sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bispo do Porto veria com "muito bons olhos" um papa do hemisfério sul - JN

O bispo do Porto, Manuel Clemente, disse esta sexta-feira que vê com "muito bons olhos" a possibilidade de o sucessor do papa Bento XVI ser um cardeal do hemisfério sul.
foto Global Imagens/Arquivo
Bispo do Porto veria com "muito bons olhos" um papa do hemisfério sul
D.Manuel Clemente
"Não me admiraria, porque hoje a Igreja Católica acompanha muito a evolução da humanidade, que está a descentrar-se progressivamente do hemisfério norte para o hemisfério sul", afirmou.
Para Manuel Clemente, aquela evolução está a acontecer na Igreja, "não só quantitativamente, mas também em termos qualitativos e de habilitação".
O bispo do Porto disse esperar que o colégio cardinalício que vai eleger o sucessor de Bento XVI esteja "atento à deslocalização da humanidade para o hemisfério sul", para que o futuro papa possa ter "mais capacidade de desenvolver ministério universal".
Manuel Clemente recorda que o colégio de cardeais é muito grande, em número, e consistente em qualidade", sublinhando que os seus membros "provêm dos cinco continentes e conhecem a Igreja como ninguém".
"Por isso, darão um sucessor de Pedro muito apto a exercer aquilo que é específico, que é a Igreja universal", acrescentou.
O líder da diocese do Porto falava em Penafiel, onde presidiu às cerimónias do funeral do pároco da cidade, Gabriel Maia, que morreu na madrugada de quinta-feira.
O bispo do Porto comentou, em declarações à agência Lusa, a eventualidade de Bento XVI poder nomear mais cardeais com direito a voto no conclave que vai escolher o seu sucessor. Manuel Clemente afirmou não acreditar nessa possibilidade, apesar de, sob ponto de vista formal, isso poder acontecer.
"Não acho que (a nomeação de mais cardeais) esteja dentro do estilo de Bento XVI, em que tudo é sempre muito bem ponderado", observou.
Comentando a resignação do papa, Manuel Clemente disse não ter ficado totalmente surpreendido.
"Foi uma surpresa relativa. Não que estivesse a contar, mas a consciência e a lucidez de um homem como o papa Bento XVI não provoca uma surpresa total", comentou, acrescentando: "Não foi total (surpresa) porque sei alguma coisa da pessoa, do seu percurso, da sua obra e das suas decisões".
O bispo do Porto sublinha que o atual papa "é um homem que muito facilmente se inteira de uma situação, consegue ver tudo o que há de favorável ou desfavorável e, depois, toma a decisão certa e com clareza".
O papa Bento XVI, de 85 anos, anunciou na segunda-feira, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir do dia 28, devido "à idade avançada".
Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

Sem comentários: