segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Energia mais cara a partir de amanhã


EDM sobe preços de energia com excepção das tarifas social e agrícola de baixa tensão
A partir de amanhã, a energia eléctrica passa a ser mais cara. Cumprindo o aviso feito em Novembro de 2016, a Electricidade de Moçambique voltou a subir as tarifas de energia eléctrica, 10 meses depois do último aumento.
Os consumidores domésticos, que são cerca de 90 por cento dos clientes da empresa, passam a pagar, a partir de amanhã, 6.95 meticais por kilowatt/hora, contra os actuais 5.14 meticais.
Este aumento de 1.81 meticais por kilowatt/hora é aplicado aos consumidores que já usam o sistema pré-pago de compra de energia, mais conhecido por CREDELEC.
Para os consumidores domésticos que ainda não aderiram ao CREDELEC, as tarifas subiram em média dois meticais por kilowatt/hora.
A empresa pública manteve a tarifa de 1.07 meticais por kilowatt/hora para os clientes da baixa renda, cujo consumo mensal varia de zero a 125 kilowatt/hora.
A tarifa agrícola de baixa tensão também não sofreu qualquer alteração.
Em comunicado divulgado hoje, a EDM justifica os aumentos com a necessidade de aproximar o preço de venda de energia aos custos de compra. Aliás, o PCA da empresa sempre defendeu a subida de tarifas como única forma de suportar os custos operacionais de investimentos.

Sem comentários: