Demonstracao da Teoria do Kamikaze Perfeito
Apos se ter tornado num dos temas de culto nas teorias de conspiracao, o caso do voo MH370, misteriosamente desaparecido numa viagem da Malasia para a China, tem agora uma vertente cientifica.
Segundo o modelo matematico do Prof. Goong Chen da Texas A&M University, a aeronave fez um mergulho perfeito a noventa graus no Oceano Indico, so nao se sabendo onde, nem como.
Dizem que as caixas negras um dia revelarao. Enfim, ate eu sei disso.
Nao sendo adepto de teorias de conspiracao, tenho contudo a realcar que nao acho normal a profusao de acidentes aereos de natureza similar nos ultimos tempos, em varios cantos do globo.
E sobretudo, ocorridas em empresas que estao no vermelho, por questoes laborais, salariais ou simplesmente por incompetencia de gestao.
Este foi o caso da LAM, pouco antes da tragedia da Namibia. Era publico e suficientemente conhecido, o ambiente de se cortar a faca, onde pudemos ver na TV, pela primeira vez desde a independencia, greves de pilotos e pessoal navegante de cabine.
No rol de reclamacoes, estavam as terriveis condicoes de seguranca - avioes e tripulantes sem seguro - as salariais e ate a carga intensa de trabalho. A LAM estava entao - ainda esta - a fazer um esforco titanico para se recuperar de uma opcao estrategica desastrosa pelas marcas EMBRAER e BOMBARDIER em detrimento da tradicional escola da Boeing que sempre seguimos. Isso ocorreu num momento em que a primeira geracao de pilotos passava para a reforma, o que criou um deficit de efectivo operacional. Como sempre, foi-se a forca aerea buscar alguns substitutos. O problema e que a nossa forca aerea esta longe de ser ainda hoje o que um dia foi nos anos 70-80 da decada passada. Logo, a nova leva de pilotos vinha praticamente dos bancos de escola. E foram fazendo aulas praticas em pleno voo assistidas por comandantes mais experientes. A mesma observacao se pode obter do pessoal navegante de cabine nas rotas internacionais. De um corpo invejavel de profissionais bilingue (Frances e Ingles), a LAM tem hoje jovens muito mais bonitas, possivelmente com diplomas universitarios, porem comunicam-se num mal amanhado Ingles lido ou decorado. Nao fossem algumas chefes de cabine quarentonas e algum pessoal estrangeiro subcontratado, certamente teriamos um voo de surdo-mudos.
A consequencia disto foi a sobrecarga excessiva de trabalho dos mais experientes, que por essa via deveriam realizar mais voos, o que, logicamente, nas aspiracoes individuais de qualquer um, deveria resultar tambem em subsidios ou aumentos salariais. Coisa que a gestao da empresa desconsiderou tendo em vista os fracos resultados operacionais criados pela opcao estrategica falhada acima referida. E com isso se foi formando o pessimo ambiente de trabalho que tao bem conhecemos do "Later and Maybe".
No meio disso tudo, o sempre imprevisivel factor humano, que num acto tresloucado ou ate nao, entra nos anais da historia com o bode expiatorio do perfeito kamikaze rotulado por uma ruidosa imprensa sensacionalista, que e alimentada por diligentes assessores de imagem corporativos. Um acto, que poderia ter sido evitado, se a empresa tivesse o costume de avaliar psicologicamente os seus pilotos e pessoal navegante de cabine com regularidade. Ou seja, uma atitude negligente por parte da gestao.
E facil perceber que isso nem aos proprios pilotos interessaria, pois sendo alguns deles rotulados como "maus da fita", um resultado de inaptidao seria motivo para o seu afastamento ou possivel reforma compulsiva, cumprindo-se uma das muitas agendas de desmantelamento do consulado de Jose Viegas. Porque assim e a gestao do poder pelo poder. Na nossa sanha e vaidade pessoais vimos assistindo por toda a funcao publica e instituicoes tuteladas, a criacao de micro-cosmos de poder firmados em culto de personalidade, um pouco a imagem do entao PR. E com isto, afastou-se, sem uma reflexao profunda, profissionais que ainda muito poderiam dar ao sector, pondo no seu lugar sangue novo, porem muitas vezes incompetente. A LAM nao poderia ser excepcao!
Eu ja me tinha referido a isto tambem ao analisar o caso da Germanwings, uma subsidiaria da Lufthansa, empresa que se defrontava e ainda se defronta com forte disputa salarial com os pilotos e pessoal navegante de cabine, por motivos similares aos que encontramos na LAM, mostrando que nao e o "ranking", nem a preparacao tecnica do factor humano a causa primordial por detras destes incidentes. Alias, o Edgar Barroso pode testemunhar recentemente os efeitos dessa inedita reivindicacao salarial na companhia de bandeira alema, numa das suas recentes deslocacoes por aquele pais.
Mas de todos os casos, nao ha duvidas que o da Malaysia Airlines supera ate as previsoes mais pessimistas e nos leva mesmo a acreditar em teorias de conspiracao.
Porque coincidencia, ou nao, logo que o primeiro processo judicial por negligencia foi accionado pelos familiares de uma das vitimas do fatidico voo MH-370, o governo, seu accionista maioritario, veio imediatamente declarar falencia tecnica da empresa num lance que lembra os casos SABENA e SWISSAIR do passado.
Tambem nao menos coincidente ainda, surgiu este Prof. Goong Chen da Texas A&M University com um modelo matematico que prova a tese recorrente de suicidio. Ou pelo menos insinua.
Disse
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