sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O INCOERENTE DHLAKAMA

 
Se nos lembramos, o mano Djaka abandonou a cidade de Nampula e foi se meter nas matas de Gorongosa, alegando que daí não saía sem que o mano Guebas em pessoa fosse lá bater um papo com ele. Pela forma como apresentou as coisas, ele demonstrava um braço de ferro de que a decisão dele era de ficar ali até que o tal papo ocorresse.

Mas pelos visto, o mano Djaka está cansado de carne assada e a tal cervejinha, ou então a lucidez que lhe tem fugido acertou-lhe em cheio.
...

Escutei no programa "Bom Dia Moçambique" que a Renamo pediu audiência ao Governo, e este, como responsável pelas forças vivas da sociedade ("provocadoramente" diria que até mortas), constituiu uma Comissão liderada pelo Ministro da Agricultura José Pacheco, para receber os membros da Rena que serão indicados para tal.

Agora, as minhas questões são as seguintes:

Será que as atitudes do mano Djaka são para serem levadas à sério ou tudo não passa da sua imaturidade política e ou institucional do partido que dirige?

Será que os membros e simpatizantes, e até apaniguados da Rena tem coragem de citar o seu líder quando este faz um certo pronunciamento com juramento que metem almas e quejandos?

Qual é o verdadeiro contributo do mano Djaka na paisagem sócio-política no país?

Será que o título que escolhi encaixa-se na personalidade do líder?
See more
See translation
Unlike · · · 4 hours ago near Maputo, Mozambique
  • You, Chande Puna and 2 others like this.
  • Antonio A. S. Kawaria O mano Américo Matavele é agitador e com apetite de guerra. Quando discutimos seriamente sobre o assunto, tu foges. Agora parece que estás zangado porque o governo viu como a coisa é séria e constituiu uma verdadeira comissão para o diálogo.
    Nós queremos diálogo e paz!
  • Edgar Kamikaze Barroso Américo, Dhlakama é o principal actor da paz e estabilidade nacionais. Facto.
  • Américo Matavele Exactament mano Antonio A. S. Kawaria. Queremos isso mesmo. Não queremos que as pessoas desrespeitem as instituições e tomem posições radicais. Sabemos todos como as coisas funcionam numa sociedade civilizada. Que tal se todos nós que temos reclamações nos refugiássemos nas matas? Há instituições, e parece que finalmente ele reconheceu que há necessidade de respeitas as instituições! Edgar Kamikaze Barroso, claro que é, mas o comportamento que demonstra faz com que essa qualidade seja corroída. Assim que pediu audiência, o Governo prontificou-se a constituir uma Comissão para tal, por saber exactamente que a Renamo é um dos actores principais desta sociedade. Facto!
  • Miller Martin Não ataquem o articulista. Parou muito tempo para pensar estes seus "pesamentes"
  • Américo Matavele "El Pensador". Kikikikikikikikikikikikikiki...
  • Angela Maria Serras Pires Os frelos pensam que apagam os 37 anos de pessima governacao e mentiras que o tio Afonso denuncia
  • Edgar Kamikaze Barroso Américo, a qualidade do Azagaia como um ícone da juventude irreverente em Moçambique ficou corroída com o último escândalo em que esteve envolvido? Ou saiu ainda mais reforçada?

    Just thinking...
  • Antonio Zefanias Zefanias Américo Matavele, entao nao consegues mostrar uma evidencia que ja nao eh segredo, segundo a qual, a tal comissao formada pelo partido Frelimo ja nao vale e mandaram ja uma outra do governo chefiada pelo Pacheco? Entao quem eh incoerente neste caso?
  • Chande Puna Epa, pensei que tivessemos ultrapassado isto. A quem servem as reinvindicações do DHL? A algum estrangeiro? EU penso que serveM á maioria dos moçambicanos que estão merginalizados pelas politicas governativas e de açambarcamento por parte dos membros do Partido Frelimo (AC´s e NLB) e dos que fazem parte do governo. Ainda não vi ninguém a deitar abaixo a legitimidade dos pontos reclamados pelo DHL por isso junto me aos que pensam e dizem que não interessa os meios, é importante atingir os fins porque quando nós dermos por ela o País já não nos pertence e como eu costumo dizer, seremos os patos da capoeira de alguém. É justo que o governo dialogue porque isso mostra que afinal o DHL tem razão caso contrario já teriam contratado uns paquistaneses ou congoleses para o calar.
  • Américo Matavele Mano Antonio Zefanias Zefanias, a comissão criada pelo Governo é uma RESPOSTA e não uma iniciativa. A Renamo submeteu um pedido de audiência e o Governo como instituição umbrella respondeu positivamente. O que custava para DHL que antes de se embrenhar pelas matas de Gorongosa tivesse antes pedido uma audiência? A incoerência aqui é dizer uma coisa e depois fazer outra. Mano Chande Puna, as reivindicações de DHL para mim são narcisistas, porque, e como ele próprio disse a France Press, "queremos dizer que comemos bem também". Onde está o povo? Essa de querer a divisão da riqueza entre os que lutaram na guerra de 16 anos é excludente e umbiguista. As reivindicações devem espelhar a maioria e demonstrar que quem reivindica tem legitimidade (claro que a Renamo tem), e que a própria reivindicação não se destina a acomodar um certo grupo.
  • Antonio Zefanias Zefanias E na sua optica isto eh incoerencia? Se houvesse guerra neste pais dirias que o DHL teve mao externa pois nao? Sabes, penso que este assunto, mesmo possamos buscar argumentos, mas o estado cedeu as exigencias do lider da RENAMO. Alias, nao entendo o porque o PR ter tanto medo de ir a Gorongosa, se varias vezes ja esteve la em presidencias abertas. Entao ele assume que neste pais, ha zona da Renamo e zona do governo?
  • Miguel Arcanjo Americo, aparentemente parece teres um pouco de razao mas tambem é verdade que a Renamo fez anteriormente um pedido de audiencia ao PM que foi ignorado. parece que a situacao nao é assim tao simples como vce tenta colocar...
  • Américo Matavele Mano Antonio Zefanias Zefanias, Dhlakama nunca quis guerra, e não vai voltar ao mato. Ele sabe disso, embora possamos experimentar uma situação de tensão como a que tivemos há uns dias. Temos que ver criticamente as coisas. Para mim, e como disse num dos posts, a ida de Dhlakama para Gorongosa não tem nada a ver com o Governo ou com outra coisa. A sua ida tem a ver com a própria Renamo. Foi uma estratégia de o mano Djaka se reaproximar dos seus generais, pois a ala intelectual está cheia de coerência, e ele viu que estava a ficar enferrujada em Nampula. Estamos aqui a falar dele, depois de mais de dez meses de nem sequer se mencionar o seu nome. Alguns generais foram por um tempo actores, e a própria Renamo era vista através da face dos generais, ue até esquecemos que há deputados. Mano Miguel Arcanjo, até pode ter sido isso, e não sei quais foram as razões para o PM ter ignorado esse pedido, mas acho que atitudes extremistas não ajudam a própria Renamo como uma força que aspira ao poder através do voto do mesmo povo que ele ameaça.
  • Gaby Lomengo Caro Américo Matavele, não toma os limites de seu próprio campo de visão, pelos limites de Moçambique. E como disse o filósofo Nietzsche: "as convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras". E na mesma linha de ideia, George Bernard Shaw adverte-nos que "é impossível progredir sem mudanças, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada". Isso para te dizer que o tempo não para, cada moçambicano sempre carrega consigo seu passado, presente e futuro. Por isso devemos sempre manter a esperança na mudança, por mais que todos teimem e nos julgar pelas coisas que passaram, devemos lutar com suor e lágrimas por um futuro melhor, onde sejamos pessoas que fazem coisas melhores, onde a vida tenha mais valor.
  • Miguel Arcanjo se por um lado é de condenar todo e qualquer tipo de extremismo (embora não ache a ida a Gorongosa como um extremismo), por outro também é-o todo tipo de arrogância e negação do outro.
  • Américo Matavele Gaby Lomengo, Mingas disse:"O resultado da falta de fé (confiança), é o de recuar (voltar atrás, atrasar as coisas)". Com isso quero dizer que temos que ter fé nas instituições que nós aceitamos tacitamente a sua constituição e construção. Não é coerente respeitar a instituição hoje e amanhã já não respetá-la, para dia seguinte respeitá-la. Não há confinça aqui nem fé. Então o resultado é o atraso para nós como um país e como uma sociedade que se quer desenvolvida. O respeito pelas instituições e pelas leis é o primeiro passo para o desenvolvimento. Mano Miguel Arcanjo, estou plenamente de acordo consigo, mano.
  • Gaby Lomengo Caro Américo, E é neste contexto que devemos continuar a crescer juntos na diferença e diversidade que nos une, complementa e valoriza. O líder da Renamo faz parte dessa diferença e diversidade como moçambicano independente das suas atitudes. E valorizar é integrar, não excluir.
  • Chande Puna Americo concordo com o objectivo do teu post mas não é assim tãi linear. QUando o DHL diz que "tambem queremos comer" refere se a que? A ele pessoalmente ou ao povo esquecido? Podemos entender da forma que quisermos e como nos convier, afinal de contas tudo isto é uma questão de conveniência. O proprio governo não faz coisas e não aprova leis porque não lhes convém, assim como nunca satisfez varios acórdãos do AGP porque não lhes convém. Então estamos num estado de direito onde só o governo e membros do seu partido é que teem legitimidade? A Renamo foi lhes concedida essa legitimidade pelos seus apoiantes, não quero com isto concordar com os meios do DHL mas alguém tem que deixar de andar na boleia da carroça e caminhar pelos seus proprios meios.
  • Avelino Namarrocolo Caro irmao Americo Matavele, o que achas do sucesso do M23 na RDCongo, sera que eh necessario a Renamo fazer algo semelhante pra o governo da Frelimo perceber que a arrogancia e ganancia nao nos leva a sitio nenhum...?
  • Miguel Arcanjo acho que não interessa a ninguem um cenario identico ao da RDCongo. eu acho que ainda é possivel a resolução através do dialogo, bastando para isso haver um pouco de boa vontade de ambas as partes e sobretudo colocar o interesse nacional acima do pessoal.
  • Chande Puna Miguel Arcanjo estamos juntos e lembramo nos que o problema apresentado pelo Dhlakama é um problema que afeta a maioria dos moçambicanos incluindo áqueles que votaram pela Frelimo.
  • Américo Matavele Avelino Namarrocolo, não acho que haja necessidade de se fazer o modo M23. O centro do meu post é o respeito pelas instituições. E o vice-versa é válido nesta situação. Ora, ameaçar uma nação política com discursos que le fez, isso deixa a ele próprio em maus lençóis, pois é ele que se distancia do seu próprio povo. A solução M23 não é solução. Assim que ele soube respeitar as estruturas e sehuir os procedimentos, o diálogo vai acontecer. Acho que não é com birras que se resolve um assunto. Mano Miguel Arcanjo, já concordei consigo, e volto a concordar. Mano Chande Puna, quantos encontros o Dhlakas já teve com os governantes? Por acaso ele saiu de lá e deu relatório do tal papo? Ou só disse que já tinha o número do mano Guebas.
  • José de Matos O facto incontestavel é que Dhlakama e a Renamo nao sao as maiores ameaças a paz e estabilidade social! Mano Américo Matavele, essa é a realidade que nao pode ser escamoteada assim tao facilmente!


2 comentários:

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra commander
http://commanderviagragenerique.net/ viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra acquistare

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis senza ricetta
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis