sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os bakongos do Zaire: Antigos canibais ou canibais de sempre - Larito Lwa Baki Baki





Zaire – Por natureza ou destino, os bakongos de Angola subdividiram o seu território em grandes e pequenas parcelas em grupos de famílias os mavatas(aldeias) através dos nvilas = sabedoria ou conhecimento para caracterizar e identificar a linhagem de um determinado grupo de indivíduos.

Fonte : Club-k.net
Em particular, os bakongos do Zaire baptizados como CANIBAIS em 1975, grande e pesado fardo que transportam por longos 36 e intermináveis anos de calvário, desgraças, miséria e desprezo, imposta pelo MPLA, partido no poder, que reduziu muitos bakongos a morte chegando mesmo a azerar famílias inteiras e aqui responsabiliza-se os compatriotas do MPLA que contribuíram para intensidade e surgimento do CANIBALISMO, a história de Angola registou, o FACTO 1.

Não é fácil encaixar nas pessoas que após o longínquo ano de 1975 que este grupo étnico, os famigerados CANIBAIS foram atirados a sua sorte, a fome naquele tempo fez o resto,como não bastasse, o MPLA na sua velha intenção, o asco de acabar com a Nação bakongo, em 22 e 23 de Janeiro 1993 projectou outro hediondo massacre a famosa SEXTA-FEIRA SANGRENTA, mais uma vez os bakongos foram barbaramente chacinados num acto vil ,vergonhoso sem precedentes, humilhados, suas residências pilhadas, e aqui responsabiliza-se os compatriotas do MPLA que contribuíram para intensidade e surgimento do CANIBALISMO ,a história de Angola registou, o FACTO 2.

O conceito de Nação Bakongo, abrange o mosaico etno-cultural do povo suas riquezas,tradições e costumes. Não é fácil encaixar nas pessoas que o território bakongo durante este período de negociatas do Executivo, jamais registou qualquer mudança quer humana, social, enfim a todos níveis,...

Sempre foram tratados como bichos, sujeitos a todas intempéries da vida pior que a MERDA que cai por baixo, não existem estradas, infraestruturas, assistência médica e medicamentosa, educação ,trabalho para os jovens, famílias inteiras sofrem as agruras do regime, abandonam o seu habitat natural e vivem nas matas para ali se alimentarem de ervas e outros tubérculos, porque as vilas não oferecem o mínimo, não falemos do resto, só lamentações, desgraça, mais desgraça, miséria,choros e pensar resistir ,e aqui responsabiliza-se os compatriotas do MPLA que contribuíram para intensidade e surgimento do CANIBALISMO, a história de Angola registou, o FACTO 3.

Volvidos 36 anos só WILLIAM TONET como actor e participante reconheceu, compreendeu e revelou corajosamente a história do infortúnio dos Bakongos em particular os do Zaire e suas consequências quem têm profundamente agitado o mundo actual, considerando a cronologia dos factos, principalmente para os historiadores nacionais que têm a coragem de levantar o sentido da argúcia e atribuir nos bakongos, os povos de solidariedade infinita e acima de tudo humanista conservando suas tradições de geração em geração.

PERGUNTEM aos senhores LUDY KISSASSUNDA e PEDRO SEBASTIÃO, velhos capatazes do EXECUTIVO do MPLA no território do Zaire, o que fizeram durante os últimos anos na terra onde também têm o seus nkumbas (cordão umbilical) enterrados
.
Perguntem a estes SENHORES se alguma vez viajaram por terra pelo Zaire adentro, tiveram todos recursos naturais a sua mercê. o Zaire ,territorialmente é atravessado por vários cursos de águas, terras aráveis,grande potencial humano, se considerarmos a grande força viva e potente expulsa da RDC .

O clamor dos bakongos do Zaire não é tido nem achado pelo governo do MPLA, logo os bakongos do Zaire têm que admitir e concluir que continuarão no fim da carruagem do comboio do MPLA ainda no reinado do defunto ANTÓNIO AGOSTINHO NETO como percursor do CANIBALISMO na história de Angola, onde os cegos devido a sua militância no MPLA-PT tinham o direito de governar, por um lado a característica e forma desprezável de classificar o povo bakongo sempre revelou no executivo do MPLA o apetite na resistente seta da extinção da Nação bakongo, se assim não se admitir, porque de tantas injustiças praticadas sobre Zaire e na sua gente por mais de três décadas?

São os mesmos, acolhedores, trabalhadores com vontade total de tentar mudar a sua condição de vida miserável na porção de terra que lhes foi destinada por DEUS,onde jazem as suas gerações e os nvilas. Os bakongos sempre respeitaram os parâmetros de sua cultura mesmo durante os longos e cruéis séculos de dominação portuguesa .

Não é fácil encaixar ,que em pleno século XXI pessoas no Zaire vivam uma era comparada aos campos de Concentração do Nazismo de Hitler. Porquê contínuamente o ribombar do projecto LNG no Zaire? A quem vai servir? Os Bakongos autóctones do Zaire perguntam aos povos das restantes 17 provincias de Angola, que crime cometeram para serem classificados de angolanos de 18ª categoria na sua própria terra excepto o petróleo do Zaire que não é considerado CANIBAL nem de 18ª categoria pelas pessoas do mando de Luanda.

A quem ouse tomar os bakongos como tribalistas, regionalistas ou outras designações afins, aqui não importa ,convidam todos os angolanos, os verdadeiros HOMENS, aqueles que amam a Angola, a terra de todos para lá se deslocarem ,lá está a realidade nua e crua dos homens e mulheres do Zaire que no dia, dia trilham os carreiros infindáveis das lavras para o sustento. Os bakongos não devem eternamente aceitar o abandono, desprezo e a humilhação.

O petróleo do Zaire em nada contribui para mudança do quadro social do nosso território. Esperemos que este o novo homem do Zaire, nao siga os carreiros dos antigos sacanas e candongueiros, embora o novo homem também pertença ao Reino do Congo. Hoje por hoje para os bakongos não interessa quem esteja a frente dos destinos do Zaire. O que se pretende é tirar o povo da miséria, desgraça, humilhação, desprezo.

Existem ainda os verdadeiros homens, vigorosos, verticais, com ideias, com sentido patriótico para comutação total do estado de coisas no Zaire. Os LUDY, SEBASTIÃO, MAWETES devem ser extraditados do Zaire. Lutaremos incansavelmente para felicidade do nosso povo, mesmo que esta geração se anime ,outras novas gerações se seguirão inevitavelmente para levantar o Zaire. Temos fé que DEUS não permitiria que a história de Angola registe o FACTO 4 e outros....

Kintwadi yo luvuvamo


Comentários

 +5 os dias serao contados — joao van der Boer06-10-2012 09:16#1

Eu sou Bakongo de Cabinda.Aquilo que se passa nos bakongos de luanda, cabinda, uige, norte de malange, nas lundas quer matancas, humilhação de todas especies, palavroes como zaiko, langa-langa ou langas zairenses, ou zairense come pessoa.,Mabutu( Nome que designa o ditador Mobutu),o holocausto de 1975 e holocausto de 1992 tem dias contados.E muito provavel que os bakongos nunca vao revoltar,mas deixaram que aqueles que cometeram isto tudo pague os seus precos de forma natural.Este castigo regressara no tempo e espaco certo.Não tenho duvidas.

 

 +2 O que significa: "Angola um so povo e uma so Nação"? — Musikong06-10-2012 09:52#2

Meu amigo Luvuvamo, obrigado por teres revitalizado a minha fe, em acreditar que um dia, mas um dia, que aquele zaire vai mudar. Os Ludy e Pedro sebastiao de que fizeste referencia na sua excelente carta a que baptizaria de "A paciencia foi se[***]da", não coisa nenhuma do Zaire, pois, nos seus bilhete de identidade so não excluiram a nacionalidade de Soyo ou Nzeto, e porque o Zaire ainda tem Petroleo. Os filhos deste, sao hoje pessoas realizadas devido o petroleo. Outros ainda estao ainda por concluir a formação na Inglaterra e EUA, respectivamente . Mais o menos curioso de tudo e que estes filhos não t^em a nacionalidade de Zaire, mesmo que os seus N[***]mbas ( umbicos)estejam a choramingar la no Zaire por causa dos indeces de abandono que esta Terra conhece tudo por causa de varios preconceitos levantados pelo MPLA, mais especificamente por aquele que chamam de unico Heroi Nacional e seus discipulos JES. Gente, a questao não esta para menos, porque não se pode aceitar que um Zaire mesmo com o forte contributo que da para a elaboração do OGE (Orcamento geral do Estado) não conheca sequer alguma mudanca. Não concrodo que Angola seja uma so nação... não se compreende que um pais saido da guerra, não faca uma auto-avaliação dos vamos problemas de que ainda padece o pais. Por exemplo, eu não entendo abusolutamente nada, quando encontro nos livros de Ciencias da natureza, que as provincias produtoras de petroleo sejam Cabinda e Luanda. E entao o Zaire? Ou se preferirem o Soyo? De Soyo a Luanda sao aproximadamente 480 Km. Tambem, não compreendo a razao porque a Sonangol,EP, quando tem que anunciar a descoberta de mais um poco de petroleo no zaire fala de: "a 480 Km a norte de Luanda..." Meus senhores nos não somos destraidos... outro problema, se angola e uma so nação, porque que tenha de existir os 10 por cento para cabinda. Ok a resposta e simples porque tem petroleo... E o Zaire? As lundas depois do incremento das contestacoes do PRS, o comboio de dos Santos mudou um poico de estrategias de governação para aquele povo, embora deva reconhecer que tanto em cabinda quanto nas lundas muita gente morreu e continua a morrer por revindicar melhor tratamento por parte do executivo de JES. A minha pergunta e sera que não e possivel mudar-se o Zaire sem criar marteres desnecessarios? Querem que Angola continuem a perder o seus melhores filhos? Isso que os senhores querem? O outro Problema, vejo muita gente a ovacionar o Projecto Angola LNG. Eu considero-os de gente com mente curta. Porque se não vejamos: ha quanto tempo que o petroleo e explorado em Angola? O que que o zaire ja beneficiou? Nada... Logo, não e hoje que o Zaire vai mudar enquanto o couplo de gatunos continuar a preencher o Executivo. O outro problema, improvisaram alguns nucleos ensino superior tambem no zaire... Ate faz-me rir de raiva: a minha pergunta e quem sao os professores? Quais os cursos que la estao sendo ministrados. Porque a escola do ensino medio de petroleos foi construida no Sumbe? Quem sao os frequentadores desta escola. Quem sao os responsaveis maximos abaixo dos brancos nos offshore e onshore? sera isso contribui para a reconcilia nacional? outro problema, de cunene a Luanda ha mais de 800 km de estradas...tuda a via encontra-se asfaltadas... Ja de Luanda a Soyo, e isso di-lo ja acima, temos apenas 480 Km de estradas, ate agora as obras nunca terminam... Poruqe? Isso, meus senhores não contribui para a reconciliação Nacional.

De quando em quando, eu, em conversa com os meus colegas de universidade denuncio as atrocidades do MPLA, mostrando aquilo que seria o pais ideal tendo em conta as riquezas que o pais tem. eu gostava de ver uma angola onde todos os filhos deste pais trabalhem em prol da nação. Uma Angola menos separatista; uma Angola que pugne valorizar os seus quandros independentemt da tribo; uma Angola onde os Politicos principalmente se unam as maos indepdtmt das suas conviccoes politico-partid arias, Uma Angola que reuna os lideres de varios partidos para celebrar mais um ano da Independencia nacional; Uma angola onde os principais actores politicos da oposição se reunem num acto por exemplo de empossamento do PR. Eu gostaria de ver uma Angola onde o do sul se une sem preconceitos com o do norte ou do centro ou do leste, Uma angola ao servico de todos, sem odio, inveja, perseguicoes, mortes, enfim, uma pais realmente pronto para " produzir mais e distribuir melhor."

Quo Vades Angola...NOSSO PAIS?

 

+3 memorial Kongo — Nlandu06-10-2012 09:53#3

Fomos maltratados,dif amados,assassin ados,espoliados pelo regime crioulo(criacão do colono e que hoje favorece o colono ) e hà despudorados peregrinos que nos pedem de esquecer!não não não !nunca gritemos forte!

 

+2 Onde estamos afinal? — Bakongo06-10-2012 10:26#4

A situação é super complicada na Provincia do Zaire é uma pena de facto estamos as ser super marginalizados o sofrimento começa na estrada Luanda-Ambriz-M ussera-Casa da Telha-Soyo) é um verdadeiro filme de terror e já vez como é que se prozum + e distribuir melhor: Desde a promessa do 2º Financiamento da China há mas de 7 anos que as Empresas andas a fazer a pimpa de asfaltar a via é só para o ingles ver a famosa Via Rapida Luanda - Soyo esta a levar uma eternidade até hoje. Só os naturais é que conseguem tal sacrificio os turistas ou os que vão para um passeio o sentimento é de não lá mas voltar devido ao sofrimento na Via e quando chegas na Historica Cidade Capital Mbanza Congo não tem nada que te pode dizer que valeu o sofrimento na via é uma autetica vergonha.

 

 +1 Os Bakongos do Zaire — londrino06-10-2012 15:56#5

o MPLA um dia vai ter que pedir disculpa ao Bakongos pelo sofrimento que estao passar por causa das suas leis tribalistas"CAN IBAIS" o povo bakongo e o unico que desde sempre resistiu a ocupação dos colonos Portugues em Angola por isso eles merecem ser tratados como Angolanos genuinos e não como animais que so tem valor na altura das eleicoes e claro por causa do petroleo.

 

 +1 naçao Backongo — Mckenzie06-10-2012 17:17#6

Agradecer antes porem por tao pertinente tema ha muito esperado,e discutido em off,sobre tudo entre os Backongos!

Sempre k se referem com desprezo,a este Grande Povo-Backongos, doi-me o caraçao,habitua lmente xoro [***]m ntima mieto,kaua-ko!!!

So Deus,sabe!

Quando se fala,de Povos,a k ter sempre um cuidado especial,absolu tamente em tudo,ninguem pode nem tem o direito de mudar a historia,por caprichos pessoas ou partidario...

Aos meus Irmaos Angolanos e não so,convido-vos a investigarem sobre o contributo,k este maravilhoso,hum ilde povo,fez a naçao Angolana em particular e Mundial!!!

Pra começar saibam,k eles sao povos pertenecentes as 12 tribos Africanas de Israel,Bantus,o k significa nosentido literal da palavra filhos de Deus,contrariam ente,o k nos passaram na va tentativa de deturparem a historia!!!

Não e por acaso,k muito antes da chegada dos Europeus a Africa,era dos mais poderosos Reinos,com poderes admnistrativo,f inanceiro...ind ependente,e k segundo pesquisas mais recentes o seu poderio chegava ate ao sul do quenia!!!

Revejam a vossa historia e seria muito bom k fizesse parte dos nossos manuais de estudo futuro,as resistencias contra a ocupaçao colonial,do xamado capitao do (exercito) do reino do Congo,k de forma brava por muito tempo,travou e afastou a tomada da ilha de Luanda,tambem,s eu territorio,pela s forças colonias.

E so depois de varias batalhas,morto em combate degolaram a sua cabeça e fizeram como trofeu,na epoca,pelos colonizadores,e se[***]ram depois na igreja da Nazare!!!!

Extranho em Angola ninguem fala disso,Kem for a Roma no vaticano,existe em uma das suas Basilicas a representaçao de um Embaixador do reino do congo(rei),k em pleno seculo XIII,foi acreditado la,infelizmente faleceu uns tempos depois de xgar a Roma,a resistencia de Kimpa Vita,queimada viva,per reivindicar pelos direitos dos seus conterraneos,etc,etc,etc...

INVESTIGUEM,meus irmaos,esta tudo ai na NET,enfim...

Contrariamente a tentativa de deturpaçao da historia,muito antes da xgada dos Europeus,os Backongos a par dos outros Povos Africanos,ja eram sim Cristaos,e por conseguinte eram sim Sr civilizados,con trariamente ao k nos dizem os falsos manuais actuais de estudo Angolanos!

Acabem de uma vez por todas com as segreçoes etnicas,e repoem a verdade!

Somos um grande povo,com uma riqueza ker humana,e material imensuravel e de reconhecimento historico mundial,merecem os por conseguinte respeito,e dignidade!!!

E urgente k o estado Angolano,toma uma posiçao posiçao de perdao a estes povos,afim de evitarmos futuros dessabores!!!

Varios povos e uma so naçao!!!

 

 0 PROJEÇÃO DA EXISTENCIA DO PROTETARIADO DO NORTE DE ANGOLA — anonimo06-10-2012 22:43#7

NÃO HA OUTRA SOLUÇÃO SENÃO

OS BAKONGOS COMECEM JA A PENSAR NO MANIFESTO DO JA EXISTENTE PROTETARIADO DE " ANGOLA DO NORTE " Q OS FIDALGOS BAKONGOS ADVERTIRAM O MPLA AOS 26 DE JANEIRO DE 1993

O MPLA DEVE SABER Q A LUTA DE LIBERTAÇÃO FOI INICIADA NO NORTE DE ANGOLA E PELOS BAKONGOS .

A POLITICA DESCRIMINATORIA , DIVIONISTA , LEVADA A CABO PELO COLONIALISTA PORTUGUES CONTRA OS BAKONGOS E HERDADA PELO MPLA AGOSTINHO NETO E DEPOIS JOSE EDUARDO DOS SANTOS JA TEM A SENTENCA DO SEU TERMINO NESTA GENERAÇÃO .

OS JOVENS BAKONGOS CONHECEM AS FRONTEIRAS DO PROTETARIADO DO NORTE DE ANGOLA , NINGUEM PRECISA DELINEA-LAS DE NOVO.

TUDO Q O MPLA MOSTROU DURANTE A SUA GOVERNAÇÃO REPETIMOS , FARA-NOS AQUILO Q O0 BEN GURION PRECONIZOU PARA A CRIAÇÃO HOJE DO ESTADO DE ISRAEL E NESTE NOSSO CASO E A NOSSA TERRA O " PROTETARIADO NO NORTE DE ANGOLA " Q E A TERRA DOS BAKONGOS.

A HISTORIA REPETE-SE , NO TRESPASSADO , SOB O OLHAR SILENCIOSO DO KREMLIN FORMOU-SE A FEDERÇÃO DA EXTINTA YOUGOSLAVIA IMPOSTA PELOS COMUNISTAS , HOJE OS SERBIAS , CROATAS , ALBANOS DECIDIRAM DISOLVER A TAL FEDERAÇÃO . FOI UM CONCENSO CIVILIZADO Q EMERGEU CADA PARTE VIVA COM A SUA ESSENCIA , HISTORIA , HABITOS , COSTUMES , RELIGIAO , DANCAS , MUSICA ETC . NO NOSSO CASO OS BAKONGOS ALMEJAMOS UMA SEPARAÇÃO CIVILIZADA COM BASE AO REFEREDUM , E DESDE JA O NOSSO CLAMOR E BASTA , BASTA , BASTA .

OS BAKONGOS NÃO PRECISAM MENDINGAR UMA PARCELA DE ANGOLA , O NOSSO ESPACO JA EXISTE , E TEMOS O MERITO DE PROTEGE-LA PORQUE E UM LEGADO DE NOSSOS AVOS , QUE PROJECTARAM O SLOGAM " KINFUA -NFUA -KIMPINGA -M'PINGA VO KA MU NKEKELO KO MU MUANA . PORTANTO NÃO NOS SENTIMOS ESTRANGEIROS TEMOS A NOSSA PERTENCA NO SOLO ANGOLANO E NÃO E O MPLA Q VAI DITAR -NOS ONDE DEVEMOS FICAR .OU SE PERTECEMOS A QUE GRAU DE ANGOLANIDADE CONFORME O MPLA QUER FAZER CRER A EXISTENCIA DE ANGOLANOS DE PRIMEIRA OU SEGUNDA . NÃO E LEI DIVINA Q ANGOLA NÃO SEJE DIVIDIDA . SE OS LUNDAS OU UMBUNDOS O QUEIRAM Q O FACAM PARA GARANTIREM OS VINDOUROS , ALIAS FOI ASSIM Q AMERICA , CANADA , SUICA , ALEMANHA , UK MOSTRAM UM EXEMPLO DE PODERIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL , CULTURAL E ECONOMICO . O MPLA JA ESTA ULTRAPSSADO PARA A NOSSA ACUALIDADE E REALIDADE . O TOTALITARISMO IMPORTADO NÃO SERVE NA TERRA DE BAKONGOS.

 

 0 A MUDANCA E IRREVESCIVEL EM ANGOLA — anonimo06-10-2012 23:19#8

TODOS OS BAKONGOS SAO CONVIDADOS ESCUTAREM EM INGLES A CANÇÃO DA ESPERANCA DO CELEBRE CANTOR NEGRO AMERICANO SAM COOKE INTITULADA..... ....A CHANGE IS GONNA COME !

NINGUEM CONTAVA Q O SALAZARISMO CONHECRIA A SUA QUEDA E JA SE FOI EM 25 DE ABRIL DE 1975 . O HITLER E MUSSOLINI JA SE FORAM NO ALEM , O PINOCHE JA SE ENCONTRA NO JULGAMENTO DIVINO , O SADAM JA FOI ENFORCADO , O MOBUTU JA SE ENCONTROU COM O AGOSTINHO NETO , O GADAFI JA FOI ENVIADO PARA O INFERNO , ASSIM COMO MUBARK

O GRANDE HEMUND COHOL CHANCELER ALEMAO , O GRANDE [***]R DA CONSTRUÇÃO EUROPEIA HOJE E ZE SEM NINGUEM , CAIU COM A CORRUPÇÃO , O CHIRAC TORNOU-SE O PRESIDENTE MAIS IMPOPULAR FRANCA E JA PASSOU NA JUSTICA PARA SER JULGADO PELOS CRIMES ACUSADOS , O TONY BLAIR TAMBEM JA PASSOU NO TRIBUNAL PARA JUSTIFICAR OS CRIMES ACUSADOS , O FUJIMORI JA ESTA A CUMPRIR OS 25 ANOS DE CADEIA , E O JOSE EDUARDO DOS SANTOS ACREDITEM MESMO COM MILIOES NÃO ESCAPARA , ELE SERA JULGADO OU A BEM OU A MAL . PORQ ESTA ESCRITO " NÃO HA PEDRA Q FICARA SOBRE OUTRA PEDRA " NADA ESCONDIDO Q NÃO SERA DESCOBERTO . O JOSE EDUARDO DOS SANTOS SE JULGA GANHAR AS ELEICOES , ELE NÃO GANHOU O POVO BAKONGO , ELE E JA ESTA PERDIDO , Q EU DIGA Q " DEUS ME PASSE ESTE CALICE " AMEM .

 

0 Re: Os bakongos do Zaire: Antigos canibais ou canibais de sempre - Larito Lwa Baki Baki — Anónimo07-10-2012 15:25#9

O MPLA-Partido do Trabalho é semeador do separatismo, regionalismo e tribalismo...Es te partidinho sabe que em Angola sempre dividiu as populações para melhor se impor, foi assim que acusou os nossos irmãos bakongos de pertencerem todos a FNLA e os ovimbundos de serem todos da UNITA, pelo simples facto de grande parte desses cidadãos não se reverem na demagogia do MPLA-Partido do Trabalho...Ao longo de 37 anos, esse partidinho passou mensagem aos angolanos, dizendo que a FNLA come pessoas e a UNITA tem cauda.

A história recente da minha/nossa terra ANGOLA, registou matança de muitos populares desses dois grupos etnolinguístico ,sobretudo em 1993/94,cujo número de vítima e desaparecidos ainda é desconhecido... Porém, continuamos firmes, conscientes de que nós não iremos no comboio dos ditadores, assassinos, gatunos, enfim, daqueles que desconhecendo suas origens, se prezam como verdadeiros autóctenes.

Viva os angolanos.

 

0 Re: Os bakongos do Zaire: Antigos canibais ou canibais de sempre - Larito Lwa Baki Baki — NTOTELA A KONGO07-10-2012 17:36#10

VIVA O REINO DO KONGO, DA CIDADE DO CABO AOS CAMERÕES COMO CAPITAL MBANZA KONGO

 

0 ALERTA OAS NDOKIS BAKONGOS — anonimo07-10-2012 20:08#11

TODOS OS NDOKIS SAO CONVIDADOS A COMECAREM A NIAMAR OS PESCOCOS DE TODOS DIRIGENTES DO MPLA Q ESTAO NAS TERRAS DOS BAKONGOS ,

NIEMAR OS PESCOCOS , LHES ATIRAR COM MABSSOS DE KILAU , VALA[***][***]T U , NIOKAS NA BARRIGA , LHES ATIRAREM MALADI MA KILAU ETC PARA COMECAREM A FUGIR OU MESMO LHES DAR KOKOTUS PARA COMEREM A NOITE .

 

 +1 os bakongos do Zaire — Lulendo Amtónio08-10-2012 09:32#12

Ao ler este artigo, fico com a sensação de que, afinal de conta, os kikongos não estão adormecidos quanto aos maus tratados de que são alvos pelo Mpla e seu chefe JES, pese embora terem através da FNLA e Holden Roberto terem liberto esta pátria herdado de seus avós, os antigos Reis do Kongo.

Mas e a pesar de tudo e, como o Mpla, descobrira os nossos irmãos do Soyo, como talvés sejam os mais inteligentes da província do Zaire, o que não é, razão pela qual são sempre nomeados governadores desta região por serem limpa sapatos do M, o quadro há-de mudar um dia.

Ontem Pedro Sebastião. Hoje Joanes André, embora o novo homem seja também neto e pertença do então Reino do Kongo, a verdade é que este pelo seu carácter marcadamente regionalista a 100% e, ele não serveria para governador do Zaire, mas como se diz na gíria de que, "quemtem padrinho na cozinha, não morre a fome", é bem verdade.

Um homem que como secretário de Estado para a construção, conseguiu ludibriar o governo central ou seja, o PR para que a centralidade destinada ao Zaire, fosse transferida para o Soyo, sua terra natal, ao invés de M'banza-Kongo, a capital da província, mas mesmo assim é nomeado governador desta região.

 +1 CALA-TE SEU ZAIRENSE, LANGA DE UMA FIGA! — Makiesse08-10-2012 14:32#13

SEU ZAIRENSE, PARA DE INSULTAR A DIGNIDADE DOS KIKONGOS ANGOLANOS! FECHA ESSA BOCA A CHEIRAR FOSSA. VAI PARA A TUA TERRA FAZER CONFUSAO, PARA O KABILA TE MATAR. CAMBADA DE BANDIDOS!

 

 +1 Re: Os bakongos do Zaire: Antigos canibais ou canibais de sempre - Larito Lwa Baki Baki — Jindungo No Meu Olho12-10-2012 09:10#14

Essa coisa de tribalismo e regionalismo é politica, começa com sopros no ouvido.

Ex.: Eu sou do MPLA, digo baixinho a alguem ao meu lado.

-pochas os Bacongos são tribalistas, são Zairenses e eu não gosto deles, eles não são angolanos.

Aos poucos em forma de um boato secreto a informação foi-se solidificando nos ouvidos dos outros povos

e começaram a olhar para os Bacongos com desdem, da mesma meneira que secretamente colocaram orgão de pessoas nas casas de Bacongos, passando-os de humildes, intelectuais e acolhedores para o inventado CANIBALISMO.

No poder, os Bacongos morreram de doenças estranhas, outros por mortes encomendadas.

O Bacongo nasce trabalhador

O jovem Bacongo nunca passa a vida jogando não-te-irrites esperando um tio de boa fé vir dizer; sobrinho te arranjei emprego.

Com base nisso circulava ou ainda circula outra informação do tipo destruidor implementado QUE BACONGO gosta muito de dinheiro.

O Bacongo detesta cunangagem e preguiça. Por gostar de trabalhar, o dinheiro vem como fruto desse trabalho

O Bacongo é refilão de natureza que não compactua com irregularidades ou dinheiro sujo. Por isso logo que se deu conta que a intenção do colono era escravisar, surge BULA MATADI 1º HEROI DA RESISTENCIA COLONIAL.

No tempo do MPLA, com BACONGOS a partilhar o poder, o M tinha difilcudades de manobra e falcatruas e como o PETROLEO VEM DO NORTE OU SEJA DAS TERRAS DOS BACONGOS, eles tiveram que vedar os caminhos aos Bacongos criando todo tipo de dificuldades para melhor governar.

Mas o grande remédio foi o tempo e o silencio

A mentira vem de elevador, é forte e destruitiva.

A verdade vem descendo pelas escadas

então essa é a verdade que está nos ultimos degraus.

Tudo de bom foi feito no silencio. É no e do silincio que surgem essas opiniões, que todas juntas formam uma especie de CAPITÃO PLANETA, ainda enquanto opiniões. Quando passarem de opiniões para actos aí sim MPLA que nos aguarde.

Eu vivi a Sexta Feira sangrenta. Na minha memoria é como se fosse hoje! fiquei escondido no WC da escola enquanto fora os homens que haviam corrido atrás do meu colega Dombaxi me esperavam para me matar.

É um sentimento sem igual, saber que daqui à pouco vou morrer basta que me descubram. Só quem sentiu na alma sabe.

Se o MPLA fosse um partido de gente. Gente humilde já deveria trabalhar de verdade e pedir desculpas por tudo quanto fez.
Mas o lema sempre foi: Matar, Prender, Liquidar e Amarrar

Sem comentários: