quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Apelo a auto-estima?

Arsénio Manuel
Moçambicanos, Moçambicanas,
Jovens, Adolescentes, Crianças,
Pessoas sem nada a fazer!
Todo protocolo observado!

Caríssimos,
Repudiamos todos actos de vandalização, destruição do bem público, agitação massiva pela destruição e consequente pilhagem dos bens dos nossos compatriotas e co-cidadãos.

É triste o que acabamos de acompanhar, a agitação protagonizada por aqueles que nada fazem pelo crescimento e bem estar da nossa pátria amada. A nossa pérola do índico está a ser vítima dos que dizem ser amantes do nosso belo Moçambique, mas não tem a "auto-estima". 

 
Photo: ipaaaa....JA COMEÇOU
Vandalização de estradas contra o aumento de transporte em Maputo


Não existe nenhuma razão para o cenário que está a acontecer em alguns pontos da nossa bela capital, e na Matola, pois, a subida do preço do transporte (motivo alegado para as escaramuças) é uma estratégia necessária para o desenvolvimento do sector, dado aos vários problemas que temos verificado neste ramo.

O transporte é o garante para o desenvolvimento de qualquer cidade, região, localidades, etc. Pois, este nos liga aos diversos pontos que necessitamos, criando assim as condições necessárias para o nosso desenvolvimento.

Ora vejamos: um mini bus, que faz o transporte semi-colectivo de passageiros na rota Pc.° dos Combatentes - Baixa, consegue durante o dia efectuar em média 20 viagens. Em cada viagem, consegue arrecadar uma receita média de 75 Meticais. Ao final do dia este transportador terá como receita final 1.500 Meticais, que deste valor deve suportar o combustível gasto, as cobranças ilícitas das Associações e do Conselho Municipal, etc. Camaradas, assim, os proprietários das viaturas que prestam este serviço público, não tem motivação para investimentos e melhoria das condições que oferecem-nos, pois, o que lhe chega a casa, são apenas os prejuízos da manutenção que deve ser feita nas suas viaturas.

Olhando para o facto acima, assumimos que o mesmo acontece com os transporte públicos sob gestão do governo (estado), pois, Este, depende em parte, das receitas geradas pelos autocarros disponíveis.

Se os meus compatriotas acharem que não estão em condições de pagar o transporte semi-colectivo ou público, façam como EU, andemos a pé.

Uma das melhores formas de ultrapassar este problema, é sem dúvida, a negociação com o Governo, e entidades privadas aonde prestamos os nossos serviços, para a melhoria das condições salariais, com vista a suportar o custo de vida que sofre alterações, com a subida do transporte.

Não optemos pelo vandalismo, pois, a decisão tomada deve ser cumprida. O sector de transporte há muito que necessita de ajustes nos preços ora praticados.

Senhores e Senhoras,
Camaradas,
Até quando iremos nos endividar, ajoelhar, ou até mesmo, fazer acordos que nos prejudicam, para compra de autocarros para o sector dos transportes??!
Nós como cidadãos, munidos de "auto-estima" devemos ser os primeiros a por em prática o espírito de não a dependência externa para a resolução das nossas dificuldades, contribuindo positivamente e activamente para a criação de melhores condições, sem o espírito de mão-estendida! Devemos ajudar o nosso governo na criação destas condições, pois que, com as nossas contribuições, será possível a aquisição de mais autocarros para o nosso transporte, e melhoria das condições até agora existentes.

A PAZ no nosso país é algo que veio para ficar. A alternativa a PAZ, é a própria PAZ.

Esta PAZ é o que nos identifica como Moçambicanos!

Os investimentos que estamos a acompanhar em todos os sectores e ramos de actividade no nosso país, deve-se em parte, pela PAZ, e pelo carácter de bons acolhedores que nos identifica. Não deixemos que alguns estraguem esta linda imagem que temos! Não demos motivos aos investidores para recuarem ou duvidarem da estabilidade no nosso país! Não demos força ao inimigo que só quer nos destruir!

Apelamos a calma, e tranquilidade em todos pontos da nossa cidade e arredores, assim como, por todo país.

Sem mais não disse,
Muito obrigado pela atenção e compreensão dispensada!

Moçambique rumo ao desenvolvimento auto sustentável.

Sem comentários: