terça-feira, 11 de outubro de 2016

O CAÇADOR MORRE COM A SUA ARMA

O CAÇADOR MORRE COM A SUA ARMA
CAÇADORO (LEIA, CAÇADOR) ANAFA NA NFUTI YATCHE (provérbio Chi-sena)
Fico pasmado pela forma como a minha sociedade é campeã em molestar-se a si mesma e pela competente forma de como em situações de crise, é a primeira a afundar-se, destruindo quaisquer possibilidades de solução. Comecemos pela recente morte do antigo deputado Jeremias Pondeca:
FACTOS
1. Jeremias Pondeca foi encontrado morto na Morgue do Hospital Central de Maputo
2. Foi a PRM quem afirmou ter recolhido o corpo da praia ou imediações da Costa do Sol tendo-o depositado na Morgue
3. Os familiares afirmaram que ele saira de manhã para habituais ginásticas matinais de onde não regressou.
4. Os familiares aperceberam-se do ocorrido no dia seguinte.
5. Os resultados da autópsia são desconhecidos.
NÃO-FACTOS OU O QUE NÃO SE CONFIRMOU
1. Não ficou confirmado que o finado foi agredido onde a PRM afirmou tê-lo encontrado morto
2. Não ficou confirmado que o finado fora morto a tiro no local
3. Não está confirmado se o finado foi morto na manhã, durante as suas ginásticas matinais, ou a noite ou na manhã que a PRM o encontrou morto
4. Não ficou claro como a PRM ficou informada da existência do corpo lá na praia.
Mas porque somos tão bons em concluir, já temos uma história completa e que “faz sentido” para contar:
“Jeremias Pondeca saiu de manhã para as suas habituais ginásticas matinais de onde encontrou-se com os seus algozes que o balearam na cabeça e abdómen, tendo-o abandonado no local do crime. A PRM só veio descobrir um corpo desconhecido no dia seguinte, tendo o recolhido para a Morgue do Hospital Central. Quem matou Jeremias Pondeca fora os habituais Esquadrões da Morte”.
E como que ainda a confirmar, durante a conferência de imprensa os jornalistas perguntam ao Ministro do Interior onde “estão os membros do Esquadrão da Morte que mataram Jeremias Pondeca”. O que não conseguimos reconhecer é que são mais de 24 horas sem explicação, ou seja, desde o tempo que a família o viu a sair até o momento que confirmaram a sua morte.
O que pretendo lamentar com este pequeno post é simples: as nossas conclusões precipitadas, às vezes contribuem para a distorção das investigações e acabamos perdendo a oportunidade de sabermos mais. A própria PRM, porque descredibilizada, já nem é desafiada a provar o contrário. Recentemente a PRM apresentou alguns elementos acusados de terem baleado o Procurador Vilanculos. Muito antes, a PRM apresentou os algozes do Juiz Silica e tantos outros. Apesar de o maior desafio ser o de encontrar os mandantes, a minha sociedade parece gostar exatamente de tais crises, na medida em que tais atos servem para fortalecer a sua crença de que estamos num país das bananas. Até pode ser, só que nos esquecemos que nós é que somos os tais grandes agricultores das bananas.
A nossa apetência em querer politizar os assuntos, podem minar os resultados – e quase sempre minou. Esta sociedade amante da permanente catarse, esquecemo-nos que neste mundo existem malfeitores, que mesmo antes da emergência dos tais “esquadrões da morte” mataram, sequestraram e balearam pessoas. E, de ambos lados dos partidos políticos, já morreram pessoas cujas causas são até hoje desconhecidas: Mabote, Maguni, Zumbire de um lado e Milaco do outro. Não se conhecem as causas muito menos os seus autores foram identificados. Mas porque quiseram politiza-lo, grande parte dos casos não conhecem desfecho em parte porque somos a maioria, desatentos e fazemos pouco para buscar um maior entendimento sobre os fenómenos que dizemos compreender e baseamo-nos em quase tudo no princípio supersticioso segundo o qual, o caçador morre com a sua arma:
· Se é político da oposição a morrer, logo, são esquadrões da morte (mas os esquadrões da morte, se existem, não matam os da Frelimo, insinuando que são por este coordenados)
· Se for um bancário, são dívidas (ele não pode acidentalmente ser assaltado)
· Se for um político da Frelimo, estão a matar-se entre eles (mas na Renamo não se matam entre eles, nem no MDM!)
· Se for um músico a morrer doente, é SIDA (ele não pode morrer de cancro, pois viamo-lo em múltiplas relações amorosas)
· Se for um empresário a ser baleado, são dívidas ou rivalidade entre grupos (não pode ser confundido)
· Se forem desconhecidos encontrados mortos, são bandidos mortos pela Polícia (execução sumária e nunca rivalidade)
· Se forem forem jornalistas, é o silenciamento das vozes (mas o jornalista nunca pode ter participado em atos criminosos, endividar-se, fazer parte de quadrilha de assaltantes. A propósito, quantos homens da lei e ordem foram apresentados como fazendo parte de quadrilhas).
Até porque pode tudo isso ser verdade. Porém, o problema é que não partimos para passos subsequentes para além da cómoda acusação, a princípio, conspiratória: todos sabemos do que se trata.
· Ora, se todos sabemos do que se trata, porquê não agimos?
Por falar dos esquadrões da morte, por exemplo, a única vez que vimos uma tal descrição foi através dos jornais @verdade e Canal de Moçambique, por intermédio de uma suposta entrevista de um dos supostos membros. O que aconteceu depois disto? Pura e simplesmente todos acreditaram ser verdade e o resto passou a justificar-se automáticamente.
1. O que o Parlamento fez?
2. O que os deputados da Renamo, MDM ou Frelimo fizeram?
a. Questionaram a PGR, PRM ou outra entidade?
b. Exigiram uma comissão de inquérito para investigar a alegada existência ou não destes esquadrões? É o que acontece noutros países. Uma informação séria como esta não podia passar despercebido.
3. Houve ou não seguimento por parte dos ofendidos no processo?
a. O que sabemos mais?
b. A imprensa deu seguimento à outros casos? Porquê (SIM/Não)
Portanto, não aconteceu nada, não porque as pessoas que deveriam ter feito isso não fossem capazes. É porque os que deveriam fazer sentem-se confortáveis que assim seja; que o povo fique por este mito.
a. A oposição não faz mais nada porque quer que os cidadãos acreditem que é o governo da Frelimo que está a perseguir os opositores
b. A Frelimo não faz porque a princípio não está encorajada a fazer mais do que tem feito, que é governar o Estado e a sociedade em moldes que a permita renovar-se e reforçar-se. Com a sensação de culpa na cabeça, acreditam que a impunidade é sua, já que controla tudo.
c. A PGR, com tantos outros assuntos por tratar vai depender do estímulo externo para avançar algumas investigações
d. O Parlamento entanto que tal, fica de braços cruzados a espera de iniciativas.
E se me perguntarem quem será o próximo a minha resposta é clara: qualquer um de nós pode morrer a qualquer momento por qualquer pessoa, já que temos identificado um grupo sobre o qual todos acreditam. Esquadrões de morte. Somos todos, membros do Esquadrão da Morte na medida em que:
1. Acreditamos piamente nesta fábula, sem nunca querer conhecer a sua identidade
2. Não admitimos outras possibilidades, por isso somos impacientes em investigar ou demandar a ivnestigação até o fim
3. Não acreditamos nem desafiamos as nossas instituições.
A forma mais fácil de matar a notícia, de matar a investigação e de matar as pessoas é explicando o fenómeno com algo sobre a qual a maioria crê e tudo o resto fará sentido. Isto os mais inocentes assassinos e oportunistas sabem qual é o melhor momento para agir.

Comments


1
Francisco Moises said in reply to niconava...
A sua reaçao a Egideo Vaz é dura, mas muito dentro do raciocinio e razoavel. Nao ha duvida que este senhor se esconde por detras de palavras para assegurar a sua posiçao. Obviamente, nao esta no seu interesse ser duro com a Frelimo.
E ele sabe muito bem quais sao os perigos. Basta ver como ele da rodeios e tenta mesmo dizer que nao ha esquadroes da morte em Moçambique e que so duas fontes falaram disto. So duas fontes.... Nem é questao de duas fontes. É questao de que ha esquadroes da morte que abatem muita gente. O caso do Afonso Dhlakama em Manica, caso de valas comuns, muitos homens da Renamo que sao abatidos. E este senhor faz rodeios ao ponto mesmo de defender a Frelimo e de dizer que tudo é culpa dos rumores.
Ele diz que as pessoas julgam antes de darem instituiçoes competentes tempo para investigar. Que ideia rata e barata. Porque é que a policia nunca disse nada sobre os ataques contra Dhlakama que é o chefe da oposiçao, portanto um homem muito importante.
Este senhor nunca me impressionou. Vi-o ja na STV a fazer os mesmos rodeios para nao ofender a Frelimo principalmente.

2
nicolau said in reply to Francisco Moises...
Lamentavelmente noto que o Sr Francisco Moisés, leu e não entendeu a ideia do Sr Egidio Vaz, deixando claro e a olho nu o ataque pessoal.
Sr Francisco leia e entenda a ideia do Vaz e não a se concentre apenas em ataques pessoais contra este individuo.

3
niconava said...
unicas pessoas seguras neste pais sao patetas e parvos como voce Egidio Vaz, pessoas com raciocinio alinhado e limitado. na tua lista de vitimas nao constam cistac, siba siba macuacua, Bissopo,Macuaine etcc.. primeiro quero acreditar mesmo que o senhor e doutorado em ciencias politicas,ciencia nao natural. segundo gostaria de ler um livro da sua autoria para acreditar nas suas capacidades para nao cair nas conclusoes de tratar-se dos muitos formados como fruto de passagens automaticas para satistafaçao de indicadores do apos a independencia para agradar aos parceiros e amigos por ai. a quem cabe afinal investigar os crimes? quantos denunciantes ou queixosos levaram tiros durante as eleiçoes por terem denunciado acçoes injustas dos representantes do partido no poder? foi morto um musico em Quelimane pelos guardas do governador em plena luz do sol duarante as celebraçoes da vitoria do MDM, de que avanços se sabe? aprendi da historia que o sr Chipande foi o homem do primeiro tiro, hoje apartir dele mesmo ouvimos outra versao e dai?
o senhor nao entedeu ainda o problema do pais? dividas e o partido no poder recusa-se a aceitar uma auditoria, vala comum o governo recusa-se a ceitar uma comissao das naçaoes unidas mais o que seu doctor burro.
pena de ti, o tempo julgara a todos nos


4
Nao ha duvida que Egideo Vaz consegue brincar com a lingua e dar rodeios para se locar no meio para nao ofender a Frelimo nem outros. Uma boa jogada que no fim e ao cabo torna-o de pensador barato. o cenario que ele criou ou pintou, parece ser muito ideal, mas no fim e ao cabo nao é ideal visto que MOçambique nao cabe nele.
A verdade é que o regime da Frelimo e as suas instituiçoes nao sao funcionais pelo que nunca investigam coisas e trazem as verdades a superficie visto que muitos males sao cometido pelo regime. E foi sempre assim. Onde o regime nao explica nada, ai abre a porta para os boatos e rumores que no caso especifo de Moçambique acertam em cheio.
Todos males sao o feito da manguçada da Frelimo. Deriva da sua incapacidade de administrar o pais.
A Frelimo nunca explicou as circunstancias da morte do Filipe Magaia, embora se saiba visto que o homem que o abateu foi preso por guerrilheiros no lugar onde o abateu e o entregaram aos tanzanianos e depois ele revelou a razao porque ele tinha abatido Magaia, esta sendo que tinha sido instrumentalisado por Mondlane, Uria Simango, Samora Machel e os outros gangsters da liderança da Frelimo. Esta verdade nao veio da Frelimo que disse que Magaia tinha morrido ao tombar num encontro com soldados portugueses. Uma mentira que a Frelimo veiculou por escrito em Dar es Salaam.
Depois veio a morte do Mondlane, do Machel que a frelimo atribuiu aos portugueses e dos politicos de Mitelela que que Sérgio Vieira disse que morreram num ataque da Renamo ao campo onde eles estiveram enqaunto foi ele que dirigiu a chacina e a Renamo nao tinha atingido Niassa em 1977. E a Frelimo nunca revela nada.
Sera que Vaz quer negar que Moçambique nao é uma republica das bananas. Se tal uma republica das bananas existe, o Moçambique da frelimo é o exemplo classico e por excelencia por ter lideres gatunos, esquadroes da morte que ele tenta dizer que nao existem ou existem, exercito partidario, policia nao funcional que é tal qual como os tonton macoutes do regime do François Papa Doc Duvalier de Haiti e cidadaos sem direitos. E por cima uma oposiçao dirigida por um louco.
E é obviamente produtor de bananas. Republica das bananas refere-se a paises do terceiro mundo sob ditaduras como Moçambique onde nada funciona e a insanidade daqueles que exercem o poder é a regra do dia.

5
umBhalane said...
"Afinale"
1 - Jeremias Pondeca foi encontrado morto na Morgue do Hospital Central de Maputo!!!
ou
a PRM o encontrou morto??? (suposta e alegadamente numa/na praia).
Uma coisa é uma coisa, outra coisa já é outra coisa.

Os familiares afirmaram que ele saira de manhã para habituais ginásticas matinais de onde não regressou.
Os familiares aperceberam-se do ocorrido no dia seguinte.

Muito estranhos estes factos.

O malogrado saiu de manha para se ginasticar, o que fazia com regularidade - tinha/teria, certamente, rotinas estabelecidas - almoçava?, lanchava?, jantava? JUNTO com a família.
Dormia em casa???
Estou já no supônhamos.
Mal que pergunte - como é que a família SÓ se apercebeu "do ocorrido no dia seguinte".

ESTRANHO, bué de estranho.

Uma coisa é certa, certamente.
Já que a PRM fez saber que:
"Foi a PRM quem afirmou ter recolhido o corpo da praia ou imediações da Costa do Sol tendo-o depositado na Morgue"

Ora, para a PRM o depositar na Morgue, suponho que o malogrado JÁ estaria morto.

Esta é a grande certeza que TODOS têm/temos.

Na luta do povo ninguém cansa.

FUNGULANI MASSO
LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE

A LUTA É CONTÍNUA

6
Frank said...
Sr. Egídio Vaz,
Por favor seja honesto. Em vez de estar a dar voltas sobre o mesmo assunto, sugiro que vá directo ao assunto dizendo a verdade única que é: O sr. Basílio Monteiro é o chefe dos esquadrões da morte da Frelimo e que o assassinato do sr. Jeremias Pondenca foi encomendado pela comissão política da Frelimo.

7
CAÇADORO (LEIA, CAÇADOR) ANAFA NA NFUTI YATCHE (provérbio Chi-sena) traduzido com o caçador morre com a sua arma.
Duas coisas nao catolicas com a maneira como o adagio foi tratado. Para a palavra o caçador nao é preciso angariar uma palavra portuguesa visto que o Sena tem a sua propria palavra para caçador que é Nyakusodza (de kusodza para dizer caçar). O adagio devia ser NYAKUSODZA ASAFA NA NFUTI YATCHE (transliteraçao a inglesa) ou Nhacusodza asafa na nfuti iatche (transliteation sena-portuguesa).
A dificuldade de escrever numa lingua indigena como o sena e todas as outras africanas e que estas linguas sao orais e nao escritas como o francês principalmente que se escreve da mesma maneira como decidida pela academia francesa no século 17. O inglês ja é pouco diferente visto que ha palavras que os americanos escrevem diferentemente dos britanicos. O mesmo com o português havendo palavras que os portugueses escrevem diferentemente dos brasileiros.
A rendiçao do adagio como "o caçador morre com a sua arma nao bate bem." Implicito no adagio sena é o suicidio e nao a bravura. O adagio deve ser traduzido como O CAÇADOR MORRE DA SUA ARMA. Se se tratasse de bravura, o adagio seria Nyakusodza asafa na nfuti yatche m'mandja (o caçador morre de arma na mao).
É possivel que eu esteja errado. Qualquer mestre que vive com a lingua pode me corrigir desde que ja nao vivo com esta lingua que ainda nao esqueci para viver com a lingua inglesa, uma lingua dos imperialistas, segundo a Frelimo e para onde os terroristas da Frelimo me empurraram.

A traduçao dada no titulo em portug

8
Boa tarde Moçambique
O Académico que sempre esperei ver e ouvir e este, o Dr. Vaz, quando se despe das bandeiras tribalistas vira um sabujo de se lhe tirar o chapéu tal contundência de análise fundamentada e argumentada de forma sóbria e responsável elucida e alimenta a sede de elevar a moçambicanidade para níveis de maior responsabilidade e cidadania.
Eu gosto dos pensam fora da caixa, obrigado Dr. Vaz, confesso que também sou um dos que não fez nada, seja por medo e ou bloqueio institucional a verdade e que ate hoje ainda não ganhei coragem para frontalmente apontar o dedo a BICHO a luz do Sol, apesar de eu a consciência de que todos conhecemos o BICHO.
Bem haja a pensadores como o senhor
Khanga Hanha Muzai


Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Ta tapando Sol com Peneira Doctor!
86 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Você levou menos tempo a ler que eu. Eu escrevi este texto levo mais tempo a ler que você? Duvido que tenha entendido.
96 h
Tesoura Júlio Tuboy
Tesoura Júlio Tuboy Kkkkkk....levou menos tempo nem...kkkk
26 h
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Este de Producoes quer que todos elementos da PRM em Maputo tenham imagens e contornos das caras dos membros do conselho do Estado? porque? sera que ele seria capaz em poucos minutos reconhecer a cara de um velho morto e ensanguentado? convenhamos pa
Reinaldo Munguambe
Reinaldo Munguambe Grande texto! Desta vez me convenceste!!!
16 h
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Como Policia não Conhece Um Membro do Conselho de Estado?.....Nao reconhece a Viatura?.....Tiraram o Corpo precipitamente sem presença de médico legista porquê?.....foram chamados os elementos da Pic ou técnicos Balisticos para inspensionar e começar as Investigações no Local?
166 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Existem até ministros que não conhecem todos membros do conselho do estado. A coisa mais fácil que existe é um polícia não conhecer até o secretário permanente do seu ministério. É grave mas real. Há muita coisa desconhecida e muitos falam coisas que não sabem. Corri uma pesquisa aqui para saber o que as pessoas entendiam por ala dura da Frelimo ou Renamo. O resultado foi uma desgraça. O resto das suas perguntas tem resposta. Procure saber.
36 h
Zimba JC
Zimba JC Com todo o respeito mas a questão fundamental é " como o corpo foi precipitadamente retirado sem a presença de médico legista? Porque não foram chamados os elementos da PIC ou técnicos Balisticos para inspensionar e começar as Investigações no Local? Se esses são os procedimentos basicos que são do nosso conhecimento DO MAIS COMÚM DOS CIDADÃOS, NÓS O POVO.
44 hEditado
Isaac Sitoe Jr.
Isaac Sitoe Jr. Existem filhos do mesmo pai que nao se conhecem . Imagina os policias conhecerem os membros do conselho de estado.
34 h
De Barros Massikine
De Barros Massikine Risos. O texto tem muita lógica e um Tpc para uma boa reflexão. Mas é incrível, perdemos nossos irmãos nas mesmas circunstâncias e para tirar o corpo a Polícia leva uma eternidade. Mas do Pondeca foi num piscar de olho. Estranho não acha dr. Egidio Vaz?
13 h
Onessimo Carlos
Onessimo Carlos A policia coreu pa la para limpar as cenas do crime
12 h
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Vamos ao Básico antes de nos desviar das "conotações " Políticas Doutor
36 h
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Há que darmos aso ao beneficio da duvida.
16 h
Edson Chichongue
Edson Chichongue Texto muito lúcido Egidio Vaz, isto chama—se atitude filosófica (Agir guiado pela racio), o que falta em muitos irmãos nossos. Circle Langa e Mendes Mutenda venham ler este texto.
Cofe Emanuel Vilanculos
Cofe Emanuel Vilanculos ESQUADRÕES DA MORTE CENAS DA SETIMA ARTE
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia Afinal a quem cabe investigar? A sociedade? A quem cabe apanhar os autores desses crimes horrendos? A sociedade? A quem cabe desconstruir a teoria dos esquadrões da morte? A sociedade? Vallha-me deus!!!
156 hEditado
Tocova Amisse
Tocova Amisse Mano ja ti descobrimos q vce é um panto. Se chouve vamos semear arroz se seca vamos caçar ratasanas. Afrelimo é mandante dsas matanças.
26 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Então leve-a ao tribunal meu caro. Não podemos viver na impunidade. Pode fazer isso? Eu irei apoiar-te. Mas antes, exponha toda podridão aos órgãos da justiça, com factos. Ou apresente-me o teu roteiro de mudança.
26 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Se continuares desorganizado, vais morrer também e aí pensarás que são esquadrões da morte. Mas esquadrões da morte tem a lista de quantos e quem são? Como fazem para identificar as suas vítimas? O que estas vítimas fizeram para constarem na lista, etc, etc...seja sério. Eu sou sério. Falo o que penso e esgrimo argumentos. Cabe a si aceita-Los ou não, também com argumentos. Leia o texto com humildade e aprenda alguma coisa.
46 h
Tocova Amisse
Tocova Amisse Kkkkkkk, parece q amorte é dono de quem dz. Tens muita razao mano é isso q queria saber, afinal defendemos oq neste pais. Calam se as vozes e a verdade um dia se revela. Temos q deixar de ser pantanos. Se é pra dzer a verdade vamos, se é para indimitar nao se sabe qm sera o primeiro. Hass bunallah wa niimal waquilo.
15 h
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo De facto Egidio, não podemos forçar as coisas a serem o que nós queremos por conveniência. Pessoalmente não entendo porquê o Jeremias Pondeca devia ser morto por razões politicas. Houve tempos que este cidadão tinha intervençoes muito "caústicas" e não agora. Se de facto a sua morte foi por motivaçoes politicas, então o seu executor é muito burro.
25 h
Isaac Sitoe Jr.
Isaac Sitoe Jr. Pondeca ja nao tinha nenhum protagonismo politico de relevo. Houve alturas em que o finado era o campeao do insulto n AR a par do Boavida mas esse galardao agora foi entregue ao Muxanga. A anos atras o finado vinha reclamando de estar a ser politicamente combatido dentro da renamo. Seria interesante buscarmos os jornais desaa epoca. 

Quem sai a perder com o surgimento d pondeca na renamo???
Caula Manuel
Caula Manuel Elísio Nhantumbo ajustes de contas, ódios passados. A frelimo desde a Nachingwea faz isso, se escapou hoje amanha é na certa. Mesmo entre camaradas.
13 h
Amilcar Vera-Cruz López
Amilcar Vera-Cruz López Doutor eu tive o tempo de ler por completo o post: Concordo com alguns pontos, no que tange a atribuição dos crimes. Mas uma coisa fiquei sem perceber. O doutor realmente faz nos crer que a morte desse senhor tenha motivos extra-politicos?
26 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não. Creio em nada. Também irei estudar, tentar perceber todas as nuances e possibilidades, ouvir a polícia. Não usarei o nome de Pondeca para me elevar. Não usarei a dor alheia para me promover.
15 h
Amilcar Vera-Cruz López
Amilcar Vera-Cruz López Doutor por um lado concordo contigo quando o povo atribui sistematicamente a causa dos crimes. O povo não reage desse jeito por causa da incompetencia da policia em encontrar os criminosos.
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Egidio Vaz uma pergunta ou análise que não fazemos é se realmente o Jeremias Pondeca constituia um encomodo a FRELIMO. Não creio que sua morte tenha motivações politicas, pois não vislumbro ganhos para a FRELIMO com a morte deste cidadão. E como se diz por ai, perdemos tempo com falsos problemas enquanto os reais se avolumam.
Reinaldo Munguambe
Reinaldo Munguambe Não apoio nenhuma das alas mas pelo ambiente político turvo que se actualmente, qualquer morte as pessoas vão correr para responsabilizar o partido no poder. Verdade ou não, nos dias de hoje, isso pouco interessa.
Hélder Bata
Hélder Bata Estou de acordo, tentei dizer algo assim a um grupo de amigos e quase me lincharam. Não é fácil argumentar com pessoas que não gostam de raciocínio. Estamos a fazer mal ao país e a nós mesmo.
25 hEditado
Emidio Beula
Emidio Beula Alguns comentários confirmam o que críticas no teu texto... Profundas palavras, as tuas!
15 h
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis A diferenca entre Mocambique e Filipinas no contexto de mortes sumarias (esquadroes da morte) é que nas Filipinas clama-se o combate a droga e em Mocambique clama-se a luta pela defesa dos que passam acima do estado (povo).
35 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Enquanto nas Filipinas combate drogas,nós cá em Moz. temos que combater os drogados defensores dos assassinos e ladrões escondidos no governo.
44 h
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Existe muita dúvida por aí... Testemunhas entrevista falam, viatura Run X, 04 homens no seu interior...e atacaram e balearam, Massango Foi batido, o outro Senhor do PONTO DE VISTA comentador Docente foi batido com recados... Em política tudo possível
25 h
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes A nossa base de crimilizada muito baseada em emoção, momentos, crime p viver ocasião.... Única série forte de crime que tem um percurso bem articulado e ramificado sao sequestros ... Então acusar sem provas dificil
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Mais o triste é grave quem mata está no fresco, as vítimas mortas e famílias carregam a dor e terror p vida toda.... São muito casos desde 1994 após eleições... Mais o pior momento esse 2004 a sequência maior
15 h
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Paulo Machava? cistac? sílica, Vilanculos ?Muito outros nenhum caso revelado os mandantes e dão pistas e assuntos de imediato... Ai STV diz k PONDECA trocou mimos na sala de debate da PAZ tal comissão mistas... Então mais uma vez a portas fechadas andam a brincar de mimos E no final aparecem mortes....
25 h
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Paz a sua ALMA.... o certo que vivemos numa sociedade de Medo.... Crimes, burlas, roubos é demais nada feito.... Mais de 10 homens assaltam em BOANE a maior parte armado .... Nada se fala e se diz.... Tem relato e vítimas... MOÇAMBIQUE pobre, triste, humilhado pela ganância dos seus cidadãos...
35 h
Abel Zico
Abel Zico Até a pouco tempo o caro Doutorissimo Egidio Vaz era também uma das pessoas que tirava "conclusões precipitadas" de muitos assuntos e procurava sempre sustentar... Ja ganhou consciência? A que se deve? Mudar é sempre positivo, e reconhecer que sempre andou "errado" também. Estão de Parabens os que conseguiram esse desiderato com o carrissimo Doutorissimo...
45 h
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Abel Zico a visão do Doutor Egidio Vaz imediata esse ponto de calma.... Não podes picar as feras directamente.... A qualquer momento tudo pode acontecer.... Então o optimismo é péssimo dele , a dúvida é o texto fácil mudança de visão, opinião.... Força caro Egidio
Egidio Vaz
Egidio Vaz Abel, pesquise bem as minha opiniões. Nunca foram baseadas em mentiras, senão-comum e fofoca. E aqui não estou a defender nada. Estou a chamar atenção aos riscos de generalizações.
Sabado Chambisse
Sabado Chambisse Enquanto ficamos por aí acusando o partido no poder os assassínos vão ganhando terreno. Concordo com EV quando diz que estes malandros conhecem os momentos para desviaram atenção. Para quem tem as portas abertas(corredores de informação sigilosa) por favor de cavar mais um bocado para nos trazer a verdade sem contudo usar a morte deste senhor e que peço a Deus para lhe dar o merecido descanso.
15 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba É o partido no poder que assassina neste país.
25 h
Sabado Chambisse
Sabado Chambisse Se calhar Mutemba já tenha investigado. Obrigado por me abrir a mente Mano. Abraço
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Até Mariano Matsinhe já confirmou que na frelimo era normal matar.

Quem é assassino,mesmo que por um tempo pare de praticar seus crimes,quando o momento for oportuno as suas acções são colocadas em prática.
15 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Obrigado também por defender esses opressores do povo.

São vocês que deram 500 anos a dominação colonial.
Querem dar mais 500 anos a dominação (neo)colonial.
24 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula A sociedade vai sempre comentar, insinuar. Se não queremos especulações, então que se esclareçam alguns casos. Não dar a esclarecer nenhum já é um bom ponto de partida para alimentar especulações
65 hEditado
Joaquim Tesoura
Joaquim Tesoura A prioridade do gov é combater a pobreza absoluta. Depois o resto se vê. Ilustre! Sobre o réu raciocínio subscrevo na íntegra na perspectiva puramente académica.
15 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba E alimentar parasitas como tu.
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Hehehe
14 h
Jose Waite
Jose Waite Puramente academica mesmo, tambem subscrevo!
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate Só faltava essa, agora à polícia não soluciona os vários crimes mediáticos que acontecem por influência das especulações do povo e porque este sempre têm respostas de quem são os autores morais na ponta da língua ou porque ALGUNS crimes são encomendados por pessoas com algum poder de barrar as investigações e não há vontade de encontrar os autores dos mesmos. Como nossas conclusões precipitadas podem contribuir para a distorção das investigações, afinal à polícia de investigação criminal não está preparada para trabalhar nesse clima e trazer respostas fundamentadas com provas materiais.
94 hEditado
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia Ou lá porque estão a especular nas redes sociais e tv's " ...já não vamos procurar nada, quem mandou falarem muito, agora não vamos procurar ninguém, até que acabem com a mania de apontar o dedo a A, B ou C, só iremos fazer o nosso trabalho quando pararem com esse mau hábito..." Tsc
35 hEditado
Eugenio Mabunda
Eugenio Mabunda Kkkkkkkkkk.
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Kkkkkkk
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Habitualmente a polícia chama a imprensa antes de recolher os corpos das vítimas,porquê não o fez desta vez?

Mesmo quando as pessoas são mortalmente atropeladas,primeiro são homens da perícia e depois os da recolha dos corpos.
Já tem muitos crimes que até então não foram esclarecidos,o povo já não acredita nesta polícia. Até a morte do Machel que era Presidente da República até hoje não foi esclarecida.
As pessoas que a polícia apresenta como autores dos assassinatos,é um teatro para adormecer o boi. Pergunta a polícia se ainda tem nas celas os assassinos do Gil Sistac,estão lá no chamanculo a desfilar suas classe,nem ficaram mais que uma mês nas celas.
25 hEditado
Julio Lacitela
Julio Lacitela O corpo permaneceu 24 horas na praia de Costa do Sol e só a policia é que viu e removeu? Na praia de Costa do Sol? Aquela praia de Maputo? Chamemos o jardineiro de Agatha Chritie.
45 h
Anifa Premugy
Anifa Premugy Também acho que algo não foi bem esclarecido aqui,aliás neste País nada se esclarece,vivemos de dúvidas e presunções.
12 h
Rui Neves
Rui Neves Somos uma Sociedade de bananas que disso nao haja duvidas
25 h
Francisco Banda
Francisco Banda eheheh, somos uma sociedade de banana? não... eu faço parte desta sociedade mas não sou banana! sou homen
Ercílio Fernandes Bechardas
Ercílio Fernandes Bechardas Peço desculpa. O meu comentário pode estar desenquadrado deste post, mas preciso dizer isto: vivo no Djonasse (zona da Mozal). Quando se decidiu colocar um posto policial no local, começaram os assaltos, roubos, violações e outros tipos de crimes!...
25 h
Carlos Domingos
Carlos Domingos Será é a polícia que está cometer estes crimes ? Eu também não sei , mas posa ser provável que sejam eles
Filipe Mata
Filipe Mata Tas a atrapalhar-me Ercilio. Mandaste-me para o mato. Gramava de perceber a relacao da instalacao dos crimes na tua zona com o estabelecimento do posto policial. Na minha zona nao há posto policial e, uma vez sim, outra vez sim, aparecem corpos crivados de balas. Já nao sei quem, de nos, esta numa zona segura. Morto por cao, morto por nao ter cao! Será o caso camarada?
Filipe Mata
Filipe Mata Dizia: morto por TER cao, morto por nao ter cao...
Anidio Paulo Jamusse Vilanculos
Anidio Paulo Jamusse Vilanculos Egidio, este país está mal... Mal mal
Dias Manuel
Dias Manuel Eu ouvi na STV logo no Domingo, se nao me engano foi no noticiario das 13, um porta-voz da policia a dizer que o finado "foi baleado por 4 individuos que se faziam transportar num toyota runex" e que "no local foram encontrados 7 involucros de municoes de arma de tipo AK-47". 

Deste modo, nao sei onde está a duvida sobre como aconteceu a morte, depois destes pronunciamentos dos agentes da Lei e Ordem...
135 h
Julio Lacitela
Julio Lacitela Sei lá qual é a razao deste post
15 h
Dias Manuel
Dias Manuel Qual é a razao de que post, caro Julio Lacutela? O meu post ou post principal de Egidio Vaz? 

Se se refere ao meu post, a razao é tentar aclarar as duvidas suscitadas pelos pontos 1 e 2 de "NAO-FACTOS OU O QUE NAO SE CONFIRMOU" do autor do post principal.
Dias Manuel
Dias Manuel Lacitela...digo! Desculpe
Dias Manuel



Ainda o assassinato de Jeremias Pondeca
youtube.com
Felix Mapfinhani Manyundzeke
Felix Mapfinhani Manyundzeke Nao serà este mais uma vítima da corja homicida?? Que ja tirou vidas à muitos intelectuais na praça.
35 h
Luis Dias
Luis Dias Para haver crime tem que haver motivo. 

Até pode ter sido um crime devido a tentativa de roubo, só que neste caso o motivo é gritantemente óbvio. 

Dois + Dois continuam a ser quatro e não cinco....
25 h
Vagner Basilio
Vagner Basilio Lendo pra depois fazer minhas analises.
Jose Chirruco
Jose Chirruco Dito pelo não dito.
Sidonio Bras
Sidonio Bras Desculpa não quero entender este seu post. ...
14 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Porque?
Marques Marques
Marques Marques Todos nos, nos tornamos covardes, na medida em que nao fazemos nada perante uma situação tao seria e triste! Covardia - significado: É o oposto de bravura e coragem. 

É algo que te remete a não tentar, a não buscar, a não lutar por medo, por in...Ver mais
14 hEditado
Observador da Justiça
Observador da Justiça Este lençol é nulo pqtodo esse trabalho seria dessas instituições que acabaste mencionar, mas uma vez que esses esquadrões são e foram criados por eles, como podem mexer a palha.!!?
24 h
Arsenio Manjate
Arsenio Manjate "Fico pasmado pela forma como a minha sociedade é campeã em molestar-se a si mesma e pela competente forma de como em situações de crise, é a primeira a afundar-se". Nao podia estar mais de acordo com isso, uma vez que, pelos comentários que tive a oportunidade de ler nesse posty, demonstram, inequivocamente essa premissa, visto que, bastou o Sr, Egidio G. Vaz Raposo, postar um texto bem concebido no ambito da gramática e da coerência para que um certo numero de pessoas, acena-se em concordância com o autor, sem justificar a sua posição. Como se o autor do texto fosse dono da verdade.
54 h
Samuel Justino Ernesto
Samuel Justino Ernesto Esta sociedade não era assim e sim foi tornada isto. Vale a pena estas conclusões que nada. Porque se esperarmos a Polícia, procuradoria, etc vamos morrer sem conclusão. , ,
24 h
Alberto Mutipua
Alberto Mutipua Palavras de um sabio, precisamos de pelo menos uns 10 como Doutor Egidio Vaz aqui em Mocambique...
Brainer De Mello
Brainer De Mello 10???temos o triplo disso,mas ainda são insignificantes para o tamanho do problema! 10 são os que vão morrer no primeiro dia da insurreição! Mais 10 no segundo! Até que chegue a aviação americana no quarto dia pra arrasar sommershield!!! Não é fácil combater o terrorismo de estado! Mas não é impossível.
22 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Paz a alma do sr Pondeca. Paz para as almas q tombam por este país. Falamos muito escrevemos muito rodamos muito acusamos muito... um dia a verdade virá ao de cima ela é como agua em azeite
24 h
Alito Gujamo
Alito Gujamo Não entendo porque dr. Egidio Vaz condena a expeculacao social! Condebando que a sociedade deduza silogisticamente os factos é impedir os homens de pensar, ou seja, é amolgar as mentes. Todo o homem tem direito de pensar no seu mundo. As pessoas reuniram casos(factos) particulares que vivenciam todos os dias. Portanto, que está espera de um comunicado oficial, que viva mais 200 anos.
14 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Senhor Alito, dedução silogistica é dedução seria e coerente?
Alito Gujamo
Alito Gujamo COERENTE SIM! Mas não vejo incoerencia ainda. Quem nao tem cao, caça com gato. Se ninguem esclarece os inígmas desta sociedade, o que a mesma deve fazer? Calar até o dia da parusia?
23 h
Jeremias Reddy
Jeremias Reddy Nota 20
22 h
Mulumbua Ramu Junior
Mulumbua Ramu Junior Não quero afirmar nada e nem ainda descordar com nossas formas de pensar, até porque não tenho esta competência mas a minha humildade mente me faz certas perguntas que quero partilha porque em mim não alcanço respostas. Passo 

1.Quem garante a segurança dos deputados, da assembleia da nossa República? 
2. O que torna os deputados da Renamo susceptíveis a assaltos, assassinatos entre outras maldades?
3.Não que eu deseje mas "o que torna os deputados e membros da Frelimo insusceptiveis a assaltos assassinatos entre outros males?
A não ser que exista alguém por trás então há necessidade de reunir uma equipa de cientistas sociais para everiguarem estes acontecimentos (morte de membros e simpatizantes) como "factos socias" devido a sua repetitividade nesta sociedade, equiparando aos "desmaios"nas escolas da cidade e província de Maputo.
13 h
Curriculo Ensino
Curriculo Ensino O triste e quando asistimos sem fazer nada, pior os ditos académicos, muito medo até da raiva ao povo.
13 h
Ad Leite Leite
Ad Leite Leite Isto deve ser pior que a colonização branca.
13 h
Zarito Angelo
Zarito Angelo Antecipadamente peco desculpas se estiver errado. Tenho a impressao de que o ilustre Egidio Vaz fica bastante furioso e irritado com quem discorda com as suas opinioes. Porque assim sera? Uma vez me chamou de desempregado, frustrado e macaco pelo facto de, na altura, eu ter postado a sequente frase: "até quando o estomago vai condicionar o raciocinia de algumas pessoas".
33 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu volto a dizer-te: até pode ser mesmo estômago. Só que basta estudar um pouco para não sentir mais a fome de um mendigo. Ai sim, quem ainda se submete à escravatura ou porque é preguiçoso ou ambicioso. Eu não sou nem uma nem outra coisa. E, felizmente nunca me senti ameaçado. Aliciado sim, pergunte teus patrões. Recusei-os a oferta.
Zarito Angelo
Zarito Angelo Tenho serias duvidas que, seja la quem for, a tal pessoa a quem chamas de meu patrao lhe tenha feito o convite que dizes ter rucusado. Nao seria elegante da minha parte chamar a isso de uma mentira. Mas a sua consciencia e a minha sabe k isso nao aconteceu, pelo que nao vou me dar a massada de fazer a perguntd que me recomendas
13 h
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano Este post foi escrito para confundir a opinião pública , nem todos vendem - se por um prato de comida e uma cerveja
12 h
Zarito Angelo
Zarito Angelo Adolfo Caetano. Eu e EV nao estamos a teclarar sobre este post. Leia bem do que se trata
Caula Manuel
Caula Manuel O colono branco batiam-nos com palmatória, esses novos colonos compraram AK47 para nos bater.
43 h
July Mondlane
July Mondlane A Polícia ainda xta trabalhar n sentido de esclarecer todas essas mortes tanto os roubos e violações sexuais k acontecem nas nossas zonas... 😂😂😂😂😂
Matsinhe Airen Airen
Matsinhe Airen Airen e depois?????
Carlos De Sousa Tivir
Carlos De Sousa Tivir Este raciocínio não é aplicável quando os suspeitos são homens armados da RENAMO? É que a quando do ataque ao comboio, o ilustre teve tanta certeza de que de se tratava de homens armados da RENAMO, como se tivesse estado lá na hora do ataque e tivesse visto alguém que tens como provar que pertence a esse grupo armado. O regime de facto está a controlar tudo. Alguns analistas ficam lúcidos quando lhes convém. Triste realidade.
Egidio Vaz
Egidio Vaz O líder da Renamo nunca desmentiu os ataques a alvos económicos. Sempre o confirmou. Mesmo ao longo dos 20 anos de Paz, nunca desmentiu se quer um único ataque salvo o tal massacre de homoine.
33 h
Caula Manuel
Caula Manuel O líder da Renamo não é covarde, dá a cara, os outros escondem.
12 h
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano O Sr Egidio Vaz ,è um Bajulador , foi capaz de vender - se por umas quinhetas , Quando sao mortos os da Frelimo a interpretação ja è diferente , ganhe vergonha e deixa disso pah
12 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Adolfo, isto é mesmo inveja. Não me conhece muito menos sabe quantas quinhentas ganho. Só isso devia ser bastante para não abrir a boca e deixar as suas formigas saírem.
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano Meu caro Egidio Vaz não preciso conhecer - te pessoalmente para saber a tua cor preferida ( o vermelho ) , è de lamentar a especie de homens que o País tem ..., Boene ,Cadeado , Chivale , Boaventura Mandlate alias todos jornalistas da RM ,TVM e Jornal Noticias , tudo farinha do mesmo saco
Egidio Vaz
Egidio Vaz Normalmente, se o mundo não fosse generoso, se ele ainda se informasse pelos jornais, dificilmente iríamos cruzar. Não sei desde quando o senhor lê e escreve, mas o meu trabalho analítico data de há dez anos ou mais. E quem me conhece desde esta altura sabe quem de facto sou. Ora, não sei como o senhor está formatado, o problema é seu. Este Moçambique existe para além dos partidos e muito ainda está por ser feito.
11 h
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano Bem , escreves a mais de 10 anos sim , 10 anos de parcialidade , venho acompanhando os teus posts , e por não me enquandrar neles nunca me dei o trabalho de opinar , mas no de hoje foste longe demais , enquanto os outros andam com comentários nas rádios e TV'S com a intenção de confundir a opinião pública , o Sr Egidio Vaz encarrega - se de faze - lo nas redes sociais , e não gosta de ser contrariado , Tenha uma boa noite

PAZ PAZ PAZ PAZ
21 hEditado
Manuel Domingos J. Cossa
Manuel Domingos J. Cossa Isto esta mal...ao fazer este post o sr Egidio se iguala aos restantes que ele critica. Porque nao deixar entao a policia fazer o seu trabalho e daqui a 5 ou mais anos comentar so re o resultado da investigação.?
11 h
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano Caro Manuel Domingos J. Cossa , o assassinato do Pedro Langa ainda não foi exclarecido passado tantos anos , acreditas que a PRM ( que esta ao serviço de um certo partido ) solucionará este do Sr Pondeca ??
11 hEditado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Senhor Adolfo Caetano vem acompanhando os meus posts desde já algum tempo....vai levar tempo para entender alguma coisa. Isso se continuar a cultivar-se intelectualmente. Não basta saber ler para ser analista.
11 h
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano Egidio Vaz tens razão , tenho è que cultivar o meu intelecto ( aliar - me ao partido das massas ) , so assim serei um bom analista . tenha uma boa noite meu Senhor
Jose Luis Corrente
Jose Luis Corrente Camarada Egídio, o senso comum existe em qualquer sociedade, acho que não existe uma sociedade cem por cento científica. Apesar do que se fala por aí cabe a polícia provar cientificamente o que aconteceu através dos elementos que ela recolheu no local do crime ou onde eles encontraram o corpo. Acredito que a PRM tem técnicos competentes que irão respeitar a neutralidade axiológica. Não é pelo comentário das pessoas que a investigação ficará deturpada. A deturpação pode sim ocorrer na escolha de dados. Deixe as pessoas comentarem, liberdade de expressão é isso. Eu acho que o sr é que quer deturpar a opinião das pessoas. O que as pessoas dizem são apenas opiniões, não são verdades.
63 h
Jeremias Reddy
Jeremias Reddy Concordo consigo
Issufo Issufo
Issufo Issufo Parece me um post de análise confusa (ou não)construido para desviar e confundir? Vejamos:

1. A vítima para além de MCE foi seleccionado pela Renamo a participar nas negociações correntes e pelos vistos não era um personagem fácil de manipular. Será que a hipótese de ter sido a Renamo está posta de lado?
2. De acordo com o perfil e posições que acatava será que terá sido ajuste por questões de ética ou dívidas a terceiros? Uma remota hipótese (...)
3. O mudus operandis do crime assemelha-a alguns crimes que temos assistido nos últimos tempos?
4. A actuação das autoridades perante um crime desta natureza com as agravantes de ser MCE, Representante de um Partido e interveniente directo de uma importante situação de interesse nacional, será que esta de acordo com a metodologia de investigação criminal?
5.(...)
6.(...)
7.(...)
Poderia com muito mais matéria continuar o comentário, mas não o faço de forma a deixar algum espaço para o raciocínio dos demais comentadores.
Uma coisa é certa: São muitos os crimes deste grau e género que mancham a já ferida imagem do país e e por vezes leva me a comparar com uma doença hereditária que assola toda uma família ?
Mas afinal onde está a moralidade, solidariedade, cidadania, mocambicanidade, auto estima.
.dos mocambicanos quanda aplaudem as mortes dos seus irmãos? Embora o maior interesse seja da governo por ter sido um MCE , o meu desejo é que as autoridades invistam esforços e descubram os protagonistas destes crimes hediondos, nem que para isso tenham que pedir ajuda à outras organizações forenses internacionais.
42 hEditado
Felismino Santos Santos
Felismino Santos Santos Todos ja disseram, mas a verdade reside no Dr Egidio Vaz. Porque ele éo dono da verdade, nao se espantem quando for nomeado assessor na Presidência se éque não o é; é assim como se faz carreira na FRELIMO, fazendo teatro barato, chamando boi de cavalo, a moda marxista porque assim o chefe o disse, aprenda se nas escolas dos camaradas mesmo que seja necessário matar os teus pais mas o partido deve prevalecer. Dr Egidio o teu irmao mais Helio tem estado a te acompnhar nos teus posts? Duvido!
53 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Tenho mais de mil amigos na lista de espera. Se não sabes nada do que se fala aqui. Cala-te. Irei bloquear-te por malcriadez. Isto não é liberdade de imprensa é falta de respeito.
11 h
Adolfo Caetano
Adolfo Caetano Hahahah , Quando são assassinados homens da Frelimo ate juras de pés juntos que foram os homens armados da Renamo , infelizmente Moçambique esta cheio de " comentadores " esfomeados ,que se vendem por 10 000mtn / mensal dado pela Frelimo , este teu poste esta desenquadrado com a realidade , Bajulador de 1a linha
43 h
Ofelia Da Silva Tomas
Ofelia Da Silva Tomas Bom, mellhor nao comentar, afinal tenho filhos e netos. Infelizmente eh o Mocambique de nos.
12 h
Aurélio Simao
Aurélio Simao Quando a polícia encontra um corpo sem vida o se faz antes da recolha do corpo? Temos assistido os corpos a passar no sol todo o dia para efeitos de perícia, e o corpo do Pondeca não mereceu isso!
32 h
Jaime Jose Chambule
Jaime Jose Chambule Das ultimas vezes, quando é encontrado um corpo sem vida, faz se a perícia no local do crime, com os orgão de comunicação social, estranhamente desta vez foi ao contrário!
22 hEditado
Manito Nixon
Manito Nixon EGIDIO..PARE DE ENGRAXAR SE É QUE TEMES A DEUS.E SE FOSSE SEU PARENTE, QUE COMENTARIO FARIAS?????
32 h
Artur Jorge Cecilia Capitao
Artur Jorge Cecilia Capitao Veja que todos que comentam sobre as mortes estão vivos... Se o morto falasse ou voltasse para reclamar uma posição, ou contestar a suposição da sua morte... Mas enquanto isso não acontece (é o impossível) vamos a sabor de qual prato "palitar" os dentes com morte que de nada sabemos, apenas e simplesmente julgamos conforme as nossas convicções ou dos grupos no qual cada um de nós faz parte.
Manito Nixon
Manito Nixon RECORDAS DO G.CISTAC, PAULO MACHAVA, SIBA SIBA M....etc...O QUE É QUE O SEU GOVERNO FEZ PARA APANHAR OS AUTORES CRIMINAIS???? SABES???..NADA NADA NADA...!!
32 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Manito, aposto que se soubesse quem matou estes e se estes te conhecessem matavam-te também. Mas porque falas de boca para fora, continue falando. E se conheces e não cooperas com a Polícia é porque és cobarde. É disto que trato no texto. Tu não sabes nada e de ninguém. Só falas do que não dominas. Em vez de pulverizar a atmosfera faça perguntas e aprende um pouco. Ou cultive-te mais. É um conselho gratuito.
Vasco Bento Jose
Vasco Bento Jose Egídio Vaz, que polícia você se refere? 

Porque anda a fazer as pessoas de ignorantes, e você é que se acha certo?
Para teu conhecimento. Esquadrões da morte é uma realidade, e tem um subsídio de 60 mil depois de tirar a vida de alguém.
E um dele é você, vem aqui com tuas ideias e quando alguém te critica, ameaças em bloqueio, e é deste modo como agem os patrões dos esquadrões.
A mim pode me bloquear agora se quiser, não tenho nada a ver contigo.
Filipe Mata
Filipe Mata Assim tem sido, e é agora. Choveu, houve cheias, sabemos o culpado. Há estiagem, o milho secou, sabemos de quem é a culpa! Alguem levou cornos, a culpa é do mesmo culpado! E todos sabemos a quem me refiro. Os outros, apenas sao vitimas.

Será que eu, meus filhos e netos ,vivemos na terra de cegos, onde se diz que quem tem um olho é rei? Mas alguem me dizia que, na verdade, numa terra dessas para se ser rei nao precisa sequer ter um olho! Basta dizer em voz alta que "eu tenho um olho" para ser proclamado rei, pois os outros nao veem nada...
Aqui nao se aceitam hipoteses prezado Egidio. Nao há cenarios possiveis, diferentes. Aconteceu assim, eu sei porque, e nao me venhss com outras estorias. Eu quero aquela verdade! Se fui infidelizado, conheço o culpado!
12 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!!!!....Quem nao ve o que se passa em Mocambique eh porque nao quer ver!..no more comments!
22 h
Agostinho Chacame Chacame
Agostinho Chacame Chacame Quem nao ve o que esta acontecendo em Mocambique eh porque nao quer ver. Quando os outros que tem olhos de ver, o sr Dr Elisio Macamo critica-os. Se ele nao ve o que esta acontecendo entao que se cale, nao condene os que tem olhos pra ver e ouvidos pra ouvir, cale-se, fale da sociologia que ele bem entende.
12 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Para que serve a sociologia?
Manuel Freia
Manuel Freia Egidio Vaz que decepção hemmm; ficar no silêncio tambem é sabedoria. E perdeste
Egidio Vaz
Egidio Vaz Perdeste tu ficar calado. Deveras aprender a discutir tal como os intelectuais fazem. E os textos que escrevo, alguns não são para pessoas como o senhor. Não basta saber ler e escrever para assumir que sabe fazer interpretações.
Gomes Sefula
Gomes Sefula Sr Egidio Vaz que vergonha... Não se discute ideias com um intelectual fora do seu control mental.
Gomes Sefula
Gomes Sefula A verdade tarda mas sempre aparece, o caminho do mal, satánico atrai as pessoas com muita facilidade e quando vao dsprtar... Is to late estaz no inferno irmão. Egidio Vaz VAI AO INFERNO QUE É SEU MUNDO.
Agostinho Chacame Chacame
Agostinho Chacame Chacame Dr nao me entendeu, estou a falar dos intelectuais que condenam o pronunciamento da UE sobre as mortes frequentes da oposicao no pais. Obrigado.
Domingos Dimande
Domingos Dimande Ilustre, tenho acompanhado atentamente os teus pronunciamentos que de certo modo abordam o nosso quotidiano e em certos momentos procuram despertar em nós o interesse pela politica. ora, em relação a este post :"FACTOS E NAO FACTOS" tenho a realçar 1 - O governo tem escolas de formação da policia (básica e superior) se não estou enganado. 2 - Compete, ao meu ver, governo usando de todos meios de que dispoe, investigar, deter e julgar os assassinatos que tem ocorrido e assim abafar as suspeições que os cidadãos levantam em cada assassinato!
12 h
Derson Fernandes Junior
Derson Fernandes Junior QUE DESCEPÇÃO!..
Egidio Vaz
Egidio Vaz Você está decepcionado com o quê?
Derson Fernandes Junior
Derson Fernandes Junior Claro, pela nossa forma fácil nos influênciar.
11 h
Elisio Tembe Tembe
Elisio Tembe Tembe Foi em amolestar a si mesmo que este povo trouxe a tona a situação da dívida público , foi em amolestar a si mesmo que o povo preveu tempos dificis como desta precariedade política ,foi aamolestar a si mesmo que este povo viu o governo a assumir que tinha o povo como o patrão mas pobre que o seu empregado . . . , caro Egídio vaz , defenda seu salário mas não fassa este povo passar de burro .
21 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz O povo não é burro. Mas você pode ser. Olha como escreve! Eu não disse que seja. Pode. A segunda coisa é: você não é povo e por isso não tem autoridade para falar em seu nome. A terceira coisa é: se no seu bairro todos pensam da mesma forma, tal não significa que tenham razão. Podem estar todos errados. Então, ao falar em nome do povo seja específico.
Baptista Cumbane
Baptista Cumbane Egidio Vaz, quanto tempo o corpo ficou no local do crime?
Parménides Luis Mbutumas
Parménides Luis Mbutumas Escreveu muito mas parece não ter dito nada. Acha que estamos na hora de esperar inquéritos numa sociedade como esta. Espero de respostas dos inquéritos sobre o baleamento do secretário da Renamo, o nominado em Bissopo, a morte de Cistac e outros. Agora voce quer deixar com que o povo não se limite a frustrações? As frustrações são boas enquanto uma sociedade não se encontra organizada como esta. Meu Deus, salve o dono deste post, a cada dia parece estar a falar a sozinho.
21 h
Beth Assamo
Beth Assamo Kkkkk esta quente isso
Xavier Antonio
Xavier Antonio Não acho muito bom brincar escrevendo sobre a morte de uma pessoa. Esse é destino de todos e cada um vai a sua maneira, ou seja, tem sua causa.

Mandantes, jurisconsulto, historiadores, escritores "sabios", partidários. .. todos vão. 
Doutores e sabios, quantos assassinatos ocorrem no dia a dia contra pessoas com a mesma conotação e nunca se esclareceu? Gilles Cistac, baleamento de de professor Macuane, do Manuel Bissope, ....
Quando não se esclarece dá lugar a muitas interpretações.
Taiboz Taibo
Taiboz Taibo Não me meto muito nestes debates porque até o equilíbrio deste texto, a sua aparente imparcialidade, pode ser resultado de uma tentativa de fazer o movimento contrário à multidão. Sabemos que isso é a estratégia que pressupõe que o que os outros (todos) não estão vendo é convincente e absolutamente plausível. Eu sei que isso nem sempre procede. Entretanto, a forma como construiste essa narrativa, que narra questionando, é o que me chamou atenção. Talvez seja necessário incluir as sementes que se tornaram num imaginário colectivo mítico, que opera como o depósito de factores explicativos onde todos encontram a satisfação de esclarecer todo facto ou situações anômalas. Como é que conscientemente ou não as pessoas se guiam por factos estanques ou estagnados para explicação de qualquer evento seja ele criminal ou não? O seu diagnóstico está convincente, falta pensar sobre ele em função de questões como essa que coloco.
Manuel Freia
Manuel Freia Senhor Egidio Vaz desta vez me DECEPCIONASsTE ......... Perdeste um bom tempo, deveria ficar no silêncio
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz Afinal quem criou esquadroes de morte? Qual eh o objectivo? Porque eh que os esquadroes de morte so assassinam opositores e academicos criticos?
Jeremias Tete
Jeremias Tete Pergunte o ilustre dr Egídio Vaz, estou em crer que tem algum dado relacionado, pelos vistos é o único. ....
Jaconias Massango
Jaconias Massango Sr Egidio Vaz não consegue encontrar uma forma sensata de juntar pessoas! Texto cheio de contradiçoes e contrafactos, sem dialéctica: "Exigiram uma comissão de inquérito para investigar a alegada existência ou não destes esquadrões?" Será capaz de encontrar um exemplo em África ou vai recorrer à Europa ou EUA?Valeu a pena ter tentado encontrar um adágio Africano interessante, se é que não é copiado de outra lingua não Africana, para dar mote ao texto. "A PGR, com tantos outros assuntos por tratar vai depender do estímulo externo para avançar algumas investigações". "O Parlamento entanto que tal, fica de braços cruzados a espera de iniciativas". Qual Parlamento? Estou envergonhado. Será tal de virus de estocolmo! A cobra ataca um por um...
Xavier Antonio
Xavier Antonio Mesmo os que se sentem protegidos, vai chegar o dia.
Helder Condjo
Helder Condjo Eu? Hoje só vim ler os comentários. ...
Ananias Rosario Crupula
Ananias Rosario Crupula Pela experiencia da vida,tda morte tem patrinho!mas neste caso,sera pecado dizer k o deputado morreu de SIDA.
Simões António José
Simões António José Li o post e todos comentários. Conclusão: MOÇAMBIQUE E OS MOÇAMBICANOS AINDA NÃO ESTAM EM CONDIÇÕES DE VIVEREM UMA PAZ NO VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA. Ora vejamos, o Sr. Vaz colocou aquilo que é seu pensamento e, nós limitamo-nos em lhe atirar mil pedras no crâneo. Acredito que alguém tivesse dito
Salomao Massangaie
Salomao Massangaie Texto muito bem escrito e abre espaço para um debate sério, mas infelizmente tens muitos amigos carregados de cores partidários que não se dão o trabalho de ler e entender o texto, já é tempo de remover gente mal educado da tua lista de amigos
Adelino Pedro José Dabata
Adelino Pedro José Dabata Boa leitura Egídio, mas a leitura em si só não faz a diferença, aliás, toda essa caracterização da nossa sociedade sugere me uma análise histórica, antropológica, sociocultural, etc a ser feita aos moçambicanos donde pode se concluir entre outras coisas que está e a realidade e a mesma resulta de uma construção social decorrente de processos históricos. Agora quais são as propostas de solução Dr Egídio?
Bruno Morais
Bruno Morais Ilustre Vaz, parece-me que foste alvo de ameaça já não estou a perceber a quem pretendes mostrar que já não és do contra....

Sem comentários: