sábado, 16 de março de 2019

mérito de Celso Correia, na sua progressão política, não reside no “know how”, mas em ser um corrupto destacado! "

"Ou seja, parece que o mérito de Celso Correia, na sua progressão política, não reside no “know how”, mas em ser um corrupto destacado! "

EUREKA por Laurindos Macuácua
Cartas ao Presidente da República (141)
Presidente, bom dia. Só uma pergunta: afinal quem põe o guizo ao gato? É que é irrefutável que Moçambique é um cleptocracia. Isto significa que temos ladrões no Governo ou Governo de ladrões. 
Temos um Governo corrupto em que as instituições políticas, económicas, jurídicas e sociais fomentam ou acobertam o enriquecimento ilícito ou politicamente favorecido assim como a impunidade das elites dirigentes da nação. Poderia elencar vários factos que provam de que isto é definitivamente uma cleptocracia, mas o jornal não é elástico. 
Tudo, apesar de eu considerar aquilo a ponta do iceberg, fica resumido na conversa que o seu superministério, o Celso Correia, teve com a exsecretária pessoal de Armando Guebuza, ora enjaulada. 
Celso Correia resumiu o que sempre desconfiávamos: os nossos governantes estão para se servir! E se este senhor, comprovadamente corrupto, segundo as suas próprias palavras que o incriminam, é, apesar disso, elevado a categoria de director da campanha da Frelimo, o que podemos esperar dos restantes membros do partido? 
Ou seja, parece que o mérito de Celso Correia, na sua progressão política, não reside no “know how”, mas em ser um corrupto destacado! 
E temos um Presidente que ao invés de se distanciar de pessoas politicamente expostas, ainda confia para que sejam as mesmas a lhe cuidarem da imagem; isto é escandaloso. 
Evidencia o quão esta tarefa de governar ultrapassa ao meu Presidente, a não ser que também faz parte dessa mesma banda podre! Há muita cacofonia. Significa que não temos maestro. Se está lá, então não sabe reger a orquestra! 
E se na referida gravação, já tornada pública, Celso Correia- um individuo comprovadamente corrupto-diz que tem o controlo total sobre o Presidente que os moçambicanos elegeram; o que esses moçambicanos devem esperar? Isto não é uma hecatombe? Que garantias têm os moçambicanos de que o seu Presidente é imaculado? É assim que espera que o povo lhe renove o mandato?

Quantos Celsos Correias temos no Governo de Filipe Nyusi? Com um País farto de quadros honestos e dispostos a trabalhar para o bem da nação, o Presidente não pode dizer que tem falta de opção. 
Primeiro começou mal: disse na sua tomada de posse (estive lá) que o seu Governo seria composto por tecnocratas. Dias depois, o que se viu é que foram chamados para ministros entre amigos seus e pessoas de conduta duvidosa, como o senhor Celso Correia. 
Como é que esperam que o povo vos leve a sério? Em bom rigor, este mandato foi uma catástrofe. Não se lhe reconhece mérito nenhum, Presidente, em tudo o que deitou as mãos. 
A paz é esta coisa frágil, podre, que ainda temos. Os “My Love”, um atentado contra a dignidade humana, foram institucionalizados. Banalizou-se a injustiça para tornar mais invisível a miséria material e moral. Lidou mal (e continua lidando mal) com o problema das “dívidas ocultas”. Paralisou-se a História neste País. Ou seja, neste Governo parece que a corrupção, embora o Presidente a tenha elegido como seu cavalo de batalha, tornou-se mais fecunda, sistémica, e quem tira proveito disso são os donos do poder. 
Alguns desses larápios da coisa pública, que deveriam estar perseguindo os ladrões, são mais criminosos do que eles. Não há desgraça maior no mundo que converter em veneno o remédio ministrado para salvar o paciente!
DN – 15.03.2019

Sem comentários: