quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A atitude do Líder da Renamo - Debate

Por Amosse Macamo
Facto: ninguém dos painelistas conseguiu responder as questões bem colocadas pelo José Belmiro. Confesso que quando vi aquele painel fiquei preocupado porque já se adivinhava qual seria a linha que o mesmo iria seguir.
Mas José Belmiro soube tirar-me a preocupação revelando-se o verdadeiro contrapeso e não só: um exemplo de quem procurava a verdade e somente.
Se eu fosse comentador, não diria na...

da sem antes condenar a atitude do Líder da Renamo em deslocar-se à Gorongosa. Não colhe que Gorongosa é Moçambique quando um passado bem recente nos ensina que aquele local era o teatro das operações da Renamo.
Qualquer posicionamento de pessoas como Lourenço de Rosário, Fernando Lima< Salema, dando alguma razão ao líder da Renamo insufla a ele de oxigénio que já não tinha neste momento e o faz acreditar que está certo.
Qualquer pensador deveria e usando da sua capacidade de influenciar opiniões instar o líder da Renamo a usar as instituições legítimas e legitimadas para resolver qualquer problema (atitudes como as dele só fragilizam ainda mais as instituições que a cada dia lutamos para que sejam cada vez mais credíveis e que ele reclama da sua inoperáncia, quando é o primeiro a fragilizá-las), até porque quem saiu gingando que tinha o número do Presidente para ligar à qualquer hora foi ele e não nós.
Atitudes de desafio à ordem e autoridade protagonizadas pelo líder da Renamo não demonstram força não, mas fraqueza, sim, quem recorre a ameaças é porque está claro que é incapaz de se fazer ouvir esgrimindo argumentos.

See more
See translation

Like · ·

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Eu julgo que a sociedade precisa levantar-se e dizer claramene a Dhlakama o seguinte: Vai reformar, que ha muito deixou de ser util ao pais. Queixe-se de si proprio. O mimo que dura ha mais de 20 anos precisa ser calibrado com um pouco mais de responsabilidade. Dhlakama nao esta perceber que, ao instigar seus porta-vozes a se pronunciar como estao, submete-os a um perigoso cadastro que, ha qualquer momento pode sair gravemente prejudicado. Viver na ilegalidade e fazer uma politica informal deve deixar de ser pratica do velho Dhlakama. Pessoalmente estou cansdo com suas mentiras. Ele mente mais vezes e diariamente ao povo que qualquer outra pessoa nesta Republica. E em consequencia disso, faz com que muito mais gente perca estrutura e reputacao que tanto custou e custa erguer e manter. Diria mais coiss, mas so posso faze-lo no meu mural.See Translation

  • Jorge Matine gostaria de poder argumentar aqui que egidio Egidio Guilherme Vaz Raposo e Amosse Macamo estao errados. para tal voces precisam pagar a minha consultoria ou consulta. chama-me atencao que dlhakama quer "negociar" politicamente o dossier AGP ( o seu cumprimento) e o faz como signatorio e lider da oposicao. a frelimo "indica" uma comissao para negociar em nome do governo, um dossier do estado. as negociacoes entre a frelimo e a renamo sempre foram secretas, so aquelas que precisam da legitimidade de orgaos de estado e sociedade fizeram tudo para fosse sobre conhecimento publico. o governo que representa os interesses do estado que tem responsabilidade para em nome do estado nos representar fica calado, empurra-nos para este espectaculo mediatico onde espera ganhar politicamente. so mudaram os centros de poder, para a renamo deslocaram o centro de poder para Gorongoza e a frelimo continua na pereira lago. e o poder sao as pessoas e seus interesses.See Translation

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Caro Jorge Matine, eu não concordo consigo. Você é que está erradíssimo. Começando pela premissa. Se as negociações entre a Renamo e Governo sempre foram secretas por que então são tornadas publicas agora? Se foram secretas, pode para já nos ajudar (já que tem mais informação sobre este assunto) adiantar quantas foram?
    O acordo geral de paz assinado entre o governo e a Renamo aconteceu em 1992. Desde lá a esta parte houve fases em que el, o acordo, foi sendo integrado todo ele em varias leis como constituição da república, nova assembleia da república de Moçambique, eleições gerais, etc. se existe algum assunto concerto que Dhlakama pode resolver com o governo são os seus homens armados – assunto que Dhlakama não quer se quer levantar – em relação a sua integração ou reinserção social e política. Dhlakama pode, querendo, pedir antes desculpas por ter transgredido o protocolo relativo ao novo exercito e o número de homens com que devia ficar para servir de guarda pessoal. Pelo contrario, manteve muitos homens nas matas, alimentando falsas promessas e evitando que estes fossem justamente desmobilizados e reintegrados. Mesmo assim, se ele quiser pode pedir a reintegração destes homens. Só que irão todos e de uma vez a reforma por causa da idade! Isto sim, Dhlakama pode discutir. O resto, é tudo especulação, mentira e mimos.
    A Frelimo indicou uma comissão para dialogar com Dhlakama não em substituição do governo. Não me parece que era esta a intenção. Por outro lado, ele próprio Dhlakama não tem muita coisa a dizer. São lamentações de sempre, desconexas, mas que guarda no fundo o sentimento de derrotado em todos campos: como gestor do partido, como alternativa do pais e como gestor de assuntos pessoais.
    A minha tese é simples: Se Dhlakama quer ainda gozar dos mimos que tanto reclama que reforme para que seja recordado como signatário dos AGP. Enquanto continuar a ser no activo e membro da oposição, julgo que ele deve ser tratado como tal. Presidente do partido da oposição. São posições como as do matiné que criam precedentes que depois embaraçam o país por mais e longos anos, lançando a política para o sargeta do informal. Um cidadão que se da ao desfrute de passear a sua classe na ilegalidade não merece se quer figurar de entre os candidatos a PR!
    See Translation

  • Jossias Maluleque Respeitado Jorge Matine, ao justificar antepadamente a sua interveção com alegação de erro, parece-me ser muito precipitado. É preciso respeitar a visão dos outros porque mesmo a sua não é absolutamente verdadeira. Sobre o assunto em debate, julgo eu ser urgente a queda da ideologia de compartimentação das decisões quando se fala do nosso País. Não pode, um país inteiro, ficar refém de decisões e opiniões politicas somente nem tão pouco de desejosos pessoais. Em vários foruns, se o caro Matine já acompanhou, o líder da RENAMO tem demonstrado mais um problema relativo que colectivo. É que o povo não quer governo de unidade nacional, muito menos que as vagas de emprego na defesa e segurança, saúde, educação, etc, sejam repartidas entre a Frelimo e a RENAMO. O nosso estado liderado pela Frelimo, está a envolver o povo na construção deste País, envolvendo não apenas os prevelegiados que participaram em vários acordos nacionais, mas aqueles também que são frutos deste acordo, estou a falar da nova geração. Acho paradoxal que as pessoas falem de despartidarização das decisões nacionais e ao mesmo tempo defendam que o estado tenha que ficar refém das ameaças da RENAMO. Este espectaculo mediatico, se já se apercebeu caro matine, não envolve o povo, envolvem pessoas com interesses pessoais e aliás, há quem está a patrocinar este evento para ganhar projecção. Saia a rua e faça auscultação pública, irá perceber que há um equivoco em muitos intelectuais quando se fala deste assunto, que peca por não considerar a opinião da maioria. O jornalista José Belmiro esteve bem sim, aliás, ele queria saber da razoabilidade e racionalidade da postura do líder da RENAMO que convoca o chefe do estado a Gorongoza. Falaram alguns comentadores de comissão constituida por ilustres desconhecidos, como se isso fosse a condição essencial para resolver os problemas da nação, se esqueceram os intelectuais que eles é que apelam envolvimento de todos na tomada de decisões e hoje querem que o desconhecidos sejam excluidos.

  • Jorge Matine jossias maluleque o pais nao esta refem de dhlakama, senao estariamos aqui a falar e discutir a pertinencia de que os acordos devem ser revisitados, por exemplo a sociedade civil varias vezes ja se organizou para discutir o AGP e nunca o pais parou por isso.See Translation

  • Juvêncio Flores Vou blokear vossas amzd pra cmgo... N gsto d cmentariox politicos pork em Moçambik tdox sao d mesm saco... Olhem pra a vrdsdeira populaçao k vox vota em k situaçao se encntra. Gastsse mnts mlhoes de dollares em individualismo,montant k serviria pra krteirsSee Translation

  • Amosse Macamo Juvencio Flores fique a vontade, aqui os ausentes nao fazem falta nenhuma. E honestamente nao me lembro como cá veio parar. AbraçoSee Translation

  • Jorge Matine Egidio vaz raposo nao vou ajudar sobre as negociacoes secretas porque terias que pagar a minha consultoria, como hsitoriador devias saber que institucoes como partidos politicos tem negociacoes secretas, longe do escrutinio publico para acertar os seus...See MoreSee Translation

  • Jossias Maluleque Ilustre Jorge Matine, volto a sí desta vez para dizer que está a dar um cunho romántico a nossa conversa aqui. Quem são os mimados? Quem os mima? Será que o meu amigo já se beneficiou desses mimos? Ainda não? O que falta? Coloco estas questões um pouco infantis para iluscidar sobre o risco que corre quando começa a descer da racionalidade à emoção. Vejo que nada sabe sobre as alegadas negociações secretas e que na verdade mergulha cegamente no vulgarismo ao pensar que quando o chão está molhado é porque choveu, dai a sua dificuldade em exclarecer sobre as alegadas negociaçõe secretas. Devemos pensar no País não na medida dos nossos fracassos pessoais mas sim tendo em conta os sucessos e fracassos colectivos. Vivemos num país de oportunidades onde as pessoas querem preparar o seu futuro e não irão abrir mão em nome de interesses abstractos.

  • Amosse Macamo Jorge Matine se reparasse antes de declarar “certos” e “errados” perceberia que não chegámos e por razões óbvias a discutir o fundo, mas o meio que foi usado pelo líder para conseguir o que pretende. Indo ao fundo, Dhlakama não tem omo negociar um acordo ja extinto, isto porque todos os protcolos foram traduzios para a constituição para além de que o AGP era do carácter transitório, isto é visando ultrapassar um período de conflito para a paz.
    A existirem pontos que a Renamo não concorda que reabra outro espaço e tema de debate, mas não o AGP. O decurso de tempo para o qual esteve acordado que o AGP iria vigorar encarregou-se de o revogar.
    Chegados a esta fase Jorge Matine não sei quem está errado e nem sei se com o seu posicionamento concorde que a Renamo ande de tempos em tempos a pressionar psicologicamente o Povo moçambicano com questões que bem analisadas não parecem sair da zona do umbigo.
    Devia se perguntar o caro Jorge que das vezes que Dhlakama amea,cou incendiar o pais, barafustou e ameaçou dividir o Pais, qual foi o ponto dos protocolos de roma que foi mexido uma vírgula? Que milagre o demoveu das suas pretensões?
    Haja coeréncia Jorge e por favor não nos peça para pagarmos por uma consultoria que não levaríamos de borla.
    See Translation

  • Claudio Oliveira Amone Chivambo Com a vossa licença manos (porque sou bem novo em relação...), gostava de tecer o seguinte comentario e/ou trazer algumas questões: As negociações do AGP foram feitas aonde (Moçambique ou fora do País)? O dossier AGP tem algo por ser revisto (se sim, do que se trata)?...Não quero ser o advogado do diabo, porém, preciso perceber qual é a razão destes alaridos. Querem debater assuntos do povo ou acomodar sensibilidades partidárias. Digam-me que depois direi a minha justiça. ObrigadoSee Translation

  • Jorge Matine Jossias Maluleque os "mimos" vem do Egidio Vaz. a quanto tempo esta na frelimo jossieas Maluleque?
  •  

Confesso: tenho dificuldades em elogiar o José Belmiro. Dificuldades que saberão perceber porque se hoje o acho herói, amanhã facilmente o posso achar vilão. Mas devo confessar que nos últimos dias passei a prestar maior atenção nele e honestamente: está a cada a traçar con seu próprio punho o seu destino de bom jornalista.
Hoje, segurou o debate pelos cornos e fez questões aos painelistas que julguei importantes, muito.
Parabéns ao José Belmiro. Os homens não se tornam bons profissionais pela Graca divina, mas pela sua entrega abnegada ao trabalho e me parece que este compatriota dorme ultimamente com os livros.
See translation
Like · ·
  • Rebeca Cipriano Mashava Assim eh k eh; elogiar quando se merece!
  • Chelú Ibrahimo É tambem gostei muito
    Parabens afilhado Jose José Belmiro continua assim q iras longe
    See Translation
  • Agostinho Nhampossa Pelomenos hoje orientou bem o debate. Fez de conta(imparcial).See Translation
  • Borges Nhamirre Hehehe ... José Belmiro relendo as mensagens que te mandei no fim do debate e o que Amosse escreveu aqui, agora percebes o que estava a falar nem? Meu brada, meu grande amigo e co-sócio de grandes ideias. Apenas te lembres do nome do teu primeiro blog, que foi também da tua Coluna no O Pais Diario que fundamos juntos (com outros, claro)!See Translation
  • Amosse Macamo O Salema acabou se revelando o elo mais forte da noite.See Translation
  • Nhecuta Phambany Khossa Salema apresentou uma fundamentação jurídica sobre os actos administrativos a serem impugnados no Tribunal Administrativo. Um tpc para os juristas da Renamo.See Translation
  • Célia Bié Subscrevo Amosse, eu aprecio a forma como ele conduz um debate, realmente nota-se muita evolucao, ele e melhor que muitos...Parabens Belmiro, abrace essa carreira, vais longe.See Translation
  • Niltiai C Itonorp Tem que treinar a fala (pronúncia)....as vezes parece-me que o português sai com muita luta (gagueja..."praqueja"....) e perco-me na ideia central que tenta transmitir....as vezes apetece-me mesmo chutar a cadeira mais próxima ...tirando isso, nota-se de facto uma grande evolução....
  • Célia Bié Verdade, relativamente a pronuncia ele tem que treinar muito, e existem varias formas de melhorar, porque o conhecimento dos assuntos ele tem...porque aquilo do Muchanga EISHHHH, ate onde sei, e que todo mundo que faz Direito tem uma cadeira de etica juridica, e ela deve ser implementada no dia a dia dos juristas...faz um comentario mete uma fofoca, faz um comentario mete uma fofoc a, epaaahhh.See Translation
  • Chacate Joaquim Se esta-se a falar da Linha aberta, os telespectadores que iam ligando 'e que me ultrapassaram de longe. Pelo menos deu para ver que o Governo foi no minimo infantil ao aceitar que a Renamo fique com um exercito e antes de resolver o assunto pensar que o Estado 'e uno e indivisivel de tal forma que o seu exercito nao tem cor! Como assim? se ainda ha um exercito estacionado em marriguem que nao 'e do Estado Mocambicano? Irmaos o povo nao aplaude as ameaças do Dlakama mas teme a Guerra e socode o capote para o governo da FRELIMO. Ha que fazer um trabalho serio para acabar com isto sem violencia...See Translation

Sem comentários: