terça-feira, 6 de novembro de 2012

Estilos e tipos de guitarra

 

Os estilos e tipos de guitarra varia bastante como você deve saber. No universo das guitarras você já deve ter ouvido termos como Strato, Stratocaster, Telecaster e outros… Mas afinal, qual a diferença de uma guitarra para outra? esses tipos de guitarra variam muito? O objetivo deste artigo é explicar as principais diferenças entre os modelos e suas formas, bem como suas características e um pouco sobre os guitarristas que as utilizavam.

Estilos e Tipos de Guitarra

Stratocaster
A Fender criou a guitarra Stratocaster há 50 anos atrás. Há muitas empresas que produzem esses tipos de guitarra nos dias de hoje. Tipicamente a Stratocaster possui parafusos no braço, 6 tarraxas de um lado só, corpo estilo strato com dois rebaixos (cutaways) para maior conforto, 3 captadores do tipo single coil e uma alavanca. Mas há muitas variações da Stratocaster nos dias de hoje. Algumas tem captadores do tipo humbucker, enquanto outras tem uma mistura de humbuckers e single coils. O bom desta guitara é que ela pode ser modificada facilmente quando se trata do seu hardware e captadores. Um fato interessante sobre a Fender Stratocaster: o guitarrista David Gilmour da banda Pink Floyd é o dono da primeira guitarra strato já feita – aquela com número de série 001.
tipos de guitarra
Telecaster
Fender investou a primeira guitarra estilo Telecaster, e elas são utilizadas até mesmo antes das Stratocasters. As Telecasters tipicamente possuem dois captadores, uma cabeça menor que a da strato, e um seletor de 3 posições para os captadores. Algumas tem as cordas através do corpo, mas nem todas. O som único da Telecaster pode ser ouvido quando você utiliza a posição do meio no seletor de captadores. Isto faz com que ambos os captadores sejam ativados e traz o som único da Telecaster. Muitos guitarristas famosos já tocaram com esses tipos de guitarra e adoram a Telecaster, como Bruce Springstein, Prince e muitos outros.
tipos de guitarra
Les Paul
As guitarras Les Paul foram inventadas por Les Paul, é claro, por isso seu nome. Les Paul era um inovador no campo musical e inventou alguns dos primeiros dispositivos para gravação de música. A guitarra Les Paul possui um braço colado, 3 tarraxas de cada lado, geralmente com dois captadores humbuckers e um rebaixamento no corpo (cut away) com um seletor de 3 posições para os captadores. Algumas Les Paul tem a parte de cima do corpo entalhadas, frisos ao redor do corpo e marcadores do tipo coroa. Depende muito do modelo da guitarra. Famosos guitarristas que utilizam a Les Paul incluem Slash, Jimmy Page e Joe Perry. Como podemos ver, esses tipos de guitarra agradaram muitos guitarristas famosos.
tipos de guitarra
Flying V
A Flying V ficou popular na década de 80 com guitarristas como Rhandy Rhodes (o guitarrista do Ozzy Osbourne em seu primeiro álbum solo). O nome Flying V se originou do formato do seu corpo, que possui uma forma de um V grande. Estas guitarras são bonitas para quem olha, mas no quesito conforto podem ser bem difíceis para tocar.
tipos de guitarra
SG
As guitarras SG (Solid Guitar) são um outro produto da família de guitarras da Gibson. Elas são conhecidas pelo seu corpo que parece ter dois chifres pontudos. Normalmente possuem dois captadores humbuckers e um braço inteiro colado. Elas geralmente são mais finas do que as guitarras Les Paul. Ficaram famosas por causa de guitarristas como Angus Young do AC/DC e Tony Lommi do Black Sabbath.
tipos de guitarra
Estilos e tipos de guitarra foi editado por JP – Portal Música.
Seja Social, Compartilhe!

Você pode gostar também:

Sobre JP

JP é editor do Portal Música onde escreve artigos sobre guitarra, violão, contra baixo e música em geral.

Deixar Comentário





1 comentário:

Anónimo disse...

Unauthorizeԁ use аnԁ/or duplicatіon οf this material withоut exρress and wгitten pегmissіon from this
author and/or owner is strіctly prohibited. Вut not еxρonents οf а strange
Asian" cure" this conditiоn. Cгeating Friction TeсhniquеΤhis is alsο anotheг conԁitiοn contrainԁicatеd for hot ѕtone
maѕsage was develoρed by Buddhiѕt monks many cеntuгiеs ago as
an alternative. Visits to a regular massage.

my site :: tantric massage London