sexta-feira, 15 de março de 2019

No Ministro que disse que em todos os negócios com o Estado há comissões (ele até foi modesto no business a HCB ficou só com 30 milhões, quando poderia embolsar 100 milhões). Com quanto ficaram no negócios da Heineken?

Em que estou a pensar?
No Ministro que disse que em todos os negócios com o Estado há comissões (ele até foi modesto no business a HCB ficou só com 30 milhões, quando poderia embolsar 100 milhões). Com quanto ficaram no negócios da Heineken?
oh... que fique o alerta do Procurador Geral Adjunto receber comissões....
Sobre este site
OBSERVADOR.PT
Taíbo Mucobora condenou o recurso abusivo ao ajuste direto na contratação de serviços e bens públicos, considerando que a prática é um meio par...
Comentários
  • Dercio Rodrigues Aaaaaa agora sim faz sentido em 2015 vi uma entrevista de Lurdes mutola a mae grande do atletismo ela dizia q trouce muitos empresários em Moçambique q estavam realmente interessado em investir Cá mais infelizmente as burocracias é os pedidos de comissões eram totalmente absurdas daí nenhum empresário quis investir Cá! E agora vem Celso Coreia e botar as cartas na mesa
    2
  • Osvaldo Altauba Amade Gozem mas não abusem senhores de comissões.
    2
  • Sergio Nguenha Kkkkkkk eles dizem não terem medo de ficar ricos. Que fiquem a custa do Estado!
  • Nimo Jose Futuro brevê isso irá acabar
Escreve um comentário...
Cada país tem as suas prioridades!
Quando facilmente atraímos investimento para produção de bebidas alcóolicas, que investidores para instalacão de uma fábrica de produção de baterias, com tanto grafite e com elevado teor de grafeno (exportamos tudo), por exemplo, algo vai muito bem!
Ps: hoje fiquei com a sensação de ouvir o Botha dizer: give them bitches and beer, once we rule e acrecentou: give them futebol too!
Cadê o orgulho interno? a mão externa vem destronar os produtores internos, que mataram a nossa laurentina. quem trouxe a mão externa? os viciados em "ópio" não olham para a marca, querem qualidade.
Comentários
  • Euclides Da Flora o Presidente disse, orgulho nacional( noia)..
  • Da Cruz Eu "gostei" da publicidade da txilar. Num país com fome e sem água potável, usamos mandioca e água pra produzir cerveja a valer. Eh eh eh eh país de xidakwas
    3
    • Fatima Mimbire Da Cruz parece que a unica forna de viabilizar a produção de mandioca é pfoduzibdo gwala.... somos uns xidas, mesmo.
      2
    • Dercio Chiemo E a ideia é nós manter burros e xidas, e assim só nos preocupamos com ter ways e boladas para Quinta, Sexta e sábado o resto só saúde é que interessa. São maning klevas esses Djoni! 
      😀😀😀😀
      2
  • Fred Novela Eish poucas fabricas que investem so bebidas, nos achamos jovem de luxos pork bebemos Heineken para adormecer a pobreza em todas suas vertentes, este pais daqui pouco ficara sem ninguem para guiar, ou se tiver esses serao tais bebados farao a maneira da barracas... Triste quando o pouco nos resta serve para depositar Numa pequena...
    1
  • Juaquim Antonio Força ilustre Fatima
  • Guilherme l'Afro Mozambicain Muito triste. Não há défice de cerveja em Moçambique. Mas é assim que estão muitos países africanos com muita juventude na bebedeira e não se controla mais nada. Nenhuma lei funciona para venda de bebidas e depois temos todos os problemas que assistimos com nossos alunos, automobilistas etc...
    4
  • Meque Albino Domingos Acredite quem quiser ainda vao matar as nossas ''IMPALAS" NA PROVINCIA DE MANICA
  • Mathause Sithoye Moçambique é numa espécie de um barco sem motores, sem marinheiros, deslocando-se à favor do vento e da corrente da água, para um rumo desconhecido.
    2
  • Júlio Mutisse Mas mana PA estás a exagerar. Estás só a pensar no produto final (a cerveja) não pensas na cadeia de valor... no potencial de produtos locais que podem ser agregados ali e gerar renda para as famílias, no IRPS dos trabalhadores, no IRPC etc... Nas exportações que vão crescer, na economia do país... 
    Mas é só reclamar mesmo? 
    Quanto custou instalar aquela fábrica? Quanto custa o investimento numa fábrica de baterias? 
    Please mana dê se um tempo.
    6
    Ocultar 20 respostas
    • Ivan Nhaca Júlio Mutisse concordo plenamente
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse mano mano... as vezes!
      quanto vai ser investido? quanto vai gerar de retorno em termos de impostos? sabes que benefícios foram concedidos à empresa? quais produtos locais vão comprar? milho? que quantidade?
      vai gerar empregos è verdade.


      mas a minha pergunta è porque não conseguimos atrair outro tipo de empresas/indústrias que de facto trazem valor acrescentado em toda a cadeia, até no consumo. por exemplo: baterias, combustiveis, incluindo os bio... enfim são nossas prioridades.

      poderia ate perguntar, quando negociamos exploracao de recursos com determinados países, porque não exigimos que esses investimentos adicionem valor localmente? quando vejo Heineken vejo mozal!
      4
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse nao sejamos ingenuos sobre o quanto vale um investimento, com a ilusao de que alguma coisa fica. nem sempre fica.

      podes partilhar o ganho que ja tivemos com a instalacão da fabrica? acho que querer ser spc por ser nao da, dê-se tempo mano de querer defender coisas!
      1
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire estás a negativar tudo minha irmã. Tudo. Vamos com calma. Todo investimento é útil para alargar a base tributária deste país. E todos somos úteis para atrair investimento. No nosso activismo podemos advogar a favor disso também. 
      Podemos ser úteis ao país mesmo reconhecendo que "pequenas" coisas como aquela fábrica são úteis para a economia nacional
      3
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse nao è nao. um investimento em bebidas alcoolicas nao è util coisa nenhuma. porque nao foram à RSA onde ha tudo mais acessível que aqui? vamos dar passos singelos, sim, mas consistentes e sustentáveis.

      o resto já detalhei abaixo e não me alongarei.


      ps: alguém disse me algo sobre o negativismo e me lembrarei. mas tentar ver para além do óbvio, faz bem.
      2
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse ,cuidado com analises simplistas, o meio ambiemte ,saude da polulacao em primeiro lugar.
    • Júlio Mutisse Estêvão Marcos Chavala num país de rastos, foram investidos 100 milhões de dólares. 
      São 1000 postos de trabalho abertos na fase de construção. 200 empregos directos e muitos indirectos. 
      São 1000 agricultores em Moçambique que passam a ter mercado pa
      ra sua produção. 
      A demanda de certas matérias primas podem induzir outros investimentos para matérias primas não só para essa fábrica... 
      Saúde pública? Ok... 
      Diga me o que é que se pode fazer? Em que áreas se pode investir? A produção de baterias vai gerar poluição e vamos ter as mesmas pessoas a reclamar. As minas poluem... Tudo que se faça terá problemas. Fechemos o país então.
      1
    • Júlio Mutisse O que é que queremos deste país?
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire na sua opinião não é útil. Na minha é. O país precisa de investimento e qualquer investidor irá onde seu investimento possa ser rentável. Acharam que é aqui. 
      A Mozal está aqui. 
      As fábricas de cimento estão aqui. 

      A Compal está aqui (essa deve ser útil não é?) 
      E muitos outros investimentos que tem utilidade. 
      Concordamos na questão dos mercados para a produção agrícola. Esta fábrica vai ser mercado para muitos. Nem isso é bom? Nem as pessoas que ganham emprego num contexto em que muitas empresas fecham é bom? Nem os impostos directos e indirectos que o Estado vai recolher dali é bom? Hiiii querida. Vamos com calma.
    • Leonardo Chamussa Júlio Mutisse, porquê não um super investimento numa fábrica de sumos? Temos tanta fruta neste país, que acaba apodrecendo... ou não sabes? Porquê não um super investimento numa fábrica de leite e seus derivados? A Heineken, com o seu investimento, quanto não me interessa quanto, vai criar mais bêbados, e contribuir para a sinistralidade neste país! Veja só o resultado das promoções feitas pelas duas grandes fábricas de cerveja... e o efeito que isso tem, sobretudo na camada jovem... Enfim!
      1
    • Manecas Buvana VAMOS COM CALMA MESMO. Estamos muito ansiosos em criticar (aquela de deitar abaixo) que acabámos por perder o bom senso da critica....
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse nao precisa de qualquer investimento. think twice dear. think
      1
    • Fatima Mimbire Manecas Buvana claramente que estamos ansiosos por criticar. cada um faz de acordo com a sua percepcao e elementos em sua disposicao.

      nao sejam alergicos as critica (nem sempre sao negativas, depende muito de como lemos. o que entendeu do que eu estou a dizer? faz sentido? sim ou nao, porque?).


      o que seria bom senso da critica?
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse ,uma dica "dai agua a quem tiver sede e Comida a quem tiver fome "o pais enfrenta problemas de desnutricao, Doencas mentais ,.de o merecido tratamento.
    • Júlio Mutisse Leonardo Chamussa até tu podes abrir essa fábrica. Ninguém está impedido de entrar e investir nisso. Aqueles vieram e investiram naquilo que sabem fazer... 
      Não me questione por que abrir uma barbearia ao invés de uma padaria. Cada um investe no que sabe.
    • Manecas Buvana Fatima Mimbire : o bom senso neste caso específico seria p.ex: um comparação mais objectiva dos investimentos (os prós e contras) ?? No grafite evita-se as isenções ou o teu problema é mesmo por ser bebida alcoólica?
    • Júlio Mutisse Estêvão Marcos Chavala se a indústria cervejeira fosse tão má assim já teria sido banida em todo mundo. Na sua lógica TODO INVESTIMENTO NO PAIS devia ser focado para isso. Sera?
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse Nao, por Isso cada pais tem sua prioridade. O pais gasta rios de dinheiro em debates sobre os males que invoquei .mas Nao tem dado uma resposta satisfatoria . E preciso uma agenda do que queremos primeiro.um pais Nao Pode desenvolver em quanto seu povo Nao tiver boa saude.
    • Adrian Magoo Júlio Mutisse outras coisas...
      Nós não somos capazes de produzir milho para fazer massa/xima para alimentar o país, mas assim pensas que seremos capazes de produzir para cerveja?
    • Estêvão Marcos Chavala Adrian Magoo ,Obrigado, mesmo Isso, sera falta de informacao nalguns compatriotas?
    Escreve uma resposta...
  • Joao Ferrao Intoxicam nos com o Samba e o futebol e chamam nos povos pacificos e pecamos por sermos preguicosos. Um jogral antigo
    1
  • Mendes Menete A CDM está mal
    -0:30
    1
  • Mendes Menete Até na estrada
    A imagem pode conter: céu e ar livre
    1
  • Nkulu Wa Munu O meu problema mesmo é o que vamos fazer com o que vamos ganhar em receitas. É que estes roubam, nanduwêee...
    2
  • Joacheim Tembe Querem qualidade ou quantidade?
  • Agostinho Muchave Como digo e repito: Quando o diabo está presente não se diz o nome dele porque os contam são os diabolozados. Não é falta de projectos para desviar o consumo de álcool 🥃 na juventude mas sim de gestores sérios, anticorruptos e anti-lambe 👢
  • Eugenio Mambo Cara Fatima Mimbire, as sua abordagens são todas imbuídas de críticas não constitutivas. Será que nada de bom é feito em Moz?!
    Especificamente para este poste, recomendo que analise a cadeia de valor desta fabrica.
    Semana passada visitei mãe de um amig
    o em Gaza que produz mandioca para fornecer a esta fabrica, tinhas de ver felicidade daquela familia.
    Saia da zona urbana e vá para os distritos, ai você terá a noção do impacto que esta fabrica está a trazer para as familias.

    Mais não disse!
    5
    • Fatima Mimbire Eugenio Mambo muita coisa è bem feita e deixemos que os outros elogiem. tu podes elogiar as coisas boas e eu o encorajo a fazer um post nesse sentido e irei la comentar.

      meu irmão, o meu debate aqui è a volta da qualidade do investimento. se estiver 
      interessado em discutir isso pode ler os comentarios que fiz aos comentarios do mano Júlio Mutisse. ha uma cadeia de valores sim. podes, ja agora detalhar em cada fase que beneficios teremos, talvez assim eu possa compreender bem e reavaliar o meu comentario e/ou posicionamento sobre isso. eu ate tenho duvidas que essa avaliacao minunciosa dos beneficios aos longo da cadeia de valor, muito provavelmente olharam para: investimento, empregos, materia prima, talvez (o tempo è mestre a dizer-nos ate quando).

      mais nao digo.
      3
    • Oly Waka Banze Eu apenas penso que devemos começar a pensar grande. Já tivemos ou temos neste país uma empresa que tinha como objectivo produzir bebida alcoólica a partir de mandioca e a visão foi a mesma: ajudar as populações que produzem tanta mandioca e que depois não é aproveitada. Agora pergunto, será que a tal empresa ficou ou está sem capacidade de responder a capacidade de produção das populações? Será que precisávamos de mais fábrica de bebida alcoólica ou podíamos repensar no projecto anterior e corrigir caso exista algo que não tenha dado certo? 
      Não podemos pensar que a felicidade de duas ou três famílias vai resolver a situação deste país.
      2
    • Claudino G. Nchumali Vamos vender o milho, a mandioca para cerveja e ficaremos todos bêbados e sem nada para matar a fome.
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire vamos alargar um pouco a visao: imagine uma empresa mineira que emprega 10000 pessoas, tem um refeitório onde 90% do que se come, carne inclusa, é importado. Ai aparece um Mimbire qualquer e implanta um matadouro dos mais modernos, faz fomento de produção de carne bovina, caprina, de frangos etc, abate em condições sanitárias aceitáveis e vende carne para o mercado de 10000 refeições dia de que falei acima e para os supermercados que existem na região. Provavelmente dirias que esse investimento é socialmente útil e de qualidade. Não pelo nome do investidor mas por aquilo que agrega e pelo fim.
      A Heinecken pelo que percebi tem uma componente igual. Descobriu em Catandica agricultores com capacidade para produzir a qualidade de cereal que eles precisam. Esses 1000 iniciais já não farão parte das estatísticas de produtores que não tem mercado para seu produto ou que o vendem ao desbarato para os países vizinhos. Terão, tal como os produtores de frango daquela província, um comprador seguro, a preços bons que melhorem sua renda e suas vidas. 
      A reprovação que vejo da sua parte parece sugerir do juízo de valor com uma carga moral alta. Mas isso não me preocupa muito. Preocupa me que estejas contra a fábrica que vai gerar empregos e impostos (para além do que disse acima) e não contra o Mukero de bebida que entra sem nada pagar e que deixa de ter os produtos da Heinecken pelo menos no seu portfólio. 
      Não que a fábrica va matar Mukero mas já não se vai kerar esta que será produzida aqui dentro da estrutura de que falamos. 
      Preocupa me que não falemos da quantidade de bebida que entra sem controlo e estejamos preocupados com. Aquela que se passa a controlar (até nisto vejo vantagem na fábrica). 
      Preocupa me. Juro.
      2
    Escreve uma resposta...
  • Júlio Mutisse Neste país se reclama Hewena...
    Não há investimento? Reclama se
    Não há criação de empregos? reclama se

    O Estado não consegue financiar seu orçamento? Crítica se
    O Estado busca alternativas de suprir o que se disse lá em cima? Criticam haaaaaaaa
    Ainda não veio a fábrica que vai fazer baterias não é porque não se quer. Até com uma refinaria em Nacala já sonhamos mas não chegou ainda. 
    Não vejo mal nenhum na Heinecken e sua fábrica (eu consumo produtos da outra) aliás, vejo um potencial grande de contributo para o Orçamento do Estado via impostos, do aumento de renda das famílias através da venda de produtos, arrendamento de casas nas redondezas, surgimento ou fortalecimento de uma indústria de serviços para a fábrica etc. Até eu estou a lutar para fornecer serviços e ganhar algum e vamos falar mal? Só podemos ter alguma coisa que ainda não percebi. 
    Estão zangados? Boicotem os produtos dali
    8
    Ocultar 30 respostas
    • Egidio Vaz Júlio Mutisse estupendo! ❤️❤️❤️
      1
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse o estado nao consegue financiar o seu orcamento por razoes que nós conhecemos e muito bem. acho que esse papel de contrainformacao nao te fica bem.
      1. qual è o nosso nivel de despesa? e que tipo de despesas? sao prioritarias?
      2. quantas e
      mpresas nacionais verdadeiramente pagam impostos neste pais. a AT fala de numeros assustadores de gente que faz negocios e nao paga impostos
      3. as isencoes excessivas que concedemos, achas que esses projectos contribuem como esperado? porque sera?

      finalmente: vamos reflectir sobre o tipo de investimentos que queremos atrair para o nosso país. oi serve qualquer coisa?
      4
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire como é que o Estado financia o seu orçamento? Não é através de impostos e outros? Esta fábrica não vai gerar receita para o Estado? Porque eventualmente vai ter benefícios fiscais para algumas linhas é desnecessária? Os empregos directos e indirectos que se geram também? 
      Não Fátima, não estou a fazer contra informação. Longe de mim. Mas me pareces demasiado negativa estes dias. Não valorizas nada...
      4
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire vamos atrair todos com potencial de alargar nossa base tributária. Este é um deles. Vamos diversificar. O que sugeres das baterias depende de um recurso esgotavel por exemplo... Este não. Kkk
      1
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse eu insisto na necessidade de atrair investimentos de qualidade. è com a ideia de alargar a base tributaria que estamos a entregar todas as terras para a mineracao e a criar outros problemas e a aumentar os niveis de pobreza. vamos olhar para a jurisdicao onde trabalhas a volta do projecto em aue trabalhas.

      quais sao as prioridades do pais? nao è possivel atrair investidores para uma fabtica de processamenti de carnes com o mesmo nivel de investimento que estamos a fazer com as bebidas alcoolicas? nao è possivel atrair investimento para uma fabrica de sumos- temos tanta fruta que ate apodrece de tanto nao termos ideias do que fazer com as mesmas?

      continuo a reiterar que a nossa base tributaria sera larga se formos buscar aonde nao estamos a.ir buscar dinheiro. enquanto o governo nao quiser atacar aqueles que vivem ate do negocio com o estado e nao pagan impostos, nao tera como financiar o seu orcamento. se não melhorarmos as nossas despesas, retirando tudo que è superfluo, mesmo que a Heineken contribua com 800 milhoes de dolares- o que è pouco provavel, nao teremos um orcamento que chegue.
      3
    • Fatima Mimbire quando houver algo para valorizar eu irei o fazer. costumo ser justa nesse sentido.

      insisto: qualidade. vou dar um exemplo um pouco distante e de alto nivel (posso ser criticada por isso, mas vou correr o risco).

      sabes que a statoil (agora equinor) abandonou as negociacoes para um bloco em angoche, ne? sabes porque? porque a noruega abracou as energias novas e renovaveis e agora a empresa petrolifera esta a virar-se para essa direccao. o que isso tem a ver com investimentos de qualidade? tudo a ver. por um lado, nao basta só querer alargar o portifolio de negocios, mas tambem viabilizar ou dar racionalidade aos planos do país. numa altura em que o consumo do alcool se torna um problema de saude publica, nós vamos atrair investimento em bebidas e que serão vendidas a preços muito modicos? os impostos que ela vai pagar, valem mais do que as vidas e familias destruidas? estou a pensar mais alto. se vale tudo para ter impostos, cool, but i desagree. de facto, quando como pais nao temos planos, o nosso rumo è de acordo com a direccao so vento, tudo bem...
      4
    • Sally Custodio Maceira É a "lógica da batata"....
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire então melhor parar de abrir pequenas e médias empresas também. Não agregam valor. 
      Qual é o problema de diversificar investimentos? 
      Qual é o problema dessa fábrica em específico? 

      Qual é o problema de se abrir uma indústria de produção de chávenas?
      Seja justa irmã. No estado em que o país está, atrair uma multinacional daquela dimensão é significativo e tem um potencial de ganhos muito grande em termos tributários e outros. Grão a grão enche a galinha o papo...
      1
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse ,que tal Se a fabrica Fosse de leite para combatermos anemia e dar saude nas populacoes e em simultaneo combater a sinistridade rodoviaria. Nao seria mais valia?
    • Júlio Mutisse Estêvão Marcos Chavala há problemas ou impedimento em abrir uma? O país é grande. Magude tem mais bois que pessoas e somos potencialmente 28m de consumidores só em Moz e dez vezes mais na África Austral. 
      Mas atenção... Poluição...
      2
    • Júlio Mutisse Abra se
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse nao è esse o meu dedate. è claro que è importante abrir pequenas w medias empresas. nem estou a discutir isso porque o seu valor e importancia são indiscitiveis. eu estou a falar desses investimentos como da Heineken, da mesma dimensão. diversificar è importante, mas nao sei se o fazemos implantando mais fabricas de bebidas alcoolicas, a menos que estwjamos a dizer que vamos basear a nossa economia nisso.
      queixamo-nos de nao produzir. vamos produzir com a fabrica da Heineken? qual è a ideia?
      estou a dizer que nos devemos preocupar em ateair coisas que vao de facto agregar valor- nao só impostos, mas aumentar o portifolio de producao. nao sei qual sera o nosso orgulho de ver que a nossa maior profucai è de bebidas alcoolicas. em contrapartida, os niveis de desnutricao cronica sao altos e a sinistralidade rodoviaria, em muito associada ao consumo de alcool.
      o que queremos mano Julio, que passos damos para chegar la? essa è a minha reflexão.
      1
    • Fatima Mimbire tudo bem. pelo estado do país, pode fazer sentido hoje. mas lembre que è na crise onde aprendemos as grande licies e tomamos as medidas certa. encher o pais de alcool nao sei se è razao de grande celebração. 
      mas eu só levantei o assunto para reflectirmos. o tempo nos dira da sua justiça. 


      as crises nao nos devem embrutecer, pelo contrario, enrigecer. entendes o que digo, ne?
      2
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse touche! porque è mais facil trazer fabrica de bebidas alcoolicas e nao essas para viabilizar produção de magude, tete, e outras partes do pais?

      again: quais sao as nossas prioridades. o papo da galinha nao pode ser feito de qualquer grao.


      Poluicao? na produção de cerceja nao ha Poluicao???
    • Estêvão Marcos Chavala Fatima Mimbire , sabedoria Nao e para todos.: todos conseguimos identificar o problema, mas Nao temos tido capacidade para a curto ou longo prazo Tomar medidas. Tudo e resolvido com medidas paliativas. O maior problema Esta na qualidade de ensino do pais.
    • Celso Lucas Timana Deixa perceber...Assim era para o Estado ter dito NÃO a heineken e lhes dizer que se quisessem investir em Moçambique tinham que produzir leite ou baterias??
      Era para deixar a 2m com monópolio?
      É difícil quando apenas queremos criticar, criticar e criticar...
      1
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire alguém está a basear o desenvolvimento do país na Heinecken? 
      O país está aberto a investimento querida. Os outros virão de certeza.
    • Júlio Mutisse Estêvão Marcos Chavala um dos sinais de falta de argumentos é o que se vê do seu último comentário. Dou lhe os parabéns pela sua inteligencia e por teres sido bem formado. Presumo que fora do país onde a educação é excelente no seu ponto de vista. 
      Deixe me cá debater de forma aberta com a Fátima, que saiba formada aqui. Pode ser que aprenda a ser sábio. É o que faço quando entro nestes debates.
    • Fatima Mimbire Celso Lucas Timana dificil quando apenas queremos criticar mesmo. se quisesses fazer o oposto entenderias o que estamos a dizer. nao nos tome por ignorantes, conhecemos o core business sa Heineken. 

      finalmente: a 2m já não tinha monopolio e alguém mat
      ou uma empresa nacional para devolver 'a 2m tal monopólio. por mim, nem teriamos empresa se produção de cerveja, não morreríamos r nem seriamos mais pobres se não tivéssemos.
    • Fatima Mimbire lembro-me de muitos paises terem recusado receber a mozal. porque será?

      love you country and not the benefits you get against your country.
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse ,soa ruido saber que leite Esta Caro em relacao a cerveja. E com relatos de desnutricao cronica , sinistridade rodoviario,fraco aproveitamento pedagogico por parte de esudantes e various crimes, tudo indicando o consumo de alcool Como a principal causa. Que Medidas devemos Tomar para combater esse mal, Aumentando o alcool no Mercado?
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire volto à questão da atracção de investimentos. O país precisa de várias coisas. Até energia de qualidade para a Heinecken funcionar. Há anos que se procura investidores para a produção de energia e até para a construção da famosa espinha dorsal. 
      O país precisa de investimentos na agro Indústria e em vários outros sectores. As decisões de investir num determinado lugar nao se baseiam apenas no "convite" do governo. Outros factores há a considerar incluindo o potencial de rentabilidade, a estabilidade do país, o regime cambial, fiscal, a situação macroeconomica etc... 
      Não é por acaso que acho que a Heinecken foi corajosa...
      1
    • Fatima Mimbire Júlio Mutisse este tempo todo porque nao vieram? e olha quem veio: a maravilhosa Heineken. 

      a pergunta é: porque?
    • Oly Waka Banze Já que se fala de monopólio da 2M espero ouvir brevemente que o nosso estado conseguiu uma empresa séria, de renome que possa fazer face ao actual monopólio da nossa empresa pública de energia.
      1
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse VA LA conta do Juma Auba, ver uma opiniao
    • Júlio Mutisse Fatima Mimbire não sei. Decisões de investimento são complexas. Grandes projectos não são auto financiados pelas empresas por exemplo. Há uma engenharia financeira grande. É preciso recorrer a banca para financiar um projecto num país rated lixo nas agências financeiras do mundo. Mero exemplo e pode ser um factor que atrasa a entrada de outros investidores.
    • Júlio Mutisse Estêvão Marcos Chavala e o que tem a opinião do Juma que mude meu ponto de vista? Está a sugerir me que porque outro diz algo devo mudar de opinião?
    • Estêvão Marcos Chavala Júlio Mutisse , cerveja, =investimento(+valia), consumo da cerveja(droga autorizada) =Doencas mentais e risco de acidentes de viacao, encaricimento de cereais que Mozambique tanto precisa(-valia). 
      Se Fosse fabrica de dumps por exemplo=investimento(+va
      lia) e o consumo de sumo= saude da polulacao, aproveitamento maximo das Frutas que tem apodrecido em respectivos periodos e dar rendimento Aos produtores. Consegues notar a diferenca. Pena, de Fosse mum PC demonstraria Isso com Um grafico, Espero teres percebido
    • Estêvão Marcos Chavala sorry Nao dumps mas SIM sumo
    Escreve uma resposta...
  • Felizmente Dzowo Oh Fátima, como era possivel obrigar a Heineken investir na produção de galinhas se o foco deles é cerveja? Em Marracuene, para o seu conhecimento, foi inaugurada em 2017 um mega aviário. Agora é vez de outros investimentos. Em cabo delgado - petróleo e gás. Em tete - carvão mineral. Em namaacha - macadamia. Em chibuto - areias pesadas. Em maputo - hotel. Etc, etc. É isto. Me parece que ficaste critico profissional igual que confunde-se com oposição.
    1
    Ocultar 11 respostas
    • Fatima Mimbire Felizmente Dzowo nao seja ignorante. se nao tem ideias, vá pastar em outra freguezia
      1
    • Felizmente Dzowo Fatima Mimbire a sua fama é de ser crítica, o que de per si não mau. É os críticos têm o seu anti-projecto. Mas nenhuma obra, repito, nenhuma obra sua é conhecida. Não esse tipo de gente que nós precisamos. Precisamos de mais cerebros e mãos do que bocas. Aquelas que já nos sugam, já são bastantes. Apresente planos alternativos ao que está mal.
    • Atumane Muenhe Muenhe Fátima Mimbire, continue assim acriticando quem sabe um dia esta porcaria de Moçambique melhore.
      1
    • Estêvão Marcos Chavala Felizmente Dzowo calma, definicao de prioridades e importante , por Isso o pais Esta Como Esta porque qualquer Um que amostre dolares o pais Sem Analise dos impactos cede.resultado Matamos nossas industrias de caju, textil e outras.e passamos a inportar quase Tudo. Se quisermos evoluir precisamos de planos difinindo prioridades. Porque o pais Nao prioriza agricultura por exemplo.
      1
    • Celso Lucas Timana Atumane Muenhe Muenhe porcaria? Vives nesta porcaria? O sr tem dimensão de que é chamar um país de porcaria? Zangue com os dirigentes, com o governo mas não chames o país de porcaria porfavor...
    • Fatima Mimbire Felizmente Dzowo e a tua fama qual é? voce que critica as minhas criticas tem obra? mostre uma que eu te mostro as minhas.

      ja disse: vá mostrar serviços noutro mural, eu ja estou queimada.
    • Felizmente Dzowo Estêvão Marcos Chavala foi a opção do investidor! Todos os empreendimentos têm seu impacto. É natural. Não é errado que um privado opte por este ou aquele investimento neste ou noutro sector. O errado é se o governo rejeitasse investimento da Heineken, obrigando-a desviar para investir na produção de frangos, cebola ou sei lá...com'on! O que é certo, que concordo consigo, é que deve-se estimular o investimento nos sectores prioritários (agricultura , etc), sem descartar outros. Agora para nossa estrela aqui, o governo é culpado porque a Heineken investiu ai...sinceramente. até porque esta produção tem uma cadeia de valores...na produção de milho, mandioca. Agora, se alguém produz mandioca ou milho e morre de fome, não assunto do investidor nem do governo!
    • Estêvão Marcos Chavala Felizmente Dzowo ,ainda Bem que falaste disso. Em Tanzania dificilmente Te vendem Terreno, so te alugam.voce Querendo construir ,eles cedem Um terreno na condicao de partilha do edificio .se for de 4 pisos, logo 2 Sao do doco do terreno. Tas a ver onde Se precisa raciocionar. O investidor E bem vindo ,mas temos que dicidir a area para Isso. Para no final ter Um desenvolvimento susentavel.
    • Maximo Bonifacio Bonifacio Caro, Felizmente, eu até acho investir em cerveja também necessário, mas também acho os críticos/as muito necessários para um país que se pretende capitalista, como​ quer se aventurar um país ex-cmunista como Moçambique.
      1
    • Felizmente Dzowo Maximo Bonifacio Bonifacio certo, meu caro. Mas é preciso idéias concretas alternativas ou subsidiárias. Repito, no caso da Heineken, trata-se de investimento privado. Se a Lockheed Martin decidir (produtora de armas) decidir um dia instar uma unidade de produção, podemos é, interditar e não obriga-la a produzir tomate ou codornizes! As críticas são boas quando acompanhadas por actos e não charlatanismo!
    • Joaquim Pita Felizmente Dzowo mais cérebros?? Quais os que aos devemos adicionar?? Eu sou um cidadão comum, digo e volto a repetir, o normal é tirarmos lágrimas quando algo de mal está a acontecer na nossa casa(família directa.) mas quando escutei a gravação de Celso correia, caíram-me lágrimas... E você vem aqui querer fazer frente a alguém que está só e somente tentando dinamizar o país??? 😭😭😭
    Escreve uma resposta...
  • Zafyl Wakhenda País falhado....
  • Joaquim Tesoura O bom amigo J Mutisse fugiu e tanto do post que comenta. A mão externa em relação a laurentina! Qual é a sua opinião?

    Sabe, nós gostamos de ser distraidos, veja que mesmo no tempo de crise/guerra não faltou cerveja. Quando se fala em fabrica de bateri
    Ver Mais
    3
    • Fatima Mimbire Joaquim Tesoura obrigada por dizer de forma clarabe leve o que eu pretendia transmitir. talvez agora vão perceber o meu ponto. às vezes o problema è o mensageiro e não a mensagem.
    • Sergio Nguenha Infelizmente, o sr Botha disse isso e bem disse. Nós negros não sei o que somos. Os outros sempre se aproveitando da nossa fragilidade ou é assunto de corrupção, má governação, consumo abusivo de álcool, bithes como bem citou a Fátima, olha é algo assim tao perverso que pesa sobre nós amiúde.
    • Júlio Mutisse Joaquim Tesoura percebeste o que eu critico no post? Os pontos que levantas são os que são relevantes para ti. Discuta os. Ou discuta o ponto em que discordo da Fatima Mimbire de quem tenho nada de pessoal, antes pelo contrário. Concordo com ela em muitas coisas mas discordo nesta.
      1
    Escreve uma resposta...
  • Aldino Muhate Recuso-me a comentar essa vergonha, ñ quiz acreditar quando ouvi pela manhã que quem havia de inaugurar a empresa era o nossa PR.
  • DellaCerda Langa "...Educação ha muito que a gente deseja, no lugar disto oferecem nos fabricas de cervejas pra nos matarmos nas barracas e festas enquanto eles contam milhoes e activam as transferências dos valurdios em contas estrangeiras e nós aqui sufocados como peixes na beira,é assim que realmente estamos,cochichamos entre nós ou reclamamos lá nos cantos..." In O Apagar da Esperança from KID MC feat Paulo Flores
    3
  • Gift Marima O plano do Governo é de:alcoolizar e adormecer a mente da juventude, tendo em conta que os jovens são os que começam uma revolução num país, o plano é embebedar e envelhecer as mentes dos jovens.como se fará uma revolução com mentes bebádase velhas?watch out
  • Fernando Nhamussua Há uma necessidade de cada um de nós "sair dom mundo" e olhar para as coisas de uma outra maneira, a Fátima procura despertar em nós que não é prioridade o país acolher uma indústria de fabrico de bebidas alcoólicas.
    Queremos investidores que vem para 
    o país produzir comida para os Moçambicanos, queremos fábricas de medicamentos, etc.. os impostos que a Heineken vai pagar ao Estado moçambicano não se vai refletir para a vida dos cidadãos.
    “Em Marracuene, para o seu conhecimento, foi inaugurada em 2017 um mega aviário. Agora é vez de outros investimentos. Em cabo delgado - petróleo e gás. Em tete - carvão mineral…” não era isso que querias dizer, perdeste a oportunidade de ficar calado,#FelizmenteDzowo Achas que isso é tudo???
    • Bartolomeu Tchamo Para si, meu amigo, nem os postos de trabalho, nem os impostos, nem os camponeses que irão vender a mandioca, não significa nada?
  • Sadino Daygo Fatima tem razao a gente nao precisar d fabrica d cerveja nos queremos estrada queremos mais escola o que adianta ter fabrica alcool k futuro vamos ter dpois vao dizer k a juventude esta perdida,mais isso tudo vai acabar
  • A imagem pode conter: céu e ar livre
  • Wastter Abdul Chabane Ja começou a dar resultados vejam ...
  • Júlio Mutisse Então estamos todos preocupados com consumo de álcool. É a fábrica ou fabrico local de cerveja que vai fomentar isso? 
    Quanta bebida é contrabandeada para Moz sem controlo nenhum? Quanta gente não enriqueceu e enriquece em Moz via esse circuito ilegal 
    e que nada paga ao país? 
    Estamos preocupados não com Mukero completamente descontrolado ao invés do controlo que ocorre através da instalação de uma fábrica? Fábrica que vai produzir para aqui e para exportar? 
    Não estou a perceber nada. Juro.
    3
  • Júlio Mutisse Se queremos ser coerentes nesta coisa vamos combater Mukero que tem uma grande quota de mercado de bebidas. Se calhar tão grande como da CDM e Heinecken juntas (não se produzem aqui os Whisky GIN Martini vodka etc que muitos aqui consomem)
    2
    Escreve uma resposta...
  • Bartolomeu Tchamo O Dr. Egidio Vaz tinha razão quando comparou os cipaios de ontem com alguns membro do CIP! Cip(aios).
    1
  • Bartolomeu Tchamo A estupidez é como a morte, o morto não sabe que morreu.
  • Zé Miguel Dias Pereira não merecemos melhor ... especializamo-nos nos combustiveis fosseis que vão destruir o mundo ( aquecimento global ) e depois somos dos mais sofrem com isso ( alô Beira ? ). Mesmo numa menor escala ... a Madjeje, uma tentativa de ter construção automóvel local, em especial de autocarros, falha e fecha porque o governo importa autocarros ...de outros paises, e os moçambicanos preferem ...Mercedes, BMW, etç ... :-(
  • Edywhay Hallen Heineken não é uma cerveja qualquer, usa seivada para o seu fabrico.
    Qual é o camponês moçambicano que cultiva esse produto?
    Terão que ir comprar na RSA, ou importar, mais divisas que vão. E vão depositar seu lucros no Standart Bank, nos primeiros 20 a
    nos não pagarão impostos nem importação.
    QUAL INVESTIMENTO É ESSE QUE VÊS PARA MOÇAMBIQUE?
    QUE RESPONSABILIDADE SOCIAL ASSINOU COM GOVERNO, NO CONTRATO, NADA, AO PONTO DE SÓ NO DIA INAUGURAÇÃO O PRESIDENTE PEDIR PARA APOIAR O FUTEBOL.
    TRISTE!
  • Puzzle Nuvunga Essa massagem é muito forte, vejo nela a nessecidade urgente de uma mudança

Sem comentários: