segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nova tarifa do “chapa” entra em vigor na quinta-feira

Veja Aqui
Aumento do preço dos transportes em Maputo e Matola.
A Associação dos Transportadores de Maputo, entretanto, defende uma tarifa mínima de 15 meticais e afirma que a situação do transporte continuará caótica.
Depois de muito ensaio e hesitação, os conselhos municipais das cidades de Maputo e Matola vieram ontem, através dos vereadores dos pelouros dos transportes, anunciar que a nova tarifa dos transportes públicos e semi-colectivos de passageiros entra em vigor a partir da próxima quinta-feira, 15 de Dezembro do ano em curso.
Assim, a partir de quinta-feira, os transportes públicos, antigos-TPM, passam a custar 7 meticais dentro das duas cidades. Já os transportes semi-colectivos, vulgos “chapa cem”, passam a ter os seguintes preços:
Num percurso de até 10 km, a tarifa passa a ser de 7 Mt; para percursos acima dos 10km, a tarifa sobe para 9 Mt.
O difícil anúncio
Na verdade, trata-se de uma decisão há muito chancelada pelas respectivas assembleias municipais, mas que os executivos municipais continuavam a adiar a sua implementação com receio de haver agitação por parte dos munícipes. Assim, antes da entrada em vigor da nova tarifa, os dois municípios desdobraram-se, nas últimas semanas, em encontros com as populações a nível dos bairros, onde se acredita existir maiores probabilidades de focos de insatisfação popular, semelhantes aos registados a 5 de Fevereiro de 2008 e 1 e 2 de Setembro de 2010.
Paralelamente a este trabalho de sensibilização da população para não se revoltar contra os novos preços dos chapas, foi, igualmente, posto em marcha um plano liderado pela Polícia Municipal, que consistiu na distribuição de panfletos nos bairros e na via pública, apelando à colaboração da população, denunciando casos de encurtamento de rotas.
O medo de manifestações populares ficou bem patente durante a conferência de imprensa convocada pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo para anunciar a medida. Os jornalistas foram à sala de reuniões, também conhecida por “Estado Maior”- já que é lá onde David Simango dirige as reuniões com os vereadores -, convencidos de que seriam os dois presidentes dos municípios (David Simango e Arão Nhancale) a anunciar o dia da entrada em vigor da nova tarifa.
30 minutos depois da hora marcada para o início da conferência de imprensa, os jornalistas tomaram conhecimento, através do director de Comunicação do Município, Narciso Faduco, que a conferência de imprensa seria dirigida pelos vereadores dos pelouros dos transportes de Maputo e da Matola!
João Mathombe, de Maputo, e Lucas Nhaca, da Matola, defenderam que só com uma nova tarifa é que será possível viabilizar o sector, bem como atrair mais investimento do sector privado, visando melhorar o actual cenário, em que os munícipes são transportados em condições degradantes em carrinhas de caixa aberta.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: