domingo, 4 de novembro de 2012

Carta aberta ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon

Domingo, 4 de Novembro de 2012

Sua Excelência senhor Ban Ki-Moon,
Secretário-geral das Nações Unidas

Povo martirizado, porém resistente da República da Guiné-Bissau, munido do mais alto sentido de responsabilidade, dever cívico e sentido patriótico, ainda convictos da capital importância da instituição que Sua excelência é Secretário-geral, como sendo o maior garante da segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição e proteção de leis internacionais, respeito pelos direitos humanos e o progresso social. Nós dirigimos a sua honrosa pessoa por intermédio de essa missiva, tendo em conta os bárbaros acontecimentos do passado dia 21 de outubro, registados naquela pobre e fragilizada nação oeste africana, para denunciar esse hediondo crime caraterizado pelo assassinato em massa de 6 indivíduos em circunstâncias ainda por esclarecer, assim como perseguição, espancamento e tortura de líderes políticos e de qualquer cidadão suspeita (uma autentica caça as bruxas), o qual repudiamos veementemente.

Desde a mais tenra idade que a história da Guiné-Bissau, tem sido, constantemente, abalada por episódios de convulsões sociopolíticas de diversas ordens. Nos últimos 14 anos, essas convulsões se têm exacerbado consideravelmente. O país mergulhou-se numa espiral de instabilidade político-social sem fim, sendo os últimos acontecimentos as provas mais eloquentes dessa triste realidade.

Conscientes de que esta crise crónica, vai adquirindo cada vez mais, proporções incomensuráveis e carácter cíclico vicioso. Salientando o facto de as autoridades de transição se manifestarem incapazes de pôr fim a esta crise, exortamos a Sua Excelência e a toda a comunidade internacional um maior envolvimento na busca de soluções para os problemas que assolam o nosso indefeso povo.

Excelência, nessa linha de pensamento, entendemos ser não só pertinente, senão, urgente e inadiável, a criação de um governo de transição inclusivo, supervisionado pelas Nações Unidas, por um tempo considerável, a fim de garantir um processo de transição neutro e imparcial, sem sobressaltos, para que a sociedade tenha o tempo suficiente de se recuperar de todo o dano causado até o momento. De igual modo achamos ser de capital importância a criação de um tribunal especial e a nomeação de um procurador para prosseguir com inquéritos sobre os diversos assassinatos políticos ocorridos no país, pelo menos nos últimos 14 anos, tendo em vista a responsabilização criminal dos verdadeiros autores morais e materiais desses abomináveis crimes, assim como os crimes de tráfico de drogas. Por último mas não menos importante, a criação de uma força de interposição multinacional constituídas por países sem qualquer tipo de influência regional ou de outra índole, a fim de permitir uma verdadeira reforma no sector de defesa e segurança nacional e combate a narcotráfico e a crime organizado.

Senhor Secretario Geral das Nações Unidas, excelências, senhores chefes de estado e de governo assim como embaixadores que representam praticamente toda a comunidade internacional na mais alta instancia da Democracia e Direitos Humanos do mundo. Amanhã pode ser já demasiado tarde. Ignorar este grito de socorro de este humilde e débil povo pode significar simplesmente uma nova Ruanda, Líbano, Darfur, Jugoslávia só para citar alguns exemplos. Evitar uma guerra fratricida que nos arraste a um estado falhado está nas vossas mãos e ainda é realizável.

Excelência, em nome de todo o povo guineense, permitam apresentar a nossa mais alta consideração a todos e um sincero agradecimento.

Bem haja.

Assinado:
Povo humilde e sofredor, porem resistente da República da Guiné-Bissau

Sem comentários: