fome que está a aproximar-se da mesa.

2

Os da Tv controlada pelo estado da Frelimo correram logo para dizer que o Nyusi tinha dito que estava pronto para dialogar com Afonso Dhlakama. Mas Nyusi nao mencionou Afonso Dhlakama, mas sim falou de LIDERANCAS da Renamo, coisa que ele so pode explicar nasua intencao de dividir a Renamo. E nem de facto, disse que a Frelimo nao se envolveria mais neste seu inutil exercicio de desarmar a Renamo quando diz que as suas forcas devim PONDERAR sobre o facto.
A linguagem do Nyusi esta cheia de ambiguidades, duplos significados, manhas, artemanhas e ciladas que podem so aldrabar Afonso Dhlakama e os homens da Renamo que comem com ela em Maputo, mas nao os que estao nas matas.

Comments


1

Proponho que leiam a revista Perdiz, revista da Renamo. É propaganda política sim, mas apresenta pontos de vista que se opõem ao discurso oficial do governo, o que é importante para se construir uma opinião independente.

2

Caros colegas do MPT: compreendo a preocupação sobre Dhlakama. Não se sabendo se está vivo e no controlo da Renamo, torna difícil qualquer análise da situação política de Moçambique.
Pois bem, podem confiar que Dhlakama está bem e controla perfeitamente a Renamo. Todas as grandes operações que o partido efectua, sejam militares ou políticas, são orientadas por ele.
Todas as questões políticas estratégicas são debatidas sob a sua orientação. A bancada no parlamento e as bancadas nas assembleias provinciais apresentam os seus relatórios periodicamente às estruturas competentes e por fim encaminhadas para Dhlakama, que os leva a debate na comissão política nacional, onde se desenham as estratégias a seguir.
Nenhuma assembleia, a nacional ou qualquer provincial, desencadeia operações fora da linha estratégica acordada pelo partido. Não há nenhuma falta de ordem ou falta de liderança na Renamo. Nem mesmo a Frelimo pensa que Dhlakama está inactivo, quanto mais morto. As suas comunicações com os membros do partido estão a ser interceptadas e escutadas. Só que não conseguem chegar perto dele, tal é o grau de segurança que rodeia Dhlakama.
Portanto, não percam mais tempo em desenhar cenários sem um Dhlakama vivo, activo e a controlar a Renamo. Nyusi continua a pedir para falar com Dhlakama, porque sabe que ele está a preparar o ataque final.

3
umBhalane said...

Se, se, se,...
"o País", jornal avassalado ao regime totalitário e ilegítimo da frelimo, avança com esta ""notícia"" (vamos de ver os próximos acontecimentos), permiti-me já 2 breves comentários:
1 - Com o devido respeito, fui ensinado que Jesus Cristo ressuscitou ao 3.º dia.
- Em que dia, data, ressuscitará o NOSSO Líder, Afonso Dhlakama???!!!

2 - "Nyusi disse estar pronto e aberto para estabe­lecer, a qualquer momento, o diálogo com a Renamo e suas lideranças."
Ponto final.
Sempre que a RENAMO, os seus Heróicos e Gloriosos Combatentes, braço armado LEGÍTIMO do Povo Moçambicano, quase todo na totalidade,
FALA a linguagem que a frelimo ouve bem, entende, e escuta de que maneira,
os TURRAS procuram manobras dilatórias/moratórias/retardadoras/ frustratórias/ atrasadoras/ …/... com a única finalidade de adiar/prolongar/estender/… ainda mais a continuação do saque, da corrupção, da opressão do Povo,
e ainda, e principalmente,
a continuação,
continuada desde os tempos,
do enchimento das contas bancárias no exterior.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

FUNGULA MWADHIDI MASSO

LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE
A LUTA É CONTÍNUA

Comments


1

Mano Moises
Caro mananbua

O Nyusi, desta feita, caiu na real, não só porque os meninos do facebook e as Mariazinha estão a morrer sabe-se de fontes não questionáveis que tem sido um tremendo erro perseguir os homens da Renamo, na verdade o que acontece é que os meninos do facebook que cresceram a ver Rambo, Chook Norris e Shewartzneger, nunca tinham sentido o cheiro da pólvora in loco, enquanto treinavam confundiam a pólvora dos paixões “fogo de artificio”, na hora da verdade eles perceberam quão diferente é o vinho da agua, lá se morre de verdade e não como nos filmes onde num filme morres mas noutro você reaparece vivinho.
Os meninos ao constatarem que na vida real se morre uma vez começaram a questionar a razão pela qual estão a morrer e não tem se quer uma única resposta logica se não a de que quando o presidente da república quer, vocês devem morrer, ai vem a pergunta de 1.000.000,00 de USD, afinal quem e o patrão? Consta que alguns perguntaram porque é que aqueles meninos bem nutridos e fortes do Presidente Nyusi não estão na tropa? Eles são formosos, e com reservas energéticas bastante se considerarmos que as banhas são reservas calóricas que com exercícios físicos podem desaparecer, existe a maior estupidez dos governantes que e a de se julgarem os DEUSES ca da terra, dai entenderem que tem livre passe para matarem-nos do jeito que quiserem, torrados, decapitados, baleados, desaparecendo simplesmente do mundo e outras formas hediondas que o só o SV pode explicar bem.
Bem dia mano Moises, que o Nyusi caiu na real mais uma vez a bala saiu pela culatra, os resultados n ao podiam animar uma mente sã pois o planificado deu para torto, morrem mais soldados do governo frelimiano do que da RENAMO, alias este tem sido a realidade desde 1977, pelo que nada de novo veio a tona.
Só não sei quem, mas, alguém acordou o Nyusi e lhe lembrou que ele é diferente dos macambúzios de naxingueia pelo que lhe caberá o direito a um julgamento em Moçambique ou em fóruns internacionais pois tiveram lugar crimes contra humanidade e nós testemunhamos, assim, talvez o Sr. ABELHA/NYUSI esteja a tentar minimizar os crimes buscando agora uma solução alternativa a guerra que e a do dialogo.
Porem lembro-me de uma menina chamada Ivone Soares que perguntou e alto e bom-tom “quem ousara desarmar os homens da Renamo?” ela ainda terminou dizendo “ vamos parar com essas brincadeiras”, essa menina sabia o que estava a dizer e tinha toda razão quem mesmo? Poderá desarmar os rangers da RENAMO?
Os últimos relatos mostram que quem esta a sofrer é a Frelimo, e então? Bem! Vamos dizer que vale mais tarde que nunca, a fórmula Savimbe não tem espaço em Moçambique porque os Ranger são os Ranger e angola não teve nada igual.
Bom fim de semana família mocambicana.
Khanga Hanha Muzai



2
nicolau said...

já era sem tempo. Esta medida era a esperada pelo povo moçambicano que augura a paz, que não quer ver os moçambicanos a se matarem. Bem aja a medida tomada pela S.Excia Sr Presidente da Republica Sr Filipe jacinto Nyusi.

3
Manambua said...

O problema da Frelimo foi sempre esse. A sua enorme incapacidade militar. Desde a guerra colonial, onde um exército composto maioritariamente por milicianos de outras terras, portanto longe de casa e sem entender muito bem o que faziam ali, era capaz de se enfrentar e derrotar sem grandes alaridos os inoperantes, paupérrimos e incompetentes militares da Frelimo. Depois veio a grande humilhaçâo rodesiana. Esses soldaditos loiros de olhos azuis entravam e faziam o que queriam em Moçambique perante uma Frelimo, já governo, humilhada e escorraçada. Dava pena ver as gloriosas FPLM armadas pela URSS dos 70 serem humilhadas por um exército dos anos 50. Migs a fugirem dos Canberra e Vampires. Finalmente a RENAMO dá o golpe final e mostra ao mundo a enorme incapacidade militar frelimista. E a estória continua......

4

Sera que o Nyusi ja se encontra derrotado no principio da guerra que a sua propria Frelimo declarou contra a Renamo ou quer meter-se em manobras de aldrabar a Renamo mais uma vez?
Parece me que o homem anda apavorado por causa das derrotas que os seus bandos armados sofrem em confrontos com a Renamo em Inhambane, Manica, Sofala, Tete e na Zambezia.
Pelas armas que a sua soldadesca mal preparada e desanimada perde e que sao recolhidas pelos homens da Renamo. Pelo facto de que e a Renamo que esteja a desarmar a Frelimo e nao a Frelimo a desarmar a Renamo como Nyusi e o seu bando queriam.
Pelas desercoes dos seus bandos armados, alguns dos quais possam estar avolumar as fileiras da Renamo.
Sera que ele espera que os homens da Renamo nas matas vao se entregar e lhe entregar as suas armas e depois de ver como o seu regime tratou o seu dirigente cujo paradeiros so ele o Nyusi e os seus intimos conhecem.
Boa sorte, senhor Nyusi nas suas manobras de tentar enganar as pessoas em vez de se empenhar na resolucao dos problemas que afectam o pais e minam o seu bem estar.

Comments


1

Muito dificil de acreditar que o Nyusi seja um pulha politico assim e que possa vociferar muitas asneiras e incompreensibilidades.
Nyusi fala ou desfala? Diz que as tropas devem estar prontas para cumprir a missao que o povo lhe incumbiu de fazer a guerra incluindo a guerra contra outros mocambicanos tais como emboscadas contra outros politicos como Afonso Dhlakama e ao mesmo tempo que tambem diz que as tropas devem evitar situacoes que possam levar a eclosao de conflitos armados. Agora ja entendo esta doidice? Diz quer a paz ao mesmo tempo que envolve as UIR e as chamadas forcas da defesa e seguranca para empreender accoes que constituem casus belli ou seja a razao de guerra.
Ao mesmo tempo que imbecilmente se lamenta da falta de desenvolvimento e o homem nao ve que o que esta fazendo e causa da falta de desenvolvimento e causa de falta de estabilidade no pais.
Se ele o Nyusi e constante, e constante numa coisa -- no seu belicismo, na sua ditadura, no seu frelimismo, na sua ignorancia e no seu nyuisismo, coisa que ninguem sabe o que significa. O que e o nyucismo?
E nas suas palavras ele e tao inconstante como o senhor Afonso Dhlakama, chefe vitalicio da Renamo.
Ate quando e que Mocambique continuara a ter imbecis e pulhas politicos a desdirigi-lo.
Infeliz pais e pobre povo mocambicano
Poor country and poor people

2
umBhalane said...

Nos CEMITÉRIOS há muita demais de estabilidade, mas nem por isso, suposta e alegadamente, há progresso, evolução positiva.
Esta pujante descoberta é apenas equivalente, a mesma coisa igual, que a invenção da roda.
Papagaio é assim mesmo, deste jeito maneira.
ZICOMO.

FUNGULA MWADHIDI MASSO
LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE
A LUTA É CONTÍNUA

14
Comments
Liano John'Doe quanto ao nr 5 ! vou até à Iurd
Mouzinho Zacarias O Juliao Cumbane apregoava o desarmamento compulsivo dos homens da Renamo pela parte dos jovens da FDS enquanto ele estava numa boa na cidade de Maputo a beber wisky e a comer camarão num sofá luxuoso.

522 hrsEdited
Julio Lacitela Derrotados. Porquê desistir?
Batista Cole Assim pra quando o balanço do desarmamento? Já que ouvíamos especialista em ressonância na AR a incentivar o B.Monteiro pra prosseguir até recolher última arma. Ao contrário acho que tais forças foram rearmar a quem o plano era desarmar.
Unay Cambuma Bom, geralmente poucos compreendem como e que consigo obter informações sobre as escaramucas militares mas a verdade devo dizer que ate tenho apresentado númeroa modestos, a catástrofe militar das fds e ainda mais retumbante. Ainda hoje uma fonte confidenciou me que durante a campanha de "desarme forcado" da Renamo morreram 1200 militares das FIR e centenas ficaram feridos com gravida. Houveram também muitas deserções e grande perda de armamento. Em cada combate a Renamo aniquilava cerca de 200 homens.

Sem comentários: