quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Manuel de Araújo não conseguiu ser coerente


  • Entrevista Grande ou Grande Entrevista: Manuel de Araújo não conseguiu ser coerente

    Estou ciente de que, tal como José Belmiro, que fez uma crítica ao edil de Quelimane, também serei alvo de pedras dos guardiões da imbecilidade e incoerência de alguns líderes políticos da oposição.

    A entrevista que Manuel de Araújo à dias a STV, veio confirmar a minha tese, segundo a qual o MDM em Quelimane, sempre esteve a reboque de Manuel de Araújo, portanto, este é mais forte que o partido do Clã Simango. Manuel, encheu a boca para dizer que, o MDM teve que mandar seus quadros para negocear a parceria e ele exigiu algumas coisas, dentre as quais, que fossem os donos do Partido, Lutero e Deviz, a se dirigirem a Quelimane para fechar o negócio.

    Manuel de Araújo, não disse nada de novo na entrevista, aliás, passou a maior parte do tempo lançado acusações, e chamando sempre a mão externa para não cumprimento dos desafios que a ele se colocam. Faltou coerência no discurso de Manuel, faltou lógica e ele refugiou-se no paradoxo para atirar areia aos olhos dos telespectadores.

    O edil de Quelimane, disse ter tido uma grande ajuda do Ministro das Finanças, Manuel Chang, para resolver problemas de dívidas mal paradas na edilidade, por isso ele tem uma gratidão enorme por este e pelos seus colaboradores. Isto só vem a provar que não é verdade que ninguém deixa Manuel trabalhar.

    Na entrevista grande ou grande entrevista, o edil de Quelimane, muda dos termos quando fala do emprego, se por um lado dizia na campanha que quer dar emprego a jovens, hoje vem a dizer que não se cria emprego com magia. A pergunta é, como se cria emprego? A quem pretende dar esta resposta? Aos seus eleitores ou a quem te cobra o cumprimento do manifesto? Seria bom que o edil, fizesse mesmo pacto com diabo pelo seu povo, afinal ele assegurou que seria capaz de o fazer caso fosse necessário, para garantir boa vida aos munícipes de Quelimane.

    Manuel de Araújo, perdeu a oportunidad de ficar calado, principalemente no que ao X Congresso diz respeito, fala de pessoas silenciadas e de jornais tirados de circulação enquanto o evento decorria em Pemba, mas já não diz nada em relação ao I Congresso do MDM, que teve lugar na cidade da Beira. Alías, o MDM foi convidado a Pemba e pautou pela ausência, resultado, apenas especulação.

    Mais do que qualquer um de nós, Manuel de Araújo sabe muito bem que, o Congresso do MDM serviu apenas para legitimar o Clã Simango, tirando qualquer possibilidade a qualquer membro, de ascender a posições chave do movimento. A ditadura e a falta de escrúpulos no MDM, é tal que, nenhum órgão é eleito, todos são indicados pelo presidente, Deviz Simango. Se Manuel acha que é livre no MDM, devia ter falado do Congresso deste movimento, que do ponto de vista prático não trouxe nada de novo no cenário politico nacional, nem tão pouco para os seus membros. Aquele foi um evento de legitimação do clã Simango e estupro da democracia intra partidária.

    Antes de falar da alegada ditadura na Frelimo, Manuel devia ter coragem para denunciar a tirania dentro do MDM, protagonizada pelos donos do partido, melhor conhecidos e descritos por Manuel na entrevista grande ou grande entrevista.

    Não creio que Manuel de Araújo, seja efectivamente membro do MDM, pois como ele disse ontem sua recandidatura depende mais dos quelimanenses que do MDM ou quelaquer outra força, disse que ele vai onde o seu povo mandar, quer dizer, ele pode aparecer nas eleições autárquicas deste ano, como independente, como candidato da Frelimo, Renamo, PIMO, PAMOMO, etc.

    Se Manuel de Araújo, tivesse ficado calado, não saberiamos que nas próximas eleições vai depender do vento, quer dizer da vontade do povo para avançar a candidatura, ou como independente ou como doutro partido, mas mostrou claramente que o MDM deve tudo a sí e se bobear vai dançar, como diriam os brasileiros.

    Manuel é um grande académico e cientista politico, mas não é bom gestor público e precisa de aprender muito, o que não é mau, aliás ele tem estado a pedir apoio do governo nesse sentido. O gesto do Ministério das Finanças, é um exemplo de que apoio e atenção não lhe falta. Se a prestação de contas via Facebook, fosse a mesma no terreno os munícipes estariam muito satisfeitos. As obras do MCA, são a salavação do marketing político de Manuel de Araújo. Infelizmente muitos tentam insinuar que aquelas obras são do município, apesar do próprio edil saber que não tem legitimidade para falar daquelas obras.

    Hoje, os guardiões da mentira e da incompetência da oposição estão a virar os seus canos ao Arsénio Henriques, acusando-o de ter feito interrogatório ao Manuel de Araújo, mas o mesmo não disseram aquando da entrevista por exemplo com o Secretário Geral da Frelimo, Filipe Paúnde, o Presidente Chissano, entre outros, quer dizer é uma questão mesmo de conveniência, esta critica ao jornalista.

    PS: Mano Manuel disse que era aberto ao debate e confrotação de ideias, é neste espírito que lanço esta proposta.

5 comentários:

Anónimo disse...

penso que ainda e sedo avaliar o edil , ele merecera mais oportunidade assim como tanto s outros o tem tido, verdade digo que muita coisa mudou para o ,melhor em menos tempo. Nao sao os jornalistas enviados que decidem os votos em quelimane, por isso esta entrevista ja se previa a intensao. Quelimane e uma cidade de gente muita nova e com grande capaciadade de academica.O bom do edil, ele nao anda nos fatos, carros de luxo , ele age como sem odio de cor partidaria, o povo quer o bem seja de que partido, o mocambique e para todos. A alternancia ao cargo faz bem e ouvir o seu adversario ajuda a fazer um bom fotebol.

Anónimo disse...

Vendo a entrevista, apesar de perguntas tendenciosas, penso que Manuel de Araujo saiu-se bem e foi coerente. Não podia ser de outra forma e é cedo demais. Ele merece um apoio em vez de assassinatos verbais.

Anónimo disse...

Caro jornalista, os mosambicanos ja sabem que os nosss canais de comunicacao sao autenticas bombas atomicas, sao os orquestradores dos resultados politicos, sao os tapa buracos e agora digame senhor henriques, poque nao faz perguntas aos que estao no poder, poque nao apoiam as vitimas devidamente, ainda continuam em momentos de crise e fome a comprar carros para os dirigentes distritais de educacao que menos fazem para diminuir o indice de reprovacoes, poque nao oferecem comida aos necessitadoa de choque, xai-xai. maputo. Carros mosambicanos o edil de quelimane , mostrou que e possivel os jovens dirigir este pais, por favor senhores dixem o machuabo terminar a seu mandato e ai quem decidira sera o povo. Corajem jovens, vamos avante e araujo voce e uma diferenca e nos jovens de quelimane confiamos em si. uma crianca precisa de aprender a andar e nada de corridas. Garanto vos que Zambezia sera uma referencia na Africa autral. em particula mosambique so mudansas, ate a maxima velocidade possivel nada de retaguardas. pochu:

Anónimo disse...

Mano Mané.não bate a cabeça,nem mude do partido.nós estamos tranquilos cm sigo,e com o Mdm na zambézia.não estamos virados em ter emprego,mas sim a nossa cidade sem lixo e bonita.força mano.

WBJ disse...

Este rascunho de pensador, nada mais é senão uma marionete dos que se intitulam "libertadores". A sua forma de raciocinar foi totalmente prostituída pelos seus lideres e não consegue ter raciocínio isento de politiquices.
Ao introduzir-se com uma defesa, pensou que daria azo a que os leitores o vissem como vitima e dono de uma sábia reflexão. Pena é, que nem ele sabe, o quanto a sua mente está estuprada.
Quelimane, quem te viu e quem te vê.
Só alguém com défice de neurónios achou que fosse tudo melhorar em dois anos.
Força Mano Mané, deixa que estes protótipos de pensadores se reduzam a sua insignificância e mesquinhice e mbora lá lutar por Quelimane. Eu, filho da terra, mesmo distante agradeço.