terça-feira, 21 de abril de 2015

O hábito de falar por preguiça e/ou por tabela.

Nós, os moçambicanos, temos o hábito de falar por preguiça e/ou por tabela. 
Falar por preguiça é dizer algo sem pensar ou sem fazer uma pesquisa prévia. Por exemplo, vir ao Facebook perguntar: "Quem foi o primeiro presidente de Moçambique?" Esse tipo de informação é possível pesquisar no Google ou perguntar a uma criança na rua. Quem vem colocar no Facebook, é por piada ou por vontade de ser motivo de riso ou tem o hábito de falar por preguiça. 
Falar por tabela é concordar com os outros ou fazer coro só porque fica bem... Por exemplo, se alguém diz: "Presidente Chissano está a recuperar em Pretoria" 
O comentário de quem fala por tabela, será: "Não há hospitais em Moçambique? Foi evacuado para Pretoria com dinheiro do povo?" Este tipo de comentário é de quem quer, "por tabela", ser visto como alguém preocupado com as condições dos nossos hospitais e o uso do dinheiro do povo, mesmo quando ele(a) próprio(a), falta ao se emprego no estado (pago com dinheiro so povo) para ir à Neslpruit (só) para consultar nutricionista. 
O problema de comentar por tabela é que as vezes, tem efeito contraproducente e infeliz. No caso concreto da saúde do presidente Chissano... demonstra que a pessoa anda mal informada... e é insensivel. O presidente Chissano não foi evacuado para Pretoria. Ele passou mal no avião que o transportava de Gana para África do Sul onde iria participar num encontro com outros ex chefes de estado. Desde que saiu com saúde de Moçambique, para o Ghana, ele ainda não sentiu o cheiro da areia de Maputo.
Até é possível que ele, como tantos outros líderes de países não desenvolvidos, frequente - infelizmente - hospitais sul africanos em vez dos nacionais, mas não foi o caso desta vez. 
Quando ouvirem ou lerem um comentário sobre o estado de saúde de Chissano, evitem falar por tabela. Falem por boa educação mesmo... e digam apenas: "Rápidas melhoras para o sr presidente"
  • Maria De Fàtima Fato Tens toda a razao.Gosto
    13 h · Gosto
  • Mávelasse Zacarias E o "famoso Apoiado Zenaida" como pode ser chamado?
    13 h · Editado · Gosto · 4
  • Cardigo Vasconcelhos Rapidas melhoras Sr presidente.
    13 h · Gosto
  • Rafael Ricardo Dias Machalela Questionar ainda é o melhor remédio para ignorância...
    13 h · Gosto · 1
  • Tiago Tendai Chingore Thats great amiga
    12 h · Gosto
  • Gilberto Macuacua Bem falado
    12 h · Gosto
  • Marcelo Txelino Bem falado
    12 h · Gosto
  • Gomes Foloma Muitos so querem aparecer, bem haja a saude do nosso Chissano.
    12 h · Gosto
  • Leonel Andre Matavele Péssimistas só, andam desatualizados e desinformam os outros! Se no Sábado foi receber o Honoris Causa em Ghana, e Domingo já estava hospitalizado na Africa do Sul, em que momento veio a Moçambique para "levar o dinheiro do povo que está gastar"? E falam como se de um mendigo se tratasse. Ntlha
    12 h · Gosto
  • Elton Joao Manuel hospitais de mocambique ta igual a educacao escolar mocambicana
    12 h · Gosto · 1
  • Chil Emerson David Esta na moda reclamar, esta na moda bancar a preocupado com o estado da nacao, esta na moda... infelizmente!
    12 h · Gosto
  • Felito Julio Tawala E como nunca se perde oportunidade pra se provar teorias, já começo a ver "preguiças e tabelas" neste mesmo post. Kkkkkkk

    Rápidas melhoras Sr. Presidente.
    12 h · Gosto
  • Arsénio Matlombe Mávelasse Zacarias, esse é muito frequente por estas bandas. "CONCORDO MANA Zenaida Machado."
    Custa escrever algo diferente disso? Para que servem os sinónimos?
    12 h · Gosto · 1
  • Eduardo Chichava Gostei da chamada de atenção, por tabela.
    11 h · Gosto
  • André Mulungo vejo neste post alguns comentários por tabela!
    11 h · Gosto
  • Julião João Cumbane «Quando ouvirem ou lerem um comentário sobre o estado de saúde de Chissano, evitem falar por tabela. Falem por boa educação mesmo... e digam apenas: "Rápidas melhoras para o sr presidente"» (sic). 

    Zenaida Machado, exageraste por prescreveres o pensamento e a acção a indivíduos livres, dotados de liberdades de pensamento e de acção. Eu, por exemplo, estou informado sobre como o nosso ex-PR, Joaquim Chissano, parou internado no Hospital Militar de Pretória. Mas admito que se questiona a razoabilidade do nível de atenção que é dedicado pelo PR, Filipe Nyusi, e pelo Executivo moçambicano, ao estado de saúde do nosso ex-estadista, ora enfermo e a recuperar francamente, numa altura em que temos concidadãos a morrem vítimas fe ataques xenófobos no mesmo país que acolhe o nosso ex-PR, ora doente e fora de perigo. Entre enviar a Ministra de Saúde à África do Sul, para saber do estado de saúde do ex-PR, e enviar o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação ao mesmo país, levando uma mensagem do no nosso PR para o seu homólogo sul-africano, repudiando os ataques xenófobos e solicitando a responsabilização dos implicados, o que teria melhor sentido de Estado? Eis a questão, Zenaida! O que tu achas? As nossas simpatias com o ex-PR têm que ser medidas em função do momento, sob penas de sermos mal interpretados por causa de aparente irazoabilidade. É claro que eu lhe desejo ao Joaquim Chissano rápidas melhoras e bom regresso para casa. Mas as autoridades do Estado moçambicano não devem empolar a atenção a ele e supermediatizar o seu estado de saúde em detrimentos de outros assuntos de maior envergadura, porque envolvem mortes de concidadãos e sofrimento de várias famílias moçambicanas. (...).
    11 h · Gosto · 3
  • Zenaida Machado O meu post não é sobre a atenção que o estado esta a dar ao ex presidente. É sobre as especulações que se fazem a volta de um assunto que foiclaramente informado. 
    Está a sugerir um novo debate sobre a quantidade e qualidade de meios disponibilizados pra o presidente, caro Julião?
    11 h · Gosto · 1
  • Mario De Almeida Langa Joao juliao Cumbane falou tudo a respeito.
    Eu pessoalmente estou informado da crise que o mano chissa teve quando voltava do Ghana e foi a Pretoria.
    O chato e a insesibilidade do nosso governo para com os concidadaos a morrerem em Durban.
    A ministra da saude pode viajar sim mas precisamos de seguranca para nossos irmaos
    temo de accao e nao discursos.
    11 h · Gosto · 1
  • Jose Da Costa Zenaida Machado, confesso que adoro apreciar as tuas publicações, porque dão-me a conhecer um pouco o vosso Moçambique. Bem haja querida amiga virtual
    11 h · Gosto
  • Egidio Canuma Com a tua permissao, vou partilhar para ver se ganho uns "likes" por tabela.
    10 h · Gosto · 4
  • Dino Foi Tufa.
    10 h · Gosto · 1
  • Dércio Ernesto Quando leio isso, só me lembro do meu amigo Boa Matule.
    10 h · Gosto
  • Fernando Costa Eu não entendo... Se JC estivesse em Pretoria sem acompanhamento do Governo, criticavam. Como o governo enviou a Pretoria um seu representante, criticam...!
    Não entendem que quem governa tem de tomar decisões? Que essas decisões jamais serão consensuais?
    10 h · Gosto · 1
  • Jorge Ferreira O que é que a Ministra da Saúde,vai lá fazer?
    10 h · Gosto · 1
  • Guido Armindo Raposo Gary Ha mentes que necessitam de uma reciclagem imediata...
    10 h · Gosto
  • Fernando Costa Como representante do Governo e médica, inteirar-se pessoalmente do estado de saúde de um ex presidente da república...
    Simples e justificável!
    10 h · Gosto · 3
  • Jorge Ferreira Fernando,não me faças rir.
    10 h · Gosto · 2
  • Jorge Ferreira Para saber isso,basta pedir relatórios diários.
    10 h · Gosto · 2
  • Fernando Costa Não foi essa a intenção. ..
    10 h · Gosto
  • Sic Spirou likes likes.. eheh.
    10 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Zenaida, as «especulações» que são objecto do teu 'post' estão ligadas com o excesso de atenção que o PR e o Executivo moçambicanos estão a dar ao ex-PR, e isso no mesmo momento em que temos concidadãos a morrer naquele país. Não houve envio de nenhum alto dignitário do Governo para levar a nossa mensagem clara do nosso PR, Filipe Nyusi, solidarizando-se com os nossos concidadãos e de condenando os actos violentos contra imigrantes africanos na África do Sul, directamente ao Presidente Zuma. Estamos a falar daquilo só a partir do nosso próprio quintal. Por que será?! O Fazenda está fazer-se sozinho como pode na RSA, a braços com a situação difícil em que lá vivem nossos concidadão despojados dos seus haveres de acampados em tendas, e as nossas autoridades emitindo comunicados sobre o envio da Ministra da Saúde para ir saber do estado de saúde do ex-PR. Por que o PR não enviou o Oldemiro Baloi à RSA com uma mensagem para o Presidente Jay Zuma?!... Estamos juntos, Zenaida?... Eu acho que alguma coisa não está bem aqui... (...).
    9 h · Gosto
  • Zenaida Machado Ok. Vamos por partes… 
    Parte 1: “as especulações que são objecto do teu 'post' estão ligadas com o excesso de atenção que o PR e o Executivo moçambicanos estão a dar ao ex-PR” - Esta é tua presunção. Não me parece que toda gente que esteja a especular...Ver mais
    9 h · Gosto · 2
  • Zenaida Machado Oh Jorge… Eu não estava a falar consigo. Entretanto, devo alerta-lo para o facto de este ser o meu mural. Você veio aqui de livre e espontânea vontade. Você vai ler o que eu escrevo, mesmo que não goste – da mesma forma que eu leio o que você escreve, mesmo não concordando. Nunca mais, nem de brincadeira, volte a aconselhar-me a não comentar mais onde eu tenho o meu direito até de ser imbecil. Sobre o cidadão Chissano… Eu não sei se lá em Portugal - que você tem tanto receio Moçambique se torne igual - o ex-presidente é um cidadão normal. Em Moçambique não é. Os pais e as leis e normas são diferentes. Espero que saiba isso…e respeite também… Sobre os meus comentários – Você não faz parte da minha lista de amigos no FB… Não sei se reparou. Se veio comentar neste post, foi “por tabela” – porque amigos seus vieram e você viu os posts públicos. Se os seus amigos não tiveram vontade de comentar nos outros posts, é problema deles e seu que perdeu a oportunidade de lê-los. Eu não tenho o dveer de ir alerta-lo cada vez que faço um post. Ou tenho?
    9 h · Gosto · 4
  • Sic Spirou eheh um post que chama atencao sobre uma mania, penso que nao so de mocambicanos, mas acredito de um pouco por todo lado deste mundo... na verdade fica dificil por balizas e ou fronteiras em assuntos do genero, vai dai eh muito facil extravasar o que se postou/ou quis transmitir-se no mesmo.
    9 h · Gosto
  • Jorge Ferreira E fico por aqui.
    9 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Zenaida Machado, o PR (Filipe Nyusi) representa todos os cidadãos moçambicanos, onde quer que estejam… Joaquim Chissano é um cidadão que neste momento não está de boa saúde, mas está a recuperar francamente… O assunto já foi noticiado e os moçambicanos informados sabem sobre... São estes mesmos moçambicanos "informados" que questionam o envio da Ministra da Saúde para se inteira de perto do estado de saúde de Joaquim Chissano na RSA e não para se inteirar, também de perto, da situação dos moçambicanos vítimas da xenofobia. O que está difícil entender aqui?! Por que dois pesos e duas medida?!...
    9 h · Editado · Gosto
  • Zenaida Machado Caro Jorge, se não consegue deixar as suas emoções de lado e comentar o teor do post com um pouco de humildade e respeito pelas opiniões dos outros, a porta da rua é serventia da casa… Tenha um bom dia!
    9 h · Gosto
  • Sic Spirou Cumbane hoje estas a escrever coisas com pernas tronco e membros.. eheheheh mas no lugar errado,,,, annway parabens!!
    9 h · Gosto · 1
  • Zenaida Machado Nao respondeu aos meus pontos Julião João. Nao me force a discutir um assunto que eu nao comecei. Se quer que eu discuta consigo, comece por responder as minhas preocupacoes... O meu post nao eh sobre o envio da ministra. Eh isso que voce pretende discutir? O que eh que esta errado para si? A ida da ministra ou nao ida do ministro Baloi?
    9 h · Gosto · 1
  • Zenaida Machado * Porque dois dois pesos e duas medidas eu nao sei. Essa pergunta eh para quem tem o dever de responder. Eu desconheco os motivos que fizeram um ministro nao ir...e outro ir. Ocorre-lhe a possibilidade de um deles gostar de cumprir a risca, as suas tarefas?
    9 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Já respondi todas as tuas perguntas, Zenaida, e substantivamente! Se não queres ver o ponto, não veja. És bastante inteligente para teres entendido claramente o meu ponto. Eu não disse o que não disse! Reitero que os comentários que criticas no teu 'post' têm uma ligação com o assunto que vês diferente, nomeadamente o envio da Ministra da Saúde para visitar o ex-PR Joaquim Chissano na RSA, na mesma altura em que temos naquele país concidadãos acampados em centros cujas condições sanitárias e o estado de saúde dos acampados ninguém se interessou por averiguar com a mesma preocupação. Para o PR em funções, não há cidadãos especiais! Pelo menos a nossa Constituição não prevê dois pesos para duas medidas por parte do PR!
    9 h · Gosto · 1
  • Zenaida Machado Ainda não me respondeu se acha errado o facto de a ministra ter ido à Pretoria ou o facto de o ministro não ter ido….
    Oficialmente, isto foi o que o governo fez pelas vítimas da xenofobia:
    Criação de uma Comissão de Trabalho Interministerial/ interinstitucional composta por:
    Ministerio de Negócios Estrangeiros e Cooperação...
    Ministério do Interior
    Ministério da Defesa Nacional
    Ministério de Transporte e Comunicações 
    Ministério da Saúde
    INGC
    Criaçao de um posto de acomodação transitório com:
    Tendas para abrigo
    Cobertores
    Refeição quente no local de acomodação e um kit de alimentos para viagem, para aqueles que devem seguir as Províncias e aos Distritos
    Água Potável
    redes mosquiteiras
    Posto de Saúde (observação médica)
    Posto Policial (Garantia de segurança e documentação para quem não possua com vista a continuar viagem)
    Transporte desde África do sul até a porta da casa dos nossos irmãos, particularmente aqueles que se deslocam para as Províncias e seguidamente para os Distritos 
    Isto, segundo o primeiro-ministro.
    Portanto, não é verdade que não tenha feito nada. Pode ser verdade que não esteja de acordo com as expectativas. O que eu tenho dificuldades em perceber – mesmo sendo inteligente – é porque é que a acção da ministra que zela pela saúde, deve ter em conta a acção do ministro que olha pelos moçambicanos na diáspora...
    9 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane «Portanto, não é verdade que não tenha feito nada.» E quem disse isto, Zenaida Machado?! Eu não! Agora, diz-me lá se algum Ministro sabe por observação directa o que se está a passar com as vítimas de xenofobia nos centros de acolhimento/transito. A Ministra da Saúde já visitou esses centros?!... Temos representação diplomática na África do Sul. Se o assunto das vítimas da xenofobia (entre as quais há mortes e traumas!) está sendo tratado ao nível diplomático, assim também podia ser tratado o caso do ex-PR! Por que não? Enviar um governante para visitar o ex-PR, em convalescença, e não para se inteirar do assunto das vítimas da xenofobia, é uma questão de «dois pesos e duas medidas», e isso o PR não deve fazer; a Constituição não lhe permite!
    8 h · Gosto
  • Serrote Madeira O mundo so gosta de "pessoas que tem abitos de falar por preguica" o contrario ficam nervosas e procuram saber o seu ponto de dependencia para com eles para te prejudicar. Se a sua nomeacao para um cargo tem uma dependencia para com eles, vao te destituir e se es amigo no facebook, podem te bloquear... LONGA VIDA AO "COMANDANDE EM CHEFE" CHISSANO, ALBERTO JOAQUIM.
    8 h · Gosto
  • Zenaida Machado Nao sei se a ministra nao visitou os campos Julião João. Presumo que ela tenha tido o bom senso de o fazer, antes de ir a Pretoria exercer outra das suas funcoes: Inteirar-se pessoalmente da saude do ex-presidente. Estar de convalescenca eh a versao oficial, mas vai concordar comigo que ele esta de convalescenca ha um tempo extraordinariamente longo... Eu concordo que nao deva existir dois pesos e duas medidas. O que discordo eh que um ministro deva reduzir a sua velocidade para andar ao ritmo do outro e vice versa. A comissao instalada pelo governo, tem um lider. Eh importante perceber porque eh que esse lider nao foi a Pretoria... Sera que foi e nao sabemos? Sera que esta doente? Sera que nao viu necessidade de o faz#er? Sera que decidiu delegar a tarefa a outro?
    8 h · Gosto · 1
  • Herculano Coroado Eu rendo a minha homenagem a ti Zenaida Machado, uma mulher africana e moçambicana e batalhadora e imigrante, sendo bem sucedida fora de Moçambique. Muitos não têm tido a mesma sorte, embora tenham reconhecido talento e potencial. Tudo por estarem no lugar errado. Os meus pêsames às famílias moçambicanas enlutadas, após a pouca vergonha que vimos ocorrer na África do Sul.
    8 h · Editado · Gosto · 1
  • Zenaida Machado Eu nao sou imigrante... Sou expat   
    8 h · Gosto · 3
  • Zenaida Machado *Piada de lado... a situacao na Africa do Sul eh lamentavel e triste. Eu espero que o sacrificio dos africanos seja, mais uma vez, util ao povo sul africano. Ao menos nao se poderao queixar de nunca terem sido ajudados...
    8 h · Gosto · 2
  • Eurice Agnella Deixa-me perguntar-te por preguiça: o que e ser expat?
    7 h · Gosto
  • Eurice Agnella Obrigada.
    7 h · Gosto
  • Fernando Costa hahahah... Z. .. tu não existes. ..
    6 h · Gosto · 1