sábado, 13 de julho de 2019

GRUPO LIMPA 1986 --1992

Historico
Parte 2
GRUPO LIMPA 1986 --1992
De acordo com os ultimos dados do capitulo 1, as posições e bases da guerrilha da Rnm no vasto territorio entre Dugudiwa- Namacurra, Malei e Dere, estavam ficando em apuros ate nomades, depois que Lagos Lidimo qual conscidiu com a chegada do primeiro contingente (1000 tropas) de Tanzaniano.
Acontece que naquelas matas ainda haviam Perdizes em treinos e o trabalho dos comandos efectivos dedicavam mais em defesa e proteção aos formandos ao invez de lançar contra ataques ou ressachar os ataques das brigadas das FPLM em manobras perigosas.
Eis então que a guerrilha acionou o grupo Limpa que na altura encontrava se na zona entre o distrito de Mulungo e Namarroi exterminando as ultimas bolsas de FPLM.
Foi necessario 1 dia e meio para os 290 bravos do grupo pigmeu mover se a Pé e percorrer mais de 350 kms ate chegar em Malei distrito de Namacurra afim de abordar e frustrar a grande ofensiva de 1.140 soldados regulares comandados directamente por Lidimo.
Os de reconhecimento da Rnm (pois, na altura não haviam telefones celulares. O meio de comunicação era atraves de homens especializados ou radios codificados), ja haviam adiantado para interceptar os solicitados por ai as 15 horas, seus colegas algures em Mocuba afim de transmitir pormenores sobre os movimentos, efectivo e tacticas de actuaçào de contingentes das FPLM.
A longa caminhada do Grupo Limpa continuou tarde adentro, ja com dados actualizados.
Pelas 19:50 horas, a uma distancia, ouviu se bangs e grandes estrondos persistentes de armas com calibres maiores e pesadas. Eram um sinal inequivoco de grande uma ferroz batalha nocturna, portanto um encontro que era esperado.
Respirou se ar de alivio, salvamento e alegria no seio das perdizes em formação e demais comandos que os pritegiam, ao son das escaramussas, neste contexto, apartir de um abrigo seguro.
Os combates prolongaram ate o raiar do sol. As 10 horas alguns sobre viventes da Fplm em debandas ja eram vistos correndo sem destino ao longo na EN 1. Outros perdiam se e caiam nas mãos de Perdizes recrutas.
O Brigadeiro, chefe das operações e seu comissario que comandava a brigada morreram pela madrugada e em combates. Um major de Nome Nhantumbo conseguiu recuar e fugir com seus 160 soldados regulares e se sairam numa localidade chamada Munhiba ou Monhepa [os registos não mencionam o nome correctamente], portanto, aonde pegaram uma coluna de viaturas a Quelimane.
Entretanto, o grande erro do major foi de ter se apresentado perante Lagos, como parte do contingente derrotado em Malei e estes haviam recuado e fugido.
Lagos Lidimo, juntou com um Batalhão "360" soldados que tambem haviam recuados de duas frentes: em Inhassunge e Luala e foram todos fuzilados.
O grupo Limpa teve apenas 1 baixa devido aos graves ferimentos que por conta de uma explosão, um dos componentes contraiu no braço e perna que mais tarde reultou em seu amputamento isto em Malawi.
Depois do almoço de bravos, com base na reçào de combate { comida de soldados Fplm), que os soldados mortos ainda continham em suas mochilas, o grupo guerrilheiro Limpa rumou para Nante, distrito da Maganja da costa aonde a tropaTanzaniana importunava as perdizes que ali operavam.
Naquela noite o grupo espionou o suficiente e logo na madrugada atacou em simultaneo todos quarteis de homens gigantes Swahilis. Como rescaldo, mais de 800 soldados Tanzanianos foram mortos ate ao amanhecer e a região foi assim liberta abrindo caminho para o assalto e ocupação a vila da Maganja da Costa.
O grupo Limpa, foi solicitado e moveu se para Inhassunge. E de lá, Por duas vezes tentaram atravessar o Rio dos bons sinais para atacar e invadir no Aeroporto de Quelimane o ponto estrategico das Fplm que depois de Mocuba ali era o segundo maior quartel general ao nivel da Zambezia por onde Lagos Lidimo planejava, armava e lançava suas ofensivas contra a guerrilha.
Porem, o grupo teve alterar a decisão porque teve uma solicitação de emergencia no distrito de Lugela em Munhamadi, em Meconta e Malema para se juntarem ao contingente de comandos que deparavam com uma resistencia das Fplm ao assalto daqueles quarteis montados junto as vilas.
O grupo Limpa, se reabastecia e remuniciava se por via de escaramussas pois, apoderavam de quantidades incalculavel de material belico abandonado e/ou capturado das Fplm e as armas mais pesadas ficavam para uso e responsabilidade da guarda as perdizes locais.
Entre muitos outros feitos do grupo que somente os adultos hoje ainda vivos como testimunhas possam contar mais e melhor que o registo dos factos anotados nos diariarios da guerra pelos comandantes do tempo.
Não tivemos informaçãos exactas sobre após 1992, por onde podem ser encontrados aqueles extra-homens, como sobrevivem ou qual sua actividade hoje em dia capaz de servirem como objecto de escuta, estudo, pesquisa cientifica e academica tanto civil como paramilitar.
Alias, assim que o tempo nos permitir relataremos outras mais e mais façanhas do grupo Limpa, um grupo a não se esquecer.
13/07/2019
Por: #AF

Sem comentários: