segunda-feira, 12 de novembro de 2012

José Ribeiro fez com que muitos angolanos deixassem de ler o Jornal de Angola - Patriota Liberal

  Em http://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=13563:o-senhor-jose-ribeiro-fez-com-que-muitos-angolanos-deixassem-de-ler-o-jornal-de-angola-patriota-liberal-&catid=17:opiniao&Itemid=124

Paris - O Jornal de Angola (JA) é um diário de todos os angolanos ou é a boca de aluguer do Partido MPLA? Esta é a pergunta que gostaria que o senhor José Ribeiro, diretor do Jornal de Angola, respondesse.
Fonte: Club-k.net
Com efeito, desde que o senhor José Ribeiro se tornou diretor deste diário público, lemos artigos que não deveriam ser nem escritos nem publicados pelo diretor dum orgão público, como é o caso do Jornal de Angola (JA).
Cada vez que o MPLA ou o Executivo (governo) é criticado o senhor José Ribeiro se encarrega do exercício de bajulação consistente a defender o MPLA ou o Executivo respondendo de maneira odienta ao autor da crítica, e em certos casos relembrando até o passado doloroso de guerra que todos nós angolanos queremos deixar para trás.
Gostava dizer ao senhor José Ribeiro que é normal que o Executivo seja criticado. Em qualquer país do mundo o governo é criticado. Quem não é criticado não progride !
Por isso peço ao senhor Ribeiro que ponha cobro, o mais rápido possível, às práticas que consistem a utilizar o jornal de todos os angolanos para vilipendiar uma parte do povo angolano. O Jornal de Angola pertence a todos nós e não ao Partido MPLA. E o senhor Ribeiro não pode continuar a utilizar este meio de comunicação público para sair sempre em defesa dum e único Partido político, seja ele Partido no poder ou não !
Todo mundo deve obedecer às leis da República em pé de igualdade. Uma vez que o senhor Ribeiro se considera defensor dos injustiçados, porque é que não defendeu o general Fernando Miala quando este foi vítima de cabala por parte do regime?
A sociedade angolana é cheia de injustiças de vária ordem. O senhor prestaria um enorme serviço à pátria se pudesse encarregar-se de denunciar todas estas injustiças e fazer propostas de medidas a serem todas para remediar a tais problemas.
Ao invés disso, o senhor passa o seu tempo desacreditando os demais angolanos que pensam diferente do regime que o senhor apoia.
A resposta à pergunta acima é evidente. O senhor não defendeu o general Miala, e nem defende os demais cidadãos angolanos vítimas de tamanhas injustiças porque o que o senhor tem feito é meramente um exercício de bajulação ao partido no poder, sobretudo ao seu chefe JES, para poder conservar o cargo de diretor do JA que ocupa. E quem sabe, quiçá ser promovido para um cargo ainda mais relevante do que o que ocupa atualmente.
Mas saiba que esta prática é antidemocrática e contrária aos princípios de separação dos poderes e da isenção ou neutralidade dos orgãos públicos em relação ao poder político.
Sugero ao Presidente da Republica José Eduardo dos Santos que nomeie o senhor José Ribeiro como porta-voz do Executivo. Porque o papel que tem feito é o do porta-voz do governo e não o de diretor dum orgão público. O senhor José Ribeiro está sendo um péssimo diretor do JA. Porque este cargo necessita muita capacidade de objetividade e independência. Requisitos estes que o senhor não apresenta. Tenho a íntima convicção de que o senhor faria um excelente porta-voz do Executivo ou mesmo do partido MPLA.
Já que queremos todos que as pessoas certas estejam nos lugares certos, então o senhor tem que ser mesmo nomeado como porta-voz do Executivo. Assim pelo menos vai trabalhar. Porque no JA o senhor está fazendo um trabalho muito catastrófico !
A atitude do senhor José Ribeiro é uma das causas que fez com que muitos angolanos deixaram de ler este diário. Eu inclusive. Um jornal que passa o seu tempo fazendo propagandas do regime não merece ser lido.
Saiba também que a elevação, a promoção vem de Deus e não do Homem. Se Deus decidir que o senhor já não deve ser diretor do JA, pode crer-me que já não o será ! O seu chefe que está bajulando não poderá fazer nada para o manter no cargo.
Lembre-se da situação do general Miala que tanto serviu o regime e que em seguida foi preso pelo mesmo regime que serviu com tanto zelo. Já pensou que isto lhe poderia acontecer ?
Para terminar, gostava de dar-lhe o seguinte conselho : sirva a justiça e será recompensado. Mas se continuar a servir a injustiça e a mentira, será também recompensado, mas esta última recompensa será dolorosa. Enquanto que a primeira seria uma surpresa agradável.
Que Deus o ilumine para que tenha mais lucidez e seja mais objetivo, íntegro e sincero.

Sem comentários: